Rhoevoo - O Treinador em Balsa do E-voo
Olá, nunca construi nenhum aero em balsa, mas vendo as fotos do aero percebi uma possivel adaptação para seu motor...
[img:b5c8248746]http://img218.imageshack.us/img218/9720/opo1.jpg[/img:b5c8248746]
A parte vermelha seria a parede de fogo, seu motor vai ficar devidamente refrigerado e com narizinho... :P
Como disse, nunca fiz nada em balsa, se falei alguma bobagem, desconsidere... :oops: :oops:
[img:b5c8248746]http://img218.imageshack.us/img218/9720/opo1.jpg[/img:b5c8248746]
A parte vermelha seria a parede de fogo, seu motor vai ficar devidamente refrigerado e com narizinho... :P
Como disse, nunca fiz nada em balsa, se falei alguma bobagem, desconsidere... :oops: :oops:
- Rho
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Vejam o que aconteceu com uma pequeno acidente que tive. A fuseca escorregou devagarinho, da propria altura e olhem só:
[img:59f768c3ae]http://img37.imageshack.us/img37/3769/bicoquebrado1.jpg[/img:59f768c3ae]
[img:59f768c3ae]http://img2.imageshack.us/img2/3510/bicoquebrado2.jpg[/img:59f768c3ae]
[img:59f768c3ae]http://img2.imageshack.us/img2/875/bicoquebrado3.jpg[/img:59f768c3ae]
[img:59f768c3ae]http://img37.imageshack.us/img37/3769/bicoquebrado1.jpg[/img:59f768c3ae]
[img:59f768c3ae]http://img2.imageshack.us/img2/3510/bicoquebrado2.jpg[/img:59f768c3ae]
[img:59f768c3ae]http://img2.imageshack.us/img2/875/bicoquebrado3.jpg[/img:59f768c3ae]
- Rho
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Caro Elder (e demais colaboradores),
Reparem que a quebra ocorreu em um ponto de fraqueza, bem na altura de "F3", tanto em cima como em baixo. Quando eu refizer vou, obrigatoriamente, "travar" estas imendas por dentro - colando um pedacinho de balsa com fibras cruzadas...
Também a quebra da "napa" coloca um ponto final na questão do momento avantajado de nariz do modelo. Vou reconstruir no mesmo jeitão que tinha projetado inicialmente, só que desta vez posso descontar o comprimento do motor (TR 3542 D).
O motor com hélice e spinner tem quase 8.5 cm de comprimento e como já dissemos pesa um bocado.
Deste o começo deste tópico já estavam surgindo comentários sobre o "fucinho alongado do mancebo" - para ser mais exato, já na primeira participação o [b:7ad9bb839f]Sapão[/b:7ad9bb839f] fez um comentário olhando só os esquemas...
Com esse encurtamento devo diminuir um pouquinho também o peso final.
O chapeamento da fuselagem até o bordo de fuga da asa vai ser mantido.
[img:7ad9bb839f]http://img192.imageshack.us/img192/7193/quebradobico.jpg[/img:7ad9bb839f]
Amanhã tem mais...
Reparem que a quebra ocorreu em um ponto de fraqueza, bem na altura de "F3", tanto em cima como em baixo. Quando eu refizer vou, obrigatoriamente, "travar" estas imendas por dentro - colando um pedacinho de balsa com fibras cruzadas...
Também a quebra da "napa" coloca um ponto final na questão do momento avantajado de nariz do modelo. Vou reconstruir no mesmo jeitão que tinha projetado inicialmente, só que desta vez posso descontar o comprimento do motor (TR 3542 D).
O motor com hélice e spinner tem quase 8.5 cm de comprimento e como já dissemos pesa um bocado.
Deste o começo deste tópico já estavam surgindo comentários sobre o "fucinho alongado do mancebo" - para ser mais exato, já na primeira participação o [b:7ad9bb839f]Sapão[/b:7ad9bb839f] fez um comentário olhando só os esquemas...
Com esse encurtamento devo diminuir um pouquinho também o peso final.
O chapeamento da fuselagem até o bordo de fuga da asa vai ser mantido.
[img:7ad9bb839f]http://img192.imageshack.us/img192/7193/quebradobico.jpg[/img:7ad9bb839f]
Amanhã tem mais...
Voltando aos poucos.....
[quote:db190624a4="alexcmag"]Também ajudou a quebra a treliça incompleta, que deve ter causado forças de cisalhamento, para as quais a balsa é menos resistente.
Com a treliça completa ou o chapeado já ficaria melhor, mas balsa cruzada ali é altamente recomendado, claro.[/quote:db190624a4]
É isso aí Rho, não desanima não, isso só vai te custar umas 2h a mais de trabalho, e com isso, pelo que eu ví, você já LUCROU uma importante otimização no projeto. :D
Força de cisalhamento, não é que é isso o que eu estou estudando nesse momento... :shock:
Com a treliça completa ou o chapeado já ficaria melhor, mas balsa cruzada ali é altamente recomendado, claro.[/quote:db190624a4]
É isso aí Rho, não desanima não, isso só vai te custar umas 2h a mais de trabalho, e com isso, pelo que eu ví, você já LUCROU uma importante otimização no projeto. :D
Força de cisalhamento, não é que é isso o que eu estou estudando nesse momento... :shock:
Posso velejar em um oceano suspenso.
- Rho
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Estou mandando várias fotos (4) - Gostaria que quem estiver acompanhando as comentem, por favor.
O [b:93948f24c4]Bh[/b:93948f24c4] fez a sugestão - todos estavam a favor da redução do nariz e a ocorrência desastrosa de ontem criou a oportunidade ideal!
Que vocês deem o veredicto!
Gostaram?
[img:93948f24c4]http://img197.imageshack.us/img197/1336/biconovo1.jpg[/img:93948f24c4]
[img:93948f24c4]http://img268.imageshack.us/img268/5637/biconovo2.jpg[/img:93948f24c4]
[img:93948f24c4]http://img87.imageshack.us/img87/5041/biconovo3.jpg[/img:93948f24c4]
[img:93948f24c4]http://img189.imageshack.us/img189/9051/biconovo4.jpg[/img:93948f24c4]
O [b:93948f24c4]Bh[/b:93948f24c4] fez a sugestão - todos estavam a favor da redução do nariz e a ocorrência desastrosa de ontem criou a oportunidade ideal!
Que vocês deem o veredicto!
Gostaram?
[img:93948f24c4]http://img197.imageshack.us/img197/1336/biconovo1.jpg[/img:93948f24c4]
[img:93948f24c4]http://img268.imageshack.us/img268/5637/biconovo2.jpg[/img:93948f24c4]
[img:93948f24c4]http://img87.imageshack.us/img87/5041/biconovo3.jpg[/img:93948f24c4]
[img:93948f24c4]http://img189.imageshack.us/img189/9051/biconovo4.jpg[/img:93948f24c4]
Voltando aos poucos.....
Acho que você deve chapear o nariz desse avião, porque mesmo assim vai ficar fraco, e dá pra perceber que você utilizou balsa muito macia!.
Do jeito que estava antes seu aero ia quebrar em vôo, o motor ia sair fora do aero!
A parte de trás da fuselagem, também está muito frágil, se você deixar assim seu aero vai desintegrar em vôo! As forças ali com o avião voando são grandes.
Nos dois pontos principais da fuselagem você deixou ela frágil, no nariz aonde vai o motor que vai fazer uma força imensa para puxar todo o aero e na cauda!
Você poderia ter feito pelo menos a lateral da fuselagem chapeada para maior segurança.
Do jeito que estava antes seu aero ia quebrar em vôo, o motor ia sair fora do aero!
A parte de trás da fuselagem, também está muito frágil, se você deixar assim seu aero vai desintegrar em vôo! As forças ali com o avião voando são grandes.
Nos dois pontos principais da fuselagem você deixou ela frágil, no nariz aonde vai o motor que vai fazer uma força imensa para puxar todo o aero e na cauda!
Você poderia ter feito pelo menos a lateral da fuselagem chapeada para maior segurança.