Scout em balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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nelson161
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Scout em balsa

Mensagempor nelson161 » 21 Mai 2009 21:33

Estou montando o kit que acompanhava a coleção [i:f4a329a103]Escola de Aeromodelismo [/i:f4a329a103], do final da década de 90. Era sugerido um motor Mabuchi 540, pilhas NiCad e servos standard. Era a tecnologia daquela época (na europa), por isso ficou guardado.
Pretendo usar um E-max 2822
O kit é bem ruinzinho. As peças maiores são cortadas ao meio, as nervuras são de plástico e as rodas pesadas. As demais peças não tenho o que reclamar.
As nervuras pesam 45g. As novas que fiz, em balsa, pesam 5g.

[URL=http://img154.imageshack.us/my.php?image=fuselagem.jpg][img:f4a329a103]http://img154.imageshack.us/img154/4645/fuselagem.jpg[/img:f4a329a103][/URL]


[URL=http://img198.imageshack.us/my.php?image=leme.jpg][img:f4a329a103]http://img198.imageshack.us/img198/1076/leme.jpg[/img:f4a329a103][/URL]


[URL=http://img198.imageshack.us/my.php?image=fusmontada.jpg][img:f4a329a103]http://img198.imageshack.us/img198/8199/fusmontada.jpg[/img:f4a329a103][/URL]

Como podem ver, a fuselagem possui duas emendas e o profundor tem uma. Coloquei alguns reforços. Ficou bem resistente e ainda será revestido com Oracover.

É meu primeiro aeromodelo e estou aprendendo. Nos próximos tentarei fazer melhor.
____________________
A distância de decolagem e aterrissagem não deve exceder a extensão da pista.

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DEVAL
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Mensagempor DEVAL » 21 Mai 2009 22:00

Huauauau, achei que nunca ía ver essa construção por aqui.
Eu também fiz essa coleção na época. Cheguei a montar a fuseca e parei porque
não conseguia encontrar a eletronica para ele, além de ser bem cara.
Depois que conheci o Isopor (graças ao amigo Hudson), aí que deixei de lado
mesmo, e resolvi aproveitar a planta para construir um desse material.
Graças a essa coleção (revista), que foi a minha inicação no aeromoelismo.
A construção em balsa é muito bacana, mas o isopor ou depron é muito mais
pratico.

Vou acompanhar a sua construção, e quem sabe me animo a terminar o meu.
Só que vou utilizar todas as peças do kit, nem que seja para ficar de enfeite.

Abs

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nelson161
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Mensagempor nelson161 » 21 Mai 2009 22:20

Pois é, Deval.
Exatamente por isso é que ficou parado todos estes anos. Além de caro, era difícil de conseguir e não tinha rendimento. Eu sabia que algum dia teriam motores e baterias melhores.
Até pensei em montá-lo original, mas ficaria muito pesado.
Eu usei as nervuras de plástico como molde e reforçarei as emendas das longarinas das asas com malha de fibra de vidro. Na revista, diz que para usar aleiron deve-se mudar o ângulo do diedro. Bom, eu vou colocar aleiron e não vou alterar o ângulo.
Concordo que isopor e depron são mais práticos, mas eu gosto muito do acabamento da balsa.
Monte o seu. Faça duas asas, a original e outra em depron.

abraço

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Mensagempor DEVAL » 21 Mai 2009 22:39

Oi Nelson,
Dá para manter o mesmo diedro ou até mesmo aumentar um pouco (pouquinho)
já que é o seu primeiro modelo, mas não tenha duvidas para colocar ailerons.
A fuseca de depron até pode ser, mas as asas prefiro fazer de isopor.
Já fiz tres Scout da mesma planta, são ótimos.

Seguem os links das construções:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=44327

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=51746

Abs

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Mensagempor nelson161 » 21 Mai 2009 23:07

Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço

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Mensagempor Victor Stevan » 22 Mai 2009 09:39

Muito bom Nelson!
Já tem mais fotos ai da construção? Posta pra gente ver!! Qual o tamanho desse aero? Não sei porque, mas acho que um 2822 ficaria muita coisa para ele.
Pensei nesse combo aqui ó:
http://www.rctechshop.com/loja/product_info.php?cPath=83&products_id=462

Abraços!

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Mensagempor nelson161 » 22 Mai 2009 12:25

Oi Victor.

Até que tem mais algumas fotos, mas nada que acrescente alguma coisa.
Ele é de tamanho médio. Tem 1,25m de envergadura.
O motor não definí, ainda. Primeiro quero pesá-lo. Acho que o 2822 servirá para ele, quero botar uma LiPo maior, para aumentar a autonomia.
Acho que pegarei este combo para montar um Snowball. Valeu a dica.

Abraço.

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Mai 2009 12:26

ótimos cortes mas acho particularmente que essas emendas na balsa não são boas, isso agrega peso de cola entre elas e ainda peso do reforço o que não seria necessário se fosse uma peça inteira deixando ela muito mais resistente do que com emendas.
Avião não foi feito para cair mas quando acontece quanto menos estragos melhor.

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Mensagempor nelson161 » 22 Mai 2009 13:32

Concordo, Laercio. É que este kit já veio assim, eram fascículos. Quanto ao peso da cola, não vejo muito acréscimo e o reforço do conjunto de cauda é do mesmo material e expessura.Minha maior bronca é a resistência. Tanto que nas longarinas das asas, estou reforçando com malha de fibra de vidro.
Só nas nervuras das asas já reduzí 40g. Acho que estou "no lucro".
Vale a experiência em construção. Até aí, só fazia barcos estáticos onde não importava o peso.
Estou aprendendo muito. O próximo que pretendo fazer será bem mais leve e sem emendas.

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Mensagempor nelson161 » 22 Mai 2009 21:39

Agora que ia iniciar a construção das asas, me deparei com um problema.
Como no projeto original não usa aleiron e pretendo colocá-lo, terei que modificar um pouco as nervuras para colocar uma longarina para acabamento e aí fixar o aleiron. Pelo visto, esta alteração é viável.

Agora, minha dúvida: A envergadura de cada semi-asa é 62cm. O aleiron pode ter sómente a metade do comprimento da semi-asa? No caso, 31 cm de cada lado e sómente 3cm de largura? O comando ficaria muito lento? Ou pelo menos, daria comando? Ele pode ficar na metade mais próxima à fuselagem, ou terá que ficar na segunda metade? É para facilitar a mecânica do servo.

Agradeço a colaboração dos colegas mais experientes. Colocando que, pretendo usar o material fornecido no kit.

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Mai 2009 22:16

o aileron tem que ficar na segunda metade pois próximo a fuselagem ele não teria tanto comando sendo esse lugar destinado aos flaps que no caso iriam aumentar o arrasto e a sustentação do aero.
os ailerons podem sim ter somente a metade da asa sem problemas e essa medida de 3cm seria ótima pois maior que isso seria para aeros 3D para voos de precisão.

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Mensagempor nelson161 » 22 Mai 2009 22:32

Valeu, Laercio.
Eu já imaginava que deveria ficar na segunda metade. Eu precisava desta confirmaçao para iniciar. Só que é justamente o que eu não queria ouvir, digo, ler. Já que assim vai dar um pouco mais de trabalho para fazer o comando.

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Mensagempor Rho » 22 Mai 2009 22:55

Quanto aos aileros:

No meu Telemaster de 110cm eles ocupam quase toda a extensão da asa e estão com pouco comando. Talvez eu possa colocar os comandos mais distantes no bracinho do servo, mas de qualquer modo eu recomendaria que vc não fizesse apenas meia asa não.

O material para fazer o comando é relativamente pesado quando comparado com balsa e menos superfície móvel, menos comando. Já para fazê-lo maior vc terá apenas uma dobradiça a mais o que é bem menos que uma maior extensão do metal para a articulação.

Em modelos leves, quando há um pouco a mais de vento e pouco aileron você fatalmente vai ter que utilizar leme + aileron nas curvas o que é mais difícil de se aprender no começo....

Fica a sugestão.

Definitivamente coloque os ailerons, é bem mais gostoso de voar.

Rho

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Mai 2009 23:08

para você ter uma idéia, estou fazendo um P51B com 680 de cada asa mais a fuselagem, ele tem alierons de 304mm por 32mm, ou seja, a metade da asa somente e com a medida que você pretende no seu aero pois a metade interna da asa estarão os flaps que terão 346mmX65mm quase o dobro da largura dos ailerons.
Já fiz um desses sob encomenda a 5 meses atrás e ficaram ótimos, boa resposta de comandos.
Lógico que é um asa baixa, diferente de um asa alta mas sendo asa alta e asa alte sendo considerado treinador, comando muito rápidos não são bons pois eler é de voo mais calmo e dócil e o P51 que estou fazendo, a Hangar9 está fazendo como treinador também de tão dóceis que são de pilotar e depois que eu pilotei um, vi realmente que é dócil, contrariando tudo o que me disseram dele, que era bem arisco e rápido, consigo pousar ele bem sem motor e o principal, sem stoll de ponta de asa e tão lento, quase parando no ar, desce bem mansinho e suave sem me preocupar com impactos fortes nos trens de pouso.

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Mensagempor nelson161 » 22 Mai 2009 23:32

Falou, Rho.
Também é possível eu fazer quase toda extensão da asa.
Como já disse , este kit faz parte de uma coleção e as peças maiores vieram cortadas ao meio para ficarem do tamanho da revista. Fazendo o aleiron pela metade, a peça já estaria pronta e eu não precisaria fazer a emenda.
Hoje eu estava lendo outro tópico sobre um Telemaster que tinha problemas de pouco comando, mas estava, acho, na Bolivia a mais 3000m de altitude e lenhou. Pensei até que era pelo ar rarefeito, agora você vem me dizer que tem pouco comando e voa em SP. Inclusive, baixei a planta.
Valeu pela sugestão.

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Mensagempor nelson161 » 22 Mai 2009 23:48

Queria ver voando este P51, Laercio. Ainda mais com quase 1,5m de envergadura. Sou apaixonado pelo Mustang, mas sei que antes de voar um destes, ainda vou ter muita lenha para minha lareira.
Se fica mais dócil com meio aleiron, então será assim mesmo.
Como sou iniciante (e curioso) baixei uma pasta, de tua autoria, com várias plantas e entre elas tem um P51B. Seria aquele? Se for...

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Mai 2009 23:54

Aquele foi uma miniatura do que estou fazendo em balsa, aquele eu usei depron de formas de pizza que estava aqui em casa prontas para ir para o lixo e resolvi dar um destino mais digno a elas do o que o lixão da cidade.
Mas é igual aquele que estou fazendo sim e aquele não tem flaps, somente ailerons que se estendem por toda a asa devido ao pouco tamanho dele, ailerons só de meia asa não seriam nada bons para um modelo tão pequeno, ele tem apenas 740mm de envergadura mas estou com um problemão nele, muito motor, muito ESC, muita bateria, eleatinge velocidades muito altas para ele e fica complicado de pilotar pois motor demais nem sempre é bom, tenho que usar a eletronica dele em um maior e colocar uma mais leve nele.

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Mensagempor LaercioLMB » 22 Mai 2009 23:59

[quote:cc85de3acc="nelson161"]Como sou iniciante (e curioso) baixei uma pasta, de tua autoria, com várias plantas e entre elas tem um P51B. Seria aquele? Se for...[/quote:cc85de3acc]

Aquele P 51 que tem naquele link tem diversos erros de medidas na planta, já andei vendo ele e quando fui escalonar as peças para serem cortadas em CNC vi que muitas medidas não dariam certo, então resolvi refazer quase toda ela para avitar problemas na montagem.
Não sei em que o autor se baseou para muitas medidas mas não encaixam e a fuselagem ficaria muito desproporcional em vários pontos.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mensagempor DEVAL » 23 Mai 2009 07:28

[quote:3a2b2c69cd="nelson161"]Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
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Valeu a dica.
Abraço[/quote:3a2b2c69cd]


A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).

Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.

Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe

Abs
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Mensagempor DEVAL » 23 Mai 2009 08:40

[quote:97e8004db0="nelson161"]
Agora, minha dúvida: A envergadura de cada semi-asa é 62cm. O aleiron pode ter sómente a metade do comprimento da semi-asa? No caso, 31 cm de cada lado e sómente 3cm de largura? O comando ficaria muito lento? Ou pelo menos, daria comando? Ele pode ficar na metade mais próxima à fuselagem, ou terá que ficar na segunda metade? É para facilitar a mecânica do servo.

Agradeço a colaboração dos colegas mais experientes. Colocando que, pretendo usar o material fornecido no kit.[/quote:97e8004db0]


Os ailerons quanto mais na extremidade da asa mais eficientes são.
No caso desse Scout, 3 cm está bem dimensionado e o ideal é que fossem em toda
a extensão da asa. Daria até para colocar uma chapa de balsa em toda a extensão
com a asa já pronta, sem precisar ter que cortar as nervuras. Mas já que vc está
com o material já pronto, pode-se utilizar servos diretos ao invés de varetas de
comando, e instalados no meio de cada asa (servos de 9 g).
Os servos podem ser com comando unico (um canal do rádio), utilizando uma
extensão em Y, ou Independentes (um canal para cada servo, se o rádio
comportar e tiver mixagem), podendo ser, desta forma, utilizados como flaps tbém,
o que é totalmente dispensável nesse aero. Voce vai ver que o Scout é uma
mãe !

Abs
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Mensagempor nelson161 » 23 Mai 2009 09:13

Laericio, Vou colocar uma observação naquela pasta para corrigir, se algum eu fizer um P51 e usar aquela planta.

Deval, há pouco mais de um mês eu nem sabia da existência das baterias de LiPo. Pesquisei bastante, mas mesmo assim não tenho idéia da autonomia. Sei que depende muito do modelo e condições de voo, mas mesmo assim dá para ter uma idéia. Eu imaginava que a de 2100mA voava no máximo uns 20min. Meu modelo deverá ficar um pouco mais pesado, já que é em balsa. Cheguei a conclusão que é mais interessante ter duas baterias de 1500mA do que uma de 2100mA. Enquanto se voa com uma, a outra fica na carga. Voar mais de 30min, já deve ficar cansativo.

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Mensagempor LaercioLMB » 23 Mai 2009 12:52

Bom essa sua idéia de colocar uma observação lá sobre isso e quanto as baterias, voos muito longos se tornam cansativos mesmo e acabam por perder a graça.
Sempre é bom darmos um intervalo entre um voo e outro para ver o que fizemos, trocar idéias sobre os modelos com os demais, rir um pouco dos erros que cometemos lá em cima mas sem ter lenhado o aero até o próximo voo pois assim sempre estaremos calmos e entusiasmados com o voo pois voos longos acabam por nos estressar um pouco e causando muitas vezes quedas dos aeros.
O tempo de voo varia muito de modelo para modelo, de piloto para piloto mesmo usando baterias iguais pois as vezes fazemos voos mais calmos outras voos mais agressivos e audazes as vezes tem mais vento outras nem vento tem (que bom se fosse sempre assim) e isso faz com que o tempo de carga da bateria varie muito podendo nos dar um tempo médio mas nunca o tempo total pois quando damos um tempo de voo de 15 minutos já houve casos em que se pode voar mais de 30 min. e em outros nem conseguimos voar 10 min. com a mesma bateria.

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Mensagempor Zoil Junior » 23 Mai 2009 13:30

Vai voar super bem, fiz um deste em deprom e foi o melhor treinador que já tive.
Estou acompanhando!

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Mensagempor nelson161 » 26 Mai 2009 00:57

Valeu, Zoil Junior. Todos que fizeram falam muito bem dele. Tomara que o meu não seja uma excessão.

Nesta foto vemos a semi-asa com a emenda em fibra-de-vidro. Ficou muito resistente e praticamente não somou peso. No detalhe a nervura em plástico e a de balsa que fiz. Reduziu muito o peso.

[URL=http://img13.imageshack.us/my.php?image=semiasab.jpg][img:59526e55e0]http://img13.imageshack.us/img13/2529/semiasab.jpg[/img:59526e55e0][/URL]


Hoje terminei de chapear a primeira semi-asa, mas colocarei mais um reforço. Achei meio fraca a peça onde será fixado o aleiron.

[URL=http://img13.imageshack.us/my.php?image=semiasac.jpg][img:59526e55e0]http://img13.imageshack.us/img13/7716/semiasac.jpg[/img:59526e55e0][/URL]

O tempo está meio escasso, quero ver se nesta semana concluo a outra semi-asa e coloco o servo.
Sugestões são sempre bem vindas.
Abraços

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Mensagempor Rho » 26 Mai 2009 07:29

Cadê o chapeado do bordo de fuga? Vai ter?

Construção bastante cuidadosa, estou gostando de acompanhar - vai firme que não tem erro.

Rho


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