Projeto Osprey - VTOL (Montando redução)
[quote:89afeb2a4e="RikeTD"]acho q um Scout é uma boa mas talves um cessna 182[/quote:89afeb2a4e]
Indiquei o Scout pois foi com ele que iniciei. Voei a primeira vez com o scout do Deval e logo depois ele me ajudou a construir um pra mim.
Infelizmente ele não existe mais, sofreu um acidente aéreo hehehe.
Um cessna 182 não perece ser difícil, mas só recomendo o scout e o ugly stick. São lentos, dóceis e de fácil manutenção.
Até mais,
Nelson
Indiquei o Scout pois foi com ele que iniciei. Voei a primeira vez com o scout do Deval e logo depois ele me ajudou a construir um pra mim.
Infelizmente ele não existe mais, sofreu um acidente aéreo hehehe.
Um cessna 182 não perece ser difícil, mas só recomendo o scout e o ugly stick. São lentos, dóceis e de fácil manutenção.
Até mais,
Nelson
[quote:e34cbb3b0f="NelsonSM"][quote:e34cbb3b0f="Phantomas"]Eu cheguei a fazer uma 'plataforma de testes' meio baseada no osprey e cheguei a conclusao que:
1- mesmo 2 ESCs e motores estritamente iguais um sempre liga 1o que o outro e da diferenca de embalo potencia e tals
2- devido ao item 1 sem um passo variavel fica bem complicado de controlar a aeronave
talvez o caminho seja usar o conjunto de rotor de algum heli (450, HKlixao por ser barato, etc) ou usar aquelas helices de passo variavel, mas ai o tamanho do aero fica limitado...
To aqui na expectative de ver um video desse seu brinquedo funcionando e bem :wink:[/quote:e34cbb3b0f]
Pois eh!! Sei deste "defeito" de dois motores.
Vou tentar compensar com o uso de gyros para controlar a aceleração dos motores, mas se ficar muito instável vou comprar dois Kits HK450 e um rádio ccpm para faze-lo funcionar perfeitamente. É claro, que se tiver que partir para esta opção, o projeto vai ter um pequeno atraso.
Sei dos desafios/dificuldades mas não vou desistir.
Até mais,
Nelson[/quote:e34cbb3b0f]
Cara sem querer te desaninmar, ja te adianto que com gyro tambem nao rola, nao da tempo de compensar a rotacao do motor, tambem nao tentei jogar o giro do motor la em cima e controlar para baixo com o gyro mas te digo que partindo do zero nao rola.
So para voce ter ideia do nivel a que cheguei eu tenho um radio 12FGH e fiquei simplesmente 2 dias pensando em como fazer as mixagens e mudancas de controle sem exaurir a memoria. cheguei a uma config que no modo aviao eu tinha o controle como se fosse um aviao comum e no modo heli tinha controle como se fosse heli... minha sugestao seria de voce partir para a forma mais complexa que é com os rotores de helicoptero.
Só sugestão e estou te relatando pelo o que passei, se voce achar que vale a tentativa para acumular experiencia vai fundo, vai que numa dessas voce consegue uma solucao nao qual nao pensei.
1- mesmo 2 ESCs e motores estritamente iguais um sempre liga 1o que o outro e da diferenca de embalo potencia e tals
2- devido ao item 1 sem um passo variavel fica bem complicado de controlar a aeronave
talvez o caminho seja usar o conjunto de rotor de algum heli (450, HKlixao por ser barato, etc) ou usar aquelas helices de passo variavel, mas ai o tamanho do aero fica limitado...
To aqui na expectative de ver um video desse seu brinquedo funcionando e bem :wink:[/quote:e34cbb3b0f]
Pois eh!! Sei deste "defeito" de dois motores.
Vou tentar compensar com o uso de gyros para controlar a aceleração dos motores, mas se ficar muito instável vou comprar dois Kits HK450 e um rádio ccpm para faze-lo funcionar perfeitamente. É claro, que se tiver que partir para esta opção, o projeto vai ter um pequeno atraso.
Sei dos desafios/dificuldades mas não vou desistir.
Até mais,
Nelson[/quote:e34cbb3b0f]
Cara sem querer te desaninmar, ja te adianto que com gyro tambem nao rola, nao da tempo de compensar a rotacao do motor, tambem nao tentei jogar o giro do motor la em cima e controlar para baixo com o gyro mas te digo que partindo do zero nao rola.
So para voce ter ideia do nivel a que cheguei eu tenho um radio 12FGH e fiquei simplesmente 2 dias pensando em como fazer as mixagens e mudancas de controle sem exaurir a memoria. cheguei a uma config que no modo aviao eu tinha o controle como se fosse um aviao comum e no modo heli tinha controle como se fosse heli... minha sugestao seria de voce partir para a forma mais complexa que é com os rotores de helicoptero.
Só sugestão e estou te relatando pelo o que passei, se voce achar que vale a tentativa para acumular experiencia vai fundo, vai que numa dessas voce consegue uma solucao nao qual nao pensei.
[quote:78666d249f="NelsonSM"][quote:78666d249f="RikeTD"]acho q um Scout é uma boa mas talves um cessna 182[/quote:78666d249f]
Indiquei o Scout pois foi com ele que iniciei. Voei a primeira vez com o scout do Deval e logo depois ele me ajudou a construir um pra mim.
Infelizmente ele não existe mais, sofreu um acidente aéreo hehehe.
Um cessna 182 não perece ser difícil, mas só recomendo o scout e o ugly stick. São lentos, dóceis e de fácil manutenção.
Até mais,
Nelson[/quote:78666d249f]
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Vou ver se acho o esquema de construção de algum deles em balsa
Indiquei o Scout pois foi com ele que iniciei. Voei a primeira vez com o scout do Deval e logo depois ele me ajudou a construir um pra mim.
Infelizmente ele não existe mais, sofreu um acidente aéreo hehehe.
Um cessna 182 não perece ser difícil, mas só recomendo o scout e o ugly stick. São lentos, dóceis e de fácil manutenção.
Até mais,
Nelson[/quote:78666d249f]
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Vou ver se acho o esquema de construção de algum deles em balsa
- marcelo-aero
- membro
- Mensagens: 167
- Registrado em: Ter Set 15, 2009 5:59 pm
- Localização: Jaraguá do Sul - SC
[quote:686a998d95="NelsonSM"][quote:686a998d95="RikeTD"]acho q um Scout é uma boa mas talves um cessna 182[/quote:686a998d95]
Indiquei o Scout pois foi com ele que iniciei. Voei a primeira vez com o scout do Deval e logo depois ele me ajudou a construir um pra mim.
Infelizmente ele não existe mais, sofreu um acidente aéreo hehehe.
Um cessna 182 não perece ser difícil, mas só recomendo o scout e o ugly stick. São lentos, dóceis e de fácil manutenção.
Até mais,
Nelson[/quote:686a998d95]
estou fazendo meu Scout
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=717214#717214
Indiquei o Scout pois foi com ele que iniciei. Voei a primeira vez com o scout do Deval e logo depois ele me ajudou a construir um pra mim.
Infelizmente ele não existe mais, sofreu um acidente aéreo hehehe.
Um cessna 182 não perece ser difícil, mas só recomendo o scout e o ugly stick. São lentos, dóceis e de fácil manutenção.
Até mais,
Nelson[/quote:686a998d95]
estou fazendo meu Scout
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=717214#717214
- Roger g.p.
- membro
- Mensagens: 1427
- Registrado em: Sex Mai 29, 2009 2:20 pm
- Localização: Içara, SC, 17
Tem um jeito de vc fazer, mas vai precisar de uma carrada de servos e estensões em y.
Dois rotores de helis 450 ou 250, 6 micro servos ( se for pegar bom pegue hs-65mg)
Extensão (profundor com profundor, ail com ail,pitch com pitch)
Em baixo dos servos do profundor, use mais um servo, movimentando o servo do profundor junto, os dois independentes, o do rotor da direita desse, o da esquerda sobe, ou viçee versa, para cada lado. O motor de cada lado, tem que se mover com a parte movel inteira.
Isso tudo ainda com os servos no profundor, leme e ailerons normais.
Ou seja 12 servos, mas acho que fica legal.
Para isso tem que usar pás que envergam um pouco, as align 325mm de madeira deve ficar bom se usar rotores do 450.
Ah, e antes de mais nada, vai ter que comprar um heli 450 pra treinar primeiro, senão é lenha.
Abraços, quero ver voar hein!
Dois rotores de helis 450 ou 250, 6 micro servos ( se for pegar bom pegue hs-65mg)
Extensão (profundor com profundor, ail com ail,pitch com pitch)
Em baixo dos servos do profundor, use mais um servo, movimentando o servo do profundor junto, os dois independentes, o do rotor da direita desse, o da esquerda sobe, ou viçee versa, para cada lado. O motor de cada lado, tem que se mover com a parte movel inteira.
Isso tudo ainda com os servos no profundor, leme e ailerons normais.
Ou seja 12 servos, mas acho que fica legal.
Para isso tem que usar pás que envergam um pouco, as align 325mm de madeira deve ficar bom se usar rotores do 450.
Ah, e antes de mais nada, vai ter que comprar um heli 450 pra treinar primeiro, senão é lenha.
Abraços, quero ver voar hein!