Rhoevoo - O Treinador em Balsa do E-voo

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
C.Brum
membro
Mensagens: 346
Registrado em: Dom Ago 03, 2008 7:41 pm

Mensagem por C.Brum »

Grande Rho;

Sem querer ser redundante, mas...

PARABÉNS PELO PROJETO !!!

O avião está parecendo bem fácil de se voar, o difícil deve ter sido conseguir parar de sorrir de satisfação. :D

Grande abraço!
Posso velejar em um oceano suspenso.
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Está excelente! Com o pack de LiPO 3s 5000mAh poderá voar 55min até esgotar!!! Dois packs são mais do que o suficiente para voar o dia todo... terá apenas 15min de espera entre uma carga e outra!

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
andreaeromodelismo
membro
Mensagens: 1346
Registrado em: Qui Fev 19, 2009 7:49 pm
Localização: Glória RJ
Contato:

Mensagem por andreaeromodelismo »

muito bom o modelo!! deu atpe para arriscar umas manobras!!!
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Randal,

Ao ver segundo video percebi que o modelo possui um vôo bastante estável e capaz de realizar lopping de dorso, o que não é muito comum nos modelos treinadores devido a incidência de asa normalmente ser positiva... logo fiquei curioso para rever na sua contrução o ângulo de incidência da asa.

http://img189.imageshack.us/img189/2750/tremdepouso6.jpg

Olhando com mais detalhes na foto que mostra o trem de pouso, é possivel notar que você diminuiu a incidência de asa colocando uma certa curvatura negativa no berço da asa na fuselagem, o que deve ter deixado o ângulo de incidência praticamente zerado com o profundor. É isso mesmo? Teria alguma foto da lateral da fuselagem?

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
Rho
membro
Mensagens: 950
Registrado em: Qua Mar 18, 2009 7:14 am
Localização: Monte Alto , São Paulo
Contato:

Mensagem por Rho »

Caro caioect

A asa está com incidência de 1º positivo, segundo as projeções feitas pelo Ricardão no tunel de vento virtual. O berço em compensado foi feito para garantir isso, agora não posso dizer que a madeira fez exatamente o que era suposto que fizesse. Talvez a impressão fique da foto por se tratar de um perfil assimétrico mas com certa curvatura na parte de baixo.

Estabilizador zerado e parede de fogo era para estar com 1º negativo, mas depois do incidente com o bico durante a construção acredito que ficou zerada também (90°), então coloquei uma pequena arruela no canto superior esquedo do montante - como fiz no Telemaster - aparentemente tudo certo.

Como é motor demais - ainda poderia virar mais um pouquinho o motor para direita.

Quanto a autonomia não tenho como reclamar.

[b:0b33256461]Seguinte estas LIPOs novas suportam carga a 1C? ou melhor repsitar os 0,7C?[/b:0b33256461]

[b:0b33256461]Obrigado a todos pelos agradecimentos[/b:0b33256461], e Sapão parece que vou ter que construir um aeromodelo de aniversário para o meu filho mais velho (12 anos), mas isso não conta pois o modelo vai ser para ele :roll: !!!!!
Voltando aos poucos.....
Avatar do usuário
Elder
membro
Mensagens: 1010
Registrado em: Ter Fev 20, 2007 11:01 pm
Localização: São José dos Campos - SP

Mensagem por Elder »

[quote:5bc93f006b="Rho"]Caro caioect

A asa está com incidência de 1º positivo, segundo as projeções feitas pelo Ricardão no tunel de vento virtual. O berço em compensado foi feito para garantir isso, agora não posso dizer que a madeira fez exatamente o que era suposto que fizesse. Talvez a impressão fique da foto por se tratar de um perfil assimétrico mas com certa curvatura na parte de baixo.

Estabilizador zerado e parede de fogo era para estar com 1º negativo, mas depois do incidente com o bico durante a construção acredito que ficou zerada também (90°), então coloquei uma pequena arruela no canto superior esquedo do montante - como fiz no Telemaster - aparentemente tudo certo.

Como é motor demais - ainda poderia virar mais um pouquinho o motor para direita.

Quanto a autonomia não tenho como reclamar.

[b:5bc93f006b]Seguinte estas LIPOs novas suportam carga a 1C? ou melhor repsitar os 0,7C?[/b:5bc93f006b]

[b:5bc93f006b]Obrigado a todos pelos agradecimentos[/b:5bc93f006b], e Sapão parece que vou ter que construir um aeromodelo de aniversário para o meu filho mais velho (12 anos), mas isso não conta pois o modelo vai ser para ele :roll: !!!!![/quote:5bc93f006b]

Toda contruçao conta ! heheheh... Que modelo pretende fazer para o guri? Ele já voo o Rho e-voo? Ou o pai nao deixa? :twisted:
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Está ótimo! 1º positivo é muito pouco para afetar o vôo de dorso!

Abraços,

Caio
Avatar do usuário
Ricardão
membro
Mensagens: 1065
Registrado em: Sex Mai 18, 2007 8:17 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por Ricardão »

Pouco a ver, caioect... a maioria dos modelos sem estabilidade lateral exagerada e com potência razoável consegue voar no dorso, independentemente do perfil da asa. Se não fosse assim, nenhum biplano da primeira guerra conseguiria voar no dorso.

O perfil da asa deve ser escolhido para garantir que a sustentação do modelo se iguale ao peso na velocidade que se deseja voar. Isso pode ser conseguido com um perfil curvo e pouca incidência ou com um perfil simétrico e alguma incidência - se o peso do modelo for muito grande e/ou a área da asa for muito pequena e/ou a velocidade for muito pequena, pode ser necessário muita incidência ou muita curvatura no perfil.

Nos casos em que se exagera no diedro, o modelo fica com mais estabilidade à rolagem que o necessário e fica impraticável mantê-lo no dorso.

Modelos feitos para voar a baixa velocidade precisam que a sustentação se iguale ao peso nessa velocidade e isso só se consegue com perfis mais curvos e/ou com muita incidência (ou com pouco peso); ao se tentar colocar o modelo invertido essa sustentação alta fica dirigida para o solo e precisa mover o nariz para cima de maneira que a se conseguir força para "anular" o peso, que vem da redução de sustentação causada pela diminuição de incidência e do motor apontando para cima - se for pouco motor, essa força acaba por não ser conseguida e o modelo não voa no dorso.

No caso do Rhoevoo, o perfil tem 1% de curvatura a 40% da corda, a incidência é 1º, o diedro é 2º, o motor tem mais empuxo que o peso do modelo e a velocidade de vôo é de 55 km/h com o peso final - tem tudo para voar em qualquer atitude. Exigiria muita habilidade devido à asa alta, porém esse modelo consegue até voar 3D.
Sempre dá para melhorar alguma coisa...
Avatar do usuário
Sapão
membro
Mensagens: 118
Registrado em: Qua Ago 27, 2008 9:54 pm
Localização: Petrópolis - RJ

Mensagem por Sapão »

[quote:8b90dde98f="Rho"] Sapão parece que vou ter que construir um aeromodelo de aniversário para o meu filho mais velho (12 anos), mas isso não conta pois o modelo vai ser para ele :roll: !!!!![/quote:8b90dde98f]

Então ensina o moço à construir e fica só olhando :twisted:
Avatar do usuário
caioect
membro
Mensagens: 1744
Registrado em: Seg Ago 23, 2004 8:09 pm
Localização: São Carlos - SP

Mensagem por caioect »

Ricardão, Acho que você não entendeu! O que quiz dizer foi com relação a possibilidade de efetuar um looping no dorso como citei acima.

Como esse modelo possui 1% de curvatura, 1 grau de incidência, baixa carga allar e ainda potência de sobra, certamente fará um looping no dorso... alias será capaz de efetuar qualquer tipo de manobra.

Já modelos com incidência muito positiva e curvatura muito elevada, até podem manter o vôo no dorso, mas dificlmente conseguirão efetuar um looping no dorso.

Abraços,

Caio
Responder