Nascendo um Aero fotografo / treinador
Nascendo um Aero fotografo / treinador
Pessoal,
estou pensando em construir um aeromodelo com 1,5m de envergadura para levar uma câmera. Optei pelo perfil Clark Y para também ajudar a DAC a pilotar, será na verdade um aero mult-uso Aprendizagem e fotografo.
tenho aqui 3 painéis de isopor cortados:
Perfil: Clark Y
Corda 20cm
Envergadura 50cm
Qual desenho abaixo ficaria melhor:
estou pensando em construir um aeromodelo com 1,5m de envergadura para levar uma câmera. Optei pelo perfil Clark Y para também ajudar a DAC a pilotar, será na verdade um aero mult-uso Aprendizagem e fotografo.
tenho aqui 3 painéis de isopor cortados:
Perfil: Clark Y
Corda 20cm
Envergadura 50cm
Qual desenho abaixo ficaria melhor:
- Anexos
-
- asa.GIF (3.27 KiB) Exibido 9523 vezes
Criando coragem para pilotar o TREX
[quote:eb60225838="gustabmo"]Delgado,
Existem diferencas mas na pratica dá tudo mais ou menos no mesmo...
Eu faria a opcao de baixo porque é mais facil de construir e mais resistente por nao ter um angulo (que é um ponto fragil) bem no lugar onde há mais esforço que é no centro da asa.[/quote:eb60225838]
Eu estava realmente inclinado para o segundo.... agora então está decidido.
Gustavo, tem algum conselho para o ângulo do diedro?
estou pensando em usar 11º
Existem diferencas mas na pratica dá tudo mais ou menos no mesmo...
Eu faria a opcao de baixo porque é mais facil de construir e mais resistente por nao ter um angulo (que é um ponto fragil) bem no lugar onde há mais esforço que é no centro da asa.[/quote:eb60225838]
Eu estava realmente inclinado para o segundo.... agora então está decidido.
Gustavo, tem algum conselho para o ângulo do diedro?
estou pensando em usar 11º
Criando coragem para pilotar o TREX
- gustabmo
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- Registrado em: Seg Mai 03, 2004 9:58 pm
- Localização: Sao Paulo - SP
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Sim, sugiro 12 graus.
Escolhi esse numero baseado no [url=http://www.charlesriverrc.org/articles/design/eda1.xls]EDA Calculator[/url] que é a unica coisa com fundamento cientifico pra escolher esses angulos.
Usando 12 graus naqueles angulos voce fica com um EDA de 10.63 graus que é bom para um aviao sem aileron (entre 10 e 12 é bom).
Pra fazer aquele angulo com 12 graus, na hora de colar o painel central deve estar deitado na mesa e a ponta do painel da ponta deve estar a tan(12)*50cm=10.6cm da mesa.
Escolhi esse numero baseado no [url=http://www.charlesriverrc.org/articles/design/eda1.xls]EDA Calculator[/url] que é a unica coisa com fundamento cientifico pra escolher esses angulos.
Usando 12 graus naqueles angulos voce fica com um EDA de 10.63 graus que é bom para um aviao sem aileron (entre 10 e 12 é bom).
Pra fazer aquele angulo com 12 graus, na hora de colar o painel central deve estar deitado na mesa e a ponta do painel da ponta deve estar a tan(12)*50cm=10.6cm da mesa.
[quote:9a5961cb62="gustabmo"]Sim, sugiro 12 graus.
Escolhi esse numero baseado no [url=http://www.charlesriverrc.org/articles/design/eda1.xls]EDA Calculator[/url] que é a unica coisa com fundamento cientifico pra escolher esses angulos.
Usando 12 graus naqueles angulos voce fica com um EDA de 10.63 graus que é bom para um aviao sem aileron (entre 10 e 12 é bom).
Pra fazer aquele angulo com 12 graus, na hora de colar o painel central deve estar deitado na mesa e a ponta do painel da ponta deve estar a tan(12)*50cm=10.6cm da mesa.[/quote:9a5961cb62]
acabei de calcular na planilha e que acabei perdendo um tempo procurando a mesma.
obrigado
Escolhi esse numero baseado no [url=http://www.charlesriverrc.org/articles/design/eda1.xls]EDA Calculator[/url] que é a unica coisa com fundamento cientifico pra escolher esses angulos.
Usando 12 graus naqueles angulos voce fica com um EDA de 10.63 graus que é bom para um aviao sem aileron (entre 10 e 12 é bom).
Pra fazer aquele angulo com 12 graus, na hora de colar o painel central deve estar deitado na mesa e a ponta do painel da ponta deve estar a tan(12)*50cm=10.6cm da mesa.[/quote:9a5961cb62]
acabei de calcular na planilha e que acabei perdendo um tempo procurando a mesma.
obrigado
Criando coragem para pilotar o TREX
asas cortadas e lixadas.
esse perfil é muito gordo e a corda é grande... nunca tinha feito nada parecido.
Referência de Peso x Carga Alar
500g = 16,7g/dm^2
550g = 18,3g/dm^2
600g = 20,0g/dm^2
[img:63f2e1ba47]http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABIcHGb1sPqxUtnCTA9yuWiUzFR3Py7FTT5KpPySmgueyK-FgyC9DNvn2dXRZbsbQHPfqphX-hIUzSZLM9pIqTPAJtU9VCUmIksKNOSGYWmawZdoHYbfnIZPA.jpg[/img:63f2e1ba47]
esse perfil é muito gordo e a corda é grande... nunca tinha feito nada parecido.
Referência de Peso x Carga Alar
500g = 16,7g/dm^2
550g = 18,3g/dm^2
600g = 20,0g/dm^2
[img:63f2e1ba47]http://images.orkut.com/orkut/albums3/ATgAAABIcHGb1sPqxUtnCTA9yuWiUzFR3Py7FTT5KpPySmgueyK-FgyC9DNvn2dXRZbsbQHPfqphX-hIUzSZLM9pIqTPAJtU9VCUmIksKNOSGYWmawZdoHYbfnIZPA.jpg[/img:63f2e1ba47]
Criando coragem para pilotar o TREX