Scout em balsa

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Zoil Junior
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Mensagempor Zoil Junior » 26 Mai 2009 10:17

[quote:5e99151ca0="nelson161"]Valeu, Zoil Junior. Todos que fizeram falam muito bem dele. Tomara que o meu não seja uma excessão.

Nesta foto vemos a semi-asa com a emenda em fibra-de-vidro. Ficou muito resistente e praticamente não somou peso. No detalhe a nervura em plástico e a de balsa que fiz. Reduziu muito o peso.

[URL=http://img13.imageshack.us/my.php?image=semiasab.jpg][img:5e99151ca0]http://img13.imageshack.us/img13/2529/semiasab.jpg[/img:5e99151ca0][/URL]


Hoje terminei de chapear a primeira semi-asa, mas colocarei mais um reforço. Achei meio fraca a peça onde será fixado o aleiron.

[URL=http://img13.imageshack.us/my.php?image=semiasac.jpg][img:5e99151ca0]http://img13.imageshack.us/img13/7716/semiasac.jpg[/img:5e99151ca0][/URL]


O tempo está meio escasso, quero ver se nesta semana concluo a outra semi-asa e coloco o servo.
Sugestões são sempre bem vindas.
Abraços[/quote:5e99151ca0]

Pode ter certeza que será só colocar a eletrônica e voar MUUUITO!
Parabéns!
Uma das mais belas compensações da vida é que “nenhum ser humano pode ajudar o outro sem que esteja ajudando a si mesmo”.

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nelson161
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Mensagempor nelson161 » 26 Mai 2009 11:15

[quote:50240ddd3e="Rho"]Cadê o chapeado do bordo de fuga? Vai ter?

Construção bastante cuidadosa, estou gostando de acompanhar - vai firme que não tem erro.

Rho[/quote:50240ddd3e]

Terá sim, Zoil. Antes de colocá-lo, terei que fazer um reforço na longarina do aleiron, acho que ficou muito fraco naquele ponto, além de os servos não terem chegado, ainda.
Realmente, estou cuidando muito na montagem. É o primeiro aeromodelo que construo. A minha experiência era em nautimodelismo estático. Acredito que nos próximos o acabamento ficará melhor.

[quote:50240ddd3e]Pode ter certeza que será só colocar a eletrônica e voar MUUUITO!
Parabéns! [/quote:50240ddd3e]

Obrigado pela força.
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Mensagempor nelson161 » 27 Mai 2009 10:15

Nesta linda manhã de neblina, concluí a asa com 1,27m de envergadura e 130g.
Agora estou em dúvida se comando o aleiron com um servo de 9g ou com dois de 5g.

[URL=http://img16.imageshack.us/my.php?image=asainteira.jpg][img:afafb2a521]http://img16.imageshack.us/img16/4153/asainteira.jpg[/img:afafb2a521][/URL]

Enquanto não chegar o receptor e os servos não posso fazer mais nada.

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Rafael Ritter
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Mensagempor Rafael Ritter » 27 Mai 2009 10:43

Duas coisas:

1. Tchê, tu mora em Canela? Sou de Canoas. Meu sonho é morar aí. Em qual região moras? Vamos marcar algum dia para voar na Model Circus.

2. Prefira sempre dois servos para os ailerons. Eu fazia com um até que certo dia esse único servo deu problema (nem estragou, só deu mau contato) e fiquei sem comando. Se fossem dois servos, daria para seguir voando tranquilo. E no teu caso, fazendo as contas, a diferença é de apenas 1g :)

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Mensagempor nelson161 » 27 Mai 2009 11:19

Moro sim, Xgregg. Moro bem próximo do Hotel Continental, na entrada da cidade. Quando estiver pronto, podemos marcar uns voos lá. O local é muito bonito.

Me convenceu, porei os dois servos. Além de mecanicamente ser mais fácil a instalação, fica mais seguro.

Abraço

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Mensagempor nelson161 » 28 Mai 2009 10:55

Comprei os pushrod de fibra, por serem resistentes e leves.
Para comando de aleiron não terá problemas, já que a distância é curta.
Estou em dúvida quanto ao comando traseiro, que terá 54cm. A vareta começa a flexionar com 160g.
Alguém saberia me informar qual a força nescessária para empurrar o leme e o profundor?

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Mensagempor Victor Stevan » 28 Mai 2009 12:10

[quote:c35a531e6c="nelson161"]Comprei os pushrod de fibra, por serem resistentes e leves.
Para comando de aleiron não terá problemas, já que a distância é curta.
Estou em dúvida quanto ao comando traseiro, que terá 54cm. A vareta começa a flexionar com 160g.
Alguém saberia me informar qual a força nescessária para empurrar o leme e o profundor?[/quote:c35a531e6c]

Olá.
Se você passar essa vareta de fibra dentro de tubinhos plásticos, não terá problema.
Um amigo meu linka aeros glow dessa maneira, a partir do momento em que se passa o link dentro de um guia, ele fica resisitente.

abraços :P
Viver sem tomar consciência do significado do mundo é como vagar por uma imensa biblioteca sem tocar os livros!

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Mensagempor nelson161 » 28 Mai 2009 14:06

Valeu, Victor.

Fixarei dois canudinhos de refresco nas cavernas. Com aneis de fio de cobre já melhorou muito.

Abraço.

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Mensagempor rbmoreira » 29 Mai 2009 15:32

sou um pouco leigo em avião...

balsa é madeira? tem esquema esta asa?

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Mensagempor nelson161 » 29 Mai 2009 19:49

Oi, rbmoreira.
Sim, balsa é uma madeira muito leve originária do Equador. Pesquise um pouco mais no Google.
Tenho a planta completa do avião. Olhe esta foto. http://img237.imageshack.us/img237/6727/scout.jpg .
A asa, da maneira que está, pesa apenas 130g.
Abraço.

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Mensagempor nelson161 » 08 Jun 2009 23:31

Chegou o receptor e os servos. Comecei a entelar com Easycoat. Como é o primeiro e estou usando ferro de passar roupa (da patroa), está saindo meio enrugado. Acredito que o próximo ficará melhor.
Também fiz uma experiência com "voil" e selador nitrocelulose numa outra peça, construida especialmente para essa finalidade, o resultado ficou melhor.

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DEVAL
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Mensagempor DEVAL » 10 Jun 2009 02:37

Oi Nelson, tá ficando muito bom mesmo.
O aileron tá parecendo que vai ficar muito bom tambem.
Esse findu, vou rever o kit e dar uma analisada na estrutura da asa, já que é a
parte mais critica desse aero, se não me engano ele vem com uma longarina de cedro ou pinho, é isso?
A entelagem, vc tá usando a que acompanha o kit?
Parabéns, vou acompanhando.
Abs

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Mensagempor nelson161 » 10 Jun 2009 17:07

Valeu, Deval.
As longarinas que acompanham são de pinho, sim. Na emenda eu as reforcei com malha de fibra-de-vidro.
Eu usei as nervuras de plástico como molde e as fiz em balsa. De 45g, caiu para menos de 5g o feixe de nervuras. Até agora, só entelei o conjunto de cauda com o material que veio junto, Easycoat. Como colei com o ferro de passar roupa e nunca entelei antes, ficou um pouco enrugado.

[URL=http://img395.imageshack.us/i/scoutconstruo06.jpg/][img:a5efe106a0]http://img395.imageshack.us/img395/9999/scoutconstruo06.jpg[/img:a5efe106a0][/URL]


A construção está devagar. Sobra pouco tempo para me dedicar à construção.

[URL=http://img395.imageshack.us/i/scoutconstruo05.jpg/][img:a5efe106a0]http://img395.imageshack.us/img395/6541/scoutconstruo05.jpg[/img:a5efe106a0][/URL]

Não sei se entelo toda fuselagem ou fecho a parte superior e inferior com balsa e pinto. Acredito que não vai acrescentar muito peso. Você tem alguma sugestão?
Aliás, aceito sugestões de todos que lerem este tópico.

Abraços
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Mensagempor DEVAL » 10 Jun 2009 17:55

Também acho que vou apanhar na hora de entelar com esse material, mas
vou arriscar, se der certo, vai ficar bonitão e bem mais leve, acredito !

Mete bronca, que vai dar certo.
Tem varias sugestões de entelagem no e-voo com esse material, é bom dar uma
pesquisada antes.

Abs

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Mensagempor DEVAL » 10 Jun 2009 18:00

Fizesse bem em reforçar a junção com malha de fibra de vidro. A resistência que
dá é incrível. E nunca é demais.

Abs

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Mensagempor Rho » 10 Jun 2009 18:31

Entele com termo adesivo. Sua dificuldade em entelar não será maior na fuselagem do que na asa, e na asa não havera outra opção a não ser entelar!!!!

Nunca pintei, mas me disseram que é mais pesado que entelar.

Está ficando caprichado.

Parabéns

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Elder
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Mensagempor Elder » 10 Jun 2009 19:29

É que para pintar tera que chapear por completo, e qualquer termos adesivo como Monkote, Ultrakote, etc.. Pesa menos do que madeira.

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Mensagempor nelson161 » 10 Jun 2009 23:12

Obrigado pelas sugestões.

A entelagem é bem mais prática e leve. Mas a pintura fica mais bonita e tem mais opções de cores. Neste caso, nem opção tenho... é tudo branco.
Já fiz uma experiência com uma asa, construida especialmente para este fim, e entelei com "voil" e selador nitrocelulose. Pena que o selador não encolhe que nem o dope. Ficou liso e rígido.
Na realidade, o peso adicional é do tecido, a tinta depois de seca, não pesa mais que o Monokote ou similar.
O próximo passo será fazer os alojamentos para fixar os servos nas asas.

Abraços.

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Mensagempor nelson161 » 23 Jul 2009 23:40

Terminei meu Scout. Esquecí a máquina no carro e está muito frio para ir lá buscar. Amanhã eu colocarei as fotos dele e de um pequeno vídeo.
Fui voar hoje à tarde. Tinha vento e as vezes dava umas rajadas mais fortes. A temperatura estava em torno de 5° C, a sensação térmica estava bem abaixo.
Resumindo. Não conseguí voar. Na primeira tentativa que não aparece no vídeo ele voou uns 15 metros e caiu para a direita. Como não danificou nada, continue tentando. Foi aí que minha filha começou a filmar. Fiz algumas corridas na pista e ele insistia em ir para a direita. Quando tentei decolar, já corrigindo um pouco no trimmer do aleiron e no leme, caiu de novo. Aí desistí e vim para casa antes que quebrasse alguma coisa.
Vou dar uma revisada geral e tentar novamente num dia totalmente sem vento.

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Mensagempor nelson161 » 24 Jul 2009 14:17

Este é o vídeo. Verifiquei e ele está todo alinhado. Não acredito que foi só o vento que fez isso. Eu estou a mais 15 anos parado, mas deveria ter ido reto, pelo menos.

[yt]<object width="425" height="344"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/PBaD4SJr5is&hl=pt-br&fs=1&"></param><param name="allowFullScreen" value="true"></param><param name="allowscriptaccess" value="always"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/PBaD4SJr5is&hl=pt-br&fs=1&" type="application/x-shockwave-flash" allowscriptaccess="always" allowfullscreen="true" width="425" height="344"></embed></object>[/yt]
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Mensagempor LaercioLMB » 24 Jul 2009 15:02

Seu aero está com o CG no comprimento fora pois deve ter muito peso do lado direito do aero pois essa tendencia de sair para um dos lados é peso.
Tem que verfificar principalmente a bateria que por ser mais pesada do que o restante dos equipamentos se ficar em um dos lados da fuselagem o aero tende a tombar para aquele lado sempre.
gostei do TX que está usando, onde comprou ele?
hehehehee
Abraços e bons voos.

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Mensagempor Gustavo Murad » 24 Jul 2009 15:35

Já achou o centro de equilíbrio lateral?

Eu já tive um modelo que fazia parecido porque tinha uma asa bem mais pesada...

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Mensagempor nelson161 » 24 Jul 2009 20:49

Laercio, tira os zóios do MEU Futaba. É muito bom e está muito bem cuidado. Hehe.
A bateria fica num compartimento de isopor que está centralizado. Após a verificação do CG fixei este compartimento. Do lado esquerdo fica o ESC e do lado direito o receptor. Com todas estas quedas a bateria não saiu do lugar. É pesada, é uma 2200mA , com motor 1580 Outrunner e ESC de 30A.
A asa, eu balanceei com duas pontas de prendedor de roupa, antes da entelagem. Foi coisa mínima, mas equilibrei.
O motor está com o eixo uns três graus para a direita, conforme a planta.
Eu retirei o estabilizador que está um pouco torcido. Não sei se já estava ou foi nestas lenhas. Farei um novo.
Não é só isso, troquei de carro e neste quase não cabe a asa. Nos próximos terei que limitar a envergadura para no máximo 1,20 m, ou fazer em baioneta.
Obrigado pelas dicas. Após a troca do estabilizador, verificarei o CG lateral.
Abraços.

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Mensagempor jebjunior » 11 Jul 2012 21:57

[quote:5aa6608111="DEVAL"][quote:5aa6608111="nelson161"]Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço[/quote:5aa6608111]


A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).

Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.

Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe

Abs[/quote:5aa6608111]

Caramba, o meu Scout está com uns 1.200g incluindo eletrônica e ainda com lastro no nariz pq ficou com peso de cauda. Utilizo um Turnigy /

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Mensagempor jebjunior » 11 Jul 2012 22:01

[quote:e2a63507cb="DEVAL"][quote:e2a63507cb="nelson161"]Gostei de seus modelos, Deval.
Pelo gabarito em madeira, pode-se ver que você fabrica Scout's em série.
Muito bonito o voo do azulzinho do Rafael, ainda não assisti o outro vídeo.
Qual a autonomia com LiPo de 2100mA.
Lindo casal de filhos. Tenho duas meninas.
Valeu a dica.
Abraço[/quote:e2a63507cb]


A autonomia com lipo de 2100 (com o 2822) pode chegar até 1 hora de vôo, tudo
depende da forma como vc voa, das condições do tempo, da hélice utilizada e do
peso do aero (carga alar). Para um vôo normal, considere uns 12 min.
Só para vc ter uma idéia, com o Scout rosa (Nicole) quebrei meu proprio record de
tempo, fazendo 40 min de voo com uma bateria de 1300 mAh (postarei o video).

Os gabaritos podem ser feitos de diversos materiais, como trabalho muito com
isopor P3, os gabaritos em madeiras me facilitam muito, já que tenho material
sobrando e equipamento adequado para cortar.

Obrigado pelo "Lindo casal de filhos", eu sou suspeito em falar, hehe

Abs[/quote:e2a63507cb]

Caramba, o meu Scout (em madeira) está com uns 1.200g incluindo eletrônica, servos de ailerons (não inclusos no projeto original) e ainda por cima com lastro no nariz pq ficou com peso de cauda. Utilizo um Turnigy 2830/11 1000kV com uma LiPO 3S 2200mAh e ele tá precisando de muita pista pra decolar... será que errei em alguma coisa??? Ou preciso de um motor mais potente mesmo?
Se puderem dar sugestões! Sou iniciante no Aero elétrico.
Obrigado, abraços!


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