Tenho visto (lido) muita gente preocupada com velocidade de Stol (perda em português e muito apropriado). Perda é a velocidade em que o aerofólio perde sustentação (sustentação <= peso) e CAI, bate, "lenha" como costumamos dizer em aeromodelismo.
A velocidade de perda é muito importante e é a velocidade parâmetro para determinação da velocidade mínima para decolagem e aproximação, falando em termos claros. Mas, só é importante se pudermos saber qual a velocidade da aeronave em qualquer momento.
Não me parece fato que a velocidade de perda (stol) possa ser muito significativa em aeromodelos. Sou piloto e tenho uma teoria: SE NÃO POSSO SABER MINHA VELOCIDADE, O BARULHO DO MOTOR É MINHA SEGURANÇA - MANETE À FRENTE". Ou seja, em projetos de aeromodelos, sempre precisamos superdimensionar. Nossa "bunda" não está lá dentro sentindo o assento afundar.
Mas, naturalmente, não sou o dono da verdade.
Qualquer crítica ou elucidação será bem vinda.......
João Lobo
Velocidade de STOL
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Velocidade de STOL
João José C Lobo
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Acho que a gente sempre acaba procurando fazer modelos que tenham um bom envelope de vôo (voar bem em velocidades diferentes) e baixa velocidade de estol (que decolem e pousem em baixa velocidade).
Mas você tem razão, tentar obter a velocidade exata do stall ou ideal para cruzeiro é algo meio desnecessário, mesmo porque a gente não tem velocímetro no modelo.
O importante é usar o bom senso e, por exemplo, não colocar uma redução de 6:1 em um pylon racer, que seria o equivalente a tentar chegar a 200Km/h na primeira marcha do carro, nem um shockflyer com 400 direct driver, que seria o mesmo que sair na subida em quinta.
Na hora de voar a gente vai acelerar e deixar o modelo correr até começar a querer subir sozinho, e depois que estiver no alto a gente vai diminuindo o acelerador até uma velocidade em que o modelo voe bem, e no pouso, diminui até uma velocidade que pareça adequada, geralmente um pouco acima do ponto em que ele começa a balançar.
Depois de um tempo a gente acaba calibrando o bom senso, enquanto isto, usa-se o bom senso dos amigos como referência.
Mas você tem razão, tentar obter a velocidade exata do stall ou ideal para cruzeiro é algo meio desnecessário, mesmo porque a gente não tem velocímetro no modelo.
O importante é usar o bom senso e, por exemplo, não colocar uma redução de 6:1 em um pylon racer, que seria o equivalente a tentar chegar a 200Km/h na primeira marcha do carro, nem um shockflyer com 400 direct driver, que seria o mesmo que sair na subida em quinta.
Na hora de voar a gente vai acelerar e deixar o modelo correr até começar a querer subir sozinho, e depois que estiver no alto a gente vai diminuindo o acelerador até uma velocidade em que o modelo voe bem, e no pouso, diminui até uma velocidade que pareça adequada, geralmente um pouco acima do ponto em que ele começa a balançar.
Depois de um tempo a gente acaba calibrando o bom senso, enquanto isto, usa-se o bom senso dos amigos como referência.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.