Velocidade de STOL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
João José Lobo
membro
Mensagens: 22
Registrado em: Qua Dez 15, 2004 8:18 pm
Localização: São Paulo
Contato:

Velocidade de STOL

Mensagem por João José Lobo »

Tenho visto (lido) muita gente preocupada com velocidade de Stol (perda em português e muito apropriado). Perda é a velocidade em que o aerofólio perde sustentação (sustentação <= peso) e CAI, bate, "lenha" como costumamos dizer em aeromodelismo. :D

A velocidade de perda é muito importante e é a velocidade parâmetro para determinação da velocidade mínima para decolagem e aproximação, falando em termos claros. Mas, só é importante se pudermos saber qual a velocidade da aeronave em qualquer momento.

Não me parece fato que a velocidade de perda (stol) possa ser muito significativa em aeromodelos. Sou piloto e tenho uma teoria: SE NÃO POSSO SABER MINHA VELOCIDADE, O BARULHO DO MOTOR É MINHA SEGURANÇA - MANETE À FRENTE". :lol: Ou seja, em projetos de aeromodelos, sempre precisamos superdimensionar. Nossa "bunda" não está lá dentro sentindo o assento afundar. :shock:

Mas, naturalmente, não sou o dono da verdade. :oops:

Qualquer crítica ou elucidação será bem vinda.......

João Lobo
João José C Lobo
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Acho que a gente sempre acaba procurando fazer modelos que tenham um bom envelope de vôo (voar bem em velocidades diferentes) e baixa velocidade de estol (que decolem e pousem em baixa velocidade).

Mas você tem razão, tentar obter a velocidade exata do stall ou ideal para cruzeiro é algo meio desnecessário, mesmo porque a gente não tem velocímetro no modelo.

O importante é usar o bom senso e, por exemplo, não colocar uma redução de 6:1 em um pylon racer, que seria o equivalente a tentar chegar a 200Km/h na primeira marcha do carro, nem um shockflyer com 400 direct driver, que seria o mesmo que sair na subida em quinta.

Na hora de voar a gente vai acelerar e deixar o modelo correr até começar a querer subir sozinho, e depois que estiver no alto a gente vai diminuindo o acelerador até uma velocidade em que o modelo voe bem, e no pouso, diminui até uma velocidade que pareça adequada, geralmente um pouco acima do ponto em que ele começa a balançar.

Depois de um tempo a gente acaba calibrando o bom senso, enquanto isto, usa-se o bom senso dos amigos como referência.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
Responder