14-bis R/C feito em balsa- videos de vôos página 6 e pág 7

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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dreand
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Mensagem por dreand »

è brincadeira o requinte de detalhes, ficou otimo
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sandro2
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Mensagem por sandro2 »

Valeu Dreand.

Neste segundo 14 bis vou dar mais ênfase 'a aerodinâmica, e a parte estética vou melhorando depois que os vôos forem bons.
Anexos
Aqui o aparelho de fazer o diedro,  chamado : frasco de cola epoxy.  Obs.  a cola usada tem que ser essa aí ó ...  senão não dá a altura certa , hehehe
Aqui o aparelho de fazer o diedro, chamado : frasco de cola epoxy. Obs. a cola usada tem que ser essa aí ó ... senão não dá a altura certa , hehehe
diedro colas.jpg (26.72 KiB) Exibido 9327 vezes
Aqui usei um aparelho especial para o alinhamento do bordo de ataque.<br /><br />O nomé técnico é :  parede da sala
Aqui usei um aparelho especial para o alinhamento do bordo de ataque.

O nomé técnico é : parede da sala
diedro colas parede.jpg (24.61 KiB) Exibido 9327 vezes
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Marco Antonio
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Mensagem por Marco Antonio »

... só uma coisa tiu.

O 14 não tinha esse bordo de fuga/bordo de ataque.

Assim não vale.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
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sandro2
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Mensagem por sandro2 »

Fala Marco !!! A Quanto tempo cara !

Esse é o Marco perfeccionista que eu conheço ! :D

Numa dessas dou uma incrementada mais adiante e faço o perfil original. Mas por hora vou ficar no convencional, hehehe

Um dia eu ví um belíssimo Taylor Craft de vôo livre, convertido para voar com rádio, fazendo vôos de tirar o chapéu no Ibirapuera. Foi uma época que poucos conseguiam, e se atreviam a converter aviões tão pequenos de vôo livre para RC. Inclusive me inspirei nele pra construir meu PT-19 rc da Aerobrás.


Ele tinha um perfil ....... côncavo convexo..... e te juro ! Ainda assim era um Taylor Craft :D :D :D
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sandro2
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Mensagem por sandro2 »

Aqui a fuselagem e abaixo, a cruzeta que permite o canard mexer pra cima e pra baixo e pros lados.

Pra fazer a cruzeta, enrolei com linha de costura, e depois pra firmar bem, enchi a linha com superbonder
Anexos
Usei material plástico especial ,superleve,de interior oco perfeitamente simétrico e de baixíssimo atrito. Possui alta resistência e leveza.<br />Material conhecido como haste de cotonete Johnson's &amp;amp; Johnson's :-)
Usei material plástico especial ,superleve,de interior oco perfeitamente simétrico e de baixíssimo atrito. Possui alta resistência e leveza.
Material conhecido como haste de cotonete Johnson's &amp; Johnson's :-)
cruzeta.jpg (28.46 KiB) Exibido 6763 vezes
Fuselagem. Construi primeiro as laterais, e depois juntei.  Fácil e rápido de montar.
Fuselagem. Construi primeiro as laterais, e depois juntei. Fácil e rápido de montar.
fuselagem.jpg (36.11 KiB) Exibido 6763 vezes
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sandro2
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Mensagem por sandro2 »

Mais fotos.
Anexos
Achei legal essa foto  :-)
Achei legal essa foto :-)
fuselagem perspectiva.jpg (33 KiB) Exibido 6693 vezes
cruzeta fixada.jpg
cruzeta fixada.jpg (30.36 KiB) Exibido 6693 vezes
Usei haste de fibra de carbono, mas poderia ser arame.
Usei haste de fibra de carbono, mas poderia ser arame.
suporte cruzeta.jpg (35.03 KiB) Exibido 6693 vezes
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Mensagem por sandro2 »

Mais fotos...
Anexos
Pronto,  foto bem mais bonita com as unhas cortadas.
Pronto, foto bem mais bonita com as unhas cortadas.
motor2.jpg (32.63 KiB) Exibido 6694 vezes
Aqui o motor de 5 gramas Brushless. <br />A hélice está invertida na foto.<br /><br />( preciso cortar &amp;quot; azunha &amp;quot;  !!!  )
Aqui o motor de 5 gramas Brushless.
A hélice está invertida na foto.

( preciso cortar &quot; azunha &quot; !!! )
motor1.jpg (33.14 KiB) Exibido 6694 vezes
Mesa servida e farta no café da manhã.
Mesa servida e farta no café da manhã.
cafe da manhã.jpg (35.33 KiB) Exibido 6694 vezes
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Mensagem por sandro2 »

Tive a idéia de montar o avião aos poucos, enquanto faço os testes de vôo.

Primeiro, o 14-bis será um canard convencional, com uma asa alta, deriva lá atrás, canard só com um profundor entelado e uma pequenina área de leme.

'A medida que for tendo sucesso nos vôos, vou montando devagar o restante.

Assim, fica fácil de corrigir qualquer erro na minha montagem que impossibilite o vôo.
Anexos
monoplano  lado.jpg
monoplano lado.jpg (37.85 KiB) Exibido 9116 vezes
monoplano  diagonal sem leme.jpg
monoplano diagonal sem leme.jpg (36.14 KiB) Exibido 9116 vezes
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sandro2
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Mensagem por sandro2 »

Voôu bem pra caramba monoplano :D :D :D :D

Agora vamos acrescentando mais coisas.

( é bem mais fácil achar um defeito assim, do que fazer todo o 14-bis e ter que deduzir um problema que pode estar em uma das duas asas, num dos dois profundores, num dos dois lemes ou num dos seis paineis entre as asas ).
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sandro2
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Mensagem por sandro2 »

Aqui está o 14-bis biplano, ainda com a grande deriva na parte de cima da asa, e com o canard entelado só em cima e com pequena área de balsa nos lados.

Vou testar e posto os resultados .
Anexos
Este poste que suporta os estais não existe no 14-bis real, e após colocar os estais entre as asas, ele será removido.
Este poste que suporta os estais não existe no 14-bis real, e após colocar os estais entre as asas, ele será removido.
biplano diagonal asa estais.jpg (37.27 KiB) Exibido 8994 vezes
Aqui dá pra notar a torção geométrica.<br />Bem fácil de fazer, pois é só tensionar os fios em cima e embaixo na medida que se desejar.
Aqui dá pra notar a torção geométrica.
Bem fácil de fazer, pois é só tensionar os fios em cima e embaixo na medida que se desejar.
biplano lado.jpg (27.85 KiB) Exibido 8994 vezes
Para juntar as asas, somente cortei 4 varetas iguais e fixei com superbonder. Mais adiante, colocarei 6 hastes em cada asa, como o original. Os estais também são provisórios agora.
Para juntar as asas, somente cortei 4 varetas iguais e fixei com superbonder. Mais adiante, colocarei 6 hastes em cada asa, como o original. Os estais também são provisórios agora.
biplano frente.jpg (31.48 KiB) Exibido 8994 vezes
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