Cessna 182 de PAPELÃO(Video de Vôo)

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.

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Farleytufao
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Mensagempor Farleytufao » 13 Out 2010 18:56

Gustavo, Obrigado pela explicação! não sabia que helices x4.7 era exclusivamente para o modelo SL, tanto que escrevi que este motor não gosta muito deste tipo de helice(SL). De qualquer forma, obrigado pela resposta.

qainda sim não colocaria uma 8x4 pois se ventar, ela não puxa o suficiente com um modelo nesta faixa de peso 500~600 gramas. Quando usei no meu aero, tive que voar com o motor no máximo quase o tempo todo para poder trazer o aero de volta! a vantagem é que não esquenta o motor.
já a 8x6 foi a que tive um bom desempenho, com força o suficiente para encarar o vento e não esquentava muito o motor.

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vvelho
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Mensagempor vvelho » 13 Out 2010 19:07

[quote:021a548b32="Gustavo Murad"]Seu modelo é um pouco pesado, 8x4 e 8x6 até conseguem levar um aero de 700g ou mais mas vai ficar próximo do limite (que é de 1,2kg) e vai ter que voar com aceleração quase no máximo o tempo todo.

Como eu disse o ideal é tentar fazer o aero mais leve (até umas 500g) e usar uma dessas 2.

No seu caso a 9x5DD da GWS ou a 9x5HD também da GWS devem ficar boas.

No post passado eu me empolguei de falar sobre "relação de empuxo x peso" e esqueci de dizer que a pouco tempo fiz um tópico sobre "nomenclaturas de hélices".

Dá uma lidinha nele que você vai começar a entender como os fabricantes chamam suas hélices:

http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=73929[/quote:021a548b32]

ótima explicação sua murad,ficou um pouco mais claro agora. Acabei de fazer um teste novamente no aeropapelão como nosso amigo warne o apelidou rs'.O Vôo foi tranquilo,estava sem vento nenhum,usei pouco motor,acelerava mais apenas pra fazer a volta.Isso com a 9x4,7. Vou manter assim pois só tenho ela no momento, a 8x4 da GWS que tinha foi pro pal hahaha',mas vou fazer pedido de 8x4/8x6/9x5 em alguma loja aqui no brasil,pois tenho algumas comprada na hk,mas as peças que comprei ainda se encontram em backorder,então vai demorar pra chegar rs'.Obrigado novamente Gustavo Murad, sempre ajudando!
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Gustavo Murad
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Mensagempor Gustavo Murad » 13 Out 2010 23:23

[quote:6e6226e136="Farleytufao"]Gustavo, Obrigado pela explicação! não sabia que helices x4.7 era exclusivamente para o modelo SL, tanto que escrevi que este motor não gosta muito deste tipo de helice(SL). De qualquer forma, obrigado pela resposta.

qainda sim não colocaria uma 8x4 pois se ventar, ela não puxa o suficiente com um modelo nesta faixa de peso 500~600 gramas. Quando usei no meu aero, tive que voar com o motor no máximo quase o tempo todo para poder trazer o aero de volta! a vantagem é que não esquenta o motor.
já a 8x6 foi a que tive um bom desempenho, com força o suficiente para encarar o vento e não esquentava muito o motor.[/quote:6e6226e136]

Farley,

Realmente nunca vi uma 9x4.7 DD/HD/EP (não RS/SF), não que seja impossível mas no mercado não conheço nenhum fabricante que use essa medida para hélices não SF/RS.


Sobre a 8x4 que você usou e depois trocou para 8x6 você sabia que é provável que a 8x6 da o MESMO ou MENOS EMPUXO que a 8x4 ?

Olhe só essa tabelinha:
"7x3,5 330g 5A
7x6 480g 10A
8x4 470g 8A
8x4,3 520g 9A
8x6SF 530g 11A
8x6HD 470g 10A
9x4,7 600g 11.3A
9x5 570g 10A
10x4,7 670g 15A
10x5 640g 14A
"
Tirada desse tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=40065

O seu caso foi um caso claro de "pitch speed" e não de empuxo!!

É o que estou tentando explicar pra vocês desde começo, o empuxo não é o mais importante ele é apenas mais uma das variáveis que devem ser levadas em consideração para o bom voo de um aeromodelo!



No seu caso com certeza o que aconteceu foi o seguinte:

Com 8x4 o motor puxava cerca de 470g de empuxo estático e gerava cerca de 58,7km/h de pitch speed.

Com 8x6 o motor puxava OS MESMOS 470g de empuxo estático porém gera cerca de 75,4Km/h de pitch speed.



E qual a diferença real disso no seu aeromodelo, afinal os empuxos são iguais certo ?

Vou tentar explicar, vamos lá:

No aeromodelo existem "várias velocidades": de stall, de cruzeiro, de planeio e a velocidade segura.

Cada uma dessas velocidades mede o aeromodelo em uma situação diferentes, vou explicar as mais importantes para o que quero demonstrar e o restante vocês pesquisam.

Velocidade de stall: É a velocidade imediata com a qual o modelo ainda mantém a sustentação igual ao peso, abaixo dela o modelo tende a cair (como uma pedra!).

Velocidade segura: É a velocidade acima que o modelo voa sem cair com incidência do ângulo em 0º e pouco arrasto de perfil.



O seu aeromodelo deve ter bastante arrasto (como todo treinador) e por isso a velocidade final do aero costuma ser bem baixa, indo a favor do vento ela reduz mais ainda.



Vamos supor os seguintes dados para seu aeromodelo (já descontando arrasto e vento):
Velocidade de Stall: 52km/h
Velocidade segura: 55km/h

Com hélice 8x4 você tinha que voar com motor em toda aceleração, pois essa hélice só dá 54km/h de pitch speed que é pouca coisa acima do Stall (2km/h só) e abaixo da velocidade segura, ou seja o modelo tinha que ter incidência para voar em linha reta com motor todo acelerado.


Com hélice 8x6 deu pra voar com menos aceleração, afinal ela com aceleração total gera 75km/h de pitch speed bem mais do que os 52km/h necessários para seu aeromodelo voar com velocidade acima do stall e acima da velocidade de segurança, então possívelmente quando você dava aceleração total o aeromodelo subia!!




Sei que "abusei" um pouquinho agora, com umas coisas um pouco mais complicadas. Mas é importante entender isso ai, ajuda muito na hora de escolher a hélice para o aeromodelo e saber porque ele está voando bem ou mal.
Qualquer dúvida não precisa acanhar em perguntar ok?



Obs: As contas e cálculos foram feitos usando o PCtaco e o RCcalc disponíveis gratuitamente aqui no fórum, no RCcalc joguei um aeromodelo de 700g, 1m env., 15cm corda com perfil ClarkY a 99900Reynolds.

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Farleytufao
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Mensagempor Farleytufao » 13 Out 2010 23:54

hum.. vlw pela esplicação... provavelmente foi exatamente isto que aconteceu... mas no fim das contas, a 8x6 teve um rendimento melhor do que a 8x4 neste caso para omeu modelo certo?

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Mensagempor vvelho » 14 Out 2010 00:02

[quote:1764690269="Gustavo Murad"][quote:1764690269="Farleytufao"]Gustavo, Obrigado pela explicação! não sabia que helices x4.7 era exclusivamente para o modelo SL, tanto que escrevi que este motor não gosta muito deste tipo de helice(SL). De qualquer forma, obrigado pela resposta.

qainda sim não colocaria uma 8x4 pois se ventar, ela não puxa o suficiente com um modelo nesta faixa de peso 500~600 gramas. Quando usei no meu aero, tive que voar com o motor no máximo quase o tempo todo para poder trazer o aero de volta! a vantagem é que não esquenta o motor.
já a 8x6 foi a que tive um bom desempenho, com força o suficiente para encarar o vento e não esquentava muito o motor.[/quote:1764690269]

Farley,

Realmente nunca vi uma 9x4.7 DD/HD/EP (não RS/SF), não que seja impossível mas no mercado não conheço nenhum fabricante que use essa medida para hélices não SF/RS.


Sobre a 8x4 que você usou e depois trocou para 8x6 você sabia que é provável que a 8x6 da o MESMO ou MENOS EMPUXO que a 8x4 ?

Olhe só essa tabelinha:
"7x3,5 330g 5A
7x6 480g 10A
8x4 470g 8A
8x4,3 520g 9A
8x6SF 530g 11A
8x6HD 470g 10A
9x4,7 600g 11.3A
9x5 570g 10A
10x4,7 670g 15A
10x5 640g 14A
"
Tirada desse tópico: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=40065

O seu caso foi um caso claro de "pitch speed" e não de empuxo!!

É o que estou tentando explicar pra vocês desde começo, o empuxo não é o mais importante ele é apenas mais uma das variáveis que devem ser levadas em consideração para o bom voo de um aeromodelo!



No seu caso com certeza o que aconteceu foi o seguinte:

Com 8x4 o motor puxava cerca de 470g de empuxo estático e gerava cerca de 58,7km/h de pitch speed.

Com 8x6 o motor puxava OS MESMOS 470g de empuxo estático porém gera cerca de 75,4Km/h de pitch speed.



E qual a diferença real disso no seu aeromodelo, afinal os empuxos são iguais certo ?

Vou tentar explicar, vamos lá:

No aeromodelo existem "várias velocidades": de stall, de cruzeiro, de planeio e a velocidade segura.

Cada uma dessas velocidades mede o aeromodelo em uma situação diferentes, vou explicar as mais importantes para o que quero demonstrar e o restante vocês pesquisam.

Velocidade de stall: É a velocidade imediata com a qual o modelo ainda mantém a sustentação igual ao peso, abaixo dela o modelo tende a cair (como uma pedra!).

Velocidade segura: É a velocidade acima que o modelo voa sem cair com incidência do ângulo em 0º e pouco arrasto de perfil.



O seu aeromodelo deve ter bastante arrasto (como todo treinador) e por isso a velocidade final do aero costuma ser bem baixa, indo a favor do vento ela reduz mais ainda.



Vamos supor os seguintes dados para seu aeromodelo (já descontando arrasto e vento):
Velocidade de Stall: 52km/h
Velocidade segura: 55km/h

Com hélice 8x4 você tinha que voar com motor em toda aceleração, pois essa hélice só dá 54km/h de pitch speed que é pouca coisa acima do Stall (2km/h só) e abaixo da velocidade segura, ou seja o modelo tinha que ter incidência para voar em linha reta com motor todo acelerado.


Com hélice 8x6 deu pra voar com menos aceleração, afinal ela com aceleração total gera 75km/h de pitch speed bem mais do que os 52km/h necessários para seu aeromodelo voar com velocidade acima do stall e acima da velocidade de segurança, então possívelmente quando você dava aceleração total o aeromodelo subia!!




Sei que "abusei" um pouquinho agora, com umas coisas um pouco mais complicadas. Mas é importante entender isso ai, ajuda muito na hora de escolher a hélice para o aeromodelo e saber porque ele está voando bem ou mal.
Qualquer dúvida não precisa acanhar em perguntar ok?



Obs: As contas e cálculos foram feitos usando o PCtaco e o RCcalc disponíveis gratuitamente aqui no fórum, no RCcalc joguei um aeromodelo de 700g, 1m env., 15cm corda com perfil ClarkY a 99900Reynolds.[/quote:1764690269]

É...deu uma complicada. hahaha', mas o stall,overspeed etc, isso mais ou menos entendo, pois jogo flight simulator. hahaha'.Mas ficou bem claro, só não consegui captar muito bem qual a melhor marca de hélice a ser comprada,ex:
APC: 8X4E Thin Electric (APC Genuina!!!) ou
GWS: 8X4 HD (HYPER DRIVE) Laranja / GWS 8X6 SF (SLOW FLYER) Laranja(SLOW FLYER = Não certo?)
ou uma Hélice GWS 9X5 HD (HYPER DRIVE) Laranja.
estou na dúvida da marca. OBS: por essa tabela a melhor para mim, com o peso 700g + seria a 9x5 certo?
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Mensagempor Gustavo Murad » 14 Out 2010 03:26

A marca, no dia que você tiver as 2 na mão vai perceber todas diferenças!

APC (genuína ou "stlye"/genérica) é bem mais grossa e dura, muito mais resistente e dá menos flutter (vibração) e dá mais empuxo na mesma rotação!!

Mas todas essas vantagens tem um custo, consumo aumentado principalmente em motores fracos.



GWS (ou similares como TowerPro) são mais finas e maleáveis, mais leves e gastam menos.

Porém geram menos empuxo, podem dar flutter se submetidas a altas rotações e quebram facilmente.



O dia que passarem os 2 tipos de hélice na sua mão você vai perceber na hora a diferença, porque é muito grande a diferença de um tipo para o outro.


Qual eu recomendo?

Motor 2822 é meio fraco, não gosta de hélice grande, SF ou pesada então:

*Se for comprar 9x5 compra a da GWS (essa DD que o pessoal insistem em chamar de HD).

*Se for comprar 8x4 compra APC Thin Eletric

*Não recomendo hélices SF, apesar do consumo dessa 8x6 ficar próximo da 9x5 o empuxo e pitch devem ficar iguais ou menores.


Como acho que a 8x4 vai ficar meio fraca pro seu modelo de 700g, voltamos lá na primeira coisa que eu falei: Usa 9x5DD da GWS!!!

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Mensagempor Gustavo Murad » 14 Out 2010 03:28

[quote:417a2ba97c="Farleytufao"]hum.. vlw pela esplicação... provavelmente foi exatamente isto que aconteceu... mas no fim das contas, a 8x6 teve um rendimento melhor do que a 8x4 neste caso para omeu modelo certo?[/quote:417a2ba97c]

Sim, pois seu modelo precisava de pitch speed maior.

Em outro modelo que precisasse de empuxo, a 8x6 não ia adiantar em praticamente nada, pois dá o mesmo empuxo de acordo com algumas tabelas.

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Mensagempor vvelho » 14 Out 2010 09:17

[quote:24db164489="Gustavo Murad"]A marca, no dia que você tiver as 2 na mão vai perceber todas diferenças!

APC (genuína ou "stlye"/genérica) é bem mais grossa e dura, muito mais resistente e dá menos flutter (vibração) e dá mais empuxo na mesma rotação!!

Mas todas essas vantagens tem um custo, consumo aumentado principalmente em motores fracos.



GWS (ou similares como TowerPro) são mais finas e maleáveis, mais leves e gastam menos.

Porém geram menos empuxo, podem dar flutter se submetidas a altas rotações e quebram facilmente.



O dia que passarem os 2 tipos de hélice na sua mão você vai perceber na hora a diferença, porque é muito grande a diferença de um tipo para o outro.


Qual eu recomendo?

Motor 2822 é meio fraco, não gosta de hélice grande, SF ou pesada então:

*Se for comprar 9x5 compra a da GWS (essa DD que o pessoal insistem em chamar de HD).

*Se for comprar 8x4 compra APC Thin Eletric

*Não recomendo hélices SF, apesar do consumo dessa 8x6 ficar próximo da 9x5 o empuxo e pitch devem ficar iguais ou menores.


Como acho que a 8x4 vai ficar meio fraca pro seu modelo de 700g, voltamos lá na primeira coisa que eu falei: Usa 9x5DD da GWS!!![/quote:24db164489]

Agora to começando a entender. hahaha', certo. com suas dicas vou comprar das 2 marcas(só não vou comprar tp,pois no site que pretendo comprar aqui no brasil não tem, mas as que estão vindo da hk são TP), vou comprar 1 ou 2 de cada para experimentar, GWS 9x5/8x6 e 8x4E thin eletric APC Genuina,com ambas, se precisar posso manter o acelerador no máximo o tempo todo ou corre o risco de esquentar muito tbm? Obrigado Gustavo Murad, obrigado mesmo.
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Mensagempor Farleytufao » 14 Out 2010 12:29

Realmente, ja havia percebido estas diferênças no material das helices, alguém me disse sobre o problema de flutter e maleabilidade das helices(acho que foi o Jonathã).

mas de acordo com a tabela, manter no máximo você até pode, mas na 9x5 por exemplo, vai forçar o motor mais do que a outras, vai esquentar mais que as outras pois também vai consumir mais que as outras, diminuindo o tempo de voo.

A graça do voo é voar! agora se quer fazer manobras como doido, construa uma Zagi! =D

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Mensagempor vvelho » 14 Out 2010 13:20

[quote:64d5048c92="Farleytufao"]Realmente, ja havia percebido estas diferênças no material das helices, alguém me disse sobre o problema de flutter e maleabilidade das helices(acho que foi o Jonathã).

mas de acordo com a tabela, manter no máximo você até pode, mas na 9x5 por exemplo, vai forçar o motor mais do que a outras, vai esquentar mais que as outras pois também vai consumir mais que as outras, diminuindo o tempo de voo.

A graça do voo é voar! agora se quer fazer manobras como doido, construa uma Zagi! =D[/quote:64d5048c92]

hahahaha, agora vou ser obrigado a comprar as hélices, acabei de cair com o aeropapelão, estava muito vento,fui fazer o pouso tive que remeter pois o vento ficou mais forte ainda, quando fui fazer a curva pra tentar fazer o pouso me pareceu que o aeromodelo deu "stall" e caiu, a frente deu uma arredondada, e a hélice quebrou, fora isso ta inteiro. hahaha', indica algum site de postagem rápida para comprar hélice? obrigado
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Mensagempor podecha » 14 Out 2010 13:57

E ai como vai.

Estava lendo seu tópico sobre o aero de papelão, ... uma ótimo idéia ...
O papelão que você se refere na verdade é um micro ondulado - e tem resistencia igual a pasta de polionda.

Use micro ondulado revestido, que são as caixas que tem um papel cartão colado sobre o micro, geralmente caixas de sapato com impressão colorida. O revestimento de cartão deixa o micro ainda mais forte.

A caixa de micro ondulado cru - (aquele que é marrom dos dois lados) cx de geladeira, etc. - é mais fraco.

O inconveniente é que ele muito mais pesado do que o depron.

boa sorte e bom voo

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Mensagempor podecha » 14 Out 2010 14:01

Qualquer coisa uma cartonagem pode arrumar pra você folhas de "mala" - (impressões de teste) as folhas são bem grandes e não tem nenhuma dobra... vai ficar mais facil de você trabalhar

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Mensagempor jefersonalessandro » 14 Out 2010 16:14

[quote:c306386bb4="vvelho"][quote:c306386bb4="Farleytufao"]Realmente, ja havia percebido estas diferênças no material das helices, alguém me disse sobre o problema de flutter e maleabilidade das helices(acho que foi o Jonathã).

mas de acordo com a tabela, manter no máximo você até pode, mas na 9x5 por exemplo, vai forçar o motor mais do que a outras, vai esquentar mais que as outras pois também vai consumir mais que as outras, diminuindo o tempo de voo.

A graça do voo é voar! agora se quer fazer manobras como doido, construa uma Zagi! =D[/quote:c306386bb4]

hahahaha, agora vou ser obrigado a comprar as hélices, acabei de cair com o aeropapelão, estava muito vento,fui fazer o pouso tive que remeter pois o vento ficou mais forte ainda, quando fui fazer a curva pra tentar fazer o pouso me pareceu que o aeromodelo deu "stall" e caiu, a frente deu uma arredondada, e a hélice quebrou, fora isso ta inteiro. hahaha', indica algum site de postagem rápida para comprar hélice? obrigado[/quote:c306386bb4]

Amigo ai no estado de são paulo tem vários vendedores de hélices,procure em patrocinadores do forum .

Voce fez um modelo de papelão para testar materiais alternativos,ou foi por falta de matéria prima para construção?

Parabéns
"Aeromodelismo não é só jogar o aviazinho para cima "

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Mensagempor vvelho » 14 Out 2010 16:47

[quote:07404f328a="podecha"]E ai como vai.

Estava lendo seu tópico sobre o aero de papelão, ... uma ótimo idéia ...
O papelão que você se refere na verdade é um micro ondulado - e tem resistencia igual a pasta de polionda.

Use micro ondulado revestido, que são as caixas que tem um papel cartão colado sobre o micro, geralmente caixas de sapato com impressão colorida. O revestimento de cartão deixa o micro ainda mais forte.

A caixa de micro ondulado cru - (aquele que é marrom dos dois lados) cx de geladeira, etc. - é mais fraco.

O inconveniente é que ele muito mais pesado do que o depron.

boa sorte e bom voo[/quote:07404f328a]

Obrigado amigo, ele é um pouco mais pesado que o depron mesmo,obrigado pelas dicas. abraços.

[quote:07404f328a="jefersonalessandro"]Amigo ai no estado de são paulo tem vários vendedores de hélices,procure em patrocinadores do forum .

Voce fez um modelo de papelão para testar materiais alternativos,ou foi por falta de matéria prima para construção?

Parabéns[/quote:07404f328a]

Não encontrei o estoque da hélice que queria em algumas lojas que ja comprei, mas ja encontrei uma.Foi também para buscar uma construção de outro tipo de material,pois tenho depron e ispor, mas foi mais com o intuito de construir um aeromodelo que aguente mais "pohada". obrigado amigo. rs'
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Mensagempor Gustavo Murad » 14 Out 2010 17:26

Se algum dia quiser tentar outro material diferente, faça testes com a Polionda (pastinha).

Estou com um aero em pastinha e estou adorando, praticamente indestrutível!!

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Mensagempor vvelho » 14 Out 2010 17:33

[quote:b6e45d52b3="Gustavo Murad"]Se algum dia quiser tentar outro material diferente, faça testes com a Polionda (pastinha).

Estou com um aero em pastinha e estou adorando, praticamente indestrutível!![/quote:b6e45d52b3]

Vôa bem?parece ser bom material para construção.
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Mensagempor warne » 14 Out 2010 17:44

[quote:3c2f6d98a0="Gustavo Murad"] ....Estou com um aero em pastinha e estou adorando, praticamente [size=18:3c2f6d98a0]indestrutível[/size:3c2f6d98a0]!![/quote:3c2f6d98a0]
Putz!! É assim que agente conhece um lenhar nato!!KKKK!
:roll:
Abs
Warne[color=red:3c2f6d98a0][/color:3c2f6d98a0]
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. Francisco de Assis

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Mensagempor Gustavo Murad » 14 Out 2010 18:23

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, me entreguei !!

É um motoplanador Ghost (1,8m env.), voa muito bem sim!!

Mesmo de polionda, usando 4S A123 e colando com cola quente ficou pesando apenas 530g.

A última lenha foi a asa, que fechou no ar.....

Caiu, quebrou a hélice, mas o resto ta intacto.

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Mensagempor vvelho » 14 Out 2010 18:58

[quote:e2ce0f4946="Gustavo Murad"]KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, me entreguei !!

É um motoplanador Ghost (1,8m env.), voa muito bem sim!!

Mesmo de polionda, usando 4S A123 e colando com cola quente ficou pesando apenas 530g.

A última lenha foi a asa, que fechou no ar.....

Caiu, quebrou a hélice, mas o resto ta intacto.[/quote:e2ce0f4946]

KKKKKKKK, warne pegou no flagra. é exatamente um desses que preciso então, que não quebre nem a paulada,tenho costume de derrubar aeromodelos! rsrs'
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Mensagempor Gustavo Murad » 14 Out 2010 22:43

Polionda (coroplast) é o material usado naquelas pastas antigas, usadas para guardar arquivos, cadernos, folhas de desenho (A1, A2, A3).

É um plástico, e como tal é inquebrável, pode até amassar mas volta para o lugar e mesmo em caso de deformação dá pra reparar.

Existem várias técnicas para colar, uma que usei e estou gostando é cola quente porém BEM QUENTE, a minha pistola é modificada e esquenta mais do que o normal acredito eu.

Outro técnica é "flambar" o coroplast antes de aplicar a cola quente (aplica-se logo após a flambagem).

Cola de contato e algumas outras colas também funcionam.

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Mensagempor vvelho » 15 Out 2010 21:34

[quote:9e96451346="Gustavo Murad"]Polionda (coroplast) é o material usado naquelas pastas antigas, usadas para guardar arquivos, cadernos, folhas de desenho (A1, A2, A3).

É um plástico, e como tal é inquebrável, pode até amassar mas volta para o lugar e mesmo em caso de deformação dá pra reparar.

Existem várias técnicas para colar, uma que usei e estou gostando é cola quente porém BEM QUENTE, a minha pistola é modificada e esquenta mais do que o normal acredito eu.

Outro técnica é "flambar" o coroplast antes de aplicar a cola quente (aplica-se logo após a flambagem).

Cola de contato e algumas outras colas também funcionam.[/quote:9e96451346]

sei qual é, parece que fica bom mesmo, andei vendo uns videos. vou pesquisar preço e comprar pra tentar construir! rsrs'
muito obrigado murad. Só mais uma pergunta, vc reconhe qual é a hélice original do cessna 182 da art tech? não tem a dimensão escrita, to pensando em usar ela no aeropapelão,será que dá?
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Gustavo Murad
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Mensagempor Gustavo Murad » 15 Out 2010 22:52

Não sei qual hélice é, mas dá uma pesquisada que na internet ou no site do fabricante deve ter as medidas.

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vvelho
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Mensagempor vvelho » 16 Out 2010 10:02

[quote:00761b31d5="Gustavo Murad"]Não sei qual hélice é, mas dá uma pesquisada que na internet ou no site do fabricante deve ter as medidas.[/quote:00761b31d5]
creio que é uma 7x3,4. Não teve potência suficiente pra puxar o aeropapelão, será que tem pra puxar um shock?
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Gustavo Murad
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Mensagempor Gustavo Murad » 16 Out 2010 15:00

Depende do peso do shock, existem shocks de 80g ou menos até 1kg ou mais.....

Para voar shock bem é preciso empuxo duas vezes maior que o peso, então primeiro tem que saber ou ao menos ter a noção do empuxo gerado por essa hélice, depois tem que tentar construir um shock que com toda eletrônica pese no máximo a metade do empuxo.

Shocks precisam de motores potentes e leves com bastante empuxo.


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