GWS - E-Starter

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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tOnflY
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GWS - E-Starter

Mensagem por tOnflY »

Fala Galera...
Não cheguei a terminar sequer meu Cessna 182, nem fazer a asa do SlowStick e agora ganhei de um amigo (meu Chefe) um GWS E-Starter, de surpresa mesmo.
Ele é fissurado em modelismo, nauti, on-road e aero gas e glow. Sempre troquei idéia de elétricos com ele, mas sabemos como estes caras são, falava que não tinha graça :? . Aí ele acabou comprando um asinha alta entelado no estilo RedBull se apaixonou pelo voou e praticidade. Agora já está com Yak e etc...

Aí semana passada ele chegou com o E-Starter na caixa, toda empoeirada, e me deu, falando que havia comprado no EUA e nunca havia tido vontade de montar para voar. As embalagens estão intactas.

Então dei um tempinho do Slow e no Cessna e o material que iria utilizar nos dois vou embarcar no E-Starter.

Segue a eletrônica:
- Motor: CF2822
- Speed: 25A
- Baterias: 3S 1250mAh (Rhino) e 2S 1000 mAh (Zippy)
- Servos: 3 HXT 9g
- RX: GWS 8 ch dual
- Hélices: GWS 9050 e 1180 (original).

Estou preocupado em voar ele com a 2S 1000mAh, vai ser punk, preciso até verificar o empuxo se vai permitir a decolagem.

Comecei alterando o espaço para bateria na fuselagem em breve estarei postando fotos
... Just Fly...
edudebastiani
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Re: GWS - E-Starter

Mensagem por edudebastiani »

Olá,

vc ganhou um excelente aero! tem um vôo super dócil e bonito...tenho um colega aqui no clube que voa um desses e voa sim com bateria de 2S. só que ele tem aquele motor azulzinho que é mais fraco que esse seu. procura não dar muito "gas" nesse motor e tb não voar por muito tempo que essa bateria aguenta sim.

bons vôos..
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Celso Jr.
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Mensagem por Celso Jr. »

O Starter é o melhor treinador que já ví, um amigo meu começou com esse, é muito dócil e estável.
Manda as fotos.
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brunollo
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Mensagem por brunollo »

Que aviãozinho simpático! Eu sempre gosto muito do visual de treinadores! E esse ainda tem flutuadores opcionais!!
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

[quote:d00dae4e0d="brunollo"]Que aviãozinho simpático! Eu sempre gosto muito do visual de treinadores! E esse ainda tem flutuadores opcionais!![/quote:d00dae4e0d]


Tenho um desses, foi meu primeiro elétrico, voa muito bem com 3 canais apenas, cheguei a voar o meu com um azulzinho e bateria 2s hélice 9x7 slow, ficou bom e pesava assim 370g.
Nos tutoriais aqui do fórum tem uma montagem do E-Starter que na minha opinião é bastante equivocada, cheia de reforços desencessários...
Com o motor brushed reduzido (370) do kit ele voa muito bem também, o meu só troquei porque queimou.
Se não for usar os flutuadores poderemos negociar.
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tOnflY
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Mensagem por tOnflY »

Fala Edu
Pode deixar já ouvi muito falar do 2822, não vou abusar do xingling não.

Celso Jr.
É bom saber que ele é "bom" treinador, pois falta um pouco para eu ser um "bom" piloto.

Bruno.
Ele original muito bonito mesmo, parece um cessna menos redondo.

Leonardo M.T
Na verdade tem um tutorial do AlexMag sobre o E-Starter, mas acredito que naquela época ele era muito mais rigoroso. Estrutura deste avião é muito boa. Uma coisa que vi no tutorial e vi que faz muito sentido fazer fixar a asa com elásticos, pois na configuração original ela é parafusada e em caso de lenha, um abraço.
Então estou pensando em usar as seguinte configurações: GWS 9050 com 2s e uma 8040 com 3s.
Não "sugo" tanto das baterias e consigo boa autonomia... Estou verificando parâmetros no RC calc, mas qualquer configuração ele me fala que "até tijolo voa".
É isto mesmo, não é, rotação do motor = KV * tensão da bateria ?
Este kit que ganhei não veio com flutuadores. Eles não estão inclusos no manual, mas vi muitos E-Starter com eles, no Youtube tem uns vídeos sensacionais. Haja coragem... lenhar na água :cry: ...

Em breve posto fotos... no final de semana deve estar bem adiantado.
Valeu.
... Just Fly...
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Leonardo M.T.
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Mensagem por Leonardo M.T. »

Se você tem alguma experiência de vôo, decola e pousa um trainer em segurança pode fixar com parafuso, com alguma noção de vôo é pouco provável lenhar este modelo. E mantenha leve.... aquele compartimento para bateria NiCd pode ser extirpado, tirando bastante isopor inútil dali.
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Celso Jr.
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Mensagem por Celso Jr. »

Mais algumas informações: como você vai trocar o motor, vai ter que jogar a bateria bem pra frente, o modelo é projetado para motor escovado, o starter do meu amigo tinha motor latinha (40 gramas), ele teve que colocar a bateria em pé bem na frente daquele compartimento, e era 3S, se você vai usar a 2S vai ter que colocar mais pra frente ainda.
Para 3S, você não vai poder usar aquela tampa plastica para o compatimento da bateria, tira ele e faz uma de depron mesmo.
O modelo é muito resistente, foram pelo menos umas 10 lenhas, algumas bem feias e o modelo saiu inteirinho, literalmente, de vez em quando tinha que endireitar o motor, mas era só isso, até ele perder o modelo no meio de um mato muito fechado.
Acho bom você usar elásticos mesmo, o local do parafuso parecer ser bem frágil, sem contar que é muito fácil perder aquele parafuso e ter que voltar pra casa, isso ja aconteceu por aqui.
Antes de colar as duas metades, cola uns reforços por dentro do corpo, da asa pra trás, o final da cauda é o único local meio frágil, dependendo da batida a cauda pode sair inteira, umas duas varetas de bambú um fibra de vidro deve ser suficiente.
Se lembrar mais alguma coisa e aviso depois.
Abraços
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alexcmag
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Mensagem por alexcmag »

O modelo todo original é muito bom mesmo, só sugeri algumas pequenas alterações para fazer durar mais (no caso do reforço no estabilizador e na longarina e fita adesiva na asa).

Prender a asa com elástico na verdade não é nem uma adaptação, é uma opção que consta no manual.

No meu caso foi útil pois apesar de ser muito fácil de pilotar no primeiro pouso meu filho cismou de passa correndo pela "pista" bem na hora que estava tocando o solo. Vai entender... e ainda ficou reclamando que ficou doendo "muito" a perna por causa do impacto da pobre asa de isopor a 15Km/h... :roll:

Mesmo com os reforços e com o motor original, servo de 30g para os ailerons e uma LiIon 3S 1200mAh o peso ficou em 550g no meu.

Com motor 2822, LiPo 3S 1300mAh e servo de 9g na asa deve ficar com menos de 500g AUW, o que com o empuxo do 2822 dá para fazer torque-rol...
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