Stingray (genérico do ParkZone F-27B Stryker)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
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badbass55
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Stingray (genérico do ParkZone F-27B Stryker)

Mensagem por badbass55 »

Fala Galera do E-voo, após um tempo acompanhando o forum e vendo construções inspiradoras, resolvi me arriscar, mas como meu conhecimento é ainda limitado, resolvi procurar algo realmente de construção simples e de vôo divertido. Espero que gostem e que apontem correções e melhorias para os futuros projetos!
Perdoem à qualidade das fotos, mas foram em grande maioria tiradas a noite e com celular.

Esse é o Stingray que é um genérico do ParkZone F-27B Stryker http://www.parkzone.com/Products/Defaul ... ID=PKZ1200, todas as dicas de construção e detalhes foram retirados do RC Groups http://www.rcgroups.com/forums/showthread.php?t=645989.

A planta no Google Docs
http://docs.google.com/fileview?id=0B3J ... YjJk&hl=en

Bem até hoje voei Slow Stick, Ugly Stick, Cessna e muito pouco Asa Voadora, então achei essa opção muito interessante, pois por ser Delta, é um intermediário entre aviões com cauda e asas que usam Elevon. Como ele usa elevon, temos que ter mixer ou radio com essa função.

A construção é bastante intuitiva (conhecendo características básicas de aerodinâmica), a planta em si só mostra a montagem da asa, e a parte de cockpit é teoricamente livre (respeitando as proporções).

Material:

Placa de depron 3mm (1,5x1m)
Vareta de fibra de vidro de 2mm
Cedro 1x1cm
Cola quente
Montante do motor Towerpro 2409 (aquele que encaixa no slow stick)
Fita Colorida.

Eletrônica:

E-max 2812
Esc mag 8 de 30amp
Hélice 7x4 estilo APC
2 servos hextronic 9g
Rx 2,4
Bateria da hobbycity 1500mh 25c

1 Metro de envergadura


Essa aqui é a aparência do meu agora pronto e testado (não tive coragem de postar antes de voar e ver que era viável!)


Ele voando! Orgulho de pai mesmo!


Nessa construção contei com a ajuda do Belotto, com soluções e ferramentas (valeu fi)!

Vamos à construção registrada!

Depois de ler e reler a planta e atordoados com a simplicidade dela, começamos com as marcações.





Como podemos ver sobrou ainda espaço na placa que foi usado no cockpit...


Aqui sentimos falta de detalhes que não constavam na planta (ou nossa inexperiência não permitiu ver), na ponta da asa não havia marcações que ajudavam a dizer como será o corte após a dobragem e não havia mensão ao aileron que foi cortado mais a frente no "chutometro".

^ Essa marcação
E Para ajudar, não marcamos também quantos centímetros, mas ela foi marcada utilizando as marcas dos estabilizadores verticais como referência.

Aqui já retiramos a sobra na parte superior da placa.
Também colamos as varetas de fibra de vidro formando uma pirâmide (ou uma letra A maiúscula) para reforçar a asa, elas seguem exatamente essa linha interna.


E usando o sistema de asas do betodebem (professor indireto) começamos a dobrar a asa como a planta indica.


Nessa foto podemos ver o final da fibra de vidro seguindo quase a linha da dobragem.




Esse acaba sendo o perfil da asa (outro item que não consta na planta), aparentemente um semi-simétrico imagino.


Podemos ver nessa foto que a asa ficaria pontuda, então vemos abaixo a marcação para cortar a ponta a fim de colocar um winglet se for o caso.


Bem o fotografo agora exagerou na "ruindade", mas tenho que ilustrar o corte feito para deixar a ponta da asa pronta a receber um winglet ou apenas ficar com um desenho mais bunitin.


O corte para o estabilizador horizontal (outro desafio, afinal a planta não tem referência clara as medidas), foi meio que na sorte mesmo, tomando cuidado apenas para não deixar os pezinhos abertos ou fechados, tem que ser paralelo...


Com sorte de um principiante, deu certinho (pelo menos não deu pra notar quanto torto ficou!)


Aqui as asas dobradas, usamos cola quente no chanfro para dobrar e já posicionar o perfil. Não há longarinas no projeto, provavelmente por ser um aero de pequenas dimensões, mas seria interessante para melhorar ainda mais o perfil, ou melhor definir algum perfil, pois até agora não encontrei qual é!.


Visão frontal de como vai ficar o "Delta" da asa.


Recorte do aileron, outra "brecha", pois deveríamos ter cortado no inicio dos cortes, outro peso da falta de expertise.
O aileron foi feito do próprio material recortado, ele poderia ser feito em balsa, mas depois de passar as fitas e fixarmos ele, não vimos necessidade de mudar.




O estabilizador vertical também é de livre construção apenas respeitando uma proporção, não tentamos colocar leme, pois isso ia complicar desnecessariamente a construção. Seria legal receber dicas disso para próxima construção!


A colocação de um estabilizador e o recorte do outro, também podemos ver o formato que a vareta de fibra de vidro tem e o perfil que a asa esta tomando.


Aparência que ficou já com dois estabilizadores.


Os dois servos foram colocados próximos ao CG, e atuando o mais próximo do centro do elevator.


Iniciamos a construção do cockpit, já imaginando uma proporção e se baseando em fotos de outros construtores.
O CG é feito com a bateria bem a frente da linha final da asa, então o cockpit pode avançar bem para corrigir isso.


Paredes laterais do cockpit.
Essa estrutura vai servir para fechar a asa dando firmeza no conjunto, já que não há cavernas na estrutura.
Fizemos os chanfros de moto a encaixar sobre as varetas de fibra de vidro e furos para os fios dos servos das asas.


Aqui a primeira lateral colada.
O ideal é que seja colado dessa forma, ela tenta segui o perfil final da asa e deixa exatamente os 3mm do depron para colagem da parte superior que atuará como reforço da asa.


Visão traseira. As asas ficaram com uma pequena abertura interna após a colagem.


Preparação para colagem da outra lateral.


Cockpit tomando forma, parece que essa também é uma parte livre, pois já vi vários modelos, mais pontudos, mais arredondados, etc.


Aqui a parte inferior do cockipit, optamos por deixar um pouco largo pois nossas baterias são gordinhas e com essa forma temos mais chance de corrigir o CG avançando praticamente até o nariz!


Colagem da parte inferior.


Fechando a parte dianteira do cockipit de forma a manter o espaço interno.


Utilizamos parte da parede lateral para tampa, assim melhorando o acesso.


Deixamos uma boa abertura para acessar a parte interna do cockipit,


Antes de fechar o dorso do cockipit colocamos o cedro para montagem do motor pusher.
Utilizamos à marcação central e o comprimento da fixação vai até um pouco a frente da linha de CG.


Fechamento do dorso, aqui podemos ver um decalque de depron entre o cedro e o dorso da cabine para ajudar na firmeza do conjunto, notamos que ficam alguns locais sem fechamento, espero que isso não influencie no desempenho.


Aileron com horn e teste de movimento (o horn ta um pouco grande, mas pretendemos mudar isso logo)


Podemos notar aqui que a parte superior da asa avança um pouco sobre a linha da parte inferior, essa sobreposição já estava destacado na planta,


Detalhe do link (outra aula aqui do forum mesmo), uma vareta de fibra de vidro 2mm com terminação de arame 1mm colada com linha de pipa e cola Epox.


Tem que processar esses fabricantes de celular!
Mas serve para ilustrar...




Links tentando obedecer à regra de ângulos de 90º.


Bem galera foi isso, o bicho voou (05/09/09, um dia nublado, sem vento e sem platéia), aparentemente muito bem, não é muito rápido nem arisco, mas como toda asa voadora ou delta que usa motor pusher, temos que ter algumas dicas para decolar e pousar com segurança.





Não aconselho como primeiro modelo, mas depois de alguma experiência com treinadores e com ajuda de alguém que conheça asas voadoras, ai podemos nos divertir um pouco com esse voadorzinho...
Dúvidas críticas e sugestões estamos tentaremos solucionar e contamos com a ajuda dos graduados!

Abraços
Editado pela última vez por badbass55 em Seg Fev 01, 2016 3:55 pm, em um total de 1 vez.
Alexandre Afonso
Beginner Rockie São Paulo SP
Aero: Ugly Stick
Canal: spektrum dx6i 2,4
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belotto
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Mensagem por belotto »

Voa muito bem... um voo leve, porém no estilo asinha...

Aos que querem arriscar uma construção fácil, porém com muita satisfação no voo, é uma ótima opção.

Mine... tamo junto e vamos logo começar o próximo projeto para postar aqui novamente.
Adilson Belotto
Cessna 182 "Frank" de tanto que caiu...
Lite Stik (Irmão mais novo do SS)
Slow Stick (por enquanto branco)
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badbass55
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Mensagem por badbass55 »

Ah! Foto do Piloto de testes!
[img:1efa9baed8]http://lh3.ggpht.com/_zrFhjode7Ao/SqLUi0ydyuI/AAAAAAAAANI/T9qNpQe9R_4/s800/DSC00605.JPG[/img:1efa9baed8]

E eu ainda tremendo um pouco!
[img:1efa9baed8]http://lh5.ggpht.com/_zrFhjode7Ao/SqLUiibQCwI/AAAAAAAAANE/18GRBqtneIk/s800/DSC00604.JPG[/img:1efa9baed8]
psilva
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Mensagem por psilva »

Fala badbass,

Ficou show, e a postagem de como fazer está ótima, parabéns.

PSilva
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badbass55
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Mensagem por badbass55 »

Valeu PSilva! Vai arriscar montar um? Vamos montar um esquadrão Delta!
Se viu que voa mansinho mansinho, quem sabe não pode ser teu próximo modelo!
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