Buriti - material alternativo à balsa. Podem opinar....

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Buriti - material alternativo à balsa. Podem opinar....

Mensagem por eleusmar »

Olá pessoal...

Existe aqui na minha região uma planta conhecida como buriti. Em outras regiões também é conhecida como Miriti ou buritirama.

Na verdade é uma palmeira que produz cocos bastante usados atualmente na confecção de cosméticos, sorvetes e picolés.

A haste da folha é uma "madeira" fibrosa e extremamente leve.

Recolhi algumas hastes destas e estarei fazendo uma asa para posteriormente receber criticas e opiniões do nossos amigos construtores em balsa.

Para inspiração, ai vai a foto da palmeira:
Anexos
Figura1.jpg
Figura1.jpg (28.67 KiB) Exibido 12409 vezes
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

O Raymundo fez um lindo modelo à uns tempos atrás e utilizava essa madeira na fuselagem.
Segue outro link para apreciação: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=30824&highlight=buriti
Tropsoide
membro
Mensagens: 555
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 11:33 am
Localização: PREENCHER A SUA LOCALIZAÇÃO

Mensagem por Tropsoide »

Olá eleusmar, este coqueiro existe em abundancia no estado de Minas Gerais, Goias , Mato Grosso, Rondonia, no nordeste e creio que em alguns estados do sul, é um coqueiro que cresce a beira de veredas, corichos e nascentes. Na roça é usada na confecção de gaiolas e para embalar doces caseiros, a folha quando nova (broto) de cor amarela produz uma fibra utilizada para fazer cordas,artezanatos, o coco que dá em cachos é vermelho e tem aparencia de escamas dele é feito um doçe muito saboroso, as folhas servem para cobertura de ranchos.
O tronco nas fazendas antigamente era partido em duas bandas e servia para fabricação de calhas trazendo a agua de represas terminando em uma bica.
a parte aproveitavel que teoricamente pode ser usada no aeromodelismo está no talo da folha que pode ser requadrado , não tem grande resistencia ao cizalhamento e a flexão, é leve.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:27c13ac2c2="Eduardo Yamin"]O Raymundo fez um lindo modelo à uns tempos atrás e utilizava essa madeira na fuselagem.
[/quote:27c13ac2c2]

Olá Eduardo Yamim,

Eu já havia visto este tópico do raimundo, porém parece que da forma que ele fez, ficou meio pesadão.

Estou pensando de utilizar princípios parecidos com os da construção em balsa.
Embora com a minha pouca experiência sei que o resultado não será nem de longe parecido com as obras artísticas que eu tenho visto aqui no forum hehehe.

Amanhã espero estar postando já algumas fotos.
Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
rasec_jj
membro
Mensagens: 2555
Registrado em: Qui Jan 12, 2006 8:06 pm
Localização: Belém, Pa
Contato:

Mensagem por rasec_jj »

Nunca achei este post do Raimundo. Ou vocês estão me confundindo com o Raimundo? rsrssrs
O aero que fiz no link que o Eduardo postou ficou bem leve. Para as laterais da fuselagem, tem que ser de 5mm mesmo, pois a madeira parece isopor.
Princípios parecidos com a construção de balsa nunca conseguirás, pois não tem como fazer laminado de miriti. A balsa é uma madeira nobre pelas suas particularidades de ser leve e resistente para nosso uso. O resto é quebra-galho.

Abraços
Avatar do usuário
Gustavo Murad
membro
Mensagens: 2866
Registrado em: Dom Mai 22, 2005 9:08 pm
Localização: Uberaba, Minas Gerais

Mensagem por Gustavo Murad »

Já usei muito desse material , as hastes de madeira das folhas secas chamamos aqui de "taletas" e servem para fazer Pipas.

Sempre pensei em usar no aeromodelismo , mas ainda não construi nada em Balsa então não quero arriscar começando com material alternativo.
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

[quote:64a4cb875b="rasec_jj"]Nunca achei este post do Raimundo. Ou vocês estão me confundindo com o Raimundo? rsrssrs
O aero que fiz no link que o Eduardo postou ficou bem leve. Para as laterais da fuselagem, tem que ser de 5mm mesmo, pois a madeira parece isopor.
Princípios parecidos com a construção de balsa nunca conseguirás, pois não tem como fazer laminado de miriti. A balsa é uma madeira nobre pelas suas particularidades de ser leve e resistente para nosso uso. O resto é quebra-galho.

Abraços[/quote:64a4cb875b]

Desculpe ai, rasec.. É que eu peguei carona na fala do Eduardo. Mas realmente eu havia visto o seu tópico.

Aproveitando ai vai uma pergunta: Como é que voce fez pra ficar tão lisinho? Foi apenas lixa?

Abraços
Eleusmar
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

conforme prometido ai vai:

Uma asa em Buriti. Claro, sem muito capricho, tecnica ou planta.

Pensei em fazer uma asa de 16cm de corda e 1 metro de envergadura.

Primeiro cortando os talos... Haja bagunça!!!!!!!!!!
Anexos
cortando material.jpg
cortando material.jpg (33.07 KiB) Exibido 12229 vezes
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Em talos muito finos, existe a dificuldade de largura, porém corta muito macio...
Anexos
recortando os perfis.jpg
recortando os perfis.jpg (28.13 KiB) Exibido 12226 vezes
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Avatar do usuário
eleusmar
membro
Mensagens: 1299
Registrado em: Sex Jun 06, 2008 4:55 pm

Mensagem por eleusmar »

Olha ai que bonitinho...
Anexos
perfil.jpg
perfil.jpg (23.77 KiB) Exibido 12225 vezes
Ainda não perdi as esperanças. Um dia vou ter meu próprio avião.
Eleusmar Teixeira Rio Verde Goias
Responder