Tucano Mauri .40 Glow

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

Em aviões onde não se consegue ter a posição ideal se usam motores com bomba ou usam uma bomba para sanar o problema de injeção! Mesmo assim o ideal para você não ter problemas, faça a regulagem de alimentação com ele na pior posição, que nos seu caso será com ele de dorso. Aeros 3D se faz esta regulagem com ele na pior posição também dependendo da posição do tanque, os meus sempre estiveram montados na linha de alimentação e a pior posição neste caso é com ele com o nariz para cima. Detalhe é que são motores maiores e a pressurização e mais eficiente que em motores menores. Bons voos!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Paulinho escreveu:Em aviões onde não se consegue ter a posição ideal se usam motores com bomba ou usam uma bomba para sanar o problema de injeção! Mesmo assim o ideal para você não ter problemas, faça a regulagem de alimentação com ele na pior posição, que nos seu caso será com ele de dorso. Aeros 3D se faz esta regulagem com ele na pior posição também dependendo da posição do tanque, os meus sempre estiveram montados na linha de alimentação e a pior posição neste caso é com ele com o nariz para cima. Detalhe é que são motores maiores e a pressurização e mais eficiente que em motores menores. Bons voos!


POr esse motivo é que o pescador tem que ficar solto dentro do tanque, para que em qualquer posição ele se mantenha sempre dentro do combustível. O fato de um tanque estar colocado mais alto do que a linha de centro, influi a física nisso, onde a gravidade atua no combustível como se fosse um sifão já que o pescador estará nivelado ou mais alto do que a agulha do motor e quando invertemos a posição do aeromodelo, o pescador passará a ficar bem mais baixo do que a agulha, necessitando uma maior pressão para puxar o combustível. Regulando o motor com ele em dorso, poderá sim ter uma ótima mistura, mas no momento em que voltar ele para a posição normal, o motor irá trabalhar gordo já que a agulha certamente teve que ficar um pouco mais aberta para dar regulagem e motor gordo corremos o risco dele apagar em voo sem contar a lameira de óleo na fuselagem para limpar depois.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

Exatamente este é o problema, ou deixa ele mais gordo no voo reto e nivelado ou corre o perigo de de apagar em qualquer outra posição se não a referida. Por este motivo que sempre é o ideal deixar nivelado na linha. Mas este motor é pequeno e ele irá funcionar muito bem mais gordo mesmo, como no U-Control. Lambança de óleo pra quem é glowzeiro é creme hidratante. kkkkkkkkkk
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
leosusse
membro
Mensagens: 1407
Registrado em: Seg Abr 03, 2006 9:05 pm
Localização: Sorocaba SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por leosusse »

Paulinho escreveu:Lambança de óleo pra quem é glowzeiro é creme hidratante. kkkkkkkkkk

kkkkk maior verdade

Entendo as colocações do Paulinho e do Laércio.. uma questão que troquei ideia com Felipe ontem no privado foi se esse incremento de pressão hidrostática dada pelo desnivelamento do tanque/carburador seria significativo frente a pressão que o próprio escape causa no tanque... O tanque chega até a estufar com o motor funcionando... o incremento parece % pequeno...

De qualquer forma, eu também procuro deixar os tanques alinhados nos meus aviões e isso me parece o mais correto pelos motivos apontados por vocês...

Abs!!
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por LaercioLMB »

Felipe Uebelhart escreveu:Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.


Tem certas coisas que a física se mostra presente e não temos como mudar. 10mm não altera muito, mas se colocar o fundo do tanque nivelado com a agulha do motor aí a coisa pega. Outro fator que altera muito sem que consigamos perceber, é que em testes estáticos não temos a força G atuando e tão pouco a variação da pressão atmosférica que queiramos ou não, se altera não somente com a altitude em voo mas pelo clima no dia. Vamos supor que no dia de hoje consigamos uma boa regulagem com o tanque fora da posição ideal, mas um outro dia em que a pressão atmosférica estiver bem mais acima ou abaixo não consigamos mais essa boa regulagem, tanto que motores glow nunca foram feitas uma regulagem uma única vez e nunca mais se mexeu na regulagem, sempre tivemos que engordar ou afinar um pouco o motor, pois o certo da regulagem coisa que poucos fazem, é quando regular o motor, levantar o nariz do aeromodelo e o motor tem que afinar um pouco mais e estabilizar, pois se estiver magro demais, ao levantar o nariz o motor afina e apaga e gordo demais não tem o melhor desempenho.
Se desejam colocar o tanque embaixo do aeromodelo ou acima das asas, tanto faz, vai ligar sim o motor, mas terão variantes que certamente nos deixarão empenhados.
Eu penso da seguinte forma; se em anos em que aeromodelistas passaram por vários perrengues até chegarem em um ideal, prefiro manter esse ideal do que dar chances ao azar, pois tudo que eu decidir alterar, será por minha conta e risco.
Motor bem regulado e mistura de combustível correta, o que menos devemos nos preocupar é com motor apagar em voo e nos deixar na mão.
Fica por conta e risco de cada um, pois o que tentamos fazer aqui é dar dicas assim como receber dicas para que os problemas sejam os menores possíveis, mas nada é uma lei que tenha que ser seguida à risca sob pena de morte se não cumprida kkkkkkkkkkk
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

Felipe Uebelhart escreveu:Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.
Show! Bem legal sua idéia de fazer testes antes sim. É simples de achar o ponto correto de fluxo, a maioria acha o melhor ponto com o aero na posição vertical, eu mesmo só regulo assim!
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Paulinho
Equipe E-voo.com
Mensagens: 4388
Registrado em: Qua Dez 29, 2004 8:25 am
Localização: São Paulo, SP - 53

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Paulinho »

LaercioLMB escreveu:
Felipe Uebelhart escreveu:Acredito que a regulagem seja possível de ser obtida em todas as situações, pois ela é referente a proporção de ar/combustível. Mas será que essa regulagem muda muito com 10mm de tanque acima do nível ideal? Fiquei intrigado com esse assunto e vou pesquisar mais, quem sabe até eu monte uma bancada de testes para um motor .46 que tenho e abra um novo tópico para desmitificar esse assunto. Contarei com a colaboração e dicas de todos caso faça isso.
Por enquanto, vou ver se acho um espaço para movimentar o tanque, caso não consiga, vou realizando alguns teste em solo com diversas posições para verificar essa variação.
Agradeço novamente por esse ponto observado.


Tem certas coisas que a física se mostra presente e não temos como mudar. 10mm não altera muito, mas se colocar o fundo do tanque nivelado com a agulha do motor aí a coisa pega. Outro fator que altera muito sem que consigamos perceber, é que em testes estáticos não temos a força G atuando e tão pouco a variação da pressão atmosférica que queiramos ou não, se altera não somente com a altitude em voo mas pelo clima no dia. Vamos supor que no dia de hoje consigamos uma boa regulagem com o tanque fora da posição ideal, mas um outro dia em que a pressão atmosférica estiver bem mais acima ou abaixo não consigamos mais essa boa regulagem, tanto que motores glow nunca foram feitas uma regulagem uma única vez e nunca mais se mexeu na regulagem, sempre tivemos que engordar ou afinar um pouco o motor, pois o certo da regulagem coisa que poucos fazem, é quando regular o motor, levantar o nariz do aeromodelo e o motor tem que afinar um pouco mais e estabilizar, pois se estiver magro demais, ao levantar o nariz o motor afina e apaga e gordo demais não tem o melhor desempenho.
Se desejam colocar o tanque embaixo do aeromodelo ou acima das asas, tanto faz, vai ligar sim o motor, mas terão variantes que certamente nos deixarão empenhados.
Eu penso da seguinte forma; se em anos em que aeromodelistas passaram por vários perrengues até chegarem em um ideal, prefiro manter esse ideal do que dar chances ao azar, pois tudo que eu decidir alterar, será por minha conta e risco.
Motor bem regulado e mistura de combustível correta, o que menos devemos nos preocupar é com motor apagar em voo e nos deixar na mão.
Fica por conta e risco de cada um, pois o que tentamos fazer aqui é dar dicas assim como receber dicas para que os problemas sejam os menores possíveis, mas nada é uma lei que tenha que ser seguida à risca sob pena de morte se não cumprida kkkkkkkkkkk
Perfeita sua colocação, nada é regra única e ninguém é dono de uma única verdade, a aeromodelismo tem esta maravilha, (experiência), que é, ter vários caminhos para chegar no mesmo lugar. Já tive motores que eram difíceis de regular por vários motivos, diâmetro interno de mangueira, nível de tanque, vela nova com defeito, combustível novo batizado, diferença de pressão interna do tanque, mangueira com micro furo e assim vai... Esta de pressão interna variável do tanque foi a pior, o tanque tinha sua parede mais fina e quando ficava com menos de meio tanque o motor ficava gordo, descobri que o tanque dilatava por maior pressurização e alterava o fluxo de injeção! Isso é o maravilhoso mundo que escolhemos pra quebrar a cabeça... kkkkkkkkkkkk
"Todos nós pensamos em deixar um planeta melhor para nossos filhos... Quando é que pensaremos em deixar filhos melhores para nosso planeta?"
Avatar do usuário
Felipe Uebelhart
membro
Mensagens: 65
Registrado em: Seg Fev 12, 2007 4:18 pm
Localização: Sorocaba-SP

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por Felipe Uebelhart »

Paulinho escreveu:Isso é o maravilhoso mundo que escolhemos pra quebrar a cabeça... kkkkkkkkkkkk


Nem me fale, mas essa para mim é a real graça do aeromodelismo, encontrar dificuldades durante a construção de um aeromodelo e dormir pensando na solução deles é bem melhor que pensar nas coisas do trabalho ou nos boletos hahahah

Por aqui sigo o meu caminho ate realizar novos teste na regulagem do motor para uma futura alteração (se possível) na posição do tanque.



Mascaras aplicadas, acabou a fita azul e só tinha a branca para continuar, foi desafiador para os olhos boticados aqui acertar as linhas. Fiz tudo no olho, imprimi um gabarito, mas praticamente nem usei, fui olhando e passando para o aero sem medir nada.





Nessa foto tem meu companheiro de oficina embaixo da mesa de desenho (Junior) e o possível companheiro de pista do tucano, esse jatin que entrou em reforma depois que lenhei ele.




Não tenho foto das mascaras da asa, mas não tem nada de especial.



O Spinner por enquanto é azul, era oq tinha, depois coloco um na cor certa.


Falta agora as linha pretas para dar acabamento entre o branco e vermelho. Mas provavelmente vai voar assim pois, esse avião já tem detalhes bem estranhos nessa construção e duvidas de um voo bom.
Avatar do usuário
marcos soares
membro
Mensagens: 957
Registrado em: Dom Out 18, 2009 9:28 am
Localização: brasilia de minas MG

Re: Tucano Mauri .40 Glow

Mensagem por marcos soares »

Que show mano! Parabens
CNC HOTWIRE
Responder