Construção do T-27 Tucano EDA elétrico

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

Moderadores: Paulinho, Alvaro Sala, benites

Maltzbr
membro
Contato:

Mensagempor Maltzbr » 14 Set 2010 20:54

Espetacular, e muito inspirador!!!
Parabéns!!!

Fábio L. Denadai
membro

Mensagempor Fábio L. Denadai » 05 Out 2010 18:52

Boa Noite Saratiel

Vc poderia me tirar uma duvida sobre a planta que vc fez, é que baixei ela e imprimi, estou construindo ele e agora estou notando que o angulo de incidencia da asa é de 6° esta correto, é que apoiando somente a nervura central da asa na bancada deixando as ponteiras para cima e unindo as duas partes pela travessa maior o angulo da parte de baixo é de 6° para cada lado, estou achando um pouco d+ ou é assim mesmo, ou deve-se dividir este valor e colocar 3° para cada lado dando um total de 6° ao apoiar um lado inteiro da asa na bancada, se for possivel tire esta duvida para mim, alias sua planta é expetacular, muito boa mesmo e de facil construção. Obrigado. Fico no aguardo.

apfabinhosilva
membro

Mensagempor apfabinhosilva » 07 Out 2010 14:03

olá meus amigos esse trabalho ficou ficou maravilhoso parabens. agora tenho um roblema procuro as plantas do f-14 toncat, do f-16 para construir em balsa aguem sabe me diser onde consigo. desde já agradeço a todos

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 11 Out 2010 13:52

[quote:0020f744d8="Fábio L. Denadai"]Boa Noite Saratiel

Vc poderia me tirar uma duvida sobre a planta que vc fez, é que baixei ela e imprimi, estou construindo ele e agora estou notando que o angulo de incidencia da asa é de 6° esta correto, é que apoiando somente a nervura central da asa na bancada deixando as ponteiras para cima e unindo as duas partes pela travessa maior o angulo da parte de baixo é de 6° para cada lado, estou achando um pouco d+ ou é assim mesmo, ou deve-se dividir este valor e colocar 3° para cada lado dando um total de 6° ao apoiar um lado inteiro da asa na bancada, se for possivel tire esta duvida para mim, alias sua planta é expetacular, muito boa mesmo e de facil construção. Obrigado. Fico no aguardo.[/quote:0020f744d8]

Ola Fábio, me desculpe pela demora em responder, só agora vi sua pergunta.
Eu entendi que vc quer saber sobre o ângulo DIEDRO, que é formado pelo plano horizontal e o plano das semi-asas.
Na verdade, o correto são 4,15º, que é aproximadamente o mesmo do tucano real. Somando os dois diedros tem-se 8,3º, que apesar de parecer muito, não é.
Isso agrega uma boa estabilidade lateral no modelo.
Caso não seja isso que queria saber, o ângulo de INCIDÊNCIA que vc se referiu, no caso do tucano, é de 1,5º para a asa e 0º para o estabilizador horizontal. Estes valores não são os mesmos do tucano real, mas sim uma adaptação ao voo de aeromodelo.
Espero ter ajudado.
Anexos
incidência2.jpg
incidência2.jpg (22.29 KiB) Exibido 16049 vezes

warne
membro
Contato:

Mensagempor warne » 11 Out 2010 14:43

[quote:99de7e46a7="saratiel hirle"][quote:99de7e46a7="Fábio L. Denadai"]Boa Noite Saratiel

Vc poderia me tirar uma duvida sobre a planta que vc fez, é que baixei ela e imprimi, estou construindo ele e agora estou notando que o angulo de incidencia da asa é de 6° esta correto, é que apoiando somente a nervura central da asa na bancada deixando as ponteiras para cima e unindo as duas partes pela travessa maior o angulo da parte de baixo é de 6° para cada lado, estou achando um pouco d+ ou é assim mesmo, ou deve-se dividir este valor e colocar 3° para cada lado dando um total de 6° ao apoiar um lado inteiro da asa na bancada, se for possivel tire esta duvida para mim, alias sua planta é expetacular, muito boa mesmo e de facil construção. Obrigado. Fico no aguardo.[/quote:99de7e46a7]

Ola Fábio, me desculpe pela demora em responder, só agora vi sua pergunta.
Eu entendi que vc quer saber sobre o ângulo DIEDRO, que é formado pelo plano horizontal e o plano das semi-asas.
Na verdade, o correto são 4,15º, que é aproximadamente o mesmo do tucano real. Somando os dois diedros tem-se 8,3º, que apesar de parecer muito, não é.
Isso agrega uma boa estabilidade lateral no modelo.
Caso não seja isso que queria saber, o ângulo de INCIDÊNCIA que vc se referiu, no caso do tucano, é de 1,5º para a asa e 0º para o estabilizador horizontal. Estes valores não são os mesmos do tucano real, mas sim uma adaptação ao voo de aeromodelo.
Espero ter ajudado.[/quote:99de7e46a7]
Rapaz, isso vai ajudar muita gente que quer fazer um tucano!!!
Muito legal mesmo!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

apfabinhosilva
membro

Mensagempor apfabinhosilva » 22 Nov 2010 15:22

[quote:06984f8044="saratiel hirle"]preparação da placa de pvc[/quote:06984f8044] opá blz saratiel estou com um pequeno problema na minha construção. onde eu moro não consegui achar esse material que vc usou pra faser o canopi vc pode me dá outra sugestão? ou então vc poderia compra uma ai pra mim eu mando a verba pra vc. pode me quebra esse galho?
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)

julianoreal
membro

Mensagempor julianoreal » 22 Nov 2010 16:42

sem duvida um belo modelo esse...... ainda vou fazer um.....

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 23 Nov 2010 09:49

[quote:90f9bc2e0c="apfabinhosilva"][quote:90f9bc2e0c="saratiel hirle"]preparação da placa de pvc[/quote:90f9bc2e0c] opá blz saratiel estou com um pequeno problema na minha construção. onde eu moro não consegui achar esse material que vc usou pra faser o canopi vc pode me dá outra sugestão? ou então vc poderia compra uma ai pra mim eu mando a verba pra vc. pode me quebra esse galho?[/quote:90f9bc2e0c]

Fabio, estive acompanhando sua construção, está ficando muito boa. Parabéns!!!
Em que cidade vc mora? Pergundo isso para verificar a possibilidade de existência de uma loja de material para placas, bannser etc. Pois é lá que vc encontrará o material para vacumforming.
Até haveria a possibilidade de te enviar o material, mas acho que não ficaria barato, pois uma placa de 2x1m custa aproximadadmente 50 reais, porém o que deve ficar caro é o seu transporte, pois quando enrolado, a placa vira um cilindro bem volumoso.
Mas vou ver se consigo o telefone da loja e vc mesmo fará o contato com eles para ver se enviam pelo correio. Assim a situação fica mais fácil, rápida e segura pra vc.
flw!!

apfabinhosilva
membro

Mensagempor apfabinhosilva » 23 Nov 2010 10:08

[quote:586dcddc36="saratiel hirle"][quote:586dcddc36="apfabinhosilva"][quote:586dcddc36="saratiel hirle"]preparação da placa de pvc[/quote:586dcddc36] opá blz saratiel estou com um pequeno problema na minha construção. onde eu moro não consegui achar esse material que vc usou pra faser o canopi vc pode me dá outra sugestão? ou então vc poderia compra uma ai pra mim eu mando a verba pra vc. pode me quebra esse galho?[/quote:586dcddc36]

Fabio, estive acompanhando sua construção, está ficando muito boa. Parabéns!!!
Em que cidade vc mora? Pergundo isso para verificar a possibilidade de existência de uma loja de material para placas, bannser etc. Pois é lá que vc encontrará o material para vacumforming.
Até haveria a possibilidade de te enviar o material, mas acho que não ficaria barato, pois uma placa de 2x1m custa aproximadadmente 50 reais, porém o que deve ficar caro é o seu transporte, pois quando enrolado, a placa vira um cilindro bem volumoso.
Mas vou ver se consigo o telefone da loja e vc mesmo fará o contato com eles para ver se enviam pelo correio. Assim a situação fica mais fácil, rápida e segura pra vc.
flw!![/quote:586dcddc36]saratiel moro na cidade de lagamar minas gerais ve ai os contatos e me passa blz e obrigado pela ajuda.
"Quando todos pensam o mesmo, ninguém está pensando!" (Walter Lippmann)

Senta a Pua!
membro

Mensagempor Senta a Pua! » 26 Nov 2010 08:29

Saratiel gostaria de sua opinião e dos amigos aqui do fórum sobre este diedro, ainda não colei as partes, acho que está com muito angulo? aguardo pelas opiniões de vocês.
[img:91939c2acb]http://i53.tinypic.com/2d6k2t5.png[/img:91939c2acb]

Vlw.
A hélice é um ventilador que mantém o piloto frio. Quando para, o piloto começa a suar.

Farleytufao
membro

Mensagempor Farleytufao » 26 Nov 2010 12:38

No Tucano, o diedro das asas são de 4.15º segundo a planta acima, se a asa tem envergadura de 1 Metro, então será 4,15cm de cada lado.

Confere aí e coloca o modelinho para voar ! =D

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 26 Nov 2010 13:09

[quote:13b98d43fa="Farleytufao"]No Tucano, o diedro das asas são de 4.15º segundo a planta acima, se a asa tem envergadura de 1 Metro, então será 4,15cm de cada lado.
Confere aí e coloca o modelinho para voar ! =D[/quote:13b98d43fa]
Farley,
Como você fez esta conta?
Pelo que sei, a altura da ponta da semi-asa deve ser calculada usando como base as relações trigonométricas no triângulo retângulo:
A medida do cateto oposto ao ângulo pode ser calculada da seguinte forma:
Cat_Op = Hipotenusa * Seno (ângulo)
Cat_Op = 50 (tamanho da semi-asa em cm) * Sen(4,15°)
Cat_Op = 50 * 0,07236
Cat_Op = 3,6184 cm

Então a altura deveria ser de 3,6 cm e não 4,15.

É isto ou errei em alguma coisa?

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Farleytufao
membro

Mensagempor Farleytufao » 26 Nov 2010 13:24

Simples... não fiz...

Apenas considerei que em alguma parte do fórum, alguém fez um tucano com envergadura de 1,20Mts e colocou 9cm de diedro (4.5 de cada lado).

De qualquer forma, obrigado por apresentar a forma técnica de fazer este cálculo.

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 26 Nov 2010 14:02

OK, mas os cálculos que fiz podem não refletir a realidade do diedro do Tucano se o ângulo for outro.
Peguei por exemplo um desenho da vista frontal do Tucano e fiz a simulção do cálculo do diedro da asa: Veja que os números são outros...
Abs
Marco Aurelio
Anexos
Diedro Tucano.jpg
Diedro Tucano.jpg (30.57 KiB) Exibido 15250 vezes

alcantarajr
membro

Mensagempor alcantarajr » 02 Dez 2010 08:54

saratiel hirle
bom dia queria te parabenizar pela obra magnifica que vc fez , e te dizer que me expirou a contrunçao do meu .
teria como vc me mandar por imail todos os mecanismo usado na costruçao do tucano pois ja construir todas as partes em balsa mas eu queria todos os componentes que vc usou como eu estou comensando agora estou perdido no componetes .
muito obrigado
(junioralcantaragoias@hotmail.com)

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 03 Dez 2010 20:07

[quote:26cbb72913="alcantarajr"]saratiel hirle
bom dia queria te parabenizar pela obra magnifica que vc fez , e te dizer que me expirou a contrunçao do meu .
teria como vc me mandar por imail todos os mecanismo usado na costruçao do tucano pois ja construir todas as partes em balsa mas eu queria todos os componentes que vc usou como eu estou comensando agora estou perdido no componetes .
muito obrigado
(junioralcantaragoias@hotmail.com)[/quote:26cbb72913]

Alcantarajr, já faz 1ano e meio que construi o tucano e não me lembro mais quais materias utilizei, mas se você ler este post do início ao fim, encontrará todas estas informações e várias outras dicas e dúvidas que surgem na construção.
Mas gostaria de salientar que este não é um projeto ideal para iniciantes. Aconselho você a "fuçar" bastante a parte "aviões-iniciando" deste fórum para aprender todas as técnicas antes de encarar um projeto como este.
Não estou dizendo que você não é capaz, apenas estou te dando uma orientação que o fará poupar tempo e dinheiro, além de não ter futuros desgostos pelo aeromodelismo.
Abrax!

rubaopc@ig.com.br
membro

Mensagempor rubaopc@ig.com.br » 19 Dez 2010 15:32

Cara, que coisa linda esse avião, muito bem feito e acabado, sou novo nesse hobby, mas com certeza vou querer montar um avião desses, parabéns pelo seu trabalho.

alexmartins15
membro

Mensagempor alexmartins15 » 07 Mar 2011 15:57

Blz Saratiel....
estou em uma empreitada....
começando a fazer o meu. com 1,80 de envergadura pra motor a combustão...
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=105459

estou com uma dificuldade em montar o molde pro canopy e pro cokpit, parece que esta faltando peças....

será q podia me ajudar?

abraços
Decolar é opção, Pousar é obrigatório!!!!!

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 07 Mar 2011 18:48

[quote:98fa12b6c8="alexmartins15"]Blz Saratiel....

estou com uma dificuldade em montar o molde pro canopy e pro cokpit, parece que esta faltando peças....

será q podia me ajudar?

abraços[/quote:98fa12b6c8]

Alex, imagino que você quis dizer "canopy e cowl" certo? Porque não fiz cokpit no meu projeto.
Mas em relação ao canopy e ao cowl, neste último faltam um círculo, referente à face que segue a linha do spinner e a elipse, referente à entrada de ar do motor. Quando confeccionei a planta, omiti estas formas por achá-las muito triviais. É só vc pegar as dimensões e fazer no "zoiômetro".
Já o canopy, neste as cavernas desenhadas representam sua dimensão absoluta, ou seja, a peça (molde) depois de pronto deve ter aquelas dimensões em seus respectivos pontos. Como o material de sua construção fica a gosto do freguês, cabe ao construtor subtrair de algumas arestas um pouco de material, para que ao colar uma outra peça, coincida com a dimensão correta.
Caso não tenha entendido, avise que farei um esboço.

Abraço!

ah! ja ia me esquecendo. Sua construção está muito boa. Só não comentei nada porque só faço isso quando é realmente necessário ou ao fim do projeto.
flw!

alexmartins15
membro

Mensagempor alexmartins15 » 10 Mar 2011 08:33

[quote:2a70497813="saratiel hirle"][quote:2a70497813="alexmartins15"]Blz Saratiel....

será q podia me ajudar?

abraços[/quote:2a70497813]

Alex, imagino que você quis dizer "canopy e cowl" certo? Porque não fiz cokpit no meu projeto.
Mas em relação ao canopy e ao cowl, neste último faltam um círculo, referente à face que segue a linha do spinner e a elipse, referente à entrada de ar do motor. Quando confeccionei a planta, omiti estas formas por achá-las muito triviais. É só vc pegar as dimensões e fazer no "zoiômetro".
Já o canopy, neste as cavernas desenhadas representam sua dimensão absoluta, ou seja, a peça (molde) depois de pronto deve ter aquelas dimensões em seus respectivos pontos. Como o material de sua construção fica a gosto do freguês, cabe ao construtor subtrair de algumas arestas um pouco de material, para que ao colar uma outra peça, coincida com a dimensão correta.
Caso não tenha entendido, avise que farei um esboço.

Abraço!

ah! ja ia me esquecendo. Sua construção está muito boa. Só não comentei nada porque só faço isso quando é realmente necessário ou ao fim do projeto.
flw![/quote:2a70497813]

bom dia Saratiel....
Anexos
01.jpg
01.jpg (22.48 KiB) Exibido 14514 vezes

alexmartins15
membro

Mensagempor alexmartins15 » 10 Mar 2011 08:35

pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?
e que me confundi qnd estava montando e naum achei essas peças

a foto de baixo tem essa peças.... estou com uma duvida sobre ela... de onde ela é
? seria da ponta da assa?

abraços e desculpe o incomodo
Anexos
02.jpg
02.jpg (7.81 KiB) Exibido 14522 vezes
03.jpg
03.jpg (4.99 KiB) Exibido 14522 vezes

Mac2
Patrocinador
Patrocinador

Mensagempor Mac2 » 10 Mar 2011 08:43

[quote:09006a1bd1="alexmartins15"]essas peças são do canopy.....
pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?
a foto de baixo tem essa peças.... estou com uma duvida sobre ela... de onde ela é
abraços e desculpe o incomodo[/quote:09006a1bd1]
Alex,
Utilize a primeira e segunda caverna da fuselagem como gabarito desta peça, mas não esqueça de acrescentar a espessura do chapeamento na parte que irá sobrepor a fuselagem
Abs
Marco Aurelio

alexmartins15
membro

Mensagempor alexmartins15 » 10 Mar 2011 14:46

Saratiel... como vc fixou o a bolha do cockpit?

saratiel hirle
membro

Mensagempor saratiel hirle » 10 Mar 2011 20:51

[quote:169cfe9f8c="alexmartins15"]pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?

abraços e desculpe o incomodo[/quote:169cfe9f8c]

Relacionei as peças no desenho, acho que agora fica mais fácil.
Uma dessas peças não é do canopi, mas sim do acabamento da região central da asa, onde faz junção com a fuselagem.

As outras peças que vc postou na última foto são para a confecção do molde das pontas das asas.

O canopi foi fixado numa base feita de balsa que se fixava à fuselagem por meio de imãs.

flw!
Anexos
01_131_640x389.jpg
01_131_640x389.jpg (38.54 KiB) Exibido 14426 vezes

alexmartins15
membro

Mensagempor alexmartins15 » 11 Mar 2011 08:00

[quote:e8a208c177="saratiel hirle"][quote:e8a208c177="alexmartins15"]pelas fotos estão faltando mais 2 peças certo?

abraços e desculpe o incomodo[/quote:e8a208c177]

Relacionei as peças no desenho, acho que agora fica mais fácil.
Uma dessas peças não é do canopi, mas sim do acabamento da região central da asa, onde faz junção com a fuselagem.

As outras peças que vc postou na última foto são para a confecção do molde das pontas das asas.

O canopi foi fixado numa base feita de balsa que se fixava à fuselagem por meio de imãs.

flw![/quote:e8a208c177]

Bom dia Saratiel....
então aquela outra e embaixo da asa onde da aquele acabamento meio arredondado por baixo.... agora entendi...

obrigado e desculpe o incomodo... abraçosss

Voltar para “Construções”