Zagi - tutorial, dicas, perfis, manual - vídeo SIPKILL

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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Rafael Ritter
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Mensagem por Rafael Ritter »

Desculpem a intromissão, não li o tópico todo então não sei se será uma Zagi rápida, mas caso positivo esse aerofólio vai influenciar sim.

A nível de comparação, meu Nemesis (http://aerorafa.blogspot.com/2010/09/projeto-nr10-nemesis-nxt-remake.html) que tem 1m de asa, o profundor tem míseros 1,5cm de corda e é efetivo pra caramba.

Se mantiver terás que compensar nos profundores.
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lucasfigueira.v8
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Mensagem por lucasfigueira.v8 »

xor (ou alguém que saiba me responder), estou querendo montar duas zagis, uma de 120 cm, com uma velocidade normal (nao quero sair deitando o cabelo por ai) para um voo mais curtido e tambem para re-ensinar meu pai como se voa; A segunda de 90cm, mais veloz, nao precisa bater os 200 km/h, mais que de pra tirar uma onda legal.

Como passei muito tempo sem voar(voava glow) e agora comecei nos elétricos ainda estou me acostumando com as centenas de marcas, minha pergunta é a seguinte:

quais motores eu posso comprar na hobbyking (aproveitando o dolar baixo) para as zagis, os escs e os servos, que você considera bons e baratos?

Abraço!
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xor
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Mensagem por xor »

Olá

O povo usa muitos motores de EDF para zagis pois precisam de pouco empuxo para se manter voando.
Já tive experiência com este motor: HK2839 EDF Outrunner 2800kv for 70mm da HK e é bom.
Mas estes motores de alto KV não conseguem usar hélices grandes. Geralmente 4x4 a 5x5 (ou 4.5x4.5) mais que isso sobrecarrega o motor e pode queimar.
A velocidade final é diretamente proporcional ao passo da hélice e a voltagem da LIPO.
Comparando: costumo usar o 2409-12 de 1700kv que é para Lipo 3S (11v) e hélice 7x6 (passo 6).
Se vc usar um motor de 3400Kv (dobro) é obrigado a reduzir a hélice para 4.5x.4.5. Logo 3400 x 4.5 = 15300 comparado com 1700 x 6 = 10200. Vê-se que o conjunto com o motor de alto Kv tem tendencia a ser 50% mais rápido.
Mas o bom deste motor de EDF é que ele roda 4S que dá no final 33% mais RPM que um motor para 3S.

Se vc mudar o conjunto e usar 4S pode ter o dobro da velocidade de um conjunto comum com motor 2409, mesmo com a hélice menor.

Cuidado com as longarinas. Reforce mais que o normal pois já vi zagi acelerar e quebrar a longarina no ar!
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xor
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Mensagem por xor »

A conta da velocidade (TEORICA) é

Velocidade = 0.001524 x Kv do motor x passo da hélice x V da Lipo
O[b:9d341ce429] 2409-12[/b:9d341ce429] tem 1700Kv e usa 3S (11v) e hélice 7x6, logo a velocidade máxima teórica (sem incluir arrasto, perdas e a própria redução da RPM do motor face a carga da hélice) é de:
[b:9d341ce429]Velocidade = 0.001524 x 1700 x 6 x 11v = 170 Km/h[/b:9d341ce429]

Do conjunto com o motor [b:9d341ce429]HK2839[/b:9d341ce429] para EDF com 4S e hélice 4.5

[b:9d341ce429]Velocidade = 0.001524 x 2800 x 4.5 x 14v = 270 Km/h[/b:9d341ce429]

Na real é bem menos... mas vc pode escolher outros motores com alto KV (mais que os 2800) e conseguir mais coisa!
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

E vai ser bem menos mesmo, pelo dito acima - o arrasto, que sobe com o quadrado da velocidade (ao pular de por exemplo, 40 p/ 50km/h, o arrasto sobre em uma proporção de 1600 p/ 2500) e, tambem pela quantidade de movimento, porque a velocidade calculada pelo kv é a do fluxo de ar deslocado pela helice. Assim, descontando o arrasto e o total das perdas do seu conjunto, se seu empuxo for de metade do peso, a velocidade do aero seria (dando os descontos), metade da velocidade do fluxo de ar.
Tive a grata surpresa de, ao acelerar meu cherokee a full power, chegar muito perto, pois o empuxo era acima de 1:1. Com o consumo medido em bancada naquela situação, o pitch speed p/ a helice 10X7 dele ficaria na casa dos 100km/h. Em voo nivelado e de cara p/ o vento, ele chegou a 101,7km/h, medidos com um GPS Garmin a bordo.

A influencia do arrasto é tão forte (zagis sofrem bem menos com ele, é verdade) que o mesmo Cherokee, em voo papai e mame mostrou, na mesma medicao, uma velocidade de "cruzeiro" em torno dos 83km/h, com menos da metade do consumo (stick no meio em voo e stick no maximo em voo, depois ambos medidos em bancada com a mesma bateria após carregada).

Lucas,
P/ a Zagi de 120cm e voo mais tranquilo, um motor de 1500kv como este e uma helice GWS ou APC 8X6 fica bom
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8505

Ele é meio grandinho p/ uma zagi, mas suporta 40A. Entao, dá p/ ir colocando helices tipo APC 9X6 e ir medindo a corrente. Um amigo nosso aqui fez um treinador e colocou um desses. Mesmo com helice grande e de passo 5", o treinador asa alta virou um foguete!


(Editado p/ colocar o "r" do treinador)
Abs
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xor
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Mensagem por xor »

Show.
Antigamente eu usava motor de menor Kv (980 kv) com hélice de passo 8. Mas para Zagi o consumo chega a ser maior. Acho que a formula de ter menor passo e mais RPM deve gerar uma eficiência maior, a exemplo das FANs/turbinas.

Como as Zagis precisam de menor empuxo é costume se ver no campo gente com hélice com as pontas cortadas, tipo 6x6, 7x7 que vieram de 8x6 ou 9x7 cortadas.

Associado a isso, que também esquecemos de relacionar, tem a eficiência dos brushless que gira na casa de 90%-95%.

Abs
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lucasfigueira.v8
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Mensagem por lucasfigueira.v8 »

Lipo de 1600mah 3s, vai bem numa de 1,20 m ou fica leve?
e em uma de 90 cm?
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xor
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Mensagem por xor »

As vezes não recebo o email de acompanhamento....
Vc vai ficar com CG comprometido. Por mais que vc traga a LIPO pro bico ainda fica com peso de cauda (como se zagi tiveses cauda...rsrs)
A solução é trazer o motor mais pra dentro e os servos mais pra frente.
Ou apelar pra colocar uns chumbinhos na frente.

Na zagi de 90cm fica "no ponto".
Morbeck
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Mensagem por Morbeck »

Tópico realmente muito bom!!! Espero em breve construir uma também!!!
Parabéns a todos, principalmente ao XOR pela iniciativa.
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osvaldoljunior
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Mensagem por osvaldoljunior »

Só falta voar, tem 85cm, 3s de 850 e motor azulzinho de 3000kv.
Pena que a helice 5x4,3 quebrou, vamos ver se vai com a 4x4

[img:232e4fb157]http://img824.imageshack.us/img824/3507/sdc11547zi.jpg[/img:232e4fb157]

[img:232e4fb157]http://img23.imageshack.us/img23/2759/sdc11552w.jpg[/img:232e4fb157]

[img:232e4fb157]http://img37.imageshack.us/img37/5425/sdc11556s.jpg[/img:232e4fb157]

[img:232e4fb157]http://img834.imageshack.us/img834/7019/sdc11558.jpg[/img:232e4fb157]

[img:232e4fb157]http://img220.imageshack.us/img220/866/sdc11560.jpg[/img:232e4fb157]
Pai e filho
[img:232e4fb157]http://img191.imageshack.us/img191/1446/sdc11564l.jpg[/img:232e4fb157]

[img:232e4fb157]http://img718.imageshack.us/img718/269/sdc11565z.jpg[/img:232e4fb157]

a bagunça que fica toda vez que monto alguma coisa
[img:232e4fb157]http://img36.imageshack.us/img36/6910/sdc11562y.jpg[/img:232e4fb157]
Keep Flying! Contato: osvaldoljunior-gmail.com
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