Avião Treinador: Construção em isopor P0
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- Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
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Avião Treinador: Construção em isopor P0
Tudo bem? :D
Depois de pegar a planta do aeromodelo scout (aquele que saiu nas bancas), resolvi construí-lo em isopor P0, ou seja, aquele isopor de papelarias.
O objetivo era fazer um aero que fosse perfeito para um motor 400 com hélice de 6 polegadas, que fosse manso, um perfeito treinador...
Resultado: Um avião leve (menos de 330 gramas com todos os equipamentos), tranqüilo de pilotar e de construção descomplicada e muuuito barata (acredito que se gaste menos de 3 reais pra montar um).
Depois de pegar a planta do aeromodelo scout (aquele que saiu nas bancas), resolvi construí-lo em isopor P0, ou seja, aquele isopor de papelarias.
O objetivo era fazer um aero que fosse perfeito para um motor 400 com hélice de 6 polegadas, que fosse manso, um perfeito treinador...
Resultado: Um avião leve (menos de 330 gramas com todos os equipamentos), tranqüilo de pilotar e de construção descomplicada e muuuito barata (acredito que se gaste menos de 3 reais pra montar um).
- Anexos
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- Uma foto do Scout 2
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Foi usado isopor P0 de papelaria na fuselagem e nas asas. A forma do perfil foi conseguida depois de muuuuuito lixar.
Nas asas usei chapa de 15 mm e na fuselagem 5mm, com reforços em 15 mm.
Na foto abaixo podem ver o "montante" do motor... :D
Nas asas usei chapa de 15 mm e na fuselagem 5mm, com reforços em 15 mm.
Na foto abaixo podem ver o "montante" do motor... :D
- Anexos
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- Montante
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- Lucas (gringo)
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ficou bom
eu fiz um com isopor de papelaria mas maciço e ficou meio pesado
acho que o seu voa
abs
acho que o seu voa
abs
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Equipamentos que usei nos meus vôos:
- Motor 400 DD com hélice 6 x 3,5
- Bateria nimh 9,6v 650 mah
- 2 servos naro gws
- esc 300 ics
- Receptor 4 canais AM
- Transmissor Attack 4 AM
Ou seja, equipamentos básico, baratos e de fácil aquisição (excetos os componentes AM).
- Motor 400 DD com hélice 6 x 3,5
- Bateria nimh 9,6v 650 mah
- 2 servos naro gws
- esc 300 ics
- Receptor 4 canais AM
- Transmissor Attack 4 AM
Ou seja, equipamentos básico, baratos e de fácil aquisição (excetos os componentes AM).
- Anexos
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- Detalhe do conjunto de cauda
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- Registrado em: Dom Jan 15, 2006 12:32 pm
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Bem pessoal, é só isso.. Esse aeromodelo foi só pra mostrar pro pessoal que não é necessário ter depron... Basta isopor mesmo, desses de papelari! No máximo é preciso de algumas bandejinhas pra fazer os estabilizadores horizontal e o vertical... só! Nem precisa de trem de pouso pois é só arremessar!
Depois posto uma planta, já com as adaptações feitas.
Ah... Alguém tem um nome melhor pra esse aero? por enquanto chamo de Scout 2, mas queria um nome melhorzinho.. se alguém puder ajudar! hehehe
Espero que tenha servido de ajuda pra alguém :)
Agradecimentos ao Rick, que me emprestou a planta e me auxiliou em alguns pontos do projeto!
Abraços!
Depois posto uma planta, já com as adaptações feitas.
Ah... Alguém tem um nome melhor pra esse aero? por enquanto chamo de Scout 2, mas queria um nome melhorzinho.. se alguém puder ajudar! hehehe
Espero que tenha servido de ajuda pra alguém :)
Agradecimentos ao Rick, que me emprestou a planta e me auxiliou em alguns pontos do projeto!
Abraços!
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- david loos
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- Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
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- jociel luciano
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O segredo está em "fechar a caixa". Com fundo, laterais e topo da fuselagem devidamente colados, tudo fica razoavelmente rígido.
Pode usar fita de embalagem, mas use com moderação.
Também é bom fazer umas cavernas em 15 mm, porque assim evita a "torção" do aeromodelo.
Em alguns lugares é legal usar 15 mm no topo da fuselagem (cauda e tampo do motor).
Na foto vemos esse "topo" em 15 mm na parte traseira do avião. Por ser uma parte comprida e que deve ser a mais rígida possível devido à atuação das superfícies de comando, o reforço é necessário.
Pode usar fita de embalagem, mas use com moderação.
Também é bom fazer umas cavernas em 15 mm, porque assim evita a "torção" do aeromodelo.
Em alguns lugares é legal usar 15 mm no topo da fuselagem (cauda e tampo do motor).
Na foto vemos esse "topo" em 15 mm na parte traseira do avião. Por ser uma parte comprida e que deve ser a mais rígida possível devido à atuação das superfícies de comando, o reforço é necessário.
- Anexos
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- Reforços para isopor: Isopor!
- PICT0027b.jpg (29.54 KiB) Exibido 11588 vezes
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