ALERTA DE EMERGENCIA DE SEGURANÇA / COMITE DE SEGURANÇA DA A
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ALERTA DE EMERGENCIA DE SEGURANÇA / COMITE DE SEGURANÇA DA A
ALERTA DE EMERGENCIA DE SEGURANÇA COMITE DE SEGURANÇA DA AMA
ALERTA DE EMERGENCIA DE SEGURANÇA
Fogo em baterias de Lítio
As baterias de Lítio estão se tornando muito populares como fonte de energia para controles e sistemas de nossos modelos. Isto é verdade devido à sua grande capacidade de armazenamento de energia (relação amp-hr/wt) comparadas com as baterias de NiCad e outras. Com o aumento de energia, aumentam os riscos na sua utilização. E o principal risco é o FOGO que pode resultar de uma recarga inadequada, danos devido à queda do modelo ou curto-circuito dos elementos. Todos os fornecedores destas baterias alertam seus clientes quanto a estes riscos e recomendam um cuidado extremo no seu manuseio. Independente disto, muitos casos de incêndio têm ocorrido com o uso de baterias de Lítio-Polimero ocasionando perda de modelos, automóveis e outras propriedades. Casas, garagens e oficinas também têm sido atingidas. O fogo provocado por uma bateria de Lítio pode chegar a milhares de graus e pode provocar incêndios espontâneos. O fogo ocorre devido ao contato do Lítio com o oxigênio contido no ar. Não necessita de outra fonte de ignição, ou combustível e pode queimar quase que explosivamente.
Estas baterias devem ser manuseadas de forma a evitar estes acontecimentos.
As seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Armazene e recarregue as baterias em um dispositivo à prova de fogo; NUNCA no modelo. Recarregue a bateria em um lugar protegido e afastado de combustíveis. Mantenha vigilância constante durante o processo de carregamento da bateria.
- Num caso de acidente, remova os destroços para um lugar seguro e aguarde pelo menos trinta (30) minutos para observação. Células com danos físicos podem romper em fogo, e somente após garantir a segurança, a bateria deve ser rejeitada de acordo com as instruções do fabricante. NUNCA tente recarregar uma bateria que tenha sofrido danos físicos, por menor que pareçam !!!
- Sempre utilize carregadores desenhados para fins específicos, preferivelmente que tenham um ajuste fixo para seu conjunto de bateria. Muitos incêndios ocorrem quando se usam carregadores com ajustes feitos inadequadamente. NUNCA tente recarregar uma bateria de Lítio com um carregador que não seja o especificado para esta bateria. NUNCA utilize um carregador especificado para baterias de NiCad..
- Use carregadores que possuam sistema de monitoramento e controle do estado de cada célula do conjunto. Células desbalanceadas podem ocasionar um desastre caso uma das células seja levada a uma condição de sobrecarga. Se uma ou mais células mostrarem qualquer sinal de aumento de tamanho (inchaço) páre o processo de carga imediatamente e remova as células para um lugar seguro e ventilado pois podem iniciar o fogo.
O mais importante: NUNCA DEIXE UMA BATERIA RECARREGANDO DURANTE A NOITE, SEM QUE ESTEJA SENDO OBSERVADA. Muitos casos de incêndio ocorreram devido a esta pratica.
NÃO tente montar seu conjunto de bateria usando células individuais.
Estas baterias não podem ser manuseadas e recarregadas ocasionalmente como os outros tipos de bateria. As conseqüências desta prática podem ser muito sérias resultando em danos maiores em propriedades e danos físicos nas pessoas.
Texto traduzido do documento “Emergency Safety Alert” emitido pela AMA – Airplane Model Academy
ALERTA DE EMERGENCIA DE SEGURANÇA
Fogo em baterias de Lítio
As baterias de Lítio estão se tornando muito populares como fonte de energia para controles e sistemas de nossos modelos. Isto é verdade devido à sua grande capacidade de armazenamento de energia (relação amp-hr/wt) comparadas com as baterias de NiCad e outras. Com o aumento de energia, aumentam os riscos na sua utilização. E o principal risco é o FOGO que pode resultar de uma recarga inadequada, danos devido à queda do modelo ou curto-circuito dos elementos. Todos os fornecedores destas baterias alertam seus clientes quanto a estes riscos e recomendam um cuidado extremo no seu manuseio. Independente disto, muitos casos de incêndio têm ocorrido com o uso de baterias de Lítio-Polimero ocasionando perda de modelos, automóveis e outras propriedades. Casas, garagens e oficinas também têm sido atingidas. O fogo provocado por uma bateria de Lítio pode chegar a milhares de graus e pode provocar incêndios espontâneos. O fogo ocorre devido ao contato do Lítio com o oxigênio contido no ar. Não necessita de outra fonte de ignição, ou combustível e pode queimar quase que explosivamente.
Estas baterias devem ser manuseadas de forma a evitar estes acontecimentos.
As seguintes recomendações devem ser seguidas:
- Armazene e recarregue as baterias em um dispositivo à prova de fogo; NUNCA no modelo. Recarregue a bateria em um lugar protegido e afastado de combustíveis. Mantenha vigilância constante durante o processo de carregamento da bateria.
- Num caso de acidente, remova os destroços para um lugar seguro e aguarde pelo menos trinta (30) minutos para observação. Células com danos físicos podem romper em fogo, e somente após garantir a segurança, a bateria deve ser rejeitada de acordo com as instruções do fabricante. NUNCA tente recarregar uma bateria que tenha sofrido danos físicos, por menor que pareçam !!!
- Sempre utilize carregadores desenhados para fins específicos, preferivelmente que tenham um ajuste fixo para seu conjunto de bateria. Muitos incêndios ocorrem quando se usam carregadores com ajustes feitos inadequadamente. NUNCA tente recarregar uma bateria de Lítio com um carregador que não seja o especificado para esta bateria. NUNCA utilize um carregador especificado para baterias de NiCad..
- Use carregadores que possuam sistema de monitoramento e controle do estado de cada célula do conjunto. Células desbalanceadas podem ocasionar um desastre caso uma das células seja levada a uma condição de sobrecarga. Se uma ou mais células mostrarem qualquer sinal de aumento de tamanho (inchaço) páre o processo de carga imediatamente e remova as células para um lugar seguro e ventilado pois podem iniciar o fogo.
O mais importante: NUNCA DEIXE UMA BATERIA RECARREGANDO DURANTE A NOITE, SEM QUE ESTEJA SENDO OBSERVADA. Muitos casos de incêndio ocorreram devido a esta pratica.
NÃO tente montar seu conjunto de bateria usando células individuais.
Estas baterias não podem ser manuseadas e recarregadas ocasionalmente como os outros tipos de bateria. As conseqüências desta prática podem ser muito sérias resultando em danos maiores em propriedades e danos físicos nas pessoas.
Texto traduzido do documento “Emergency Safety Alert” emitido pela AMA – Airplane Model Academy
- Marco Antonio
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Relatório AMA - LIPO Safety
Eu já havia lido o relatório e fiquei preocupado.
Sabemos que o problema de segurança nos EUA é uma coisa levada a extremos. Na verdade, muitas empresas certificam-se de que qualquer possibilidade tenha sido coberta, por mais remota que seja, para evitar processos e indenizações, que naquele país têm de ser pagas, não é como aqui.
Entretanto, o relatório de segurança é da AMA que na verdade não é fabricante de baterias e não teria que se proteger contra possíveis processos. Assim, esse relatório deve ser encarado com a devida atenção.
Será que alguém que visita esse forum tem alguma experiência negativa nesse sentido? Os pilotos, usuários de LIPO, que já bateram firme (lenha mesmo), tiveram problemas? Foi fácil identificar danos nas baterias?.
Que tal colocarmos esse assunto para que nossas experiências sejam usadas para balisarmos nossas decisões e cuidados com as LIPO? Também, para obtermos mais orientação de pessoas que realmente conhecem o assunto e tenham o desejo de ajudar.
João Lobo
Sabemos que o problema de segurança nos EUA é uma coisa levada a extremos. Na verdade, muitas empresas certificam-se de que qualquer possibilidade tenha sido coberta, por mais remota que seja, para evitar processos e indenizações, que naquele país têm de ser pagas, não é como aqui.
Entretanto, o relatório de segurança é da AMA que na verdade não é fabricante de baterias e não teria que se proteger contra possíveis processos. Assim, esse relatório deve ser encarado com a devida atenção.
Será que alguém que visita esse forum tem alguma experiência negativa nesse sentido? Os pilotos, usuários de LIPO, que já bateram firme (lenha mesmo), tiveram problemas? Foi fácil identificar danos nas baterias?.
Que tal colocarmos esse assunto para que nossas experiências sejam usadas para balisarmos nossas decisões e cuidados com as LIPO? Também, para obtermos mais orientação de pessoas que realmente conhecem o assunto e tenham o desejo de ajudar.
João Lobo
João José C Lobo
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Vendi centenas dessas baterias e até agora tivemos apenas algumas estufadas ( nao chegam a 5 ) e uma que caio no mar e esquentou um pouco. Todas elas comcerteza ja sofreram quedas umas mais outras menos e fogo mesmo ate agora nada. Sempre enfatizamos os procedimentos de seguranca p/ nossos clientes. Parece que aqui no forum houve apenas um caso mais serio, acredito que por causa do carregador em questao.
Em suma Li-Pos sao tai seguras quanto acender o gas do seu fogao. E so saber usar. E se sua cozinheira com apenas o primario completo nunca explodiu sua casa, acho que vc vai sobreviver voando uma Li-Po.
Em suma Li-Pos sao tai seguras quanto acender o gas do seu fogao. E so saber usar. E se sua cozinheira com apenas o primario completo nunca explodiu sua casa, acho que vc vai sobreviver voando uma Li-Po.
Nos voamos o que vendemos.
HYPERION - AIRTRONICS - E-MAX - HET
CASTLE CREATIONS - MULTIPLEX
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- Marco Antonio
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Concordo.. desde o inicio eu dizia que pode carrega-las sem usar os novos escudos Borg com modulação quantica Mas enfim, passamos da faze do medo e só ficou o respeito
Augusto... centenas? Ta bem heim carioca
Augusto... centenas? Ta bem heim carioca
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
- andreluiz1974
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Li-Po
Pois bem, vou contar o que aconteceu comigo.
Já tinha terminado de carregar a minha Li-Po no meu Triton quando decidi carregar uma outra bateria de Ni-MH. Eu, num erro imperdoável, tirei os cabos do triton sem desconectar a bateria. Uma banana encostou na outra e a coisa (bateria) começou a fumacear.
O que aconteceu foi que ela entrou em curto, após o contato das bananas e a partir daí, você não controla mais.
Como estava próximo à uma piscina, mergulhei ela lá dentro para ver o que acontecia. Queria ver a coisa ferver ou então explodir, como todos diziam.
Nada aconteceu. Ela apenas continuou quente por um tempo. Depois de esfriar, o meu cunhado pegou e abriu o pack.
E foi só! Pensei que eu ia ter muito mais dor de cabeça.
Tenho muito cuidado com Li-Po pq são caras e realmente perigosas, pois uma vez em curto, bye-bye!!!
Já tinha terminado de carregar a minha Li-Po no meu Triton quando decidi carregar uma outra bateria de Ni-MH. Eu, num erro imperdoável, tirei os cabos do triton sem desconectar a bateria. Uma banana encostou na outra e a coisa (bateria) começou a fumacear.
O que aconteceu foi que ela entrou em curto, após o contato das bananas e a partir daí, você não controla mais.
Como estava próximo à uma piscina, mergulhei ela lá dentro para ver o que acontecia. Queria ver a coisa ferver ou então explodir, como todos diziam.
Nada aconteceu. Ela apenas continuou quente por um tempo. Depois de esfriar, o meu cunhado pegou e abriu o pack.
E foi só! Pensei que eu ia ter muito mais dor de cabeça.
Tenho muito cuidado com Li-Po pq são caras e realmente perigosas, pois uma vez em curto, bye-bye!!!
Pessoal,
Perguntas:
As baterias de Li-Ion tem as mesmas recomendações ?
Se sim porque não vem estes montes de recomendações quando vc compra um celular ? Até onde sei 90% dos celulares atuais usam Li-Ion...
Valeu,
Lucas
Perguntas:
As baterias de Li-Ion tem as mesmas recomendações ?
Se sim porque não vem estes montes de recomendações quando vc compra um celular ? Até onde sei 90% dos celulares atuais usam Li-Ion...
Valeu,
Lucas
NUNCA se esqueça de que tudo isso é apenas um hobby, e que a finalidade é se divertir...