Fuselagem em fibra de vidro - vídeo da estreia

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Fuselagem em fibra de vidro - vídeo da estreia

Mensagem por charles_pereira »

Olá pessoal!

Estou abrindo o tópico para documentar a construção de uma fusalegem em fibra de vidro.

Estou aprendendo sobre o assunto e quero compatilhar com vocês os erros e acertos.

Criei um blog para documentar as minhas construções: http://charlespereira.blogspot.com/

Faz alguns meses já que estou estudando técnicas para construir um modelo em fibra de vidro.

O modelo que farei é o Jaburú, projetado por mim. Ele é um motoplanador. Eu fiz uma primeira versão em madeira e ficou muito bom.

O Jaburú terá a asa aparafusada à fuselagem. Eu farei uma versão mais acrobática e rápida, com uma asa de 130cm. E outra versão para aproveitar bem o planeio, com asa de 200cm.

A fuselagem tem 1 metro de comprimento. Será um modelo bem leve e fácil de transportar.

O primeiro passo para fazer a fuselagem é fibra é criar um molde. Formado por duas metades. O molde será confeccionado com fibra de fidro e resina de poliéster. Explicarei em outro post como ele é feito.

Para gerar o molde, é necessário fazer o plug, que nada mais é que uma peça igual a que será extraída do molde. Essa etapa é bem trabalhosa.

Existem várias formas de se fazer o plug. Já vi gente fazendo com isopor e depois cobrindo com resina epóxi e tecido de fibra de vidro. Confesso que fiz um primeiro plug desse jeito e não gostei do resultado. Então, fiz do jeito que eu já sabia, usando madeira balsa. O processo não é complicado, só exige muito tempo e paciência. Mas a qualidade fica muito boa.

Desenhei no CAD a vista lateral e superior da fuselagem. Então comecei a traçar as cavernas ao longo da fuselagem, mais ou menos 8cm de espaço entre elas.

Tracei o eixo longitudinal do avião e fiz a marcação nas cavernas. Imprimi numa impressora comum, recortei e colei na madeira. Daí foi só cortar com o estilete e dar o formato com lixa.

A parte principal nesse trabalho é conseguir o alinhamento. Peguei um tubo de aço de 18mm de diâmetro, desses usados para trilho de cortinas. Cortei no tamanho correto e furei as cavernas fazendo com que elas se encaixassem no tubo de forma bem justa. Colei as caverna no tubo na posição correta e daí comecei a cobrir com tiras de madeira, de cerca de 5mm de largura. Esse processo é o mesmousado em barcos e é chamado strip planking.

Lixei tudo durante horas para deixar no formato que eu queria. Para dar resistência ao plug, apliquei uma camada de tecido de fibra de vidro de 75g/m2 com resina de poliéster. Depois de bem seco, um dia depois, lixei tudo de novo e daí comecei o processo de acabamento.

Essa é a fase que exige mais paciência, pois você tem que aplicar fundo com a pistola, lixar, passar massa rápida nas imperfeições, lixar, mais fundo, etc. Até que se consiga um acabamento perfeito.

Depois cortei um pedaço de cortolina, no formato que eu queria para o canopy. Tracei sobre o plug e cortei com o disco de corte da Dremel.

Ainda falta eu fazer a deriva de madeira e colar sobre o tubo. Depois dar o formato com massa e lixa e repetir o processo de acabamento até que não apareça mais a emenda. Deixei a deriva por último pois fica mais fácil para lixar, já que Não se corre o risco de quebrá-la.

Farei isso nos próximos dias e depois atualizo aqui. Como fase final do acabamento, o plug será pintado com tinta PU ou duco e depois polido com massa de polir número 2 e 1. Tem que ficar como vidro, pois qualquer imperfeição será transferida para o molde.

Abraços!
Anexos
DSC01775.JPG
DSC01775.JPG (33.77 KiB) Exibido 19032 vezes
DSC01778.JPG
DSC01778.JPG (36.42 KiB) Exibido 19032 vezes
DSC01779.JPG
DSC01779.JPG (36.23 KiB) Exibido 19032 vezes
Avatar do usuário
RODRIGOrio
membro
Mensagens: 758
Registrado em: Dom Set 23, 2007 12:15 pm
Localização: RIO DE JANEIRO
Contato:

Mensagem por RODRIGOrio »

legal a sua iniciativa, também sempre quiz saber como são feitos as fusecas em fibra !! tá bem legal. parabéns
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Vou acompanhar!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:6577f8b825="Cyberware"]Vou acompanhar![/quote:6577f8b825]

Vixe Cyber!

A maioria das coisas que sei aprendi vendo os teus posts. :-)

Não me deixa fazer besteira então.

Abraços!

[quote:6577f8b825="RODRIGOrio"]legal a sua iniciativa, também sempre quiz saber como são feitos as fusecas em fibra !! tá bem legal. parabéns[/quote:6577f8b825]

Valeu Rodrigo!

Achei muita coisa espalhada pelo Internet. A idéia aqui é juntar tudo o que precisa para fazer uma fuselagem.
Avatar do usuário
Emannuell
membro
Mensagens: 2067
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 7:33 pm
Localização: Pato Branco - PR
Contato:

Mensagem por Emannuell »

Legal, uma coisa que todos aqui tem curiosidade de saber como se faz....
Vai sair um tutorial em tanto. Coloca foto dos moldes e como foi que vc distribuiu a fibra...

Emannuell
Avatar do usuário
Cyberware
membro
Mensagens: 1728
Registrado em: Sáb Dez 25, 2004 6:24 pm
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Cyberware »

Charles,

Detalhista como percebi que é, você vai tirar de letra! Tendo dúvidas é só gritar que tentarei ajudar. Tenho certeza que outros colegas aqui do forúm também ajudarão!
Avatar do usuário
NORTON
membro
Mensagens: 1502
Registrado em: Dom Jun 18, 2006 8:33 pm
Localização: Porto Alegre/RS

Mensagem por NORTON »

Muito bom o post!

Vai tirar as dúvidas de centenas de novatos e quem sabe, dos que acham que sabem...heheheh

Estarei de olho para aprender contigo também!

Grande abraço,

Norton
Avatar do usuário
ze_mayer
membro
Mensagens: 1440
Registrado em: Qua Dez 26, 2007 11:45 pm
Localização: valinhos-sp

Mensagem por ze_mayer »

tá ficando muito bom! eu pretendo começar a construção de um motoplanador de 1,7m semana que vem, mas minha construção vai ser muito mais simples...boom de tubo de carbono (vara de pesca), pod em depron reforçado com balsa por dentro e revestido com tecido de fibra de vidro. a asa terá longarina de tubo, feita em depron e também revestida com vibra.

só tive uma grande dúvida agora...na parte superior vai a asa, mas o que é esse ondulado na parte de baixo?

pelo que vi vc realmente vai fazer todo em fibra, mas o seu plug tá ficando tão bom que, se não ficar pesado demais, dá pra colocar pra voar também, heim!
Avatar do usuário
charles_pereira
membro
Mensagens: 1443
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 11:58 pm
Localização: Brasília
Contato:

Mensagem por charles_pereira »

[quote:d25cacbccd="ze_mayer"]tá ficando muito bom! eu pretendo começar a construção de um motoplanador de 1,7m semana que vem, mas minha construção vai ser muito mais simples...boom de tubo de carbono (vara de pesca), pod em depron reforçado com balsa por dentro e revestido com tecido de fibra de vidro. a asa terá longarina de tubo, feita em depron e também revestida com vibra.

só tive uma grande dúvida agora...na parte superior vai a asa, mas o que é esse ondulado na parte de baixo?

pelo que vi vc realmente vai fazer todo em fibra, mas o seu plug tá ficando tão bom que, se não ficar pesado demais, dá pra colocar pra voar também, heim![/quote:d25cacbccd]

Obrigado Zé Mayer!

Faltou eu mostrar a foto do canopy. Ainda falta dar acabamento nele.

O avião terá asa baixa.
Anexos
DSC01780.JPG
DSC01780.JPG (27.07 KiB) Exibido 18840 vezes
Avatar do usuário
delgado
membro
Mensagens: 833
Registrado em: Dom Ago 28, 2005 11:25 pm
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por delgado »

entre milhoes de posts, pelo menos aparecem alguns que valem a pena!!!!

voce vai distribuir a planta da fuselagem ou será apenas divulgação do metodo?

parabens
Criando coragem para pilotar o TREX
Responder