Quick, meu 1° avião, minha 1° Montagem

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Quick, meu 1° avião, minha 1° Montagem

Mensagem por blackhawk »

Olá a todos do forum!

Primeiramente eu gostaria de agradecer a todos do forum, pois quase tudo que sei sobre aeromodelismo eu aprendi lendo o forum e o site. Sem a ajuda de vocês eu nunca teria conseguido iniciar nesse maravilhoso hobby!!

Eu estou montando, com a ajuda de um amigo, um Quick. A planta dele está nesse site: http://www.hobbys.com.br/quick.htm

Para montar o avião estamos usando isopor de papelaria cortado com estilete e lixando, a asa foi feita inteira. As superfícies de comando e os estabilizadores serão feitos com bandejas de depron.

Envergadura: 100 cm
Comprimento: +-63 cm
Peso: Menos de 500g (eu espero)

Comandos: Aileron, leme e profundor.

Eletrônica:

Servo: HXT900 9g / 1.6kg / .12sec

Motor: TowerPro Brushless Outrunner 2410-09 13A / 104W

ESC: Hobbyking SS Series 18-20A

Bateria: ZIPPY Flightmax 1300mAh 2S 15C

Receptor: Corona Synthesized Receiver 4Ch 72Mhz

Hélice: GWS EP Propeller DD-9050

TX: Vai ser o TX 72Mhz do meu Lama V4.

Para reforçar a asa e a fuselagem usamos varetas de alumínio com 1/8'' de diâmetro e a linkagem será feita com varetas de cobre de 1,59mm. Todas as varetas tem +- 95 cm de comprimento e são bem leves. A de alumínio pesa +- 17g e a de cobre +- 12,5 g. São vendidas como "varetas para solda" e podem ser encontradas em casas de material para construção. E são bem baratas, gastei menos de R$ 5,00 para comprar 8 varetas de cobre e 6 de alumínio.

O trem de pouso eu ainda não decidi se vou fazer, mas estou pensando em usar uma vareta de alumínio e improvisar umas rodas usando isopor, ou algo parecido.

A entelagem vai ser feita com fita transparente, mas eu estou querendo enfeitar o avião, colocar umas cores nele. Estou pensando em pintar ou fazer alguma coisa com papel de seda... O que vocês recomendam?

Agora a dúvida que eu estou: A bateria pode ficar dentro da fuselagem sem problemas, ou precisa de ventilação?
Anexos
Estágio atual da montagem. A asa está apenas encaixada na fuselagem. A vareta de alumínio será cortada e o que sobrar vai ser colocado no avião pela calda.
Estágio atual da montagem. A asa está apenas encaixada na fuselagem. A vareta de alumínio será cortada e o que sobrar vai ser colocado no avião pela calda.
avião-montado.jpg (31.15 KiB) Exibido 13107 vezes
As partes do avião, a asa, a fuselagem e o bloco de isopor que vai embaixo da asa. Nesse bloco que vai embaixo da asa eu vou abrir um buraco para colocar a bateria.
As partes do avião, a asa, a fuselagem e o bloco de isopor que vai embaixo da asa. Nesse bloco que vai embaixo da asa eu vou abrir um buraco para colocar a bateria.
tudo-encolhida.jpg (29.77 KiB) Exibido 13107 vezes
Detalhe do reforço da asa. A vareta foi fixada com cola quente em alguns pontos e o resto da "vala" foi preenchido com uma massa de cola e pó de isopor.
Detalhe do reforço da asa. A vareta foi fixada com cola quente em alguns pontos e o resto da "vala" foi preenchido com uma massa de cola e pó de isopor.
detalhe-asa.jpg (31.24 KiB) Exibido 13107 vezes
Essas são as varetas utilizadas na montagem.
Essas são as varetas utilizadas na montagem.
varetas.jpg (22.25 KiB) Exibido 13107 vezes
Lama V4
Quick (falecido)
Starlite (em construção)
Rádio: Ch 19: 72,170 Mhz
Avatar do usuário
Douglas Rafael Maia
membro
Mensagens: 1294
Registrado em: Qua Fev 04, 2009 2:51 pm
Localização: São Bento do Sul

Mensagem por Douglas Rafael Maia »

Me diz uma coisa, é seu primeiro aero? ja voou alguma outra vez? Esse aero não tem estilo de treinador...
Avatar do usuário
-xj-9-
membro
Mensagens: 839
Registrado em: Qui Fev 28, 2008 8:50 pm
Localização: Ladário - MS - 67
Contato:

Mensagem por -xj-9- »

É ta bom, mas nao seria melhor um treinador como primeiro aero?
Os asa baixa sao conhecidos por serem ariscos.
mas fazer o que neh, agente ajuda no que puder...

Vlw
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

Sim, esse é o meu primeiro avião, vou aprender a voar com ele....

Eu sei que o recomendado para começar é um modelo asa alta e com diedro.

Mas o meu "instrutor" sugeriu esse modelo e decidi aceitar.

Se tudo der certo esse fim de semana eu devo ir fazer o 1° vôo e posto aqui os resultados e talvez um vídeo.
Lama V4
Quick (falecido)
Starlite (em construção)
Rádio: Ch 19: 72,170 Mhz
Avatar do usuário
voy13
membro
Mensagens: 638
Registrado em: Seg Jul 07, 2008 11:00 am
Localização: Valinhos, SP

Mensagem por voy13 »

e pra que a vareta de alumínio?
Avatar do usuário
blackhawk
membro
Mensagens: 169
Registrado em: Qua Mai 04, 2005 3:43 pm
Localização: São Paulo, São Paulo

Mensagem por blackhawk »

[quote:020755a220="voy13"]e pra que a vareta de alumínio?[/quote:020755a220]

Para reforçar a fuselagem e a asa.

Na foto a parte que ta "saindo" do avião vai ser serrada.
Lama V4
Quick (falecido)
Starlite (em construção)
Rádio: Ch 19: 72,170 Mhz
Avatar do usuário
MarcialAMF
membro
Mensagens: 99
Registrado em: Qui Abr 23, 2009 11:09 pm
Localização: Brasília/DF

Mensagem por MarcialAMF »

Olá, blackhawk.
Construí um Quick pela planta deste site e voei bastante com ele até passá-lo para um amigo. Tenho um outro comigo adquirido com o Rodney da RcExtreme de Brasília. O aero é muito bom, porém ha que se ter cuidado pois ele é bem arisco mesmo. Boa sorte e boa construção, com posteriores bons voos!!!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:1f7146f6bf="blackhawk"][quote:1f7146f6bf="voy13"]e pra que a vareta de alumínio?[/quote:1f7146f6bf]

Para reforçar a fuselagem e a asa.

Na foto a parte que ta "saindo" do avião vai ser serrada.[/quote:1f7146f6bf]
Retira isso de seu modelo!! O ferro, alumínio ou sei lá mais o que de metal pode atrapalhar a recepção e causar lenha do seu aeromodelo.
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
fobelenis
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Ter Out 12, 2010 11:15 pm
Localização: sao paulo, sp

interferencia de metais

Mensagem por fobelenis »

Olá pessoal. Com todo o respeito ao caro Warne. Uma peça metálica em um aeromodelo não implica, necessariamente em interferência. Para que ocorra a interferência precisamos de outros fatores, por exemplo, um conjunto de peças metálicas formando algo similar a uma espira. Pois a variação do campo, gerado pela própria antena ou o funcionamento da eletrônica faria aparecer uma corrente elétrica e um outro campo magnético que geraria interferência. ou por exemplo metais em fricção, o que poderia gerar uma certa "eletricidade estática"(não é tecnicamente correto falar isso, mas é mais simples assim), e esta geraria também uma certa interferência. Mas se o receptor, e a parte eletrônica estiver alocada corretamente não terá nenhum problema. Basta lembrar que aeromodelos maiores um pouco utilizam baioneta de alumínio, e outros ainda utilizam estrutura da asa reforçada com alumínio. Uma boa dica é procurar as situações onde aparecem correntes elétricas em condutores de energia, por exemplo, variação de fluxo eletromagnético nas espiras; vários problemas com interferência são causados pela montagem errada da eletrônica, por exemplo, fios enrolados ou com muitas dobras. Espero ter ajudado. Até mais...
Avatar do usuário
Emílio
membro
Mensagens: 105
Registrado em: Qua Jul 29, 2009 5:53 am

Mensagem por Emílio »

Acompanhando. :arrow:
Responder