14-bis R/C feito em balsa- videos de vôos página 6 e pág 7
- sandro2
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Valeu Dreand.
Neste segundo 14 bis vou dar mais ênfase 'a aerodinâmica, e a parte estética vou melhorando depois que os vôos forem bons.
Neste segundo 14 bis vou dar mais ênfase 'a aerodinâmica, e a parte estética vou melhorando depois que os vôos forem bons.
- Anexos
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- Aqui o aparelho de fazer o diedro, chamado : frasco de cola epoxy. Obs. a cola usada tem que ser essa aí ó ... senão não dá a altura certa , hehehe
- diedro colas.jpg (26.72 KiB) Exibido 9327 vezes
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- Aqui usei um aparelho especial para o alinhamento do bordo de ataque.
O nomé técnico é : parede da sala - diedro colas parede.jpg (24.61 KiB) Exibido 9327 vezes
- Aqui usei um aparelho especial para o alinhamento do bordo de ataque.
- Marco Antonio
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- sandro2
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Fala Marco !!! A Quanto tempo cara !
Esse é o Marco perfeccionista que eu conheço ! :D
Numa dessas dou uma incrementada mais adiante e faço o perfil original. Mas por hora vou ficar no convencional, hehehe
Um dia eu ví um belíssimo Taylor Craft de vôo livre, convertido para voar com rádio, fazendo vôos de tirar o chapéu no Ibirapuera. Foi uma época que poucos conseguiam, e se atreviam a converter aviões tão pequenos de vôo livre para RC. Inclusive me inspirei nele pra construir meu PT-19 rc da Aerobrás.
Ele tinha um perfil ....... côncavo convexo..... e te juro ! Ainda assim era um Taylor Craft :D :D :D
Esse é o Marco perfeccionista que eu conheço ! :D
Numa dessas dou uma incrementada mais adiante e faço o perfil original. Mas por hora vou ficar no convencional, hehehe
Um dia eu ví um belíssimo Taylor Craft de vôo livre, convertido para voar com rádio, fazendo vôos de tirar o chapéu no Ibirapuera. Foi uma época que poucos conseguiam, e se atreviam a converter aviões tão pequenos de vôo livre para RC. Inclusive me inspirei nele pra construir meu PT-19 rc da Aerobrás.
Ele tinha um perfil ....... côncavo convexo..... e te juro ! Ainda assim era um Taylor Craft :D :D :D
- sandro2
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Aqui a fuselagem e abaixo, a cruzeta que permite o canard mexer pra cima e pra baixo e pros lados.
Pra fazer a cruzeta, enrolei com linha de costura, e depois pra firmar bem, enchi a linha com superbonder
Pra fazer a cruzeta, enrolei com linha de costura, e depois pra firmar bem, enchi a linha com superbonder
- Anexos
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- Usei material plástico especial ,superleve,de interior oco perfeitamente simétrico e de baixíssimo atrito. Possui alta resistência e leveza.
Material conhecido como haste de cotonete Johnson's & Johnson's :-) - cruzeta.jpg (28.46 KiB) Exibido 6763 vezes
- Usei material plástico especial ,superleve,de interior oco perfeitamente simétrico e de baixíssimo atrito. Possui alta resistência e leveza.
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- Fuselagem. Construi primeiro as laterais, e depois juntei. Fácil e rápido de montar.
- fuselagem.jpg (36.11 KiB) Exibido 6763 vezes
- sandro2
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Mais fotos...
- Anexos
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- Pronto, foto bem mais bonita com as unhas cortadas.
- motor2.jpg (32.63 KiB) Exibido 6694 vezes
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- Aqui o motor de 5 gramas Brushless.
A hélice está invertida na foto.
( preciso cortar " azunha " !!! ) - motor1.jpg (33.14 KiB) Exibido 6694 vezes
- Aqui o motor de 5 gramas Brushless.
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- Mesa servida e farta no café da manhã.
- cafe da manhã.jpg (35.33 KiB) Exibido 6694 vezes
- sandro2
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Tive a idéia de montar o avião aos poucos, enquanto faço os testes de vôo.
Primeiro, o 14-bis será um canard convencional, com uma asa alta, deriva lá atrás, canard só com um profundor entelado e uma pequenina área de leme.
'A medida que for tendo sucesso nos vôos, vou montando devagar o restante.
Assim, fica fácil de corrigir qualquer erro na minha montagem que impossibilite o vôo.
Primeiro, o 14-bis será um canard convencional, com uma asa alta, deriva lá atrás, canard só com um profundor entelado e uma pequenina área de leme.
'A medida que for tendo sucesso nos vôos, vou montando devagar o restante.
Assim, fica fácil de corrigir qualquer erro na minha montagem que impossibilite o vôo.
- Anexos
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- monoplano lado.jpg (37.85 KiB) Exibido 9116 vezes
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- monoplano diagonal sem leme.jpg (36.14 KiB) Exibido 9116 vezes
- sandro2
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Voôu bem pra caramba monoplano :D :D :D :D
Agora vamos acrescentando mais coisas.
( é bem mais fácil achar um defeito assim, do que fazer todo o 14-bis e ter que deduzir um problema que pode estar em uma das duas asas, num dos dois profundores, num dos dois lemes ou num dos seis paineis entre as asas ).
Agora vamos acrescentando mais coisas.
( é bem mais fácil achar um defeito assim, do que fazer todo o 14-bis e ter que deduzir um problema que pode estar em uma das duas asas, num dos dois profundores, num dos dois lemes ou num dos seis paineis entre as asas ).
- sandro2
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Aqui está o 14-bis biplano, ainda com a grande deriva na parte de cima da asa, e com o canard entelado só em cima e com pequena área de balsa nos lados.
Vou testar e posto os resultados .
Vou testar e posto os resultados .
- Anexos
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- Este poste que suporta os estais não existe no 14-bis real, e após colocar os estais entre as asas, ele será removido.
- biplano diagonal asa estais.jpg (37.27 KiB) Exibido 8994 vezes
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- Aqui dá pra notar a torção geométrica.
Bem fácil de fazer, pois é só tensionar os fios em cima e embaixo na medida que se desejar. - biplano lado.jpg (27.85 KiB) Exibido 8994 vezes
- Aqui dá pra notar a torção geométrica.
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- Para juntar as asas, somente cortei 4 varetas iguais e fixei com superbonder. Mais adiante, colocarei 6 hastes em cada asa, como o original. Os estais também são provisórios agora.
- biplano frente.jpg (31.48 KiB) Exibido 8994 vezes