Construção do T-27 Tucano EDA elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Elder
membro

Mensagempor Elder » 21 Mai 2010 00:31

Do video citado:

"Sorry, I had answered it a while back.  I am using 0.020 Clear PETG sheets.  Works great. "

PETG? E em portugues como é conhecida? :P

EDITED:
Achei, no ebay também tem, mas só bem grossas e sao bem caras. Existe material alternativo?

vfsgomes
membro

Mensagempor vfsgomes » 21 Mai 2010 11:36

espetacular... parabens

DEVAL
membro

Mensagempor DEVAL » 22 Mai 2010 02:44

Uma Obra de Arte !!!
Parabéns !!

Abs

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 28 Mai 2010 20:25

Pessoal, desculpem a demora em responder, é q tive problemas aqui na minha net.

Elder - o material usado no canopi é o PVC, como está na descrição do procedimento, mas pode ser utilizado acetato ou poliestireno, que julgo ser o ideal. Todos eles vc encotra em lojas de Banners e cartazes. A espessura pode ser de 0.5 a 1mm, dependendo da resistência q vc almeja.
Quanto à temperatura e tempo de aquecimento, não tenho como precisar estes dados. Liguei o forno, esperei ficar quente, coloquei a chapa de pvc lá lentro, qdo ela começou a ceder pelo peso, como uma bolha para baixo, retirei do forno e coloquei no vácuo.

Wilmar Ferreira - não entendi o q vc quis dizer com escala cheia 1:1, vc planeja fazer um tucano no tamanho real?? a única planta q tenho para disponibilizar é esta q está no link pra download da 1ª pag do post.

vfsgomes e DEVAL, obrigado a tdos pelos elogios.

Elder
membro

Mensagempor Elder » 29 Mai 2010 02:51

Saratiel,

Obrigado pela resposta, estarei tentando com acetato. Já plotei sua planta no tamanho 1.20m de envergadura e devo começar em breve a contruçao. Seu modelo está simplesmente PERFEITO.

Para quem quizer a planta em escala: O arquivo postado pelo Saratiel está em 3772 x 2085 pixels, a imagem deve ser redimensionada para 5620 x 3106 para obter 1.20m de envergadura. Isso equivale a 49%, ou seja, a planta deve ser aumentada em 49% e vc pode fazer isso no paint mesmo. Assim:

Abra o arquivo postado pelo Saratiel no primeiro post no paint. Aperte CRTL + W, onde estiver 100 em horizontal e vertical vc deve mudar para 149 e dar OK. Pronto, a planta vai estar no tamanho certo ( 1.20 m de envergadura ).

Com o mesmo metodo vc pode redimensionar para o tamanho que vc quiser.

Abs.

Abs.

t-6texan
membro

Mensagempor t-6texan » 14 Jun 2010 10:42

Obrigado, simplemente excelente!! Seria interesante proyectar el Aerotec T-23 Uirapurú o el Universal Neiva T-25 tambien!

Daniel Chagas
membro

Mensagempor Daniel Chagas » 27 Jun 2010 09:28

Excelente trabalho Saratiel! Parabéns! Este é o tipo de topico que não me canso de olhar e me desperta uma vontade enorme de construir!

Abraço.

alexmartins15
membro

Mensagempor alexmartins15 » 29 Jun 2010 11:00

saratiel hirle
bom dia, estou querendo fazer um tucano, quero fazer ele de 2mt de envergadura com motor a combustão, essa planta que vc disponibilizou, posso uzala para a contrução de um de 2 mt a combustão? ou naum é a planta apropriada?

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 29 Jun 2010 23:02

[quote:2654f464ba="douglask"]Bom dai Amigo, baixei seus links, mas não encontrei o arquivo do 3dStudio, quero construir uma obra prima igual a sua.. Maravilhoso seu modelo, vc pode me enviar a planta do seu tucano, ficaria muito grato. meu email é douglas@unilins.edu.br.
[/quote:2654f464ba]

Douglas, por motivos já citados anteriormente no post, só estou disponibilizando a planta em jpeg, que está disponível no link para download. De qualquer forma, não é necessário o arquivo em 3ds para a construção do aero. Somente a planta em jpeg é o suficiente.
Agradeço a compreensão.

[quote:2654f464ba="alexmartins15"]saratiel hirle
bom dia, estou querendo fazer um tucano, quero fazer ele de 2mt de envergadura com motor a combustão, essa planta que vc disponibilizou, posso uzala para a contrução de um de 2 mt a combustão? ou naum é a planta apropriada?[/quote:2654f464ba]

Alexmartins, eu não posso t responder esta pergunta pq não entendo absolutamente nada de aeros a combustão. Mas mesmo assim arriscaria um palpite: daria mas com muitas modificações, principalmente quanto a reforços estruturais e recorte interno das cavernas para o alojamento do motor, tanque e bequilha.
Talvez a galera do fórum que entenda de glow possa opinar melhor.

flw!

zacharias
membro

Medidas da planta do tucano T27

Mensagempor zacharias » 01 Jul 2010 22:35

[quote:bc0c2da261="saratiel hirle"]Valeu pessoal, obrigado por terem postado os comentários, tem um tempão que não entrava aqui e parece que o notificador de mensagens do fórun não está funcionando, pq não recebi nada.
Maicon, na verdade eu desisti de fazer o F-16 por dois motivos:
como eu quero fazer um 100% escala, não iria conseguir reproduzir fielmente o trem de pouso deste jato, pois o eles além de recolherem, ainda fazem alguns giros para alojar na fuselagem, não interferindo assim no duto da turbina. O outro motivo é que queria fazer um avião utilizado pela nossa FAB, sendo assim, já iniciei a construção da planta do MIRAGEIII, devo começá-lo em dezembro e o farei com a pintura de comemoração dos 30 anos de serviço. É uma bela pintura http://www.defesanet.com.br/noticia/penta.htm
A partir de dezembro estarei fazendo o novo post.
Até lá![/quote:bc0c2da261]

Boa noite Saratiel.
Estou começando no aeromodelismo, baixei a planta do tucano, estou com duvidas refererente as medidas. você tem as medidas para me apssar, e esta planta pode ser construida em depron ou isopor? Alias, parabens pela construção, ficou fantastica.
Valeu
Atenciosamente

Ailton O. Zacharias

magraopb
membro

Mensagempor magraopb » 12 Jul 2010 20:54

saratiel será que você poderia postar a planta com as medidas de cada peça, pois ficou meio confuso para mim saber a medida do tamanho de cada peça.

grato pela atenção

Jonathan M.
membro

Mensagempor Jonathan M. » 12 Jul 2010 20:59

Amigo, é so você fazer assim, pega a planta e leva em uma grafica e manda eles imprimirem no tamanho desejado, assim todas medidas irão sair perfeita, aí você só tem que copiar a parte para a balsa por meio de papel carbono e cortar com o instrumento de corte adequado. Espero ter ajudado. Abraços.

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 12 Jul 2010 22:09

[quote:02741ca59d="JhowVoo"]Amigo, é so você fazer assim, pega a planta e leva em uma grafica e manda eles imprimirem no tamanho desejado, assim todas medidas irão sair perfeita, aí você só tem que copiar a parte para a balsa por meio de papel carbono e cortar com o instrumento de corte adequado. Espero ter ajudado. Abraços.[/quote:02741ca59d]

JhowVoo, obrigado por me auxiliar na "assistência técnica" aos companheiros.

INICIANTES, ATENÇÃO!!
Àqueles q tem dúvidas (triviais) quanto aos detalhes da planta, como dimensões, tipo, medida da madeira, cola, etc, com toda sinceridade possível, falo do "fundo do meu coração": se vcs estão com estas dúvidas, é pq (provavelmente) é a primeira construção em balsa q encaram, sendo assim, não recomendo encarar como 1ª construção em balsa um aero escala.
Iniciem construindo um aero de faces planas, como um stick, por exemplo. Ele será uma escola pra vcs em tds os aspectos. Inclusive as plantas disponíveis na net são muito mais detalhadas do que a minha.
Peço q não se ofendam com o que estou dizendo, mas é que eu respondo de 4 a 5 mps por semana sempre com estas mesmas dúvidas.
Se vcs iniciarem no "mundo da construção" com modelos simples, estarão economizando tempo e dinheiro, sem contar q ficarão muito motivados ao ver seu primeiro projeto finalizado.
Não estou dizendo isso pq sou otário, mané ou outra coisa do gênero, mas sim pq já vi várias pessoas (iniciantes e intermediários) que iniciaram esta construção e não a concluíram.
Espero q compreendam.

misguidedghost
membro

Parabéns pelo trabalho inspirador

Mensagempor misguidedghost » 29 Jul 2010 16:44

Saratiel,

Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho tão bem feito e inspirador. Há tempos procurava uma planta do T-27 bem feita e em uma escala perfeita como esta sua.

Logo que vi seu vídeo no YouTube me apaixonei pelo voo do modelo. Perfeito!

Já imprimi a minha planta, nas dimensões indicadas pelo outro amigo (5.620 x 3.106) aqui neste tópico e ficou perfeita, na escala correta.

Vou seguir sua construção passo-a-passo. Não vejo a hora de vê-lo pronto, voando (menino do buchão - risos).

Muito obrigado.

Um abraço,
Misguided Ghost
------------------
Brasília - DF

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 29 Jul 2010 22:19

bacana! não deixe de fazer um post.
vc já tem experiência em construção em balsa?

Elder
membro

Re: Parabéns pelo trabalho inspirador

Mensagempor Elder » 30 Jul 2010 01:52

[quote:5ce8cc59cd="misguidedghost"]Saratiel,

Gostaria de parabenizá-lo pelo trabalho tão bem feito e inspirador. Há tempos procurava uma planta do T-27 bem feita e em uma escala perfeita como esta sua.

Já imprimi a minha planta, nas dimensões indicadas pelo outro amigo (5.620 x 3.106) aqui neste tópico e ficou perfeita, na escala correta.

Vou seguir sua construção passo-a-passo. Não vejo a hora de vê-lo pronto, voando (menino do buchão - risos).

Muito obrigado.

Um abraço,[/quote:5ce8cc59cd]

Realmente, nao podemos disperdiçar uma planta tao boa! Minha fuselagem já esta 90% pronta (Contando com os estabilizadores). Como estou fazendo com calma, pretendo finalizar em mais ou menos 1 mes. Hoje chegou o Dark Blue(HK) da entelagem, nao era o que eu esperava mas vai ficar bonito. Em breve postarei fotos.

Saratiel, se vc me permite, farei algumas pequenas modificaçoes na planta, faltam alguns detalhes como as entradas de 1cm na longarina da fuselagem para o encaixe perfeito das cavernas e algumas outras besterinhas que podem facilmente ser deduzidas.

Abs

misguidedghost
membro

Início da construção

Mensagempor misguidedghost » 30 Jul 2010 09:57

[quote:e3c02e1ffa="saratiel hirle"]bacana! não deixe de fazer um post.
vc já tem experiência em construção em balsa?[/quote:e3c02e1ffa]

Então tem um pouco sim, acredito que seja suficiente (risos). Hoje vou sair para comprar as balsas que estão faltando para dar início a construção.

O que eu gostaria de saber de você Saratiel, é se haveria interesse de sua parte em me vender um Canopy e um Cow, tendo em vista que vc já tem os moldes finalizados e a máquina pronta (vacuum form). Além da praticidade de não ter que fazer os moldes, claro, esta, para mim, será a maior dificuldade por falta de espaço já que moro em apartamento e minha esposa já está para me colocar pra fora de casa com meus aviões (mal de aeromodelista né?).

Caso haja interesse me fale que acertamos tudo, ok.

Um grande abraço,
Misguided Ghost

------------------

Brasília - DF

misguidedghost
membro

Mensagempor misguidedghost » 30 Jul 2010 10:11

[quote:dcee9a4b91="Elder"][quote:dcee9a4b91="misguidedghost"]Saratiel,

Muito obrigado.

Um abraço,[/quote:dcee9a4b91]

Realmente, nao podemos disperdiçar uma planta tao boa! Minha fuselagem já esta 90% pronta (Contando com os estabilizadores). Como estou fazendo com calma, pretendo finalizar em mais ou menos 1 mes. Hoje chegou o Dark Blue(HK) da entelagem, nao era o que eu esperava mas vai ficar bonito. Em breve postarei fotos.

Saratiel, se vc me permite, farei algumas pequenas modificaçoes na planta, faltam alguns detalhes como as entradas de 1cm na longarina da fuselagem para o encaixe perfeito das cavernas e algumas outras besterinhas que podem facilmente ser deduzidas.

Abs[/quote:dcee9a4b91]

Elder,

Poderia postar aqui quais são estas "besteirinhas" para que possamos prevê-las e também formar um log de construção cada vez mais detalhado?

Outra: você poderia postar as fotos da sua construção aqui também né. risos. Vamos compartilhar isso ai cara. hehehe

Um abraço,
Misguided Ghost

------------------

Brasília - DF

misguidedghost
membro

Logarinas em Lite Ply

Mensagempor misguidedghost » 30 Jul 2010 10:18

Saratiel e Elder,

O que me dizem de usarmos Lite Ply, aquele compensado resistente e leve, próprio para a construção de aeros, nas longarinas da asa e fuselagem? Será que altera muito o peso final?

Me preocupo um pouco com a questão da resistência pois gosto de fazer umas manobras escala com o Tucano.

Um abraço,
Misguided Ghost

------------------

Brasília - DF

Elder
membro

Mensagempor Elder » 30 Jul 2010 16:36

[quote:1fd8d8f541="misguidedghost"]Saratiel e Elder,

O que me dizem de usarmos Lite Ply, aquele compensado resistente e leve, próprio para a construção de aeros, nas longarinas da asa e fuselagem? Será que altera muito o peso final?

Me preocupo um pouco com a questão da resistência pois gosto de fazer umas manobras escala com o Tucano.

Um abraço,[/quote:1fd8d8f541]

Acho que nao tem necessidade, de balsa ele ficou bem rígido, se fosse Glow ai sim. Diferente do Saratiel, o meu está TOTALMENTE com balsa de 3mm. Para nao ficarem muito finos, chapiei os estabilizadores com balsa de 1mm dos dois lados.
As besterinhas que faltam sao basicamente encaixes, que faz com que a caverna, por exemplo, desca um pouco mais e se acomode no lugar. Vc vai se deparar com isso e vai se dar conta. De qualquer forma depois eu vou enumerar todas elas no meu topico.

Depois vou abrir um tópico pro meu, mas ta ai algumas fotos de como está no momento: Observe que eu fiz algumas modificaçoes já que o meu nao recebe trens de pouso retráteis. Estou usando 5 canais, Aceleraçao, Leme, Profundor, Ailerons e Flaps. Tudo servos 9G (HXT 900), Motor TR 3542D, ESC TG PLUSH 40A ou SS 50A, receptor AR500 (Sim, penso em trocar), e um BEC TR de 8A para tanto servo.

[URL=http://img844.imageshack.us/i/dsc01956.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img844.imageshack.us/img844/8392/dsc01956.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

[URL=http://img30.imageshack.us/i/dsc01957db.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img30.imageshack.us/img30/2120/dsc01957db.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

Cabo Y ligando Leme e triquilha
[URL=http://img267.imageshack.us/i/dsc01958z.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img267.imageshack.us/img267/2355/dsc01958z.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

Spinner de 2" ou 5cm. Ainda vou pintar de azul na mesma cor da entelagem.
[URL=http://img148.imageshack.us/i/dsc01959c.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img148.imageshack.us/img148/1778/dsc01959c.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

Observe que nao há espaço para que entre a roda dianteira.
[URL=http://img686.imageshack.us/i/dsc01960p.jpg/][img:1fd8d8f541]http://img686.imageshack.us/img686/7598/dsc01960p.jpg[/img:1fd8d8f541][/URL]

Elder
membro

Mensagempor Elder » 30 Jul 2010 16:41

Minhas varetas sao de 05 x 05 mm

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 30 Jul 2010 23:24

[quote="Elder"][quote:35dc5cc54a="misguidedghost"]Saratiel,

Abs[/quote:35dc5cc54a]

Elder, fique a vontade...
esta planta nada mais é que um "caminho das pedras". Para bom entendedor, meia palavra basta, traduzindo para o "aeromodelês" para bom construtor, uma 3 vistas basta...rsrs. Esta planta, por ser minha primeira, deixou muita coisa a gosto do freguês, até mesmo pq não tinha tanto tempo disponível nem experiência para deixá-la mais detalhada.
Mas a cada planta q fizer, será mais detalhada que a última....

saratiel hirle
membro

Re: Início da construção

Mensagempor saratiel hirle » 30 Jul 2010 23:27

[quote:27543cf9a5="misguidedghost"][quote:27543cf9a5="saratiel hirle"]bacana! não deixe de fazer um post.
vc já tem experiência em construção em balsa?[/quote:27543cf9a5]

O que eu gostaria de saber de você Saratiel, é se haveria interesse de sua parte em me vender um Canopy e um Cow, tendo em vista que vc já tem os moldes finalizados e a máquina pronta (vacuum form). Além da praticidade de não ter que fazer os moldes, claro, esta, para mim, será a maior dificuldade por falta de espaço já que moro em apartamento e minha esposa já está para me colocar pra fora de casa com meus aviões (mal de aeromodelista né?).

Um grande abraço,[/quote:27543cf9a5]

Infelizmente não será possível te prestar este apoio. Meus moldes forma inutilizados por tê-los guardado de forma inadequada. Eles inchara, mofaram, racharam.... tudo aram de ruim q vc possa imaginar.

saratiel hirle
membro

Re: Logarinas em Lite Ply

Mensagempor saratiel hirle » 30 Jul 2010 23:37

[quote:65bf3003d2="misguidedghost"]Saratiel e Elder,

Um abraço,[/quote:65bf3003d2]

Não se preocupe com a resistência do tucano construído todo em balsa. A menos q ele caia de nariz no chão, dificilmente terá problemas estruturais em uso normal.

Meu tucano já sofreu vários incidentes de pouso e o bicho está firme e forte até hj, já até fez pouso/lenha tipo "estrela" e nada sofreu, aquele em que bate a asa no chão e sai girando.
Aquele vídeo q postei é da versão 1.0, agora o tucano se encontra na versão "10.alguma coisa" e aguenta muito bem tudas estripulias que eu faço.
Hoje ele está com uma bateria 4s 2200mah, um motor de 550W e 1400g. Está um foguete, mas vejo que seu peso está no limite para o voo deixar de ser agradável e passar para um "100% escala". Portanto não te aconselho vc a inserir nada que vá agregar mais peso do que os 1200g do projeto original, peso que persebi ser o ideal para este modelo

misguidedghost
membro

Mensagempor misguidedghost » 04 Ago 2010 08:11

[quote:9c6b88951b="Elder"]Minhas varetas sao de 05 x 05 mm[/quote:9c6b88951b]

Então Elder ontem acabei de varetar toda a fuselagem com varetas de 3mm e me arrependi. Achei que ficou muito frágil. Principalmente pa parte de trás. Estou com medo de dar flutter em voo.

Outra, estou tendo uma dificuldade enorme de alinhar o leme, deixá-lo reto.

Estou pensando em desmontar uma parte e substituir algumas varetas de 3 por varetade 4 ou 5mm como você fez.

O que você acha?

Veja as fotos.

Um abraço,
Anexos
tocano3.jpg
tocano3.jpg (30.82 KiB) Exibido 11528 vezes
tucano2.jpg
tucano2.jpg (34.12 KiB) Exibido 11528 vezes
tocano1.jpg
tocano1.jpg (32.09 KiB) Exibido 11528 vezes
Misguided Ghost

------------------