C-115 Búfalo com PQD Paraquedista FPV saltando com câmera

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

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Kemp
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Mensagempor Kemp » 21 Out 2012 21:25

[quote:c3aa3c8124="Falconspace"]Mestre Kemp,
Baixei a planta, imprimi as treis folhas em A0, ja cortei e colei as partes em papel cartao para o molde, vi e li todas as paginas deste topico inclusive os videos de lançamentos, tenho algumas duvidas,
Primeira: só para esclarecer devo cortar um fio vermelho de um dos esc's?
Segunda: profundor, vi na planta que tem um perfil mais posso usar depron 5mm ou balsa 3mm?
Terceira: tem algum macete para fazer o diedro da asa para ficarem indenticos ou só no olhometro mesmo.
Mais uma: como é a linkagem dos ailerons nao vi nenhuma foto por baixo da asa, da para fazer usando fita silver tape com linkagem exposta com servo htx900 9g.
Topico como este tem estar sempre em evidencia a gente nao desenterra a gente reelembra. Valeu Kemp Obrigado por disponibilizar a planta e pelos belos e motivadores videos, só de baixar a planta e começar a cortar as primeiras peças já estou feliz da vida independente do resultado em voo daqui um tempo, detalhe não pretendo fazer para lançamentos só para curtir em voo, ok! abço Tks Pt Pt[/quote:c3aa3c8124]

Obrigado.

Respondendo as perguntas.

Primeira: só para esclarecer devo cortar um fio vermelho de um dos esc's?
[b:c3aa3c8124]R:[/b:c3aa3c8124] Eu cortei, mas depois ví em alguns tópicos que não faz diferença.

Segunda: profundor, vi na planta que tem um perfil mais posso usar depron 5mm ou balsa 3mm?
[b:c3aa3c8124]R:[/b:c3aa3c8124] Sim. No meu usei balsa de 3mm. Meu colega usou depron de 5mm.

Terceira: tem algum macete para fazer o diedro da asa para ficarem indenticos ou só no olhometro mesmo.
[b:c3aa3c8124]R:[/b:c3aa3c8124] Eu marquei uns 3mm na parte de cima de cada ponta da asa e passei fio quente para dar o ângulo. É meio que no olhômetro mesmo e depois acerta quando colar as varetas. Depois qu coloca as varetas e a cola de isopor ainda está fresca você consegue aumentar ou diminuir o ângulo da asa. Coloque a asa sobre uma mesa e use uma régua para medir a altura das pontas da asa até ficarem iguais. Fiz assim.

Mais uma: como é a linkagem dos ailerons nao vi nenhuma foto por baixo da asa, da para fazer usando fita silver tape com linkagem exposta com servo htx900 9g.
[b:c3aa3c8124]R:[/b:c3aa3c8124] Usei um único servo no centro e arames embutidos para o comando chegar até as pontas da asa, mas é mais prático usar um servo em cada ponta de asa com cabo "Y". 9g a mais não vai fazer diferença para esse modelo.


Aproveitando. Mais umas fotos do último lançamento.
(imagens 187 a 189)

187.jpg
187.jpg (11.77 KiB) Exibido 1141 vezes

188.jpg
188.jpg (8.94 KiB) Exibido 1141 vezes

189.jpg
189.jpg (31.63 KiB) Exibido 1141 vezes
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Silvio3099
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Mensagempor Silvio3099 » 22 Out 2012 09:45

Esse seu Búfalo é show, Kemp. Estou fazendo uma planta dele pra poder montar o meu. Estou esperando umas peças chegarem pra começar. O seu foi com certeza a maior inspiração.

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eduardo_barretto
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Mensagempor eduardo_barretto » 25 Out 2012 19:47

eu pude ver este voo no dia desta fotos muito show!

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Edson_planeta
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Mensagempor Edson_planeta » 30 Out 2012 12:26

Kemp, apos uns meses treinando com meu cessna e nao caíndo mais na hora de pousar, ou seja ja tem tempao que nao quebro mais o meu cessna, somente agora criei coragem de construir o C-115, ja cortei a fuselagem e tambem ja colei a parte de baixo e as laterais....

a fuselagem vai ser de isopor p3 com 1,5 cm de expessura

motor o 2822 é o mais inidicado, ou existe algum com melhor desempenho e eficiencia

agora vai começar as duvidas?

referente a fiaçao motor e lampadas:

a parte eletronica esta toda nas asas, vendo que foi colocado motor, esc, e a fiaçao e lampadas como foi fixado esta eletronica e cabos?

vc colocou algum conduite no isopor ou colocou direto no isopor e colou tudo?


pretendo usar a mesma quantidade de servo na asa como vc fez....... tipo 1 servo nos ailerons e 1 servo nos flaps, vc tem algum meio de me instruir como configurar os flaps no meu TX (Turnigy t9)....

outra duvida com a nacele..... qual é a largura da nacele na planta que medi a largura e ficou com 6cm de largura.... vc pode me confirmar,

vc fez a nacele em isopor maciço, posso fazer ela em partes colada como na fuselagem, ou vai perder a resistencia na peça....

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guiguipllay
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Mensagempor guiguipllay » 02 Fev 2013 20:07

kemp os paraquedistas foram comprados ou vc fez???

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Kemp
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Mensagempor Kemp » 14 Fev 2013 13:08

[quote:7baef62e23="Edson_planeta"]Kemp, apos uns meses treinando com meu cessna e nao caíndo mais na hora de pousar, ou seja ja tem tempao que nao quebro mais o meu cessna, somente agora criei coragem de construir o C-115, ja cortei a fuselagem e tambem ja colei a parte de baixo e as laterais....

a fuselagem vai ser de isopor p3 com 1,5 cm de expessura

motor o 2822 é o mais inidicado, ou existe algum com melhor desempenho e eficiencia

agora vai começar as duvidas?

referente a fiaçao motor e lampadas:

a parte eletronica esta toda nas asas, vendo que foi colocado motor, esc, e a fiaçao e lampadas como foi fixado esta eletronica e cabos?

vc colocou algum conduite no isopor ou colocou direto no isopor e colou tudo?


pretendo usar a mesma quantidade de servo na asa como vc fez....... tipo 1 servo nos ailerons e 1 servo nos flaps, vc tem algum meio de me instruir como configurar os flaps no meu TX (Turnigy t9)....

outra duvida com a nacele..... qual é a largura da nacele na planta que medi a largura e ficou com 6cm de largura.... vc pode me confirmar,

vc fez a nacele em isopor maciço, posso fazer ela em partes colada como na fuselagem, ou vai perder a resistencia na peça....[/quote:7baef62e23]

Olá Edson.

Uso o 2822 em tudo e nunca tive problemas. Se está dando certo prefiro não inventar. hehe
Tudo embutido na asa sem conduites.
A nacele fiz eu maciça e depois recortei. Está tudo no tópico, inclusive o desenho do recorte.
Só fiz a asa um pouco mais larga. Fora isso está tudo conforme a planta.
Para o flap é só ligar o servo em algum canal disponivel no rádio e ativá-lo. Geralmente canais 5 ou 6.
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Mensagempor Kemp » 14 Fev 2013 13:13

[quote:5cd8473f0e="guiguipllay"]kemp os paraquedistas foram comprados ou vc fez???[/quote:5cd8473f0e]

Todos feitos manualmente com sacos de lixo.
Quando pinta algum evento eu e meu colega, que também faz lançamentos, corremos para preparar mais de 200 paraquedinhas com balas.
É bem legal ver a criançada correndo atrás dos PQDs. E não tem só criança correndo. hehe
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Mensagempor Luiz Paganin » 18 Mar 2013 16:17

Kemp. desculpe a vc a a todos, o desenterrar do defunto da cova !!

Estou fazendo um C-115 e e notei que fica com peso de cauda ? acerta o contra peso na parte da frente da aeronave ?

Abçs e obrigado.

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Mensagempor Kemp » 19 Mar 2013 16:39

Ah. Acho que entendi. Minha esposa me ajudou.
Você está com peso de cauda e quer saber se tem como ajustar?
A resposta é sim. Tem muito espaço na frente para deslocar a bateria para frente e para trás e ajustar o CG.
Esse aero voa carregado de balas com muito peso de cauda. Pode ficar despreocupado.
Até mais

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Turnigy 3 Channel Servo Regulador De Velocidade / Direção

Mensagempor diogomr » 29 Mar 2013 08:09

Olá amigo; Sabe informar se este regulador de velocidade serve para qualquer servo? Digo isto porque não esta funcionando corretamente com o servo retrátil! O mesmo altera somente o tempo de acionamento do mecanismo e não o tempo de curso. [b:bc21bad45f][quote:bc21bad45f][code:1:bc21bad45f][/code:1:bc21bad45f][/quote:bc21bad45f][/b:bc21bad45f]
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Re: Turnigy 3 Channel Servo Regulador De Velocidade / Direçã

Mensagempor Kemp » 29 Mar 2013 10:22

[quote:d95b75f38d="diogomr"]Olá amigo; Sabe informar se este regulador de velocidade serve para qualquer servo? Digo isto porque não esta funcionando corretamente com o servo retrátil! O mesmo altera somente o tempo de acionamento do mecanismo e não o tempo de curso. [b:d95b75f38d][quote:d95b75f38d][code:1:d95b75f38d][/code:1:d95b75f38d][/quote:d95b75f38d][/b:d95b75f38d][/quote:d95b75f38d]

Não funciona com qualquer servo.
Já tive servo para um retrátil da Bluebird que não funcionava. Somente retardava como você já disse. Até mais
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Mensagempor diogomr » 02 Abr 2013 16:32

[color=indigo:fec7372ce3]Sabe informar qual servo retrátil funciona com o regulador de velocidade da Turnigy em questão?
Desde já agradeço!
[/color:fec7372ce3]
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Mensagempor Kemp » 02 Abr 2013 17:47

[quote:ea6ceb28d7="diogomr"][color=indigo:ea6ceb28d7]Sabe informar qual servo retrátil funciona com o regulador de velocidade da Turnigy em questão?
Desde já agradeço!
[/color:ea6ceb28d7][/quote:ea6ceb28d7]

tem outros modelos da Bluebird que não são para retrátei mas tem perfil baixo e funcionam . Eles tem que movimentar perto dos 180°.

Agora não me recordo, mas eu comprei um outro de perfil baixo pra substituir os do meu Tucano e funcionaram bem com o regulador de velocidade. Acho que foi esse: [url]http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__8782__BMS_705MG_Low_Profile_High_Torque_Servo_Metal_Gear_6_0kg_18sec_34g.html[/url]

Não compre o que está escrito Retract que esse só vai ter o atraso no movimento.
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Dúvidas

Mensagempor TiagoLisboa » 07 Abr 2013 05:03

Galera ao conhecer este aeromodelo e admirar as construções deste tópico não resisti e iniciei a minha construção mas acontece o seguinte eu acompanhei a construção desde o inicio mas estou com dúvidas na Ligação das baterias?????

Comentaram sobre cabo adaptador paralelo mas na foto o cabo é curto então qual fio devo utilizar para ligar os ESC's na bateria ou baterias que não decidi ainda?


Sobre a quantidade de Bateria sendo duas ou uma qual seria a vantagem, seria em valores somente?


Segue o link da minha contrução!

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=152771

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Mensagempor Kemp » 07 Abr 2013 05:45

Olá colega.
Estou acompanhando sua contrução.
No meuuso somente 1 bateria de 3S 3600 ou 3S de 4000maAh.
O fio pra ligar a bateria é do mesmo tippo que vem nas baterias. Fio AWG 14. Compra por metro na HK ou em lloja de aeros elétricos.
Quando amanhecer postarei uma foto da parte de baixxo da asa.

No começo do tópico tem essas fotos do esquema:
(imagens 190 e 191)
190.jpg
190.jpg (29.23 KiB) Exibido 1141 vezes

191.jpg
191.jpg (33.97 KiB) Exibido 1141 vezes



Essa eu tirei hoje.
Os fios saem todos no centro da asa. Ailerons, Flaps, Luzes, Esc's e Baterias:
(imagem 192)

192.jpg
192.jpg (35.08 KiB) Exibido 1141 vezes



Esse é de verdade ou é RC ?
(imagem 193)

193.jpg
193.jpg (7.45 KiB) Exibido 1141 vezes
Editado pela última vez por Kemp em 28 Mai 2015 09:05, em um total de 2 vezes.

Paulo Cesar Klein
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Mensagempor Paulo Cesar Klein » 14 Abr 2013 16:12

ola Kemp gostaria que vc me esclarecesse uma coisa fiz um c115 mas ficou com 1.8kg completo com bat 4000 mah meus motores sao de 1100 kv com empuxo de 1.130kg cada sera que eles vao aguentar o peso do modelo e tambem gostaria de saber como vc faz para medir o empuxo dos motores ja que nao achei nada sobre isso aqui no e-voo obrigado e parabens pelo aero muito lindoapesar de estar escrevendo tao tarde mas espero que ainda tenha ele

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Mensagempor Kemp » 14 Abr 2013 16:58

[quote:95b4cf3541="Paulo Cesar Klein"]ola Kemp gostaria que vc me esclarecesse uma coisa fiz um c115 mas ficou com 1.8kg completo com bat 4000 mah meus motores sao de 1100 kv com empuxo de 1.130kg cada sera que eles vao aguentar o peso do modelo e tambem gostaria de saber como vc faz para medir o empuxo dos motores ja que nao achei nada sobre isso aqui no e-voo obrigado e parabens pelo aero muito lindoapesar de estar escrevendo tao tarde mas espero que ainda tenha ele[/quote:95b4cf3541]

Olá Paulo.

Levando em conta que meus motores geram 650g de empuxo cada um (1,3kg total) e leva um aero de quase 2,0kg (carregado com para quedas) acredito que seu aero subirá como um foguete, pois tera um total de 2,3kg de empuxo aproximadamente.
A regra é que ára voar bem o empuxo deve ser de 2/3 do peso do aeromodelo, ou seja, se o seu aero pesa 1,8kg um empuxo total de 1,2kg já seria suficiente para voar muito bem.
Você está com quase o dobro. Voa até com 1 motor só. hehe

Sobre o empuxo aqui no e-voo:
artigos/empuxo/

Até mais e bons voos !
Editado pela última vez por Kemp em 11 Mar 2015 16:13, em um total de 1 vez.
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cesarskydiver
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Mensagempor cesarskydiver » 30 Ago 2013 21:57

[i:af4b836609][quote:af4b836609="Mac2"][quote:af4b836609="Kemp"]Já terei passa-tempo pra próxima semana.
Como nunca entelei com vinil gostaria de dicas de como fazer os cantos arredondados, emendas, etc.
Vou fazer camuflado como na primeira foto do tópico.
Obrigado
[/quote:af4b836609]
Kemp, eu também tive bastante dificuldade com a entelagem em vinil. O Vinil pode ser moldado para cantos arredondados utilizando-se o soprador térmico, porém há que se tomar cuidado com o isopor/depron que podem amolecer e derreter com o calor do soprador.
Abs
Mac2[/quote:af4b836609][/i:af4b836609]

Onde compro vinil adesivo para entelar mau Antonov de depron aqui em São Paulo, por favor? [color=red:af4b836609][/color:af4b836609]
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Mensagempor cesarskydiver » 30 Ago 2013 21:58

[i:2fd5fca6b2][quote:2fd5fca6b2="Mac2"][quote:2fd5fca6b2="Kemp"]Já terei passa-tempo pra próxima semana.
Como nunca entelei com vinil gostaria de dicas de como fazer os cantos arredondados, emendas, etc.
Vou fazer camuflado como na primeira foto do tópico.
Obrigado
[/quote:2fd5fca6b2]
Kemp, eu também tive bastante dificuldade com a entelagem em vinil. O Vinil pode ser moldado para cantos arredondados utilizando-se o soprador térmico, porém há que se tomar cuidado com o isopor/depron que podem amolecer e derreter com o calor do soprador.
Abs
Mac2[/quote:2fd5fca6b2][/i:2fd5fca6b2]

Onde compro vinil adesivo para entelar mau Antonov de depron aqui em São Paulo, por favor? [color=red:2fd5fca6b2][/color:2fd5fca6b2]
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Mensagempor Kemp » 31 Ago 2013 05:04

Qualquer lugar que trabalha com comunicação visual. Entre em contato com a imprimax .com.br que eles falam onde tem representantes perto de você. Att

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Mensagempor Neilton » 26 Fev 2014 08:49

Gostei muito da sua construção e resolvi tentar, já construí alguns modelos: Cessna, ugli, mig 29 perfilado, piper, mas nada igual ao que você construiu.
O P3 de 15mm é o mais adequado?
Como achar o CG deste aero?
Que tipo de rodas foram utilizadas, tamanho ou link para compra?
Já comprei a eletrônica.

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Mensagempor APOLO » 01 Mar 2014 13:06

Kemp meu camarada blza??

Então vc poderia me passar os desenhos dos adesivos que vc colocou no seu modelo como os de extintor de incêndio etc...

Vou começar de novo a construção do amigo, ele já me enviou a eletrônica, vamos mãos a obra.

Segue link da construção:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=156973&postdays=&postorder=asc&start=0

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Mensagempor marcelo_akiok » 02 Mar 2014 00:02

Toda fuselagem em "P3 de 15mm" é isso ?

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Mensagempor Neilton » 05 Mar 2014 20:24

ESTA É MINHA DÚVIDA, DEVO USAR ALGUM REFORÇO?

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Mensagempor APOLO » 05 Mar 2014 23:16

Opa na minha construção toda as paredes do aero são de 1 centímetro e em P3 eu pretendo colocar um pequeno reforço nos escaches de asa a fuselagem, pois pretendo colocar um parafuso, e estou estudando a possibilidade de fazer com baionetas de alumínio


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