3 ou 4 canais

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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iuribb
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3 ou 4 canais

Mensagempor iuribb » 07 Mai 2007 05:31

Olá pessoal para um modelo eletrico usso um radio de 3 ou de 4 canais!? vcs ussam muito o leme?

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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 07 Mai 2007 08:07

Boa parte dos treinadores básicos tem 3 canais, geralmente leme e profundor no stick direito e acelerador no esquerdo.

Mas para vários tipos, principalmente modelos um pouco maiores, hidroaviões e acrobáticos é preciso leme e ailerons ao mesmo tempo, portanto 4 canais.

Se você estiver adquirindo equipamento, recomendo comprar no mínimo um transmissor de 4 canais básico das marcas Futaba, Hitec, JR, Airtronics, Multiplex, GWS, ou outras bem conhecidas.

A diferença de preço para transmissores de 3 canais é mínima e é um equipamento que você usará por mais tempo.

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coelho72
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Mensagempor coelho72 » 07 Mai 2007 09:06

Em geral usa-se 3 canais no avião ou quando não colocamos aileron (planadores ou treinadores básicos) ou deixamos sem comando de leme (normalmente para economizar 1 servo ou para dar menos trabalho).
Como o Alexandre disse, leme é mais necessário em aviões de vôo mais escala, hidroaviões (para correção do pouso e decolagem, mais críticos) e acrobáticos, afinal de contas acrobacia sem leme se limita quase a loops e rolls...
Mas mesmo assim, não se usa rádio de 3 canais, não se recomenda a compra desses rádios, pois isso limita você no futuro. Até porque o preço é bem parecido... Tem um rádio futaba de 3 canais que é barato, mas isso porque é AM e não pelo canal a menos.
Mas de forma alguma compre aqueles rádios de 27 ou 49MHz, não dá para confiar neles...

iuribb
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Mensagempor iuribb » 07 Mai 2007 10:15

valeu pessoal

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rasec_jj
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Mensagempor rasec_jj » 07 Mai 2007 14:11

Minha dica. SEJA UM PILOTO COMPLETO.

Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!

Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"

Abraços

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coutinho_fly
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Mensagempor coutinho_fly » 08 Mai 2007 14:01

[quote:3d1964d5ee="rasec_jj"]Minha dica. SEJA UM PILOTO COMPLETO.

Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!

Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"

Abraços[/quote:3d1964d5ee]

Por falar nisso, há algum tópico ou site que mostre como o leme deve ser usado em conjunto com o aileron? Eu acho meio complicado usar os dois juntos. Para falar a verdade não entendi como usar. Dei uma pesquisada no fórum, mas não achei nada específico.

Abraços
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alexcmag
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Mensagempor alexcmag » 08 Mai 2007 15:21

[quote:0d5ad5b92f="coutinho_fly"][quote:0d5ad5b92f="rasec_jj"]Minha dica. SEJA UM PILOTO COMPLETO.

Avião usa AILERON, LEME, PROFUNDOR E ACELERADOR. Se o avião tiver leme e não tiver aileron e vice-versa, não estará completo e muito menos fará uma bela curva ou até mesmo um vôo escala!

Procure fazer um vôo mais próximo do real, fazendo procedimentos padrão. Portanto, use 4 canais e aprenda a fazer curva e pouso usando "pé e mão"

Abraços[/quote:0d5ad5b92f]

Por falar nisso, há algum tópico ou site que mostre como o leme deve ser usado em conjunto com o aileron? Eu acho meio complicado usar os dois juntos. Para falar a verdade não entendi como usar. Dei uma pesquisada no fórum, mas não achei nada específico.

Abraços[/quote:0d5ad5b92f]

Não tem muito mesmo.

Basicamente é o seguinte.

Em um modelo sem diedro ou com pouco diedro, ao aplicar só aileron em uma curva o modelo inclina, perde altura, mas mantém "quase" uma linha reta. Aí por instinto a gente cabra, e o resultado é uma curva meio escorregada, dependendo do modelo não se percebe mas em modelos maiores geralmente dá pra notar bem.

Dependendo do modelo acaba sendo pior ainda, ao virar para a esquerda, por exemplo, o aileron esquerdo sobe (mantendo ou eventualmente diminuindo o arrasto) e o direito desce, aumentando o arrasto, isto às vezes faz com que o modelo aponte o nariz no sentido contrário ao que se quer.

Se aplicar um pouco de leme junto, coordenando para o modelo fazer uma trajetória melhor, o arrasto é menor e a curva fica mais bonita.

Adicionalmente, em baixa velocidade não se deve usar ailerons pois eles podem tender a estolar a ponta da asa do lado de fora da curva, que fica com mais incidência. Assim, na decolagem usa-se leme para manter a trajetória durante a corrida e enquanto ganha altura, com ailerons servindo para manter a horizontal. Ao pousar, alinha-se com a pista e faz-se eventuais correções com o leme.

Nunca pilotei um avião real, mas imagino que em um 1:1 seja mais fácil coordenar curvas, já que além do corpo sentindo a aceleração lateral ainda há um instrumento (inclinômetro) nos motorizados e uma fita nos planadores, então basta inclinar com os ailerons e controlar o pé deixando o inclinômetro ou fita no centro.

Adicionalmente aprendendo a usar leme e ailerons além de manobras mais acrobáticas dá pra fazer algumas brincadeiras interessantes como voar em faca ou glissado, manter a horizontal enquanto faz uma curva "arrastada", etc.

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wildcat
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Mensagempor wildcat » 08 Mai 2007 15:37

Devemos partir do principio que o modelista que não sabe trabalhar com leme é iniciante, e possivelmente está voando um treinador!
Um avião acrobático "exige" que o piloto saiba como utilizar o leme...

Pra aprender é simples... USE O LEME!
Creie o hábito de fazer curvas no leme e corrigir a asa no final da curva com aileron!

Quando menos perceber, vai estar usando o leme + aileron nas curvas...

É simples... só depende do piloto!


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