Motor 400 BR Direct Drive

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Leovaldo-Bragança
membro
Mensagens: 375
Registrado em: Dom Jan 30, 2005 1:06 am
Localização: Mogi das Cruzes - SP

Motor 400 BR Direct Drive

Mensagem por Leovaldo-Bragança »

Saudações a todos!

Alguém poderia me dar informações sobre o desempenho do motor 400BR?

Qual a melhor hélice para ele?

Será possível voar um modelo de aproximadamente 500 gr com ele?

Um abraço a todos,
Leovaldo Jr
---------------
Voar e fazer voar!
---------------
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Re: Motor 400 BR Direct Drive

Mensagem por alexcmag »

Leovaldo-Bragança escreveu:Saudações a todos!

Alguém poderia me dar informações sobre o desempenho do motor 400BR?

Qual a melhor hélice para ele?

Será possível voar um modelo de aproximadamente 500 gr com ele?

Um abraço a todos,


Nos meus testes a melhor hélice para DD foi a 5x3.

Com 7,2V consome 8A e fornece 200g de empuxo, com 9,6V consome 10A e fornece 240g de empuxo e com 10x8V consome 12A e fornece 320g de empuxo.

Se você tem uma bateria de 2S 7,2V/7,4V que aguente bem uma corrente acima de 10A e precisa de mais performance, pode usar uma 6x3 (mas não com 3S).

Tenho um modelo bem pesadinho que voa bem com ele, com bateria NiMh 9,6V 1400mAh, o Aerosonde. Pesa 600g e voa legal. Mas com 7,2V nem pensar.

Mas acho legal usar este motor em modelos de mais de 400g apenas se forem motoplanadores ou algo parecido, que não tenham muito arrasto.

Para modelo escala já não fica muito legal, porque hélice pequena não tem muito empuxo disponível para compensar o maior arrasto.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
ras.jr
membro
Mensagens: 104
Registrado em: Qua Nov 26, 2003 1:54 am
Localização: Uberlândia-MG

Re: Motor 400 BR Direct Drive

Mensagem por ras.jr »

alexcmag escreveu:
Leovaldo-Bragança escreveu:Saudações a todos!

Alguém poderia me dar informações sobre o desempenho do motor 400BR?

Qual a melhor hélice para ele?

Será possível voar um modelo de aproximadamente 500 gr com ele?

Um abraço a todos,


Nos meus testes a melhor hélice para DD foi a 5x3.

Com 7,2V consome 8A e fornece 200g de empuxo, com 9,6V consome 10A e fornece 240g de empuxo e com 10x8V consome 12A e fornece 320g de empuxo.

Se você tem uma bateria de 2S 7,2V/7,4V que aguente bem uma corrente acima de 10A e precisa de mais performance, pode usar uma 6x3 (mas não com 3S).

Tenho um modelo bem pesadinho que voa bem com ele, com bateria NiMh 9,6V 1400mAh, o Aerosonde. Pesa 600g e voa legal. Mas com 7,2V nem pensar.

Mas acho legal usar este motor em modelos de mais de 400g apenas se forem motoplanadores ou algo parecido, que não tenham muito arrasto.

Para modelo escala já não fica muito legal, porque hélice pequena não tem muito empuxo disponível para compensar o maior arrasto.



Ola Alex,

Estou comprando esse motor.

Q bateria boa e barata vc me recomenda p/ ele?

Irei usar helices 6x3, e utilizarei em modelos rápidos (asa baixa) de 300g ~ 350g.

Acho q lion não dá mais de 10A, ni-mh são pesadas... o jeito será li-po?

Mas vc sabe de alguma nimh, ou lion q serve p/ esse motor?
Agora naum to podendo $$$ com lipo

Obrigado!
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

alex com helice 6x3 com 8,4vnimh qual o empuxo deste motor ....?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Uso com LiIon 1400mAh e NiMh 650mAh, mas com hélice 5x3.

Com 6x3 o consumo sobe cerca de 2A, passando da corrente máxima destas baterias, o que as faria esquentar muito e perder eficiência.

Neste caso (hélice 6x3) o melhor mesmo é usar uma LiPo mesmo.

A Polyquest 1500mAh que tem no AsasEletricas me parece uma ótima opção. Pesa 70g e aguenta 15A de descarga, portanto com os 10A que o motor vai gastar não vai nem esquentar.

A Etec 1200mAh também serve, mas vai ficar meio no limite, custa apenas 13 reais a menos e é 20g mais leve.

Outra opção que gostei muito é com hélice 5x3 e LiPo 3S, fica um foguete.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Com 6x3 e 8,4V sobrecarrega minha bateria e o empuxo fica em cerca de 210g.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Avatar do usuário
mnovaes
membro
Mensagens: 1255
Registrado em: Qua Jan 12, 2005 4:33 pm

Mensagem por mnovaes »

alexcmag escreveu:Com 6x3 e 8,4V sobrecarrega minha bateria e o empuxo fica em cerca de 210g.


pode-se usar lipo 3s com helice 6x3 ?

meu cesninha usa helice 6x3 com 8,4v ... realmente a bateria esquenta demais ....
ele pesa em torno de umas 500grs

vc acha q com helice 5x3 e uma 3s ficaria mais eficiente ?
e com minhas nimh de 8,4 750mha com helice 5x3 vc acha q ficariam melhor do q com a 6x3 q uso hoje ?

se sua opinião for favoravel vou comprar umas helicezinhas desta e fazer uns testes ..... a lipo3s tb vou comprar ....
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

mnovaes escreveu:
alexcmag escreveu:Com 6x3 e 8,4V sobrecarrega minha bateria e o empuxo fica em cerca de 210g.


pode-se usar lipo 3s com helice 6x3 ?

meu cesninha usa helice 6x3 com 8,4v ... realmente a bateria esquenta demais ....
ele pesa em torno de umas 500grs

vc acha q com helice 5x3 e uma 3s ficaria mais eficiente ?
e com minhas nimh de 8,4 750mha com helice 5x3 vc acha q ficariam melhor do q com a 6x3 q uso hoje ?

se sua opinião for favoravel vou comprar umas helicezinhas desta e fazer uns testes ..... a lipo3s tb vou comprar ....


LiPo 3S com 6x3 aumenta o consumo quase 3A, o que nesta tensão é um aumento de mais de 30W, o suficiente para derreter a tampa traseira plástica dele.

A 6x3 com NiMh 750mAh vai gastar bem além do que a bateria consegue fornecer confortavelmente. Nos primeiros segundos tudo bem, mas em seguida a bateria superaquece e diminui a tensão, então você perde potência. Acho que a 5x3 neste caso daria menos potência de saída, mas conseguiria mantê-la em vôo por bastante tempo.

Este motor é mais eficiente com 5x3 do que com 6x3. Sempre que for possível usar uma 5x3 é melhor para o motor e para a bateria, já que o consumo e o aquecimento serão menores com pouca perda de empuxo estático.

Mas se o empuxo com 5x3 não for suficiente e a bateria aguentar a corrente extra, pode usar 6x3 e eventualmente até 7x3 que ele aguenta, fornecendo um pouco de empuxo a mais.

Pelos meus testes, hélices maiores que 5x3 com este motor são como aqueles caminhões com injetor mais aberto, gasta-se muito mais combustível para pouco aumento de potência, mas se precisar disto para subir, não puder usar uma redução, e tiver uma LiPo 2S que aguente a descarga, vá em frente. Mas definitivamente não dá para fazer isto com NiMh 650mAh ou LiIon, ok?
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder