Entelagem com filme plastico de cozinha ???

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Marcelo
membro
Mensagens: 1791
Registrado em: Ter Nov 25, 2003 1:10 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Entelagem com filme plastico de cozinha ???

Mensagem por Marcelo »

Gente , quem ja fez ? Andei vendo na net , e funciona , bem leve , mas nao sei como fazer , e um material de dificil manuseio.........
Alguem pode me ajudar ?
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

se não funcionar passa manteiga e manda ver
:lol:

Entra no google procura tiger moth é um aero feito com esse material
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Este é um filme de PVC, cola com "cola vinil" que é usada para reparar infláveis ou (ainda não experimentei) cola de PVC para canos.
Não fica muito esticado, por isso acho que só mini ou micro modelos podem ser feitos assim, mas não fica ruga nenhuma.
Se for uma questão de preço, estou experimentando atualmente o papel celofane colado com fita adesiva, custou 45 centavos a folha, ficou muito bom em uma asa de um mini planador que estou fazendo, parece monokote eu acho :wink: . Mais uns dias de testes e coloco os resultados e dicas se for o caso, estou sem máquina senão colocava fotos.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

o celofane fica melhor , quando comecei a fazer aeros eletricos , eu modelava a asa em isopor de papelaria e entelava com celofane e depois esticava com secador de cabelo , ficava o bixo pois esticava muito ......porem em asa de balsa empenava a asa que ficava mais parecida com uma helice .........
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Tentei esticar o celofane no fogão como eu fazia com o filme PVC mas furou todas as vezes (tentei três vezes), tentei então com o secador e novamente furou, arrisquei com o ferro enrolado com uma camiseta velha de algodão e o resultado foi muito bom logo de primeira.
Já adianto que tem que deixar a tinta para dentro, para descobrir o lado da tinta é só dar uma raspadinha com a unha.
Pra fechar tem que usar uma fita adesiva boa e um pouco mais larga que o durex fininho normal. Ainda tem outras manhas que descobri, mais tarde eu solto.
Asa de balsa tem que ser um pouco mais reforçada para aguentar a tensão.
Vou ver se alguém neste domingo tira uma foto para colocar aqui.
Avatar do usuário
johnny2008
membro
Mensagens: 2343
Registrado em: Sáb Ago 07, 2004 7:33 pm
Localização: São paulo ABC
Contato:

Mensagem por johnny2008 »

da pra fazer no fogão sim , mas tem que deixa em torno de 40 cm longe e fogo meio baixo .....apenas o vapor pois se não fura mesmo ......em isopor eu fazia assim , modelava a asa , fazia um furo redondo perto do bordo de fuga para retirar um pouco do pesso e entelava com celofane e durex ......uma asa de 1m com 20 cm de corda ficava em torno de 30 gramas ......muito bom e resistente .......não era nessesario colocar longarina pois o celofane segurava para não fechar ................
Avatar do usuário
Nisito BH-MG
membro
Mensagens: 412
Registrado em: Qui Dez 04, 2003 11:47 am
Localização: Belo Horizonte
Contato:

Mensagem por Nisito BH-MG »

O papel celofane é o seguinte, Pode usar cola para isopor, A branca não cola, nem CA. Para esticar ligue o forno em uma temperatura média, depois do forno quente, abra a tampa e enfia a asa (que foi feito o teste com ela), coloque por poquissimo tempo ( tipo 1 segundo) e veja como tá ficando. Usei esta técnica na asa que fiz para meu modelo novo (em balsa) e ficou perfeita e leve..... Funciona muito bem
Avatar do usuário
eashiuchi
membro
Mensagens: 1480
Registrado em: Qui Jun 10, 2004 8:51 pm
Localização: Sobradinho-DF

Mensagem por eashiuchi »

Eu prefiro o ferro por causa da minha experiência pessoal, é muito mais garantido, a capacidade térmica do metal segura uma temperatura mais constante e retira todas as rugas, já no fogão de repente vem uma bolsa de ar mais quente e já viu. :(
Entelar asa de balsa no fogão com certeza é diferente de entelar asa de isopor, isopor é isolante, logo fica mais fácil.
Furei no fogão e no secador porque eu queria tirar todas as rugas, recomendo com o ferro porque ai foi de primeira.
Se não incomodar aquelas rugas longitudinais na asa de balsa sobre as nervuras, até esse ponto dá pra chegar no fogão. Mas se gosta de entelar com emoção.....
Cola de isopor eu ainda não tinha pensado em usar, testei a cola vinil e nada.
O negocio do forno deve ser engraçado, ficar enfiando a asa de segundo em segundo....mas deve funcionar. :D,
Avatar do usuário
CaioMix
membro
Mensagens: 181
Registrado em: Sex Jan 14, 2005 12:48 am

?

Mensagem por CaioMix »

Alguém aí tem uma foto deste material ou de um aero entelado com ele?

Não faço idéia do negócio, mas me interessei.
Se você acha que a vida não tem mais sentido, experimente o aeromodelismo!
Avatar do usuário
Eric
membro
Mensagens: 115
Registrado em: Seg Jan 19, 2004 9:20 pm
Localização: Brasilia, DF

Mensagem por Eric »

ja q tocaram no assunto da asa d isopor, depois de cortar a asa oque usa pra entelar, tem q coloca longarina, como faz a junção?
Valews!!!!
Responder