RV-3 - isopor (Testando entelagens e acabamento)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

fiz agora os fairings das pernas do trem de pouso....só vão faltar mesmo as rodas agora...rs

O proximo passo, será começar a pintura da fuselagem.

Segue as fotos

Abraços
Anexos
S3010007.JPG
S3010007.JPG (21.45 KiB) Exibido 7154 vezes
S3010005.JPG
S3010005.JPG (37.13 KiB) Exibido 7154 vezes
S3010004.JPG
S3010004.JPG (30.05 KiB) Exibido 7154 vezes
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

Comecei a pintura da fuselagem, mas minha tinta acabou...ainda precisa dar um bom retoque nas laterais, e principalmente terminar algumas partes da cauda.
Amanhã vou comprar outra tinta e terminar a decoração, que alias é bem simples.
Estou copiando a pintura de um RV-4 que conheço (já que o RV-3 e o 4 são bem parecidos, a diferença é que o RV-4 é Biplace).

Amanhã quando terminar a pintura e outros acabamentos postarei mais fotos. A parte onde irá o canopy ainda está em branco, pois se conseguir achar material p/ fazer transparente, quero fazer um painel..e etc.

Abaixo, uma prévia de como está ficando.

Abraços!
Anexos
S3010004.JPG
S3010004.JPG (36.25 KiB) Exibido 7132 vezes
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

Pessoal,
Concluí a pintura mas ainda faltam alguns retoques e uma faixa amarela na lateral, que assim como os prefixos, vou fazer em Adesivo amarelo.

Pronto, do jeito que está nas fotos abaixo, está pesando 276g. Estou começando a acreditar que minha estimativa de 550g vai dar certo....

Vou começar agora a fazer a lincagem, fixação do motor, servos..e etc. Não estou dando muita importancia a vários detalhes agora....quero primeiro voar ele, p/ ver como se comporta e se voa bem. Ficando "Aprovado", aí eu vou me preocupar com Spinner, Prefixos, faixas e outros detalhes p/ deixar o mais próximo possível do real.

Qualque sugestão é sempre muito bem vinda!!!

Abraços!
Anexos
DSC01078.JPG
DSC01078.JPG (32.98 KiB) Exibido 7078 vezes
DSC01077.JPG
DSC01077.JPG (34.39 KiB) Exibido 7078 vezes
Detalhe do conjunto do trem de pouso pronto
Detalhe do conjunto do trem de pouso pronto
DSC01076.JPG (26.6 KiB) Exibido 7078 vezes
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

[quote:26a8cc97bd="dvd_junio"]Olá amigo, para ficar mais bonito, cubra todo o aero com fita transparente (durex, da fita larga). Vc verá que além de mais resistência, vai ficar parecendo que foi aplicado um verniz sobre a pintura. Parabéns pelo aero.[/quote:26a8cc97bd]

Valeu amigo...vou tentar passar essa fita p/ ver como fica, mas acho que antes vou voar com ele p/ ver as reações dele em vôo.

Esse fim de semana eu entelei uma asa com fita adesiva colorida e estiquei com o soprador térmico.....não sabia que dava um resultado tão legal!!!

Obrigado pela dica!!!

Abraços!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Experimente entelar com vinil transparante ao invés da fita, dá mais resistência ainda e não ficam as emendas, compre um bem vagabundo, nacional, que é bem fino e leve, ao contrário do oracal que é forte e mais pesado.

Parabéns pelo modelo, ficou muito caprichado, principalmente o trem de pouso, muito bem feito!

Abs,Norton
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

[quote:c582c5e102="NORTON"]Experimente entelar com vinil transparante ao invés da fita, dá mais resistência ainda e não ficam as emendas, compre um bem vagabundo, nacional, que é bem fino e leve, ao contrário do oracal que é forte e mais pesado.

Parabéns pelo modelo, ficou muito caprichado, principalmente o trem de pouso, muito bem feito!

Abs,Norton[/quote:c582c5e102]

Legal Norton...

Tenho um adesivo desses nacionais que vc falou aqui...vou fazer um teste numa asa nova que estou fazendo...vamos ver se consigo um resultado legal...

Obrigado pela dica!!

Abraços!
Avatar do usuário
Ivo O.
membro
Mensagens: 191
Registrado em: Ter Jul 17, 2007 6:13 pm

Mensagem por Ivo O. »

Cara que coisa linda! Se essa eh sua primeira construcao em isopor quero ver quando "pegar pratica" hehe.
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

[quote:6fb199a44e="Ivo O."]Cara que coisa linda! Se essa eh sua primeira construcao em isopor quero ver quando "pegar pratica" hehe.[/quote:6fb199a44e]

Muito obrigado Ivo...

Estou tentando pegar as "manhas" nesse RV. Esse eu pintei com Acrilex normal...mas agora estou tentando um acabamento melhor, mais pratico e leve.

Vou aproveitar este post para mostrar os testes que estou fazendo com as entelagens. Estou procurando um metodo e o material para dar um acabamento pratico, leve e que não fique feio. Abaixo segue duas fotos: meia asa entelada com adesiv (vinil nacional, igual ao que o amigo Norton mencionou acima) e outra meia asa entelada com Fita adesiva.
Só para termos uma ideia esse painel de asa mede 500mm por 215mm de corda.

A Asa com fita adesiva ficou mais leve (35g) mas tem o pequeno inconveniente de aparecer a imenda das fitas. Estica muito bem com o soprador e é mais brilhante.

A Asa com vinil ficou mais pesada (46g). Na minha opinião ficou bem aplicado, facil de plicar também, adere bem ao ispor, e assim como a fita, também estica legal com o soprador, moldando certinho na superficie.

Creio que o Vinil dê um acabamento melhor na entelagens de fuselagens com muitas curvas, já a fita, imagino que fique muito visível as imendas, principalmente em lugares com muitas curvas (ainda não testei em fuselagens).

Resumindo, gostei muito da aplicação feita com Adesivo, mas me preocupo muito com esse peso a mais. Gostei da Fita e do peso dela também, mas fica um pouco aparente a imenda...

Vou fazer mais alguns testes p/ chegar a conclusão legal. Gostaria de uma opinião a respeito de qual ficou melhor...

Segue fotos da asa testada:
Anexos
Comparação ( pela foto não dá pra comparar direito)
Comparação ( pela foto não dá pra comparar direito)
S3010008.JPG (35.65 KiB) Exibido 6979 vezes
Asa com Vinil
Asa com Vinil
S3010006.JPG (36.4 KiB) Exibido 6979 vezes
Fita adesiva
Fita adesiva
S3010005.JPG (29.99 KiB) Exibido 6979 vezes
Asa com Fita Adesiva
Asa com Fita Adesiva
S3010004.JPG (36.92 KiB) Exibido 6979 vezes
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Acredite em mim, tenho um cessna 172 com 1 metro, pesa 1kilo, é todo chapeado em lãmina de madeira 0,8 em cima do isopor, entelado com fita por cima(parte que não gosto...)porém, quando todos os glows e elétricos estão no chão, só ele vôa no ventão,heheheh

E firme como uma flecha, nem sente , portanto, leveza é para indoor, slow flier, que não seu caso neste modelo...entele com vinil, tenha mais resistência, melhor acabamento e um pouco de peso na hora do vento, vai ficar mais rápido porém ajustado vôa que é uma beleza.

Outra, lixe bem antes da entelagem,sempre com água e lixa dágua, fica melhor e não faz pó...aprendí com o tio pedro, hehehehe passe uma massinha de leve e lixe de novo, entele com vinil azul por cima de sua pintura, que depois de lixada ficará medonha, e veja que espetáculo de modelo terás.

Para ter mais brilho no vinil, compre 3M ou Oracal, vai ver a diferença brutal..

Abs,Norton
Avatar do usuário
cmtedu
membro
Mensagens: 242
Registrado em: Ter Jul 06, 2004 9:00 am
Localização: Sumaré

Mensagem por cmtedu »

Valew pela força Norton....

Tive uma idéia agora ( pode ser a maior besteira do mundo, masss...), será que ficaria muito ruim fazer um aero Trainer elétrico (desses de 1m de envg.), com fuselagem em fibra (resina epoxi) e com asas de isopor??? ou mesmo um aero como esse RV-3, em fibra ??

No princípio até pensei em fazer o RV-3 em fibra, mas fiquei meio com receio e fiz com isopor....agora fiquei imaginando se teria muuuita diferença de peso se fisesse de fibra.

O RV-3 ficou pesando 290g (sem eletronica, lincagem e todo pintado com acrilex) e foi feito de P6.

Será que a diferença de peso entre o isopor e a fibra por exemplo nesse RV-3, seria absurda???

Se alguém que já tenha tido esta experiência puder dar sua opinião, fico muito agradecido!

Abraços!
Responder