Paulistinha P-56 Radar

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Reinaldo,
Já tem o Cowl do motor desse avião pra reposição? Vou colocar o motor em uma posição meio medonha e se ficar feio, teria que substituir o cowl.
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Vai chegar no proximo embarque, o que deverá ocorrer em 15/08/2010
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Apenas uma dica: Antes de cortar o cowl na posição medonha, voe o modelo e verifique se o motor funcionará direitinho....assim você não desperdiça um cowl.
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

certamente! até pq o motor vai ser amaciado e faço sempre uns 10 primeiros vôos sem cowl!
Na verdade a posição "medonha" é com o cabeçote pra baixo em vez de de lado. O montante aceita sem modificações
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

Pensei na posição com o cabeçote para baixo… será que ficará bom?

Aliás, não sei se coloco o OS 61SF ou o ASP 61SF, o ASP é bem menor que o OS, alguma sugestão?

Reinaldo, duas perguntas:

- Como o meu carro é pequeno eu queria deixar a asa bi-partida, quais seriam as modificações necesárias?

- Tem um trem de pouso para reposição? Dei azar com o trem de pouso do meu Paulistinha, que veio com um acabamento muito tosco pois foi pintado do jeito que foi cortado e secou dentro do saco plástico, grudando nele.

Abração,

Besser
Reinaldo Martins
membro
Mensagens: 1227
Registrado em: Qua Jan 26, 2005 10:42 am
Localização: Valinhos, SP, Brasil

Mensagem por Reinaldo Martins »

Roberto,

Infelizmente eu ainda não tenho as peças de reposição do Paulistinha, devendo chegar em agosto.

Com relação aos motores, eu não conheço fisicamente esta linha SF, mas acredito que seja 4 tempos, não é? Se for 4 tempos, qualquer um lhe atenderá plenamente, uma vez que o avião voa bem com apenas um 52 4 tempos.

A questão de posicionamento tem que ser cuidadosamente testada, pois, apesar da posição invertida sugerir um corte menor do cowl, certamente o nível do carburador ficará mais baixo em relação ao tanque, e neste caso, é preferível testar ( e até voar) sem instalar o cowl e, somente após ter certeza que o motor aceitou bem a posição, dar o acabamento final. Na posição invertida provavelmente voce terá que cortar uma parte bonita do cow que é a entrada de ar que simula o original.

Não tem jeito, glow é fácil de usar, mas mata a escala, de uma meneira ou outra.

Na questão da baioneta da asa, eu sempre me detenho ao que o manual pede, ou seja, se é pra colar, então eu colo. Eu levo o P-56 à pista de Fusca, com a fuselagem no banco traseiro e a asa apoiada no banco dianteiro, sem problemas.

A fixação da mesma, atrave´s de pinos retangulares que se juntam no bordo de ataque e entram no furo guia da fuselagem, meio que sugere um intertravamento, o mesmo valendo para a parte traseira da asa, que são unidas à fuselagem por 2 parafusos. Se utilizarmos a lógica, este sistema já sugere que não se faça a colagem da baioneta.....mas....no manual diz para colar. Minha preocupação é se, com o passar do tempo, esta baioneta que deveria ser colada e não foi, começar a apresentar folgas devido à vibração do motor. Os montantes de asa seriam, neste caso, peças estruturais importantíssimas a fim de evitar trabalhos estruturais.

Tenho certeza que muita gente deixou essa baioneta sem cola ..rs,rrs,rs,...mas eu não deixei..

Um abraço,
Reinaldo
Avatar do usuário
rgmanica
membro
Mensagens: 2038
Registrado em: Seg Nov 24, 2003 11:01 pm
Localização: Passo Fundo - RS

Mensagem por rgmanica »

Acho que não seria legal usar a asa bipartida. Se for ficar só no vôo escala e como sugere o painel "PROIBIDO ACROBACIAS", até acho que pode ser bipartida, mas duvido que fique sem um looping mais fechado, ou uns hammers apertados... Se fizer isso com a asa bipartida, acho que a baionetinha não aguenta! Meta cola nela que fica mais reforçadinho, pois a baioneta se integra a estrutura da asa e aumenta seu reforço.
Avatar do usuário
marinho
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 1034
Registrado em: Sáb Abr 17, 2004 2:45 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por marinho »

Por isso que o meu não voou ainda! Além de estar na procura de um sistema de baionetas ideal para deixar a asa bipartida, eu ainda estou fazendo modificações no modo de fixação do cowl, para que ele aguente o peso do chumbo que foi colocado por dentro dele para o acerto do CG. O parafusos originais que vieram para a fixação do cowl, não previam o aumento de peso da peça e podem não aguentar algum esforço de manobra com o novo peso! Aproximadamente 70g de peso a mais e em deslocamento, faz bastante diferença em certos casos!
Avatar do usuário
Roberto M Besser
membro
Mensagens: 326
Registrado em: Seg Mar 15, 2004 11:51 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Roberto M Besser »

[quote:01db2f07cd="Reinaldo MArtins"]Infelizmente eu ainda não tenho as peças de reposição do Paulistinha, devendo chegar em agosto.[/quote:01db2f07cd]

Vou esperar... :)

[quote:01db2f07cd="Reinaldo MArtins"]Com relação aos motores, eu não conheço fisicamente esta linha SF, mas acredito que seja 4 tempos, não é? Se for 4 tempos, qualquer um lhe atenderá plenamente, uma vez que o avião voa bem com apenas um 52 4 tempos.[/quote:01db2f07cd]

Ops, errei, em ambos eu disse que são "SF", na verdade são "FS" e sim, ambos 4 tempos... OS FS61 e ASP FS61, é que tenho um OS 40SF e as vezes troco a bola. :oops:

[quote:01db2f07cd="Reinaldo MArtins"]
A questão de posicionamento tem que ser cuidadosamente testada, pois, apesar da posição invertida sugerir um corte menor do cowl, certamente o nível do carburador ficará mais baixo em relação ao tanque, e neste caso, é preferível testar ( e até voar) sem instalar o cowl e, somente após ter certeza que o motor aceitou bem a posição, dar o acabamento final. Na posição invertida provavelmente voce terá que cortar uma parte bonita do cow que é a entrada de ar que simula o original.

Não tem jeito, glow é fácil de usar, mas mata a escala, de uma meneira ou outra.
[/quote:01db2f07cd]

Verdade, o detalhe mais bonito do cowl é a entrada de ar...

[quote:01db2f07cd="Reinaldo MArtins"]
Na questão da baioneta da asa, eu sempre me detenho ao que o manual pede, ou seja, se é pra colar, então eu colo. Eu levo o P-56 à pista de Fusca, com a fuselagem no banco traseiro e a asa apoiada no banco dianteiro, sem problemas.

A fixação da mesma, atrave´s de pinos retangulares que se juntam no bordo de ataque e entram no furo guia da fuselagem, meio que sugere um intertravamento, o mesmo valendo para a parte traseira da asa, que são unidas à fuselagem por 2 parafusos. Se utilizarmos a lógica, este sistema já sugere que não se faça a colagem da baioneta.....mas....no manual diz para colar. Minha preocupação é se, com o passar do tempo, esta baioneta que deveria ser colada e não foi, começar a apresentar folgas devido à vibração do motor. Os montantes de asa seriam, neste caso, peças estruturais importantíssimas a fim de evitar trabalhos estruturais.

Tenho certeza que muita gente deixou essa baioneta sem cola ..rs,rrs,rs,...mas eu não deixei..
[/quote:01db2f07cd]

É, vou colar a asa... :)

Eu tive um fusca e uma vez carreguei um Stick 61 com a asa atravessado no meio do carro com mais 4 pessoas dentro! :D


Um abração
Roberto Mota Besser
Das aftazarden und sovakozfeden!
Avatar do usuário
Raí
membro
Mensagens: 382
Registrado em: Seg Jan 11, 2010 5:35 pm
Localização: Campinas / Bragança Paulista - SP

Mensagem por Raí »

Terminei o meu, estou esperando apenas a hélice definitiva chegar pra postar as fotos. Amanhã devo voar com ele.

Estou querendo colocar um spinnerzinho pra não deixar seco na rosca...difícil é achar a medida. Alguma sugestão?
Responder