vel.stoll x empuxo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Cristiano Kaufmann
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vel.stoll x empuxo

Mensagem por Cristiano Kaufmann »

Sabe-se que o empuxo gerado pela hélice deve ser de aproximadamente a metade do peso total do avião, é claro que não é regra geral.

Como posso fazer para saber a velocidade de stoll de um modelo e identificar se o sistema propulsor do mesmo puxará o avião à uma velocidade maior do que a de stoll, gerando a sustentação do mesmo?

Obrigado.

Abraços.

Cristiano. :D
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alexcmag
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Re: vel.stoll x empuxo

Mensagem por alexcmag »

Cristiano Kaufmann escreveu:Sabe-se que o empuxo gerado pela hélice deve ser de aproximadamente a metade do peso total do avião, é claro que não é regra geral.

Como posso fazer para saber a velocidade de stoll de um modelo e identificar se o sistema propulsor do mesmo puxará o avião à uma velocidade maior do que a de stoll, gerando a sustentação do mesmo?

Obrigado.

Abraços.

Cristiano. :D


Depende de perfil e carga alar utilizado, geralmente a gente usa o instinto...
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Mensagem por Cristiano Kaufmann »

Onde posso encontrar templates de perfis?
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Mensagem por alexcmag »

Dá uma olhada neste post, que falava de como calcular a velocidade de stall de um perfil: http://evoo.locaweb.com.br/forum/viewtopic.php?t=1678

Este site tem muitos perfis e polares: http://www.nasg.com/afdb/search-airfoil-e.phtml

Recomendo também dar uma lidinha no site do Martin Hepperle: http://mh-aerotools.de
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Cristiano Kaufmann
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Mensagem por Cristiano Kaufmann »

Alex,

pitch-speed (passo * rotação) , o valor será em Km/h ?
Esse valor é a velocidade que, teoricamente, o motor poderá fazer com que o avião atinga?

Uma idéia bem simples que tive, de como saber a velocidade de stoll de um modelo, é a seguinte:
- Coloque motor, bateria, etc, enfim tudo no modelo, como se fosse voar normalmente, ou os seus pesos específicos, então:
- Amarre na ponta de uma asa, uma corda de nylon, bem no CG;
- essa corda terá R metros;
- gire, puxando o modelo até atingir uma velocidade de sustentação;
- com o auxílio de um ajudante, cronometre o tempo que levou o modelinho para dar uma volta completa;
- use a fórmula 2 X 3,1415 X R, para saber a distância percorrida pelo avião e multiplique-a pelo tempo, em segundos;
- o resultado dessa multiplicação, ainda multiplique por 3,6 para saber o resultado em km/h.

Segue a fórmula:

2 x 3,1415 x r = d x t = v1 x 3,6 = v2

onde:
r=raio(comprimento) do fio de nylon;
d=distância percorrida pelo avião;
t=tempo(em segundos);
v1=velocidade em m/s;
v2=velocidade em km/h.

Assim poderemos saber se aquele conjunto de motor, hélice e bateria conseguirá puxar um modelo além de sua velocidade de stoll.

Ou simplesmente lançá-lo com a potência máxima e ver o que dá!!!

Simplesmente coloquei a minha idéia para, de repente, aguçar a de mais alguém. :idea: :idea: :idea:
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Mensagem por alexcmag »

O problema é que a corda amarrada acrescenta outras variáveis na conta, como a aceleração centrípeta, que se decomposta em componentes horizontal e vertical vai acabar ajudando o modelo.

Como comparação, aqueles aviõezinhos de pendurar no teto não têm sustentação nenhuma, mas se forem deixados girando quase batem no teto.
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Mensagem por alexcmag »

Cristiano Kaufmann escreveu:Alex,

pitch-speed (passo * rotação) , o valor será em Km/h ?
Esse valor é a velocidade que, teoricamente, o motor poderá fazer com que o avião atinga?


na verdade, pitch-speed (em m/s) será (passo (em polegadas) * rotacao (em rpm)) / 60 (segundos por minuto) * 0,0254 (metros por polegada).

Na teoria :roll: o modelo nunca atingirá a pitch-speed, porque nesta velocidade o empuxo seria nulo, e é preciso empuxo para compensar o arrasto.

Na prática, dependendo do motor, bateria e hélice, conforme ganha velocidade a rotação também irá aumentar.
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Cristiano Kaufmann
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Mensagem por Cristiano Kaufmann »

É, na verdade, nada melhor do que o bom e velho conhecido TESTE DE CAMPO, em questão de segundos voçê irá saber o resultado tão esperado, hehehe!!

Abraço.
Cristiano.
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