Phenom 100 Filmado por um Cessna 182

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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fabiofleal
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Pois é...

Mensagem por fabiofleal »

Enquanto o Phenom nao fica pronto e eu, de ferias, nao tô muito a fim de madrugar p/ ir no kartodromo voar o dois-setão, só me resta o velho Boerinho do avatar, que acaba de completar 2 anos de bons voos. Alguem lembra dele ? NO sabado, o vento o jogou p/ fora da pista e um pedaço de mato ficou com um naco do profundor.
Anexos
Cópia de DSC04527r.jpg
Cópia de DSC04527r.jpg (22.69 KiB) Exibido 11267 vezes
Quer matar de raiva um aeromodelista ? Aplique conhecimento em materiais tidos como alternativos e faça seu pacote voar bem e por muito tempo.
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Cone traseiro

Mensagem por fabiofleal »

Valeu, Luis. Falando em ilustracoes, vamos a cone traseiro (finalmente).

É bem dificil curvar o depron em uma peça conica de diametro tao pequeno. Nesta hora, a cola quente com a pistolinha pequena é fundamental.
Mas nao fechei a peça toda de uma vez. Só até a metade. Isso me deu um "folego" p/ absorver pequenos erros e fazer ela encaixar melhor na secao central da fuselagem.

Antes de comecar a fechar o cone é bom medir onde entrarao o fio do servo e a "tala" de balsa na fuselagem.
Anexos
Construcao Phenom 100 030.jpg
Construcao Phenom 100 030.jpg (27.26 KiB) Exibido 11181 vezes
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Mensagem por fabiofleal »

Feito isso, vamos concluir a cauda, aplicando cola Foam Safe CA em pontos acima e abaixo das dobradiças do leme. Depois, é encaixar ele e aplicar os pontos de cola.

Idem p/ o profundor. No profundor poreém, só encaixei os horns após setar a posicao desejada p/ o neutro, já que nao haverá ajustes.
Anexos
Construcao Phenom 100 036.jpg
Construcao Phenom 100 036.jpg (35.43 KiB) Exibido 11175 vezes
Construcao Phenom 100 034.jpg
Construcao Phenom 100 034.jpg (28.97 KiB) Exibido 11175 vezes
Construcao Phenom 100 033.jpg
Construcao Phenom 100 033.jpg (31.49 KiB) Exibido 11175 vezes
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Mensagem por fabiofleal »

Cauda pronta e cone fechado, vamos unir os 2 com cola quente, que seca rapido e nao dá tempo de as peças sairem "do esquadro".

O primeiro alinhamento é em relação ao eixo central do aviao. P/ isso, usei como referencia o centro da "tala" de balsa q estrututra a deriva e as marcas feitas com o proprio card model como guia.

É preciso tb abrir logo o caminho p/ a fiacao. Buracos sem cantos vivos na caverna da secao central fazem esse papel. A tendecia desta secao é se ovalizar com pequenos picos de tensao sobre o material. Qualquer pequeno rasgo ou canto vivo faria a festa das tensoes de tracao sobre o isopor. E resistencia à tensão de tracao nao é o forte deste material.

Já que coloquei a extensão do servo, é bom testar seu funcionamento. Tudo ok, vamos em frente.
Anexos
Construcao Phenom 100 037.jpg
Construcao Phenom 100 037.jpg (22.2 KiB) Exibido 11176 vezes
Como eu nao tenho talento nenhum p/ construir de olho, o palito que suporta os motores e a linha de centro (vertical) vao guiar o encaixe do cone traseiro. O encaixe no palito É o datum primario da peça.
Como eu nao tenho talento nenhum p/ construir de olho, o palito que suporta os motores e a linha de centro (vertical) vao guiar o encaixe do cone traseiro. O encaixe no palito É o datum primario da peça.
Construcao Phenom 100 038.jpg (32.89 KiB) Exibido 11176 vezes
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Mensagem por fabiofleal »

Agora é hora de travar o giro da cauda em relação ao eixo central.

Sem misterio: Uma caverninha feita na lixa e estilete com isopor meia-boca mesmo, presa em 3 pontos com cola quente por dentro da fuselagem. A "tala" da cauda vai presa nessa caverna por um ponto (nao tao pequeno) de cola quente.

Assim, o conjunto de cauda está pronto p/ ser encaixado e preso à seção central com trilhas bem finas de cola quente. Usar o bico da pistola p/ espalhar a cola é uma boa, porque aumenta a area de contato.

O dificil é segurar o conjunto todo na mao enquanto a cola esfria e ainda manter aquela juncao final do cone que havia faltado. Mas no final, dá certo.
Anexos
Construcao Phenom 100 040.jpg
Construcao Phenom 100 040.jpg (25.21 KiB) Exibido 11170 vezes
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Instalando as naceles

Mensagem por fabiofleal »

O Phenom agora está pronto p/ receber os motores. É hora de testar novamente o sistema, e ver como ele se comporta em operação no que diz respeito a vibracoes (que podem arrancar a EDF da nacele, como aconteceu em voo com o 727 uma vez) e medir o consumo, além de fazer uma medicao qualitativa do empuxo.

Este teste tb verifica se há algum mau-contato nas extensões e se algum fio vai esquentar. Funciono o sistema todo por 5 minutos seguidos a pleno motor. Uma bateria, com mau-contato no conector, já é descaratada p/ voar nele. A extensão de força tb é suspeita, mas nada arriscado.

O palito de churrasco reforçado com epoxi mostrado acima sustenta (e bem) o peso das EDFs. Os pylons de isopor fornecem area de contato p/ a cola e absorvem as vibracoes. Nessas peças, a parte mais "solicitada" é a superficie superior, com tensoes de tracao. Uma fina camada de epoxi, faz o isopor aguentar os picos de tensao na regiao. Funcionou bem no 727 tb. Aguentou, inclusive, uma queda de bico, sendo que cada EDF dessas pesa, completa, aprox. 100g
Anexos
Como é bem dificil manter os motores na posicao enquanto a cola seca e como a cola quente seca bem rapido, a area de cola que une as naceles aos pylons é um retangulo de epoxy com uma moldura de cola quente. Funcionou certinho. A CQ segurou as peças na po
Como é bem dificil manter os motores na posicao enquanto a cola seca e como a cola quente seca bem rapido, a area de cola que une as naceles aos pylons é um retangulo de epoxy com uma moldura de cola quente. Funcionou certinho. A CQ segurou as peças na po
Construcao Phenom 100 041.jpg (29.69 KiB) Exibido 11170 vezes
Esta é a instalacao elétrica p/ as 2 EDFs em paralelo na mesma bateria:<br /><br />Uma extensão em Y ligando os 2 ESCs à bateria e outra ligando os ESCs ao Receptor. Nao isolei o positivo de um deles porque este aviao tera 5 servos.
Esta é a instalacao elétrica p/ as 2 EDFs em paralelo na mesma bateria:

Uma extensão em Y ligando os 2 ESCs à bateria e outra ligando os ESCs ao Receptor. Nao isolei o positivo de um deles porque este aviao tera 5 servos.
Construcao Phenom 100 039.jpg (25.75 KiB) Exibido 11170 vezes
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Ufa!

Mensagem por fabiofleal »

Chega. Hora de dormir.
Anexos
Uma imagenzinha p/ inspirar o provavel esquema de cores e a construcao da caixa de asa.
Uma imagenzinha p/ inspirar o provavel esquema de cores e a construcao da caixa de asa.
pintura.JPG (38.08 KiB) Exibido 11160 vezes
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Mensagem por tOnflY »

Fala Fábio...

Fui na Embraer em Gavião Peioto/SP pude ver a linha de produção desta belezinha! Coisa muito linda.. eu até tremia... louco de vontade para tirar uma foto sem poder!
Parabéns pela fidelidade à escala, está muito bonito mesmo!
Sem querer poluir seu tópico, mas acredito que gostará de ver, se já não viu. Um AirBus da TAM em escala, que voou no Giant-Itu-SP este ano.
[yt]snTy-F-ODzQ[/yt]
senão aparecer segue o link
http://www.youtube.com/watch?v=snTy-F-ODzQ
O cara senão me engano é do Maranhão, ano passado ele estava terminando e este ano fez o voo no evento.

Parabéns Fábio!
... Just Fly...
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fabiofleal
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Mensagem por fabiofleal »

Heheh, Rodrigo Gualhardo. Ele é do Maranhao, mesmo. Mas atualmente mora em SP.

Mais de 10 anos atras, ele fez um Boeing 767 ducted fan com motores OS (glow). Tem os videos no site da AMA. Foi o comeco desse projeto.

ABs.
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allankardec
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Mensagem por allankardec »

Pois é grande Fabio ontem a turbina chegou rsrsr vou mandar brasa no bicho agora, estou tentando fazer no capricho rsrsr refiz toda a fuzelagem, o que vou precisar de vc é um esquema para montar a eletronica das turbinas.

Abraço
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