O pouso dos modelos é feito igual ao de aviões 1/1?

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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DantonJ
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O pouso dos modelos é feito igual ao de aviões 1/1?

Mensagempor DantonJ » 05 Mai 2007 10:42

Olá todos!!!

este mês vo comprar um radio pra treinar no simulador (atualmente tenho só o do blade cx, que n tem entrada pra sim.)e queria saber: o pouso dos modelos é feito como dos aviões mesmo, aproximando para o pouso, levantando o bico do avião e depois descendo? Obrigado !

Soneca
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Mensagempor Soneca » 05 Mai 2007 10:45

Sim,

Quanto mais parecido do real melhor será o pouso.
Mais existem casos que não precisa seguir o "roteiro" de pouso 1/1, pois o próprio avião não responde aos comandos.

Mais, o certo seria sim.

Atte,
Emílio Marques

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Eduardo Yamin
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Mensagempor Eduardo Yamin » 05 Mai 2007 10:56

incrivel como no geral, aeromodelista é displicente na hora do pouso, vejo de tudo no campo, ninguem usa leme, a asa nunca está estabilizada, outra coisa é que todos vêm no pré stol e sem motor...uma coisa de louco... mas.....deveria ser a mesma coisa, aproximar alinhado contra o vento, mantendo a velocidade acima do pré stol ( ou seja, voando) ao iniciar o nivelamento aplicar um pouco mais de motor e cortar, ir levantando o nariz a medida que a velocidade cai e tocar o solo suavemente.

Realmente é mais dificil fazer um pouso bonito em aeromodelos, pistas decentes pra pouso nem se fala, uma rajada de vento pode atrapalhar tudo ( vi até 1/2 roll involutário) por isso geralmente "soca-se" o avião no chão pra encurtar a história.

vejo poucos pousos bonitos, sempre tem excesso de comando, sempre tem stol e cabum, la vai o avião estatelado pro chao, muitas vezes com capotagens .

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Leonardo M.T.
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Mensagempor Leonardo M.T. » 05 Mai 2007 11:19

O bom piloto você conhece pelo pouso.
E tem também o ditado: "Big planes flyes, small flips" meu inglês é meio ruim, mas quanto maior o modelo, melhor é o vôo como um todo.

Soneca
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Mensagempor Soneca » 05 Mai 2007 11:34

[b:9034857a1c]Leonardo M.T.,[/b:9034857a1c]

Eu concordo com essa frase e acredito que ela seja verdadeira pelo fato de um avião menor ser mais leve e consequentemente, um vento involuntário com intensidade X poderá atrapalhar e muito seu vôo. Já um aeromodelo com tamanho maior e peso maior, com uma rajada de vento X ele irá responde muito diferente, como se nada o houvesse tocado.

[b:9034857a1c]Eduardo Yamin,[/b:9034857a1c]
Concordo com você e faço das suas as minhas palavras.
DIFICIL de se ver aeromodelistas realizando pousos bonitos. Geralmente o que se vê é um modelo descendo que nem pedra e socando o chão com tanta intensidade que o modelo até pula... =/


Atte,
Emílio Marques

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fabiofleal
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Mensagempor fabiofleal » 05 Mai 2007 12:01

Exato, galera.
Mesmo assim, acredito q é possível pousar suave (não necessariamente bonito) com modelos leves e vento um pouco mais forte. Basta q a carga alar seja baixa e as áreas das superficies de comando suficientes para responder em baixas velocidades.

Digo isso porque tenho um modelo assim, apesar de pesar no máximo 349g,dependendo da bateria, tenho voado com ele em ventos que meus outros modelos nao suportam. Se venta forte, é possível aumentar o AOA e fazer ele descer como um pipa, igual àquele video do piper do Alexcmag do tutorial, pousando na praia.

Mas este aqui foi, sem duvida, o mais belo pouso de aeromodelos q ja vi:
http://www.youtube.com/watch?v=iC6MLqRbLsw

Nunca vi algo tão escala. Mais suave que isso, só as disputas da turma da BASV com os Bandeirulha.

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 05 Mai 2007 12:22

Me zoou :(

Às vezes fica tão difícil pousar devido ao curto espaço que descer na vertical e chapar no chão suave o suficiente pra poder voltar a voar já é uma felicidade.

Realmente é mais fácil pousar (e voar escala) com modelos maiores, os controles são mais lentos e o vento não afeta tanto.

Dá para fazer uma corrida de decolagem tranquila, ganhando velocidade até tirar o modelo tranquilamente (nos muito pequenos qualquer imperfeição no piso ou sopro de vento balança pra todo lado então é preciso tirar do chão rápido), voar tranquilo fazendo tráfego aeronáutico padrão, e para pousar fazer uma final longa (já que o maior tamanho facilita ver de longe) com pouco motor perdendo velocidade, arredondar sobre a pista e tocar tranquilo, deixando rolar até parar.

Meu Cessnão era assim, tão tranquilo que dava pra arredondar o pouso com tranquilidade. Aliás tinha que arredondar o pouso com tranquilidade, o trem de pouso foi feito com arame muito fino para o tamanho e se emplacasse no chão como fiz com o Piper do vídeo abriria as pernas...

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BigEspectro
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Mensagempor BigEspectro » 05 Mai 2007 12:31

[quote:f8422b6fb8="fabiofleal"]Exato, galera.
Mesmo assim, acredito q é possível pousar suave (não necessariamente bonito) com modelos leves e vento um pouco mais forte. Basta q a carga alar seja baixa e as áreas das superficies de comando suficientes para responder em baixas velocidades.

Digo isso porque tenho um modelo assim, apesar de pesar no máximo 349g,dependendo da bateria, tenho voado com ele em ventos que meus outros modelos nao suportam. Se venta forte, é possível aumentar o AOA e fazer ele descer como um pipa, igual àquele video do piper do Alexcmag do tutorial, pousando na praia.

Mas este aqui foi, sem duvida, o mais belo pouso de aeromodelos q ja vi:
http://www.youtube.com/watch?v=iC6MLqRbLsw

Nunca vi algo tão escala. Mais suave que isso, só as disputas da turma da BASV com os Bandeirulha.[/quote:f8422b6fb8]

Fabio,já vi muito esse video,e tenho minhas dúvidas sobre a velocidade do modelo,acho que ela foi alterada pq esta muito lento para o tamanho do avião.
Será que não é montagem, ou seja,será que a lentidão não fora criada pelo autor?
Desculpe minha ignorância, mas hoje já não acredito muito em videos.
Que acha disso?
...de volta ao passado...

kiev-locha
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Mensagempor kiev-locha » 05 Mai 2007 12:36

Há duas satisfações num voo de aeromodelo. O voo propriamente dito é uma delas e o pouso é outra fonte de prazer.

Um amigo definia o pouso perfeito como aquele que permite que se voe em seguida.

Soneca
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Mensagempor Soneca » 05 Mai 2007 12:37

Eu também achei muito estranho esse vídeo.
Apesar de ser muito real, está muito lento.

Tenho minhas dúvidas.


Atte,
Emílio Marques

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Mensagempor Cesar-SP » 05 Mai 2007 13:20

[quote:3ccc8a2aad="Soneca"]Eu também achei muito estranho esse vídeo.
Apesar de ser muito real, está muito lento.

Tenho minhas dúvidas.


Atte,
Emílio Marques[/quote:3ccc8a2aad]

è porque é dentro de um ginasio sem vento algum, as reações são completamente diferentes, va conhecer o Ibirapuera , voce vai ver como é possivel voar muito lento é só ter um modelo leve.
abs
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coelho72
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Mensagempor coelho72 » 05 Mai 2007 13:27

[quote]Há duas satisfações num voo de aeromodelo. O voo propriamente dito é uma delas e o pouso é outra fonte de prazer. [quote]

Concordo plenamente... Ainda acho um pouso bem feito a "manobra" mais bonita do aeromodelismo. Até por isso nunca me dei por satisfeito com os elétricos sem trem de pouso.

Mas realmente, na aviação tripulada diz-se que um bom pouso é aquele do qual você sai vivo. Já no aeromodelismo dá para considerar mesmo que qualquer pouso que permita você decolar em seguida é um bom pouso.

Quanto às dimensões, realmente quanto maior o avião, mais tranquilo é o pouso, via de regra. Mas há muitas características que influenciam um pouso mais ou menos escala, como o perfil da asa, incidências, carga alar, etc.

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coutinho_fly
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Mensagempor coutinho_fly » 05 Mai 2007 22:28

Adorei esse tópico. O pouso, para mim, é a parte mais bonita do vôo. Apesar de ser iniciante, também acho que ele deve ser feito como nas aeronaves 1/1. Hoje mesmo, um colega do nosso grupo de vôos aqui do ES fez um pouso excelente com meu Cessna (1m de envergadura). O avião parecia flutuar quando estava fazendo a aproximação (sem stol). Tocou o solo (campo de futebol de terra) muito suavemente. Foi perfeito.
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claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 05 Mai 2007 22:33

[quote:eb4444c7e9="lochagin"]Há duas satisfações num voo de aeromodelo. O voo propriamente dito é uma delas e o pouso é outra fonte de prazer.

Um amigo definia o pouso perfeito como aquele que permite que se voe em seguida.[/quote:eb4444c7e9]
Esqueceu do pouso "quase perfeito", que é aquele em que se pode usar novamente o modelo em menos de 48 horas... heheehe..
Eu sou especialista em pouso-canguru....
Aproxima, corta o motor e póim, póim, póim, póim, póim, póim, póim.....
Até parar...

kiev-locha
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Mensagempor kiev-locha » 05 Mai 2007 22:45

CLáudio amigão, o meu faz boeing, boeing, boeing, plaft......

Ahahahahahaahha !!!!!!

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coelho72
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Mensagempor coelho72 » 05 Mai 2007 23:20

Sem esquecer o famoso "pouso de três pontos": bate no chão a ponta da asa, depois o spinner, depois o leme, e assim por diante...
hehehe

marcus_vinicius
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Mensagempor marcus_vinicius » 05 Mai 2007 23:29

Bem, hoje eu posso dizer que sou perito no assunto!

Não de pouso, mas de trocar eixo do motor devido aos pousos mal feitos huahuahua!

Sem brincadeira, eu tenho um problema sério com pouso, principalmente se tiver vento. Até comprei uma dremmel, e toda casa de informática que eu passo eu peço eixo de 3mm que tem no drive pra poder trocar, eles sempre entortam.

claudiorfoi
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Mensagempor claudiorfoi » 05 Mai 2007 23:37

Sou especialista na manobra chamada "choque e arremetida".... hahahahaah

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Mensagempor Igor Souza » 05 Mai 2007 23:41

Bem... as vezes a minha zagi parece que pousa fazendo ginastica ritmica. Escosta a ponta e sai rodando virando uma "estrela", parece uma calota que saiu de um carro. :lol: Isso porque ela adora cair de dorso, hehehe.

Sou plenamente de acordo que o pouso deveria ser o mais parecido possivel com o real, mas muitas das vezes isso é meio dificil de conseguir principalmente devido os locais de vôo. Normalmente eles são praças (RTC), campos de futebol, pasto (rays) ou outros tipos de lugares que, mesmo tendo uma superficie lisa onde o avião pode deslizar, muitas vezes não tem espaço aéreo para uma aproximação bem feita. No campo de futebol(nao é grama, é areia) perto da minha casa em belem, ele tem muro nas laterais, tem varias árvores em volta e em numa das linhas de fundo. Quando se vem pra pousar, ou pousa, ou joga o aviao pro chao, porque não vai ter para onde subir e arremeter (arvores).

Acho então que o resumo da historia é o seguinte: a gente até quer pousar bonito, mas se conforma se o avião sair inteiro. :D

Abrcs!

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Mensagempor marcus_vinicius » 06 Mai 2007 00:05

O difícil pra mim ultimamente é ele sair inteiro. Já virou gozação na minha família:

" Lá vai, daqui 30 min ele vem e fica mais 30 dias arrumando"

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Mensagempor Igor Souza » 06 Mai 2007 00:18

[quote:a2421eaf73="marcus_vinicius"]O difícil pra mim ultimamente é ele sair inteiro. Já virou gozação na minha família:

" Lá vai, daqui 30 min ele vem e fica mais 30 dias arrumando"[/quote:a2421eaf73]

:lol: :lol: :lol: Não sei onde eu ja ouvi isso :oops: 8)

Abrcs!
A bagunça gerada é proporcional ao espaço disponível para a mesma.
[Trex 700N2E; Trex 600E ("compactado"), KKminiQuad; KKTri, DX7]

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Mensagempor coutinho_fly » 06 Mai 2007 00:26

[quote:eaf94b09dd="Igor Souza"]

Acho então que o resumo da historia é o seguinte: a gente até quer pousar bonito, mas se conforma se o avião sair inteiro. :D

Abrcs![/quote:eaf94b09dd]

Isso aí Igor. Eu já fico muito feliz se o meu pousar inteiro também. Mas que o pouso é a parte mais bonita do vôo, isso é... (quando não vira uma tragédia! hehehe....)
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Mensagempor fabiofleal » 06 Mai 2007 02:43

Sabe o meu Piper Cub de 1,5m ?
Com ele eu aprendi uma nova modalidade de pouso: Estrela. Vc vem, dá aileron p/ o lado errado, toca primeiro a ponta da asa na pista, depois o bico, dá uma cambalhota, depois toca o estabilizador e a deriva.

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Isso aí

Mensagempor fabiofleal » 06 Mai 2007 02:48

[quote:548480c252="Cesar-SP"][quote:548480c252="Soneca"]Eu também achei muito estranho esse vídeo.
Apesar de ser muito real, está muito lento.

Tenho minhas dúvidas.


Atte,
Emílio Marques[/quote:548480c252]

è porque é dentro de um ginasio sem vento algum, as reações são completamente diferentes, va conhecer o Ibirapuera , voce vai ver como é possivel voar muito lento é só ter um modelo leve.
abs
Cesar-SP[/quote:548480c252]

Pois é. Basta ver o comportamento de um X-Twin: É bem diferente em um local fechado, sem vento.

Mas aquele A380 lá do video tem 1,08m de envergadura e pesa menos de 200g. Então, fica bem fácil voar, já q o A380 é, por natureza, um desenho bem "asudo". Além disso, é um modelinho pusher, com 4 GWS EDP20.
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.

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Mensagempor claudiorfoi » 06 Mai 2007 12:31

É quase certo que o video citado foi editado... Dá para notar o "flickering" (piscar) das lâmpadas, que não apareceria em velocidade normal, e se comparar o SOM das EDF com o de um outro video desse mesmo avião dá para notar claramente uma redução de tom...


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