Trem de pouso retratil caseiro

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
rafa.
membro
Mensagens: 30
Registrado em: Sex Dez 25, 2009 8:19 am
Localização: Santo Antonio da Platina-Pr

Mensagem por rafa. »

Ei aimgos irei entrar nessa tambem, apesar de eu ser novato, vou passar minhas ideias para o cad e depois eu posto aqui, acho que sei como "travar" o bendito trem de pouso, irei usar um pouco de teoria (sou tecnico em metal mecanica) e um pouco de jeito brasileiro...
julioadt
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 11:21 pm
Localização: Londrina, Pr

Mensagem por julioadt »

Pessoal, nao sou um genio no desenho, mas adoro desafios como esses.
Pensei em algo simples. O angulo de abertura do trem em relação a asa, junto com uma mola para ajudar na abertura, faz com que ele fique aberto em contato com o solo e o servo com uma força nao muito grande (maior que a mola) feche o trem.
Parece simples no desenho, nao sei se vai funcionar bm... precisa de aprimoramentos e ideias...

Vou tentar testar em bancada.....

Abraços
Anexos
imagem.JPG
imagem.JPG (5.78 KiB) Exibido 20140 vezes
julioadt
membro
Mensagens: 103
Registrado em: Qui Abr 09, 2009 11:21 pm
Localização: Londrina, Pr

Mensagem por julioadt »

[quote:33b80a3fa5="julioadt"]Pessoal, nao sou um genio no desenho, mas adoro desafios como esses.
Pensei em algo simples. O angulo de abertura do trem em relação a asa, junto com uma mola para ajudar na abertura, faz com que ele fique aberto em contato com o solo e o servo com uma força nao muito grande (maior que a mola) feche o trem.
Parece simples no desenho, nao sei se vai funcionar bm... precisa de aprimoramentos e ideias...

Vou tentar testar em bancada.....

Abraços[/quote:33b80a3fa5]

Detalhe, quanto mais proximo da asa a mola ficar, menor o esforço do servo. O eixo da roda é para dentro mesmo... fica alinhada com o eixo, porem fazendo força para fora....
Avatar do usuário
MARCELO.SOFTWARE
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 4:20 pm
Localização: Rondonópolis - MT

Mensagem por MARCELO.SOFTWARE »

Nesta noite após ver este tópico fiquei imaginando alguma coisa para poder ajudar também. :)
Aqui vai a minha contribuição:
Anexos
trem de pouso caseiro.JPG
trem de pouso caseiro.JPG (25.26 KiB) Exibido 20110 vezes
Avatar do usuário
MARCELO.SOFTWARE
membro
Mensagens: 122
Registrado em: Sáb Jan 03, 2009 4:20 pm
Localização: Rondonópolis - MT

Mensagem por MARCELO.SOFTWARE »

O servo tem que ser modificado para girar continuo, já vi um tutorial aqui mesmo no e-voo.
A linha se enrola no tubo que esta no meio do do servo e levanta a haste fazendo com que o trem de pouso se levante também. Quando abaixada, esta haste não deixa o trem de pouso se fechar, e a própria asa se encarrega em não deixar o trem se abrir mais. (Esta área da asa deve receber um reforço.).

Pode usar apenas um servo para o trem de pouso dos dois lados. É só colocar uma linha em cima da roda do servo e outra em baixo. O resto do mecanismo é o mesmo.

Ps: Não sou desenhista e não entendo muito de física... Use o esquema acima como exemplo. Não garanto que funcione. :lol: :roll:
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Vendo essa discussão de vcs, fiquei pensando...para que escala/modelo de aeromodelo seria o trem retrátil que estão tentando fazer? Depois de achar a escala/modelo que vão construir, por não optar em copiar um sistema mecânico existente?

Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
PedroF.
membro
Mensagens: 44
Registrado em: Sáb Fev 27, 2010 5:29 pm
Localização: Gaspar SC

Mensagem por PedroF. »

Aqui esta o meu desenho.
Anexos
Eu fiz esse desenho apartir do ultimo video que enviei.
Eu fiz esse desenho apartir do ultimo video que enviei.
DSCI0217.JPG (13.03 KiB) Exibido 20091 vezes
Não espere o dia de amanhã!
huttener
membro
Mensagens: 72
Registrado em: Ter Out 21, 2008 10:50 pm
Localização: Curitiba, PR

Mensagem por huttener »

[quote:189c42a33f="warne"]Vendo essa discussão de vcs, fiquei pensando...para que escala/modelo de aeromodelo seria o trem retrátil que estão tentando fazer? Depois de achar a escala/modelo que vão construir, por não optar em copiar um sistema mecânico existente?

Warne[/quote:189c42a33f]

A idéia do tópico não é copiar, mas sim desenvolver...
14 MZ. TF Cessna 182 Skylane 1/5 (Construindo),
Beech Bonanza V-35b 1/4 (Planta terminada!),
Hostetler Cessna 172 Skyhawk 28% (O próximo!).
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:1b49d1919f="huttener"][quote:1b49d1919f="warne"]Vendo essa discussão de vcs, fiquei pensando...para que escala/modelo de aeromodelo seria o trem retrátil que estão tentando fazer? Depois de achar a escala/modelo que vão construir, por não optar em copiar um sistema mecânico existente?

Warne[/quote:1b49d1919f]

A idéia do tópico não é copiar, mas sim desenvolver...[/quote:1b49d1919f]

Hum...então acho eu que é mesmo que inventar a roda outra vez!!!
Veja bem, pra se fazer algo, tem que partir do inicio, digo, tem que saber o que quer fazer e pra que vai fazer.
Se vão fazer um projeto de algo, tem que definir o que é, que material vai usar e pra que finalidade (micro ou escala). Ficar jogando ideias não vai levar a nada. A infinidade de retrateis que existe no mercado...só vale a pena fazer se for pra usar em um projeto de aeromodelo...
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

Minha ideia é COPIAR desse modelo aqui: http://www.robart.com/retracts/spare%20parts/601SP.pdf

Simples e funcional!!! Outra coisa, quem for fazer, tem que notar e a posição que a roda vai atuar, tá bem descrito no esquema.

Abs

Warne
Responder