Kadet Seniorita
Kadet Seniorita
Olá, pessoal.
Estou aqui iniciando mais um post, de mais uma construção que acabei de começar.
Trata-se do Kadet Seniorita.
Há muito tempo eu queria construí-lo(a). Porém não achei a planta na internet. Eu procurei kits para comprar, mas não achei em lojas do Brasil. Fui deixando, deixando... e, de repente, um colega nosso, aqui do fórum, me enviou a planta pelo correio!! (Não vou falar o nome dele agora, mas sabe quem é, e sou muito grato a ele).
Depois de muito tempo enrolando, resolvi começar a construção. (As minhas construções prévias, os Rascals, ficaram mais de um ano paradas, por pura preguiça). Agora, de repente, voltou aquela gana de construir, e peguei firme na montagem. O probleminha agora é que o aero é grande, e vou ter que dar um jeito de montá-lo sem espaço adequado. Vou tentar caprichar, mas ultimamente estou tendo dificuldades, então o aero não deverá ficar tão bom assim.
Quem quiser adquirir a planta, a Sig disponibiliza no site dela: http://www.sigmfg.com/cgi-bin/dpsmart.exe/ProductsV6.html?L+Sig+qnpu3139+_Ddp_5fSearch1_02a01RCSigKadetSTPts_01Search_02Index_01Menu_02CatProd_01Thumb_02R_2fC_20Aircraft_20Trainer_20Kit_20Parts_01
Estou aqui iniciando mais um post, de mais uma construção que acabei de começar.
Trata-se do Kadet Seniorita.
Há muito tempo eu queria construí-lo(a). Porém não achei a planta na internet. Eu procurei kits para comprar, mas não achei em lojas do Brasil. Fui deixando, deixando... e, de repente, um colega nosso, aqui do fórum, me enviou a planta pelo correio!! (Não vou falar o nome dele agora, mas sabe quem é, e sou muito grato a ele).
Depois de muito tempo enrolando, resolvi começar a construção. (As minhas construções prévias, os Rascals, ficaram mais de um ano paradas, por pura preguiça). Agora, de repente, voltou aquela gana de construir, e peguei firme na montagem. O probleminha agora é que o aero é grande, e vou ter que dar um jeito de montá-lo sem espaço adequado. Vou tentar caprichar, mas ultimamente estou tendo dificuldades, então o aero não deverá ficar tão bom assim.
Quem quiser adquirir a planta, a Sig disponibiliza no site dela: http://www.sigmfg.com/cgi-bin/dpsmart.exe/ProductsV6.html?L+Sig+qnpu3139+_Ddp_5fSearch1_02a01RCSigKadetSTPts_01Search_02Index_01Menu_02CatProd_01Thumb_02R_2fC_20Aircraft_20Trainer_20Kit_20Parts_01
Comecei pelas asas, método dos ímas.
Usei cola amarela de madeira.
Gosto de ter um pincel e água, e um papel absorvente ao lado, para remover o excesso de cola. A construção fica leve e limpa, e a cola amarela permite reajustes, e seca rápido.
Usei cola amarela de madeira.
Gosto de ter um pincel e água, e um papel absorvente ao lado, para remover o excesso de cola. A construção fica leve e limpa, e a cola amarela permite reajustes, e seca rápido.
- Anexos
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- DSC02914.JPG (17.86 KiB) Exibido 24890 vezes
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- DSC02913.JPG (20.56 KiB) Exibido 24890 vezes
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- DSC02912.JPG (19.73 KiB) Exibido 24890 vezes
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- DSC02911.JPG (22.75 KiB) Exibido 24890 vezes
Asas coladas e já com o diedro.
É o maior aero que já construí.
Nas fotos um irmãozinho da Seniorita, o Kadet EP 42, para dar uma idéia do tamanho do aero.
É o maior aero que já construí.
Nas fotos um irmãozinho da Seniorita, o Kadet EP 42, para dar uma idéia do tamanho do aero.
- Anexos
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- DSC02923.JPG (31.25 KiB) Exibido 24887 vezes
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- DSC02922.JPG (25.25 KiB) Exibido 24887 vezes
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- DSC02917.JPG (33.76 KiB) Exibido 24887 vezes
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- DSC02916.JPG (27.46 KiB) Exibido 24887 vezes
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- DSC02915.JPG (31.7 KiB) Exibido 24887 vezes
Estou construindo o aero sem ailerons mesmo.
Pelo que experimentei do Kadetinho, que tem ailerons, é que ele ficaria melhor com pouquinho mais diedro, mas o que chamou mais atenção, é que o leme tem bastante atuação, pois é mais adiantado, em relação ao profundor. Isso me deixou confiante em deixar o aero originalzinho mesmo.
Também o farei elétrico, porém não tenho experiencia nenhuma em motorização nessa escala. Se os colegas do fórum quiserem me ajudar, ficarei grato!!
Abraços a todos!
Orson
Pelo que experimentei do Kadetinho, que tem ailerons, é que ele ficaria melhor com pouquinho mais diedro, mas o que chamou mais atenção, é que o leme tem bastante atuação, pois é mais adiantado, em relação ao profundor. Isso me deixou confiante em deixar o aero originalzinho mesmo.
Também o farei elétrico, porém não tenho experiencia nenhuma em motorização nessa escala. Se os colegas do fórum quiserem me ajudar, ficarei grato!!
Abraços a todos!
Orson
Que maravilha de aeromodelo você está iniciando a construção.
Quanto a motorização, vi varios modelos montados do seniorita com OS25LA voando muito bem e por ser um aeromodelo com dimensões equivalentes a um treinador normal ,isto é que tem a envergadura de +- 1,55m, mas tendo o seu peso bem inferior, te aconselho a colocar um motor elétrico equivalente ao OS25LA.
O caio montou diversas tabelas de equivalencia neste tópico ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736 ) e acredito que irás encontrar.
Achei este: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=33371
Quanto a motorização, vi varios modelos montados do seniorita com OS25LA voando muito bem e por ser um aeromodelo com dimensões equivalentes a um treinador normal ,isto é que tem a envergadura de +- 1,55m, mas tendo o seu peso bem inferior, te aconselho a colocar um motor elétrico equivalente ao OS25LA.
O caio montou diversas tabelas de equivalencia neste tópico ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736 ) e acredito que irás encontrar.
Achei este: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=33371
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Mais uma informação de motor elétrico na faixa de 400W
http://rbckits.com/shop/index.php?_a=viewProd&productId=501
Items Needed To Complete the Kadet Seniorita EP ARF:
•Motor: 400 Watt Brushless Outrunner (such as HIMAX HC3522-0990)
•Li-Po: 3S1P 3300 (such as Order No. SAF07023)
•ESC: 45A (minimum)
•Radio: 4-Channel with 4 standard Servos 2 each 12 inch servo extensions, Standard Y-harness chord
http://rbckits.com/shop/index.php?_a=viewProd&productId=501
Items Needed To Complete the Kadet Seniorita EP ARF:
•Motor: 400 Watt Brushless Outrunner (such as HIMAX HC3522-0990)
•Li-Po: 3S1P 3300 (such as Order No. SAF07023)
•ESC: 45A (minimum)
•Radio: 4-Channel with 4 standard Servos 2 each 12 inch servo extensions, Standard Y-harness chord
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
- Guto Huber
- membro
- Mensagens: 144
- Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
- Localização: Rio de Janeiro
Orson,
Esse avião é formidável, voa muito, aprendi a voar nele a uns 16 anos atrás, é tão dócil e voa tão bem que ele está inteiro até hoje (sofreu alguns remendos, mas inteiro).
Quem construiu foi meu pai (eu tinha uns 14 anos na época), como ele é muito detalhista, o avião tem flaps e aileron, com vento de frente ele voa de ré!!! Pelo que me lembro ele colocou 1,5º de diedro por ter ailerons.
Na época começamos usando um OS.20, usamos tanto que o motor acabou, depois colocamos um OS MAX .25, sobra motor.
Depois do Senhorita veio um Sênior deve ter uns 2,10 mts ou mais de envergadura e voa acho que com um OS .46 4t (não lembro bem) sei que é um motor muito pequeno para o tamanho do “monstro”.
Como esses aviões são todos varetados, a construção com monokote transparente fica muito bonita.
Vou acompanhar sua construção, e principalmente a motorização, entramos para os elétricos recentemente, e meu pai estava pensando em eletrificar o Senhorita, mas como não temos experiência, estamos estudando um pouco antes de "meter a faca".
Abraço
Guto
Esse avião é formidável, voa muito, aprendi a voar nele a uns 16 anos atrás, é tão dócil e voa tão bem que ele está inteiro até hoje (sofreu alguns remendos, mas inteiro).
Quem construiu foi meu pai (eu tinha uns 14 anos na época), como ele é muito detalhista, o avião tem flaps e aileron, com vento de frente ele voa de ré!!! Pelo que me lembro ele colocou 1,5º de diedro por ter ailerons.
Na época começamos usando um OS.20, usamos tanto que o motor acabou, depois colocamos um OS MAX .25, sobra motor.
Depois do Senhorita veio um Sênior deve ter uns 2,10 mts ou mais de envergadura e voa acho que com um OS .46 4t (não lembro bem) sei que é um motor muito pequeno para o tamanho do “monstro”.
Como esses aviões são todos varetados, a construção com monokote transparente fica muito bonita.
Vou acompanhar sua construção, e principalmente a motorização, entramos para os elétricos recentemente, e meu pai estava pensando em eletrificar o Senhorita, mas como não temos experiência, estamos estudando um pouco antes de "meter a faca".
Abraço
Guto
Orson,
Mais 1 para concordar com o guto, pois quando aprendi, foi 90% no kadet do instrutor que no meu avistar.
Não esqueça de levar em consideração o peso pela a área da asa .
Um comparativo rápido:
- nextar - 62,7 grs/dcm²
- avistar - 58,0 grs/dcm²
- calmato - 58,0 grs/dcm²
- tt easy star - 54,0 grs/dcm²
- Kadet seniorita - 43,3 grs/dcm²
Mais 1 para concordar com o guto, pois quando aprendi, foi 90% no kadet do instrutor que no meu avistar.
Não esqueça de levar em consideração o peso pela a área da asa .
Um comparativo rápido:
- nextar - 62,7 grs/dcm²
- avistar - 58,0 grs/dcm²
- calmato - 58,0 grs/dcm²
- tt easy star - 54,0 grs/dcm²
- Kadet seniorita - 43,3 grs/dcm²
- Matheus CAITA
- membro
- Mensagens: 269
- Registrado em: Qua Jan 28, 2009 8:38 pm
- Localização: Valinhos-SP
Olá amigos, obrigado pelas dicas!!
Realmente é um aero muito bacana, um clássico.
Como vocês devem ter percebido, adoro esses aeros clássicos.
Estive visitando uns sites e encontrei um muito legal, com vários Kadets, modificados, diversas variações sobre o mesmo tema. Quem sabe não sirva de inspiração a outros admiradores desse avião.
http://www.angelfire.com/indie/aerostuff/kadets.htm
Gostei em particular dessa conversão, com plástica no nariz, polainas e trens convencionais.[img:0b491695d1]http://www.angelfire.com/indie/aerostuff/IMAGES/kadet3.jpg[/img:0b491695d1].
A minha entelagem será o tradicional com Oracover vermelho transparente, preto e contornos prateados.
Realmente é um aero muito bacana, um clássico.
Como vocês devem ter percebido, adoro esses aeros clássicos.
Estive visitando uns sites e encontrei um muito legal, com vários Kadets, modificados, diversas variações sobre o mesmo tema. Quem sabe não sirva de inspiração a outros admiradores desse avião.
http://www.angelfire.com/indie/aerostuff/kadets.htm
Gostei em particular dessa conversão, com plástica no nariz, polainas e trens convencionais.[img:0b491695d1]http://www.angelfire.com/indie/aerostuff/IMAGES/kadet3.jpg[/img:0b491695d1].
A minha entelagem será o tradicional com Oracover vermelho transparente, preto e contornos prateados.