Extra Ton Versão 2022

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Extra Ton Versão 2022

Mensagempor Andre Mauricio » 05 Abr 2022 01:24

Entrei no fórum só para postar essa construção e descobri que agora sou Moderador Global :lol: mas uma coisa de cada vez.

Há muitos anos atrás acompanhei diversas construções dos extras do beto, e extras da planta do Ton. Sempre babei esses aeros, mas nunca construí um pra mim. De uns dias pra cá comecei a ter vontade de aprender um pouco de 3D, e ressuscitei essa planta do Ton. Fiz algumas alterações estruturais, mas nada muito drástico.

A construção tem um "núcleo" de balsa e compensado, chapeado com depron 5mm. A asa foi cortada em isopor P3 pelo Rodrigo da MR Modelismo e deve chegar nos próximos dias.

Para encontrar a planta, simplesmente busquei por "planta extra ton e-voo" no google, e apareceram arquivos em diversos sites. É a planta clássica, que o pessoal mais antigo deve lembrar muito bem.

O "núcleo" de madeira compreende as cavernas, parede de fogo, suporte para eletrônica e "berço" do trem de pouso. Utilizei compensado de 3mm na parede de fogo e região do trem de pouso, e balsa de 2,5mm no restante.

Resolvi colocar pelo menos o servo do leme no centro da fuselagem, por preocupação com o CG. Mas deixei instalado um conduíte para linkagem do profundor, caso seja necessário recuar este servo no futuro. Também utilizei alguns reforços de varetas de fibra de vidro.

O processo de curvar o depron é relativamente simples. Cobri a parte externa das peças com fita adesiva para evitar quebras, e fui curvando o material com auxílio de um secador de cabelo até chegar em um formato próximo ao necessário. Prossegui para a colagem e fixação com fita adesiva, um pouco mais de secador com a peça "travada" no local e pronto.

Para reforçar a empenagem, utilizei varetas chatas de fibra de carbono em ambos os estabilizadores.

Resolvi fechar o cowl do avião com a famosa "boca triste" do Extra. Ficou um detalhe bacana.

Para entelar, utilizei vinil. Branco, vermelho e preto. Depois de finalizar a fuselagem, percebi certa semelhança com uma Pokebola.

Essa é a máxima deflexão de comando que consigo com o setup atual.

Para eletrônica estou utilizando um motor 2835 1120KV (não é lá dos mais eficientes); ESC Hobbywing de 40A; servos 14g metal gear (que apelidei de "servos do Vasco"), mas que aparentemente são bons; LiPo 3s 2200mAh 40C, FrSky X8R.

O trem de pouso é feito com arame, para dar "volume" utilizei depron 5mm e entelei com vinil de carbono. Também construí um par de polainas em depron. Estou usando rodas de 40mm, pequenas, mas na pista de asfalto de Brasília funcionarão bem. Esse é o estado atual do avião, apenas aguardando a chegada da asa. Se tudo der certo, estreia no fim de semana.

Também preciso ir atrás de uma forma de ovo de páscoa de 1kg para fazer o canopy.
Live to fly, fly to live , aces high!

marcos soares
membro

Re: Extra Ton Versão 2022

Mensagempor marcos soares » 05 Abr 2022 11:42

Que talento! Que vinil você usa para entelar?
CNC HOTWIRE

Andre Mauricio
Equipe E-voo.com
Contato:

Mensagempor Andre Mauricio » 05 Abr 2022 13:07

marcos soares escreveu:Que talento! Que vinil você usa para entelar?

Tô usando Oracal 651! Ótimo vinil, é o mesmo que estou usando para fazer os detalhes em preto do Stik 61.

Live to fly, fly to live , aces high!

marcos soares
membro

Mensagempor marcos soares » 05 Abr 2022 20:34

Andre Mauricio escreveu:
marcos soares escreveu:Que talento! Que vinil você usa para entelar?

Tô usando Oracal 651! Ótimo vinil, é o mesmo que estou usando para fazer os detalhes em preto do Stik 61.

Muito obrigado Mauricio.
CNC HOTWIRE

Mauri
Patrocinador
Patrocinador
Contato:

Mensagempor Mauri » 07 Abr 2022 08:28

Muito top sua construção André! Conseguiu da um UP a essa planta já muito boa feita pelo Ton, eu fiz um a época também, acho que inspirado nela ou antes dela, tinha um tópico dele também mais não tem mais as fotos, só restou mesmo o vídeo.

https://www.youtube.com/watch?v=LQb3LdgY5v0

Quanto ao Seu Canopy, eu tenho quase certeza que a forma de 1 kilo vai ficar pequena para ele, talvez uma maior de 2 ou 3 você recortando conseguiria um bom angulo e acabamento melhor, mas é mais difícil de achar esses formas, por sorte nem tanto nessa época...

Caso não encontre e queira eu tenho aqui uma do kit do Extra que acho que serviria, tire as medidas e me passe, caso sirva envio uma para você.
But what makes it fly is the wing, the fuselage is just there to disrupt...

Voltar para “Construções”