Autogiro Elétrico Rádio Controlado

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Qual tipo de pá usar em Autogiros r/c ?

Alguns autogiros usam pás do tipo pás de helicóptero, mas eles possuem mecânica de helicóptero. Não conheço nenhum modelo com mecânica de autogiro, que use pás de helicóptero. Para se ter uma idéia, as pás de helicóptero possuem perfil simétrico, (curvo na parte de cima e na parte de baixo), enquanto as pás de 99% dos autogiros r/c, usam o perfil Clark-Y, (curvo na parte de cima e praticamente plano na parte de baixo).

Escalas para a construção de uma pá

Uma escala aceitável para a corda das pás (largura da pá), deve ser algo entre 8% a 12% do comprimento da lâmina. A relação de 10% é uma escala boa para começar. A espessura no ponto máximo da corda da lâmina também deve ser levada em consideração. As lâminas com uma espessura acima de 16% da corda tendem a ter raio mais elevado. Bordos de ataque muito grossos tendem a ser mais difícil de pré-girarem. Medindo algumas das lâminas que parecem ser mais eficientes para estes modelos, a escala é 13% a 16%, com a maioria perto da área de 13%. Um bordo de ataque e um bordo de fuga mais fino é o ideal.
Quanto ao perfil de sustentação eu uso o Clark – Y . Funciona bem e é o mais fácil de fazer.

Tomando como base o texto acima, uma pá com 74 cm de comprimento, terá uma corda de 7,4 cm, que é exatamente 10% do comprimento. Terá 0,96 cm de espessura, no ponto mais grosso, que é 13% da corda. ( As medidas acima correspondem as da pá do meu autogiro AL III)

Balanceamento das pás do rotor
É muito importante balancear completamente as lâminas do rotor.
Este balanceamento consiste em três etapas:

1) - Balanceamento ao longo da corda
Cada lâmina deve ser balanceada ao longo de uma linha da corda que está geralmente entre 25% da parte traseira (bordo de fuga) e de 33% do bordo de ataque da pá. ( Este balanceamento tem que ser idêntico para as três lâmina.

Modo prático de se achar o cg de uma pá
Usando como gabarito um portal de sua casa, que esteja bem na vertical,
espetar um alfinete em uma das pontas da pá, a mais ou menos 33% do bordo de ataque, aproximar o bordo de ataque desta pá do portal e verificar se ela está perpendicular ao mesmo. Se estiver, o que é muito difícil de acontecer, o CG está correto, a pá está balanceada na linha perpendicular da corda e o furo de fixação da pá será feito no ponto que o alfinete está espetado. Se a ponta inferior da pá estiver afastada do portal o CG está recuado e você tem que espetar o alfinete um pouco mais a frente de onde estava, (na direção do bordo de ataque) para levar o cg para o ponto correto. Se a ponta inferior da pá avançar em direção do portal, o CG está avançado e você tem que espetar o alfinete um pouco mais para traz de onde estava, (na direção do bordo de fuga) para corrigir o cg.
Obs: o furo do parafuso de fixação da pá, deverá ser feito sobre a linha de balanceamento perpendicular da corda.

2) - Balanceamento Longitudinal
Agora, as lâminas devem também ser balanceadas ao longo de seu comprimento.
Para isso você deverá fazer o seguinte: apoiar a face plana inferior da pá sobre o corte de uma faca e deslocando a lâmina para a direita ou esquerda, procurar o ponto de equilíbrio da pá sobre a faca.
Marcar com lápis esse ponto. Fazer o mesmo com as outras pás e verificar se todas estão balanceadas no mesmo ponto. Provavelmente não estarão. Se uma das pás não estiver balanceada no mesmo ponto das outras, você deverá introduzir um peso (eu uso prego) na extremidade apropriada da lâmina para traze-la para o contrapeso correto.

3 - Peso das pás
O peso de cada pá varia de acordo com o tamanho e com a madeira usada. Mas em um kit de pás, todas devem ter o mesmo peso. O fato de ter que adicionar peso na extremidade de uma das pás para balanceá-la longitudinalmente, com certeza vai alterar o peso total daquela pá, para mais, em relação as outras. Para acrescentar peso nas pás mais leves sem alterar o balanceamento longitudinal das mesmas, o peso equivalente para corrigir essa diferença, deverá ser colado em um furo, bem no cruzamento da linha de balanceamento perpendicular da corda com a linha de balanceamento longitudinal, da pá, que ficou mais leve, por não ter levado peso na ponta na hora do balanceamento longitudinal.

Acabamento das pás
Uma vez balanceadas, as lâminas podem ser encapadas, envernizadas, ou pintadas conforme o gosto do aeromodelista. É recomendável o uso de cores vivas na pintura ou no revestimento das pás. Este procedimento ajuda consideravelmente a manter a orientação do modelo em vôo.

No tutorial sobre os autogiros r/c que está a disposição dos interessados, neste fórum e que pode ser baixado diretamente do link abaixo, este texto, para melhor compreensão, está ilustrado com fotos e desenhos do procedimento.
http://www.4shared.com/file/104187619/3560c5ca/_Converso.html

Um abraço a todos, Lazaro
Avatar do usuário
RodrigoCunhaRS
membro
Mensagens: 628
Registrado em: Seg Nov 17, 2008 1:05 pm
Localização: Santa Maria - RS

Mensagem por RodrigoCunhaRS »

eu vi os videos do auti giro.. muito legal mesmo...
Avatar do usuário
Jota R
membro
Mensagens: 328
Registrado em: Seg Out 27, 2008 8:55 pm
Localização: São João de Meriti, RJ

Mensagem por Jota R »

Já baixei o arquivo, obrigado.
Antonio Lazaro da Silva
membro
Mensagens: 309
Registrado em: Qui Mai 07, 2009 2:45 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Apesar do tutorial sobre os autogiros r/c, ser bem fácil de entender, sempre haverá alguém com dúvidas sobre alguma coisa. Caso isso ocorra e alguém precise de ajuda, é só entrar em contato que tentaremos resolver. Lazaro
Gpleirbag
membro
Mensagens: 36
Registrado em: Sex Out 08, 2010 6:02 pm
Localização: São Paulo-SP

Mensagem por Gpleirbag »

Lazaro, tirando um pouco de poeira aqui do topico, estou pensando em fazer um autogiro voo livre a elastico. Precisaria alterar muita coisa? Tenho uma fuselagem de um modelinho da aerobras a elastico que ta boasinha e penso em usa-la de cobaia.

Valeu e parabens pelo tópico!
Elilson
membro
Mensagens: 729
Registrado em: Qua Fev 23, 2005 9:28 pm
Localização: Guarujá/ SP

Re: Autogiro Elétrico Rádio Controlado

Mensagem por Elilson »

Responder