Construção do T-27 Tucano EDA elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 06 Abr 2010 18:56

e.fae, desculpe-me mas não entendi sua pergunta.
vc quer saber sobre a lincagem dos servos com os comandos de voo???

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LaercioLMB
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Mensagempor LaercioLMB » 06 Abr 2010 19:18

A tevel tem balsas de 4" de largura enquanto as demais marcas só tem balsa de 3" de largura.
Eu compro somente na Tevel balsa de 4", sempre rende mais e pode ser bem mais aproveitada nessas dimensões, isso sem falar que o comprimento delas é de 1 metro e não 92cm como as da midwest e outras mais.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.

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Mateus Pinheiro
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Mensagempor Mateus Pinheiro » 06 Abr 2010 19:50

Baaaaaaaaaralho !!! que coisa mais linda, parabéns saratiel
abraço

gravinafilho
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Mensagempor gravinafilho » 06 Abr 2010 22:02

Que isso amigo, muito linda a construção.
Estou fazendo um pra mi com a sua planta, gostaria de saber, como que voce fez pra prender o aileron e o flap na asa?
desde ja agradeço.
abraços

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LOLOMAU
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Mensagempor LOLOMAU » 07 Abr 2010 10:31

[quote:869abd292e="gravinafilho"]Que isso amigo, muito linda a construção.
Estou fazendo um pra mi com a sua planta, gostaria de saber, como que voce fez pra prender o aileron e o flap na asa?
desde ja agradeço.
abraços[/quote:869abd292e]

Idem (mesma dúvida).

Pegando as fotos de alta resolução estou com uma dúvida em relação aos [b:869abd292e]servos do profundor e leme...[/b:869abd292e], eles foram colocados por dentro ou por fora da fuselagem, antes ou depois da colocação da entelagem?

Não entendi bem o que é isso dentro dos espaços que deverão ser colocados os servos do leme e profundor.

Veja foto:
[img:869abd292e]http://i1016.photobucket.com/albums/af282/LOLOMAU/Aeromodelismo%20Geral/TUCANO%20-%20T%2027/44-1.jpg[/img:869abd292e]

Valeu amigo... agurado contato. :twisted:
Lolo querendo decolar.........

e.fae
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Mensagempor e.fae » 07 Abr 2010 11:37

A envergadura atual é de 1.20, quero construir um com 2.40.

Posso manter os mesmos servos e speed control?

Que motor e bateria devo usar? Pois o peso logicamente irá aumentar.

Conector...etc...etc...

Obrigado

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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 07 Abr 2010 17:54

[quote:b4c6748970="gravinafilho"]Que isso amigo, muito linda a construção.
Estou fazendo um pra mi com a sua planta, gostaria de saber, como que voce fez pra prender o aileron e o flap na asa?
desde ja agradeço.
abraços[/quote:b4c6748970]
De fato foi uma falha minha não ter tirado nenhuma foto da fixação dos comandos de voos, mas em todos eles utilizei esta dobradiça http://www.hobbycity.com/hobbycity/store/uh_viewItem.asp?idProduct=8417 .

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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 07 Abr 2010 17:55

esta foto ilustra melhor
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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 07 Abr 2010 18:04

[quote:b03c6a57b7="LOLOMAU"]

Pegando as fotos de alta resolução estou com uma dúvida em relação aos [b:b03c6a57b7]servos do profundor e leme...[/b:b03c6a57b7], eles foram colocados por dentro ou por fora da fuselagem, antes ou depois da colocação da entelagem?

Não entendi bem o que é isso dentro dos espaços que deverão ser colocados os servos do leme e profundor.
[/quote:b03c6a57b7]

Os servos do profundor e leme ficam todos na parte interna da fuselagem, ficando para fora somente os horns, para isso eu os tampei com uma plaquinha de acetato que foi entelada na mesma cor da área, vide foto abaixo
"isso dentro dos espaços" são as pontas dos fios (extensão) dos servos! é que eu msmo faço as estensões e ao invés de utilizar conectores, eu os soldo.

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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 07 Abr 2010 18:04

só para ilustrar...
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Mensagempor saratiel hirle » 07 Abr 2010 18:20

[quote:216567de5d="e.fae"]A envergadura atual é de 1.20, quero construir um com 2.40.

Posso manter os mesmos servos e speed control?

Que motor e bateria devo usar? Pois o peso logicamente irá aumentar.

Conector...etc...etc...

Obrigado[/quote:216567de5d]
e.fae, tenho apenas 2 anos no aeromodelismo elétrico, sendo assim sou mto inexperiente para te orientar algo do tipo, mas posso te afirmar com toda certeza do mundo que não pode ser a mesma configuração.
Apesar da envergadura ser o dobro, o peso do aero de 2,4m será no mínimo de uns 4kg, o motor deverá suprir por volta disso de empuxo e para elétrico... teria que ser um baita motor com uma bateria maior que um tijolo (tipo uma 12s 5000mAh)!
Não preciso nem dizer que um servinho de 9g não vai dar conta de um profundor e um leme desse porte...
Só para vc ter uma idéia do setup de um aero elétrico deste porte, dê uma olhada neste vídeo http://www.youtube.com/watch?v=86nBiIvvojM , td bem q ele é 3d, mas já dá pra ter uma noção....

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Mensagempor e.fae » 07 Abr 2010 20:57

Valeu Saratiel...

Moro bem perto da Asas Elétricas...faz o maior tempão que que ir lá...mas como estava sem tempo para iniciar meus projetos fui deixando de lado...mas obrigado assim mesmo...vou lá conversar com o pessoal e certamente me orientarão...

Mais uma vez...obrigado e bons voos

ha...e parabéns pelo aero...espero que o meu fique ao menos parecido...

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Mac2
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Mensagempor Mac2 » 13 Abr 2010 19:04

Saratiel,
Não sei se passou despercebido, mas como você fez a linkagem do trem de pouso com o servo? Peloque entendi vc utilizou apenas um servo para o trem principal.
Abs
Mac2

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Mensagempor saratiel hirle » 16 Abr 2010 14:27

Mac2, desculpe a demora, só agora vi a pergunta.
De fato eu não havia citado o mecanismo de acionamento do trem exatamente por ser algo difícil de se fotografar (fica bem escondido) e tb por ser um procedimento que fica a critério do construtor "existem 1000 maneiras de ser fazer um tucano, invente uma..." kkkk brincadeirinha.

Mas como hj eu estava com um tempo livre, fiz este esboço no paint para ilustrar o mecanismo. Lembrando novamente que existem mtas formas de se fazer esta instalação.
Espero ter esclarecido!
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Mensagempor Mac2 » 16 Abr 2010 21:53

Saratiel,
Não precisa ter tanto trabalho assim. Estou com uma dor de cabeça enorme para resolver o problema do trem de pouso de meu Spitfire. O bichinho além de ter as pernas tortas, elas abrem para fora, no sentido contrário do mecanismo do trem retrátil.
Aproveitei o seu desenho e fiz um esqueminha de quais opções estou pensando, mas ainda não sei qual é a melhor.
Veja no desenho abaixo se você pode me dar uma dica.
Outra dúvida: Vc entortou a haste do trem de pouso ou colocou eixo próprio para isto?
Att
Mac2
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Mensagempor saratiel hirle » 17 Abr 2010 12:50

bom, acho q tenho a solução.
vc pode utilizar o esquema que eu fiz, no entanto, a haste do mecanismo do trem tem que ser invertido. A maioria deles vem com este recurso.
é só vc desmontar o mecanismo e inverter a haste. Vc verá que do lado oposto da carcaça há um orifício específico para passar esta haste e fazer a inversão.
flw!

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Mensagempor Mac2 » 17 Abr 2010 14:46

[quote:80edb7b13e="saratiel hirle"]bom, acho q tenho a solução.
vc pode utilizar o esquema que eu fiz, no entanto, a haste do mecanismo do trem tem que ser invertido. A maioria deles vem com este recurso.
é só vc desmontar o mecanismo e inverter a haste. Vc verá que do lado oposto da carcaça há um orifício específico para passar esta haste e fazer a inversão.
flw![/quote:80edb7b13e]
Saratiel,
Infelizmente acho que não será possível inverter. Pelo que reparei na peça, ela não foi preparada para esta inversão. Não vi este orifício, nem opção de desmontagem do mecanismo. Parece ser uma peça única. Veja na foto abaixo, foi comprado na HK.
Mesmo assim, obrigado pela ajuda!
Abs
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Mensagempor sandrobqsps » 15 Mai 2010 17:33

SUA CONSTRUÇAO FOI PERFEITA SO FALTOU UMA COISINHA EM VOLTA DE TODAS AS FAIXAS DO TUCANO EXISTE UM DETALHE EM BRANCO QUE ENVOLE TUDO SO ISSO O RESTO SIMPLESMENTE PERFEITO. DETALHES

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saratiel hirle
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Mensagempor saratiel hirle » 15 Mai 2010 18:34

Olá Sandro, na verdade, faltam TODOS os detalhes do tucano.
Deixei de fazê-los por vários motivos, desde preguiça até falta de material, tempo e até dinheiro.
Esta foi minha primeira construção e eu estava mais preocupado se ia voar ou não...
Mas fica pra próxima!
vlw!

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sandrobqsps
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Mensagempor sandrobqsps » 16 Mai 2010 10:16

Saratiel mesmo assim é uma das melhores construçoes de tucano que já vi neste site voce esta de parabens!!!!!!! aliás onde voce compra balsa quanto custa e como corta ?

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Mensagempor João » 17 Mai 2010 09:25

Olá amigo

Belissima construção, ficou muito bonito mesmo, baixei a planta e pretendo construir um com o meu grupo de escoteiros mas a longo prazo, parabens pelo capricho.
Outra coisa, você é de Taubaté? Eu tambem sou, onde você voa, apesar de fazer bem tempo que não pratico, estou com alguns projetos em andamento, mas voar mesmo faz bem tempo.
Entre em contato, podemos trocar algumas ideia ok

meu e-mail é: joao37a@yahoo.com.br

Abraços

João
"Se te disserem que seu trabalho não é o de um profissional, lembre-se:
Amadores construíram a Arca de Noé e profissionais, o Titanic".

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Mensagempor wallace.miiller » 19 Mai 2010 13:59

muito linda essa construção, ta de parabens...

eu ja inventei fazer uma construção de um aero, cesna skyline, no entanto em minha cidade não existe nenhuma loja ou grupo que trabalha com balsa, resultado, eu tive que armengar com um tipo de madeira comum, o resultado ficou bom, no entanto eu não conseguir chapear com o produto que eu tinha em mãos, já vi na pag 4 os materiais que vc usou e fiquei querendo fazer um desses pra mim usando sua planta, mas gostaria de saber a quantidade de cada coisas que vc usou.
Obrigado e mais uma vez ficou lindo.

Medidas das chapas de balsa usadas na construção do tucano:
longarinas da fuselagem: 3/16"
cavernas da fuselagem: 1/8"
longarinas das asas: 3/16"
cavernas das asas: 1/8"
profundor: 3/16"
leme: 1/4"
varetas da fuselagem: 03x03mm
chapeamento: 1mm

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Mensagempor Elder » 20 Mai 2010 01:21

O material ultilizado para o Canopy é Pet, correto? Com que nome se comercializa a "folha" de pet? A folha de acetato é muito fina e derreteria na hora de aquecer ou romperia quando botasse no vacum, né?
Quanto tempo e a quantos graus vc botou pra aquecer antes de levar para o vacum?

Estou boquiaberto com o modelo, simplesmente perfeito. Amanha devo plotar a planta e maos a obra. Meus parabéns, sao modelos assim que nos incentivam, maravilhoso.

Abs,
Elder.

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fabiofleal
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Mensagempor fabiofleal » 20 Mai 2010 12:46

Nao p/ fazer peças em Vacuum forming, Elder. O PET é termo-retratil. Aí, na hora que vc aquece ele no forno, ele enruga todo.

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Mensagempor Elder » 21 Mai 2010 00:27

Realmente, na hora que o pet esquenta ele se retrai. Mas qual o material usado entao?


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