Projeto Osprey - VTOL (Montando redução)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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NelsonSM
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Projeto Osprey - VTOL (Montando redução)

Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 13:01

Bom pessoal,

Sou apaixonado por duas aeronaves: Tucano T-27 e V-22 Osprey.
O T-27 já construi um em depron, mas infelismente lenhei ele no ultimo final de semana.

Agora estou com este novo projeto.

[URL=http://img230.imageshack.us/i/52406aerialhelomodesm.jpg/][img:1b2a43d060]http://img230.imageshack.us/img230/6307/52406aerialhelomodesm.jpg[/img:1b2a43d060][/URL] [URL=http://g.imageshack.us/img230/52406aerialhelomodesm.jpg/1/][img:1b2a43d060]http://img230.imageshack.us/img230/52406aerialhelomodesm.jpg/1/w640.png[/img:1b2a43d060][/URL]

Iniciei uma pesquisa a quase um ano atrás...tenho um acervo de mais de 200 fotos desta aeronave e muita informação. Acho que já tenho informação suficiente para iniciar a construção.

Bom...sei que muitos vão dizer que não vai voar mas...vamos lá mesmo assim!

http://www.youtube.com/watch?v=5ySVGx71SSI

Envergadura: 90cm
Corda: 20cm
Perfil: Clark-y
Comprimento: 110cm
Material Utilizado: Balsa

Eletrônica
Motores: Turnigy 2830 3500kv
Escs: Turnigy Plus 40A
Servos: HXT900 (modo Avião), ES08D (digitais para o gyro) e BMS-380MG (sistema de conversão)
Gyro: TG-380
UBEC: Não definido
Bateria: 4000 ou 5000mAh 3s 30C ou mais.

Estou estimando cerca de 700g só de eletrônica. Assim como a aeronave real, serão os motores que irão sustentar o modelo.

Para fazer a redução do motor vou utilizar: eixos, engrenagens e rolamentos de um Heli 450, acredito que assim possa utilizar, pelo menos, hélices de 14" tripá. Caso não funcione desta maneira, vou utilizar blades do t-rex 450.

Já iniciei a construção e em breve posto as primeiras fotos.

Até mais,
Nelson

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 13:10

Primeiras fotos da fuseca...

[URL=http://img130.imageshack.us/i/dsc00009bi.jpg/][img:00bc91ca1c]http://img130.imageshack.us/img130/7643/dsc00009bi.jpg[/img:00bc91ca1c][/URL] [URL=http://g.imageshack.us/img130/dsc00009bi.jpg/1/][img:00bc91ca1c]http://img130.imageshack.us/img130/dsc00009bi.jpg/1/w640.png[/img:00bc91ca1c][/URL]

[URL=http://img410.imageshack.us/i/dsc00010dw.jpg/][img:00bc91ca1c]http://img410.imageshack.us/img410/8692/dsc00010dw.jpg[/img:00bc91ca1c][/URL] [URL=http://g.imageshack.us/img410/dsc00010dw.jpg/1/][img:00bc91ca1c]http://img410.imageshack.us/img410/dsc00010dw.jpg/1/w640.png[/img:00bc91ca1c][/URL]

[URL=http://img410.imageshack.us/i/dsc00012og.jpg/][img:00bc91ca1c]http://img410.imageshack.us/img410/7484/dsc00012og.jpg[/img:00bc91ca1c][/URL] [URL=http://g.imageshack.us/img410/dsc00012og.jpg/1/][img:00bc91ca1c]http://img410.imageshack.us/img410/dsc00012og.jpg/1/w640.png[/img:00bc91ca1c][/URL]

Uma prévia de como será a asa e como será o sistema de transição.
Vou usar uma barra maciça de fibra de carbono de 5mm para fazer o eixo de transição Heli/Avião. Também adaptei um trem de pouso que eu tinha aqui sobrando. Será nesta adaptação que vou colocar o servo BMS-380MG que tem 4,2kg de torque.

[URL=http://img109.imageshack.us/i/dsc00036yy.jpg/][img:00bc91ca1c]http://img109.imageshack.us/img109/7325/dsc00036yy.jpg[/img:00bc91ca1c][/URL] [URL=http://g.imageshack.us/img109/dsc00036yy.jpg/1/][img:00bc91ca1c]http://img109.imageshack.us/img109/dsc00036yy.jpg/1/w640.png[/img:00bc91ca1c][/URL]

[URL=http://img39.imageshack.us/i/dsc00037ky.jpg/][img:00bc91ca1c]http://img39.imageshack.us/img39/4108/dsc00037ky.jpg[/img:00bc91ca1c][/URL] [URL=http://g.imageshack.us/img39/dsc00037ky.jpg/1/][img:00bc91ca1c]http://img39.imageshack.us/img39/dsc00037ky.jpg/1/w640.png[/img:00bc91ca1c][/URL]

[URL=http://img39.imageshack.us/i/dsc00039vu.jpg/][img:00bc91ca1c]http://img39.imageshack.us/img39/2662/dsc00039vu.jpg[/img:00bc91ca1c][/URL] [URL=http://g.imageshack.us/img39/dsc00039vu.jpg/1/][img:00bc91ca1c]http://img39.imageshack.us/img39/dsc00039vu.jpg/1/w640.png[/img:00bc91ca1c][/URL]

Assim que tiver mais novidade vou postando.

Nelson

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Mensagempor Poulps » 14 Dez 2009 13:22

Assim como vc, adoro está aeronave.
Também já fiquei pensando em como construir um, pesquisei para caramba , já ví uma série de videos de vôos de modelos R/C desta aeronave , mas ví que todos voam de forma meio instável...
(Tudo bem que não ví ninguém montar neste capricho!)
A principio, nota-se que todo mundo sobe na vertical , fica corrigindo para lá e para cá doidamente e fica com medo de virar o motor para frente e ir para frente como avião convencional onde com o apoio das asas o vôo tende a ser muito mais estável!

Vou ficar de olho na sua construção!

Se possível você poderia compartilhar a planta ?

A eletronica vai suportar , você vai usar redução , com motorzão de 3000KV e helice de 14", vai subir tranquilo !

Muito interessante seu mecanismo de posicionamento do motor!

Boa sorte na construção !

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Mensagempor betodebem » 14 Dez 2009 13:27

Coisa linda Nelson, eu vou torcer muito para que dê certo!!! :D

Abraços,

Beto

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 13:53

[quote:98a4eba1bc="Poulps"]Assim como vc, adoro está aeronave.
Também já fiquei pensando em como construir um, pesquisei para caramba , já ví uma série de videos de vôos de modelos R/C desta aeronave , mas ví que todos voam de forma meio instável...
(Tudo bem que não ví ninguém montar neste capricho!)
A principio, nota-se que todo mundo sobe na vertical , fica corrigindo para lá e para cá doidamente e fica com medo de virar o motor para frente e ir para frente como avião convencional onde com o apoio das asas o vôo tende a ser muito mais estável!

Vou ficar de olho na sua construção!

Se possível você poderia compartilhar a planta ?

A eletronica vai suportar , você vai usar redução , com motorzão de 3000KV e helice de 14", vai subir tranquilo !

Muito interessante seu mecanismo de posicionamento do motor!

Boa sorte na construção ![/quote:98a4eba1bc]

É um projeto bem arrojado, caro e tem que estar tudo muito certo.

Ele não tem planta (pelo menos não encontrei). O que tenho são só desenhos feitos por mim, no CorelDraw, a partir de fotos e desenhos em 3 vistas. Está tudo incompleto, pois nunca trabalhei com balsa e não tenho como calcular as medidas exatas para poder criar uma planta que possa ser usada.

Assim que chegar as peças vou começar a redução e a vetorização dos motores, pois quero que ele tenha todos os movimentos: direita/esquerda, frente/traz e girar no próprio eixo.

Até mais,
Nelson

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 13:54

[quote:1c2ed376cf="betodebem"]Coisa linda Nelson, eu vou torcer muito para que dê certo!!! :D

Abraços,

Beto[/quote:1c2ed376cf]

Vai dar certo sim!

Só não vou apostar porque não gosto de apostas!


Nelson

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Mensagempor Juverto » 14 Dez 2009 13:56

Será que vai precisar de um gyro ou vai na mão, mesmo?

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 14:01

[quote:8759b95521="Juverto"]Será que vai precisar de um gyro ou vai na mão, mesmo?[/quote:8759b95521]

Quero usar o gyro no movimento direita/esquerda, já que este é o movimento que o deixa instável.

Mas pra quem tem experiência com Helis não deve ser difícil controlá-lo no dedo!

Até mais,
Nelson

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Mensagempor warne » 14 Dez 2009 14:09

Boa sorte no seu projeto!!! Espero que voe bem, se voar, vai ser referência!!!! Mostrando o potencial da galera do BRASIL!!!

Abs

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 14:10

Por falta de experiencia e noção de balsa, acabei comprando poucas varetas.

Como a construção está parada aguardando a balsa chegar, resolvi testar o sistema de conversão.

Segue o video:

http://www.youtube.com/watch?v=TxrymIFaF-I

Vou usar o Turnigy 3 Channel Servo Speed/Direction Regulator para deixar a mudança de heli/avião mais suave.

Como meus servos ainda não chegaram usei um servo turnigy 9g, muito fraquinho... tem horas que ele dá uma "engasgada".
O servo que realmente vou usar tem 4,2kg de torque e acho que vai dar conta do recado.

Até mais,
Nelson

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Mensagempor sancler » 14 Dez 2009 14:32

Parabéns nelsom , o grande problema vai estar não na conversão mas sim na equalização dos dois motores na hora da decolagem e pouso por ex , pois os motores , mesmo sendo exatamente iguais terão uma certa diferença eu acho , dai vem aquela historia da instabilidade , mas de qualquer jeito vou ficar na torcida para ver voar bem .
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

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Mensagempor mosca.br » 14 Dez 2009 14:40

Nelson, sem querer parecer negativo, ou pessimista, mas a transição é bem mais complexa do que simplesmente mudar a posição dos motores. A aeronave muda o modo de funcionamento entre avião e helicóptero de acordo com a posição dos motores.

No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.

Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt]

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Mensagempor Cyberware » 14 Dez 2009 14:44

Posso estar falando besteira, mas talvez se colocar um giro para cada motor de pra controlar melhor...

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 14:53

[quote:29d7b43a0f="Cyberware"]Posso estar falando besteira, mas talvez se colocar um giro para cada motor de pra controlar melhor...[/quote:29d7b43a0f]

Também tive esta idéia, mas será que isso é possível???
Nunca vi ninguém colocando gyro em esc.

Alguém já usou ou sabe se pode usar gyro nos motores???

Até mais,
Nelson

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Mensagempor Antonio Carlos » 14 Dez 2009 15:00

É difícil a equalização da rotação de 2 motores acionados por apenas 1 stick, nesse caso eu apostaria em hélices de passo variável que podem ser contraladas pelo giro.
De qualquer forma, é um belíssimo modelo e uma difícil empreitada.
Parabéns pela escolha e boa sorte!

Abs,
Ame a realidade que você constrói e nada deterá o seu vôo!

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 15:12

[quote:d674c74e8f="mosca.br"]Nelson, sem querer parecer negativo, ou pessimista, mas a transição é bem mais complexa do que simplesmente mudar a posição dos motores. A aeronave muda o modo de funcionamento entre avião e helicóptero de acordo com a posição dos motores.

No caso do video que você postou, esse cara está trabalhando nisso a quase 3 anos, e provavelmente tem uma eletrônica embarcada que auxilia na transição.

Esse vídeo é de 18 de fevereiro de 2007.
[yt]ZkUk4RuQ2es[/yt][/quote:d674c74e8f]

A transição não é tão complexa assim, tenho fotos da construção daquele modelo. Ele usa dois servo de alto torque, um em cada ponta da asa, e nestes estão conectadas engrenagens (redução) para reduzir a velocidade dos servos e suavizar o movimento. Caso não funcione com a adaptação do trem de pouso vou colocar engrenagens para dar precisão no movimento.

O que mais me preocupa é estabilidade com os motores, como o Sancler falou, mesmo sendo motores e escs iguais sempre tem diferença.

Como o Cyberware falou estou tentando descobrir se é possível colocar gyro no esc.

Todas as dicas, idéias, críticas, etc são bem vindas!

Até mais,
Nelson

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Mensagempor Cyberware » 14 Dez 2009 15:14

Não vejo problemas em ligar giro no ESC. O sinal que vai pra ele é igual a que vai para um servo. Claro, você tem que usar dois ESCs.

Uma alternativa seria como o Antonio Carlos falou, hélice com passo variável. Mixando no ráido, quando estivesse na vertical, a aceleração fica fixa e o stick do acelerador (ou o giro ligado nele) só muda o passo, igual a um helicoptero.

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Mensagempor alexcmag » 14 Dez 2009 15:17

No meu entendimento, a coisa tem que funcionar assim:

Quando os motores estão na horizontal, pode-se mixar motores com uns 50% de leme, de forma que ao aplicar leme a potência dos mores seja alterada, isto deve facilitar a trimagem.

Quando os motores estão na vertical, pode-se mixar motores com uns 50% de ailerons.

Dá para fazer estas mixagens todas no rádio, desde que não use giro. Se usar giro, entre o canal do rádio e um mixer aplica-se um giro, de forma que ele tente se manter na atitude em que estiver.

Ficaria um mixer de 4 canais, sendo:

Se o canal 5 estiver em alto (motores na vertical) mixa canais 1 e 3
Se o canal 5 estiver em baixo (motores na horizontal) mixa canais 3 e 4

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Mensagempor alexcmag » 14 Dez 2009 15:21

Ooops, escrevi enquanto o Cyberware postava...

Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.

Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.

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Mensagempor NelsonSM » 14 Dez 2009 16:12

[quote:f42085b335="alexcmag"]Ooops, escrevi enquanto o Cyberware postava...

Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.

Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.[/quote:f42085b335]

Nossa!!! Os gigantes do e-voo manifestando-se no meu humilde projeto. Quanta honra!!

Para usar swashplates vou precisar de um rádio com mixagem CCPM. Já pensei em comprar um rádio só pra este projeto, mas outro rádio é um custo um pouco elevado. Tenho como tocar o projeto, mas um rádio....

Mesmo assim ainda é uma opção.

Até mais,
Nelson

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Mensagempor mosca.br » 14 Dez 2009 16:16

Na verdade, você precisaria de um baita rádio (ou de eletrônica embarcada). Por que precisaria mixar 2 bailarinas. Em modo helicóptero, o comando de leme se da com as bailarinas se inclinando em direções opostas (uma para frente, outra para traz).

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Mensagempor brunollo » 14 Dez 2009 16:27

Pra você usar como inspiração!

http://www.youtube.com/watch?v=zZx-KyUACkQ&NR=1

Acompanhando!!!
Vamos melhorar o nível do e-voo: se observar grosseria ou falta de educação, CLIQUE NO BOTÃO DENUNCIAR!!!

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Mensagempor sancler » 14 Dez 2009 17:03

[quote:a2a9919d90="alexcmag"]Ooops, escrevi enquanto o Cyberware postava...

Hélices de passo variável são uma boa mesmo, neste caso dá para usar um giro acionando o servo delas, devidamente invertidos uma em relação à outra.

Pelo que sei, o Osprey escala cheia usa dois swashplates, então esta é outra possibilidade: dois swashplates flybarless tripá CCPM, contrarotativos, mas com passo bem maior que em um heli normal.[/quote:a2a9919d90]

Ai é que esta o ponto Alex, Nelson e os demais
será que vale a pena um investimento dessa monta ?
digo isso por que chegando lá em cima é tudo igual :P
não importa se é um giant ou um modelo de depron o vôo proporciona exatamente a mesma coisa
deixo bem claro que isso é minha opinião
Antes de tentar mudar o mundo,dê três voltas ao redor de sua casa. BRA 16.234

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Mensagempor alexcmag » 14 Dez 2009 17:23

Os swashplates são um exagero, claro...

Eu faria com dois motores com hélices invertidas, com a mixagem que citei.

Se tiver um 6XAS já dá para mixar isto no TX, sem o giro, aí usaria a chave de habilitar as mixagens para entrar em modo "hover", e deixaria um canal pré-mixado fazendo esta chave acionar o servo que gira os motores.

Se o rádio for mais básico, ou se precisar de giro, vai com mixer externo. Se tiver facilidade de gravar microcontroladores PIC te passo o código.

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Mensagempor mosca.br » 14 Dez 2009 17:29

Pode até ser exagero, mas foi como o usuário do vídeo que ele postou fez.

E ele usa pás de 325mm.

Retirando das informações do video http://www.youtube.com/watch?v=F3bbTSdjk0M:
[yt]F3bbTSdjk0M[/yt]
[quote:50cc1da695]This in not much more than two 450 size helicopters out on the wings with a conversion mechanism and lots of special electronics to make it fly.[/quote:50cc1da695]


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