Autogiro Elétrico Rádio Controlado

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Antonio Lazaro da Silva
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Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Coisas que deve saber sobre autogiro r/c

Você deve iniciar o aprendizado com um modelo tipo trator (motor no nariz) que é bem mais estável que o modelo pusher (motor traseiro). Aprender que manter coisas como a incidência das lâminas, o ângulo do mastro, o downthrust, o ângulo do cone, CG, etc., dentro de determinados limites, ajudará significativamente o sucesso imediato de seu modelo.
Nota: todas estas informações você vai encontrar no tutorial que pode ser baixado através do link http://www.4shared.com/file/104187619/3560c5ca/_Converso.html

Decolagem e vôo
Para uma boa decolagem de um autogiro rc é bom que se tenha pelo menos uma brisa suave. Voar um autogiro com vento zero requererá uma boa pré-rotação do rotor e uma pista mais longa. As decolagens devem começar lentamente e ir acelerando progressivamente. Aumentar rapidamente a aceleração pode fazer com que o modelo decole antes da hora, ocasionando uma perda rápida de controle. Se isto acontecer, a melhor atitude é reduzir imediatamente a aceleração e abortar a decolagem. Provavelmente o estrago será bem menor. Uma vez que você conseguiu decolar, procurar voar perto e em circulo, para evitar perder a noção se ele está indo ou vindo, o que pode ser desastroso. Caso isto aconteça, a melhor opção é: (1) reduzir toda a potência do motor; (2) largar os controles do rádio; (3) deixar o modelo entrar em auto rotação como um paraquedas; (4) Se o modelo tiver bastante altura, assumir novamente o controle logo que ele se estabilize em auto rotação, aumentar a aceleração devagar e trazer o modelo para perto de você. Se a altura for pequena, repetir os três primeiros passos, deixar o modelo paraquedar até o chão e esperar que os danos sejam pequenos.
Nota: isso já ocorreu comigo mais de uma vez e o modelo saiu inteirinho.

Nota: Voar um Autogiro, por mais simples que seja o modelo, é uma experiência excepcional. A emoção e o excitamento de sua primeira decolagem é algo sem comparação.
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fabio_sp
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Mensagem por fabio_sp »

Antonio, você sabe de algum lugar em que se venda o KIT do rotor com as pás? que seria a parte mais dificil e que necessita de ferramentas especiais, bastando com eles em mãos só construir a torre?
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Jota R
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Mensagem por Jota R »

Não tem fotos de construção do rotor?
Ou tem naquele link para download?

Um abraço.
Antonio Lazaro da Silva
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Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Olá Jota R, o tutorial do link, tem fotografias, desenhos, tabelas e um texto com informações técnicas (em português) sobre a construção de um autogiro rc. Acessa o link e baixa o arquivo. Um abraço, Lazaro.
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LaercioLMB
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Mensagem por LaercioLMB »

[quote:8528cae736="fabio_sp"]Antonio, você sabe de algum lugar em que se venda o KIT do rotor com as pás? que seria a parte mais dificil e que necessita de ferramentas especiais, bastando com eles em mãos só construir a torre?[/quote:8528cae736]Pode usar pás de heli mesmo mas não pode ser daqueles helis de 1,99 tem que ser tipo dos T-Rex ou algo assim mas não é só fazer a torre, o giro tem uma certa inclinação para poder funcionar com a passagem de ar e ao mesmo tempo gerar a sustentação.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Antonio Lazaro da Silva
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Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Qual tipo de pá usar em Autogiros r/c ?

Alguns autogiros usam pás do tipo pás de helicóptero, mas eles possuem mecânica de helicóptero. Não conheço nenhum modelo com mecânica de autogiro, que use pás de helicóptero. Para se ter uma idéia, as pás de helicóptero possuem perfil simétrico, (curvo na parte de cima e na parte de baixo), enquanto as pás de 99% dos autogiros r/c, usam o perfil Clark-Y, (curvo na parte de cima e praticamente plano na parte de baixo).

Escalas para a construção de uma pá

Uma escala aceitável para a corda das pás (largura da pá), deve ser algo entre 8% a 12% do comprimento da lâmina. A relação de 10% é uma escala boa para começar. A espessura no ponto máximo da corda da lâmina também deve ser levada em consideração. As lâminas com uma espessura acima de 16% da corda tendem a ter raio mais elevado. Bordos de ataque muito grossos tendem a ser mais difícil de pré-girarem. Medindo algumas das lâminas que parecem ser mais eficientes para estes modelos, a escala é 13% a 16%, com a maioria perto da área de 13%. Um bordo de ataque e um bordo de fuga mais fino é o ideal.
Quanto ao perfil de sustentação eu uso o Clark – Y . Funciona bem e é o mais fácil de fazer.

Tomando como base o texto acima, uma pá com 74 cm de comprimento, terá uma corda de 7,4 cm, que é exatamente 10% do comprimento. Terá 0,96 cm de espessura, no ponto mais grosso, que é 13% da corda. ( As medidas acima correspondem as da pá do meu autogiro AL III)

Balanceamento das pás do rotor
É muito importante balancear completamente as lâminas do rotor.
Este balanceamento consiste em três etapas:

1) - Balanceamento ao longo da corda
Cada lâmina deve ser balanceada ao longo de uma linha da corda que está geralmente entre 25% da parte traseira (bordo de fuga) e de 33% do bordo de ataque da pá. ( Este balanceamento tem que ser idêntico para as três lâmina.

Modo prático de se achar o cg de uma pá
Usando como gabarito um portal de sua casa, que esteja bem na vertical,
espetar um alfinete em uma das pontas da pá, a mais ou menos 33% do bordo de ataque, aproximar o bordo de ataque desta pá do portal e verificar se ela está perpendicular ao mesmo. Se estiver, o que é muito difícil de acontecer, o CG está correto, a pá está balanceada na linha perpendicular da corda e o furo de fixação da pá será feito no ponto que o alfinete está espetado. Se a ponta inferior da pá estiver afastada do portal o CG está recuado e você tem que espetar o alfinete um pouco mais a frente de onde estava, (na direção do bordo de ataque) para levar o cg para o ponto correto. Se a ponta inferior da pá avançar em direção do portal, o CG está avançado e você tem que espetar o alfinete um pouco mais para traz de onde estava, (na direção do bordo de fuga) para corrigir o cg.
Obs: o furo do parafuso de fixação da pá, deverá ser feito sobre a linha de balanceamento perpendicular da corda.

2) - Balanceamento Longitudinal
Agora, as lâminas devem também ser balanceadas ao longo de seu comprimento.
Para isso você deverá fazer o seguinte: apoiar a face plana inferior da pá sobre o corte de uma faca e deslocando a lâmina para a direita ou esquerda, procurar o ponto de equilíbrio da pá sobre a faca.
Marcar com lápis esse ponto. Fazer o mesmo com as outras pás e verificar se todas estão balanceadas no mesmo ponto. Provavelmente não estarão. Se uma das pás não estiver balanceada no mesmo ponto das outras, você deverá introduzir um peso (eu uso prego) na extremidade apropriada da lâmina para traze-la para o contrapeso correto.

3 - Peso das pás
O peso de cada pá varia de acordo com o tamanho e com a madeira usada. Mas em um kit de pás, todas devem ter o mesmo peso. O fato de ter que adicionar peso na extremidade de uma das pás para balanceá-la longitudinalmente, com certeza vai alterar o peso total daquela pá, para mais, em relação as outras. Para acrescentar peso nas pás mais leves sem alterar o balanceamento longitudinal das mesmas, o peso equivalente para corrigir essa diferença, deverá ser colado em um furo, bem no cruzamento da linha de balanceamento perpendicular da corda com a linha de balanceamento longitudinal, da pá, que ficou mais leve, por não ter levado peso na ponta na hora do balanceamento longitudinal.

Acabamento das pás
Uma vez balanceadas, as lâminas podem ser encapadas, envernizadas, ou pintadas conforme o gosto do aeromodelista. É recomendável o uso de cores vivas na pintura ou no revestimento das pás. Este procedimento ajuda consideravelmente a manter a orientação do modelo em vôo.

No tutorial sobre os autogiros r/c que está a disposição dos interessados, neste fórum e que pode ser baixado diretamente do link abaixo, este texto, para melhor compreensão, está ilustrado com fotos e desenhos do procedimento.
http://www.4shared.com/file/104187619/3560c5ca/_Converso.html

Um abraço a todos, Lazaro
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RodrigoCunhaRS
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Mensagem por RodrigoCunhaRS »

eu vi os videos do auti giro.. muito legal mesmo...
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Jota R
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Mensagem por Jota R »

Já baixei o arquivo, obrigado.
Antonio Lazaro da Silva
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Mensagem por Antonio Lazaro da Silva »

Apesar do tutorial sobre os autogiros r/c, ser bem fácil de entender, sempre haverá alguém com dúvidas sobre alguma coisa. Caso isso ocorra e alguém precise de ajuda, é só entrar em contato que tentaremos resolver. Lazaro
Gpleirbag
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Mensagem por Gpleirbag »

Lazaro, tirando um pouco de poeira aqui do topico, estou pensando em fazer um autogiro voo livre a elastico. Precisaria alterar muita coisa? Tenho uma fuselagem de um modelinho da aerobras a elastico que ta boasinha e penso em usa-la de cobaia.

Valeu e parabens pelo tópico!
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