C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
Re: ...
[quote:dd3a7b8fd9="fabiofleal"][quote:dd3a7b8fd9="Kemp"] Quero ficar pelo menos 1 semana com o aero inteiro. hehe.
Será no próximo sábado.
Em seguida colocarei o vídeo.
Até mais[/quote:dd3a7b8fd9]
Ele VAI ficar inteiro. A unica coisa que poderia preocupar em aeros bi-motores é a assimetria de empuxo.
Nas escalas que fazemos nossos aeros o efeito que o Kemp mencionoiu se resume ao seguinte: Se um motor parar, o avião dá uma guinada, fica incontrolavel e cai. Mas isso acaba acontecendo apenas pela assimetria de empuxo, justamente porque voamos em faixas de Reynolds pequenos, onde os efeitos aerodinamicos ainda nao aparecem.
Conselho de quem ja caiu por causa da assimetria: Faca os primeiros voos o mais alto possivel. Sentindo a minima tendencia do aviao puxar p/ um dos lados, corte o motor e traga ele no planeio.
Orientei um amigo numa situação dessas e ele conseguiu salvar o aero dele apos um dos motores queimar. O avião era um Kawasaki C-1 de 1,90m e, pasmem, 4kg:
https://www.youtube.com/watch?v=nc_kBYM9pAU
Abs.[/quote:dd3a7b8fd9]
Fábio. Obrigado pela dica.
Pelos testes que fiz acho que não terei problemas em voo. A diferença dos motores ficou mínima e está imperceptível em solo. Vamos ver em voo.
Mais fotos
(imagens 138 a 143)
Será no próximo sábado.
Em seguida colocarei o vídeo.
Até mais[/quote:dd3a7b8fd9]
Ele VAI ficar inteiro. A unica coisa que poderia preocupar em aeros bi-motores é a assimetria de empuxo.
Nas escalas que fazemos nossos aeros o efeito que o Kemp mencionoiu se resume ao seguinte: Se um motor parar, o avião dá uma guinada, fica incontrolavel e cai. Mas isso acaba acontecendo apenas pela assimetria de empuxo, justamente porque voamos em faixas de Reynolds pequenos, onde os efeitos aerodinamicos ainda nao aparecem.
Conselho de quem ja caiu por causa da assimetria: Faca os primeiros voos o mais alto possivel. Sentindo a minima tendencia do aviao puxar p/ um dos lados, corte o motor e traga ele no planeio.
Orientei um amigo numa situação dessas e ele conseguiu salvar o aero dele apos um dos motores queimar. O avião era um Kawasaki C-1 de 1,90m e, pasmem, 4kg:
https://www.youtube.com/watch?v=nc_kBYM9pAU
Abs.[/quote:dd3a7b8fd9]
Fábio. Obrigado pela dica.
Pelos testes que fiz acho que não terei problemas em voo. A diferença dos motores ficou mínima e está imperceptível em solo. Vamos ver em voo.
Mais fotos
(imagens 138 a 143)
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 9:07 am, em um total de 6 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- jose.bissaco
- membro
- Mensagens: 865
- Registrado em: Sáb Dez 27, 2008 6:03 pm
- Localização: SUZANO - SP
- Contato:
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
O pessoal insistiu e eu não resisti. Acabei colocando o Búfalo pra voar no dia 08/08.
O voo foi tranquilo e sem tendências. Decolou com flap na posição 1 e 1/2 motor. Me surpreendeu, pois achei que teria que voar com os motores no limite.
O trêm de pouso ficou 100%. Nenhuma pane.
Os lançamentos foram um sucesso.
Algumas imagens do voo que tirei dos vídeos:
(imagens 144 a 149)
Logo mais colocarei o vídeo
O voo foi tranquilo e sem tendências. Decolou com flap na posição 1 e 1/2 motor. Me surpreendeu, pois achei que teria que voar com os motores no limite.
O trêm de pouso ficou 100%. Nenhuma pane.
Os lançamentos foram um sucesso.
Algumas imagens do voo que tirei dos vídeos:
(imagens 144 a 149)
Logo mais colocarei o vídeo
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 9:08 am, em um total de 3 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
[quote:65e7c43505="betodebem"]Muito legal mesmo, parabéns!!!
(como foto de celular fica lavada né...)
Abraços,
Beto[/quote:65e7c43505]
Obrigado
As imagens são do vídeo. Não usei celular para fotografar.
Logo mais coloco o vídeo do voo.
Algumas imagens do voo que tirei dos vídeos:
(imagens 150 a 155)
(como foto de celular fica lavada né...)
Abraços,
Beto[/quote:65e7c43505]
Obrigado
As imagens são do vídeo. Não usei celular para fotografar.
Logo mais coloco o vídeo do voo.
Algumas imagens do voo que tirei dos vídeos:
(imagens 150 a 155)
Editado pela última vez por Kemp em Qui Mai 28, 2015 8:46 am, em um total de 2 vezes.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- Kemp
- membro
- Mensagens: 1720
- Registrado em: Sáb Nov 10, 2007 10:52 am
- Localização: Guaratinguetá-SP
- Contato:
[quote:b3ffa78545="RokrRJ"]Uma dúvida: como fica pra acertar o CG com os pára-quedistas?
Depois que você solta eles, o CG não sofre alteração?
O vôo continua o mesmo ou o avião ficou com alguma tendência após o lançamento?[/quote:b3ffa78545]
Aí é que está a graça. Decolar com o aero meio pendurado e depois soltar os Pqds pra fica tudo no lugar. Não senti nenhuma mudança.
Depois que você solta eles, o CG não sofre alteração?
O vôo continua o mesmo ou o avião ficou com alguma tendência após o lançamento?[/quote:b3ffa78545]
Aí é que está a graça. Decolar com o aero meio pendurado e depois soltar os Pqds pra fica tudo no lugar. Não senti nenhuma mudança.
Starlite - Cessna 182 - T-27 Tucano - P-51 Mustang - Christen Eagle - Edge 540T - Piper Cub J3
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
- Mensagens: 14827
- Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
- Localização: Sao Paulo SP
- Contato:
Parabéns, ficou ótimo, e deu vontade de fazer outro destes já que o meu sofreu de falta de potência na época da escova lascada.
Como os colegas disseram, a única coisa que estraga a escala são os elásticos, tente parafusar, vai ficar bem melhor.
As imagens não estão muito nítidas, mesmo porque é difícil fotografar ou filmar modelo em vôo, mas uma delas estava bem realista, lembra aquelas cenas de C-115 pousando em pista de terra no meio da selva. Fiz um thumbnail com ela e coloquei na barra de links aleatórios à esquerda.
[img:9d7ea48c6a]http://www.e-voo.com/banner/www/images/bufallo_kemp_89782.jpg[/img:9d7ea48c6a]
Como os colegas disseram, a única coisa que estraga a escala são os elásticos, tente parafusar, vai ficar bem melhor.
As imagens não estão muito nítidas, mesmo porque é difícil fotografar ou filmar modelo em vôo, mas uma delas estava bem realista, lembra aquelas cenas de C-115 pousando em pista de terra no meio da selva. Fiz um thumbnail com ela e coloquei na barra de links aleatórios à esquerda.
[img:9d7ea48c6a]http://www.e-voo.com/banner/www/images/bufallo_kemp_89782.jpg[/img:9d7ea48c6a]