Tucano 60 Radar EDA - agora sim vídeo para valer
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Tucano 60 Radar EDA - agora sim vídeo para valer
Prezados Amigos,
Conforme prometido, estou criando este post com o passo a passo completo da montagem do Tucano 60 Radar padrão EDA.
Minha ideia para este modelo é colocar um motor um pouco mais forte, Um EMAX4030 que tem empuxo de 5Kg e acrescentará por volta de 300gr ao peso do modelo, o que não me assusta, pois o Tucano glow que já vôo com 91 4 tempos, pesa 3460gr. Só que temos que somar o combustível, cujo tanque de 380cc pesa mais de 300gr...Então, o único fator limitante será o tamanho da hélice, coisa que vou verificar quando o modelo estiver montado. Caso não dê altura, volto para o EMAX 4020
Seguem dados dos setups propostos:
Versão EMAX 4030
Asa/profundor/leme decais 1150gr
Fuselagem/canopy/cowl/cockpit plástico 750gr
Ferragens 390gr
Emax4030 325gr
ESC EMAX 80HV 125gr
2 x yuntong 4S3200 700gr
2 x HS-75 70gr
6 x HS-325 258gr
UBEC 5AHV 35gr
receptor 43gr
Total: 3846gr
Versão EMAX 4020
Asa/profundor/leme decais 1150gr
Fuselagem/canopy/cowl/cockpit plástico 750gr
Ferragens 390gr
Emax4020 248gr
ESC ALIGN 75A 53,7gr
2 x yuntong 3S3200 529gr
2 x HS-75 70gr
6 x HS-325 258gr
UBEC 5AHV 35gr
receptor 43gr
Total: 3526,7gr
[yt]25CSF53T_lI[/yt]
Conforme prometido, estou criando este post com o passo a passo completo da montagem do Tucano 60 Radar padrão EDA.
Minha ideia para este modelo é colocar um motor um pouco mais forte, Um EMAX4030 que tem empuxo de 5Kg e acrescentará por volta de 300gr ao peso do modelo, o que não me assusta, pois o Tucano glow que já vôo com 91 4 tempos, pesa 3460gr. Só que temos que somar o combustível, cujo tanque de 380cc pesa mais de 300gr...Então, o único fator limitante será o tamanho da hélice, coisa que vou verificar quando o modelo estiver montado. Caso não dê altura, volto para o EMAX 4020
Seguem dados dos setups propostos:
Versão EMAX 4030
Asa/profundor/leme decais 1150gr
Fuselagem/canopy/cowl/cockpit plástico 750gr
Ferragens 390gr
Emax4030 325gr
ESC EMAX 80HV 125gr
2 x yuntong 4S3200 700gr
2 x HS-75 70gr
6 x HS-325 258gr
UBEC 5AHV 35gr
receptor 43gr
Total: 3846gr
Versão EMAX 4020
Asa/profundor/leme decais 1150gr
Fuselagem/canopy/cowl/cockpit plástico 750gr
Ferragens 390gr
Emax4020 248gr
ESC ALIGN 75A 53,7gr
2 x yuntong 3S3200 529gr
2 x HS-75 70gr
6 x HS-325 258gr
UBEC 5AHV 35gr
receptor 43gr
Total: 3526,7gr
[yt]25CSF53T_lI[/yt]
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Apresentação geral e montagem da Asa
Gostei das cores e do padrão de entelagem de todas as faixas do EDA. A unica falha, que vou modificar facilmente, é pintar ou reentelar de preto um pedacinho que do painel traseiro. Este deveria ser preto e não azul, mas isso é detalhe muito fácil de resolver.
O cowl está bem ajustado à fuselagem e conta com diversos detalhes em baixo relevo, simulando janelas de inspeção. Os escapamentos foram aumentados em relação ao último protótipo, causando uma aparêncis mais escala.
Na montagem da asa, primeiramente fiz o chamado "dry fit" que é o teste e encaixe dos paineis sem a aplicação de cola. Neste procedimento, marquei com uma caneta a junção da asa e optei por desbastar 0,5mm de cada extremidade para garantir a perfeita junção dos paineis. Estes deverão ficar perfeitamente fixos "face a face" pois isso garante o diedro do modelo e também o encaixe da asa à fuselagem.
O cowl está bem ajustado à fuselagem e conta com diversos detalhes em baixo relevo, simulando janelas de inspeção. Os escapamentos foram aumentados em relação ao último protótipo, causando uma aparêncis mais escala.
Na montagem da asa, primeiramente fiz o chamado "dry fit" que é o teste e encaixe dos paineis sem a aplicação de cola. Neste procedimento, marquei com uma caneta a junção da asa e optei por desbastar 0,5mm de cada extremidade para garantir a perfeita junção dos paineis. Estes deverão ficar perfeitamente fixos "face a face" pois isso garante o diedro do modelo e também o encaixe da asa à fuselagem.
- Anexos
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- DSC07365.jpg (26.88 KiB) Exibido 56997 vezes
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- DSC07364.jpg (23.09 KiB) Exibido 56997 vezes
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- DSC07377.jpg (23.67 KiB) Exibido 56997 vezes
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Colagem da Asa
Seguem asa etapas de ajustes e colagem e fixação dos painéis
- Anexos
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- Teste de fixação ANTES da colagem
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- Anexos
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- Teste de fixação ANTES da colagem
- DSC07373.jpg (16.5 KiB) Exibido 56981 vezes
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- Ajustando a tala de junção
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- Demarcando tala de junção
- DSC07371.jpg (25.13 KiB) Exibido 56981 vezes
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- Demarcando tala de junção
- DSC07370.jpg (18.49 KiB) Exibido 56981 vezes
Re: Tucano 60 Radar EDA - Conversão e Montagem Completa
[quote:6b8c0f6f82="Reinaldo MArtins"]...Então, o único fator limitante será o tamanho da hélice, coisa que vou verificar quando o modelo estiver montado. Caso não dê altura, volto para o EMAX 4020[/quote:6b8c0f6f82]
Se não der altura, resolva o problema da mesma forma que foi resolvido no tucano real. use uma helice de várias pás, assim você diminui o diâmetro.
Se não der altura, resolva o problema da mesma forma que foi resolvido no tucano real. use uma helice de várias pás, assim você diminui o diâmetro.
♪ Meu avião, sem direção, no poste ele vai lenhar... ♪
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Colagem definitiva dos Paineis de Asa
Agora, depois de tudo ajustado e ensaiado, podemos partir para a colagem propriamente dita.
Utilizo uma cola Epoxi de cura bem lenta, assim tenho tempo para ajustes e limpeza dos excessos de cola.
Capriche bem nesta etapa, pois a correta colagem dos paineis é fundamental para uma boa resistência em manobras.
Utilizo uma cola Epoxi de cura bem lenta, assim tenho tempo para ajustes e limpeza dos excessos de cola.
Capriche bem nesta etapa, pois a correta colagem dos paineis é fundamental para uma boa resistência em manobras.
- Anexos
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- DSC07381.jpg (20.21 KiB) Exibido 56955 vezes
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Fixação da asa
- Anexos
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