Dessa vez foi!!! Ugly Stick em depron!!!

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Dessa vez foi!!! Ugly Stick em depron!!!

Mensagem por ras.jr »

Depois de 2 tentativas de vôo sem sucesso, com um Air Camper pequeno e pesado e com sistema de carrinho ainda, e um shockflyer com motor mal dimensionado, eu pensei bem na minha próxima tentativa.

Tinha q ser um treinador, q voasse razoavelmente bem com meu motor 280 reduzido. Então, pela as boas impressões do donos dos STICK, resolvi fazer ele.
Na verdade fiquei entre o starlite e o stick. Nenhum dos dois modelos é realmente bonito, mas achei o stick mais simpático.

Foi todo feito em pluma. Dividi a espessura de 5mm com minha maquina feita p/ isso, e obtive 2,5mm p/ a asa e 2 mm p/ fuselagem (perdi 0,5mm da espessura do fio). As nervuras da asa, da fuselagem, o estabilizador horizontal e vertical tudo em pluma de 5mm.

Imprimi a planta p/ q tivesse 90cm de envergadura, e fiz a asa poliédrica p/ utilizar o leme. E tbm eu posso fazer outra asa depois, sem diedro p/ utilizar os airlons, sem precisar fazer outro modelo completo.

Detalhes técnicos:

Env.: 90cm
Comprimento: 64cm
Peso: 270g (sem trem de pouso, e antes dos reparos após as lenhas)
Carga Alar: ~ 18 g/dm2
Motor: EPS100C-AS (280 reduzido 3.75:1)
Helice: testado com 10:4,7 10:8,0 11:4,7
Servos: 2 naro std
Receptor: R6N
Radio GWS T4A II (FM, 4 canais, canal 17)

O primeiro voo foi tranqüilo (tbm, treinei mais de mês no flysimulator), muito dócil mesmo. Eu treinei com um joystick analógico do playstation, e me serviu bem. No segundo vôo, eu já fazia looping facilmente, única acrobacia p/ um modelo com essa asa...
Mas no 3º vôo bati em uma arvore e o modelo caiu de bico, e partiu no meio, e ainda entortou o eixo da redução. Mas foi fácil consertar. Até nisso esse modelo é bom.

Agora já está tudo em ordem. Fiz um trem de pouso, e decolou facilmente do chão, mas no primeiro pouso se foi o trem de pouso. Era de bambu.
Até q fim achei arames de aço rigido p/ comprar em minha cidade. Achei em uma loja de maquinas de custura. O dono me disse q eram cordas de piano. A de 1,5 mm serviu bem p/ o trem de pouso. E a de 0,8mm achei um pouco flexível p/ linkagem. Mas se temperá-lo ele fica bem rígido.

Por enquanto so essas fotos:

Depois tem mais dos locais de voo e dele voando...
Editado pela última vez por ras.jr em Dom Fev 27, 2005 11:18 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Rafael Shumman
membro
Mensagens: 32
Registrado em: Ter Jul 20, 2004 1:16 am
Localização: brasil

Mensagem por Rafael Shumman »

ras.jr e quanto ao radio? Ele é bom? Quais suas inpressões? Estou querendo comprar um.
Avatar do usuário
Marcio
membro
Mensagens: 670
Registrado em: Qui Dez 02, 2004 7:02 pm

Mensagem por Marcio »

São 260 gr com motor e bateria ou só o avião ?

Marcio
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por ras.jr »

Mais fotinhas:
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por ras.jr »

E pra provar q voou:
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por ras.jr »

Rafael Shumman escreveu:ras.jr e quanto ao radio? Ele é bom? Quais suas inpressões? Estou querendo comprar um.


Olá,

Bom, eu não tenho experiencia qto a outros rádios. Esse, pelo menos funciona sem problemas. É o modelo novo da GWS. Bem basico, mas é um rádio muito bem acabado, visualmente. A bateria de 750 mha dura bem, mais de 10 voos.
Mas infelismente não posso te ajudar muito por falta de experiencia.


Detalhes do rádio:
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por ras.jr »

Marcio escreveu:São 260 gr com motor e bateria ou só o avião ?

Marcio



São na verdade 270g, prontinho pra voar. Então com motor e bateria, e toda eletronica embarcada.
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por ras.jr »

Segue mais fotos do modelo:
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Parabéns pelo modelinho, ficou legal e parece ter voado muito bem.

A idéia do UglyStick como treinador, com asa poliédrica foi muito feliz, o bichinho ficou bonitinho e depois você pode trocar a asa e fazer um acrobático.

Para referência futura, que perfil usou, que tamanho ficou o painel central e qual o ângulo do poliedro?

Costumo fazer trem de pouso de bambú, mas faço um V de cada lado e interligo os dois com um eixo central. Isto deixa mais firme e dissipa melhor os impactos, nem sempre é necessário arame. No meu Piper fui obrigado a fazer isto amarrado ao arame do trem original, porque o arame envergava, o bambú deixava mais firme.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Mensagem por ras.jr »

alexcmag escreveu:Parabéns pelo modelinho, ficou legal e parece ter voado muito bem.

A idéia do UglyStick como treinador, com asa poliédrica foi muito feliz, o bichinho ficou bonitinho e depois você pode trocar a asa e fazer um acrobático.

Para referência futura, que perfil usou, que tamanho ficou o painel central e qual o ângulo do poliedro?

Costumo fazer trem de pouso de bambú, mas faço um V de cada lado e interligo os dois com um eixo central. Isto deixa mais firme e dissipa melhor os impactos, nem sempre é necessário arame. No meu Piper fui obrigado a fazer isto amarrado ao arame do trem original, porque o arame envergava, o bambú deixava mais firme.



Alex,


Usei o perfil da planta anexada acima. Mas é do tipo "casquinha", portanto so da metade pra cima do perfil da planta.
O painel central fico com metade do tamanho, ou seja, 45 cm.
E o angulo foi de 15º como estava indicado na planta do seu stick.

O trem de pouso do meu fico bem resistente, apesar do arame de 1,5mm ser um pouco flexiveis. Ja fiz uns 10 pousos, nem sempre muito suaves e até agora naum teve nenhum dano.

Fiz um filminho decolando e pousando. Depois vou editar e coloco aki no forum.
Responder