Kadet Seniorita

Aqui colocamos as fotos da construção de nossos modelos.
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Kadet Seniorita

Mensagem por Orson »

Olá, pessoal.

Estou aqui iniciando mais um post, de mais uma construção que acabei de começar.
Trata-se do Kadet Seniorita.
Há muito tempo eu queria construí-lo(a). Porém não achei a planta na internet. Eu procurei kits para comprar, mas não achei em lojas do Brasil. Fui deixando, deixando... e, de repente, um colega nosso, aqui do fórum, me enviou a planta pelo correio!! (Não vou falar o nome dele agora, mas sabe quem é, e sou muito grato a ele).
Depois de muito tempo enrolando, resolvi começar a construção. (As minhas construções prévias, os Rascals, ficaram mais de um ano paradas, por pura preguiça). Agora, de repente, voltou aquela gana de construir, e peguei firme na montagem. O probleminha agora é que o aero é grande, e vou ter que dar um jeito de montá-lo sem espaço adequado. Vou tentar caprichar, mas ultimamente estou tendo dificuldades, então o aero não deverá ficar tão bom assim.

Quem quiser adquirir a planta, a Sig disponibiliza no site dela: http://www.sigmfg.com/cgi-bin/dpsmart.exe/ProductsV6.html?L+Sig+qnpu3139+_Ddp_5fSearch1_02a01RCSigKadetSTPts_01Search_02Index_01Menu_02CatProd_01Thumb_02R_2fC_20Aircraft_20Trainer_20Kit_20Parts_01
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Comecei pelas asas, método dos ímas.
Usei cola amarela de madeira.
Gosto de ter um pincel e água, e um papel absorvente ao lado, para remover o excesso de cola. A construção fica leve e limpa, e a cola amarela permite reajustes, e seca rápido.
Anexos
DSC02914.JPG
DSC02914.JPG (17.86 KiB) Exibido 24890 vezes
DSC02913.JPG
DSC02913.JPG (20.56 KiB) Exibido 24890 vezes
DSC02912.JPG
DSC02912.JPG (19.73 KiB) Exibido 24890 vezes
DSC02911.JPG
DSC02911.JPG (22.75 KiB) Exibido 24890 vezes
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Asas coladas e já com o diedro.
É o maior aero que já construí.
Nas fotos um irmãozinho da Seniorita, o Kadet EP 42, para dar uma idéia do tamanho do aero.
Anexos
DSC02923.JPG
DSC02923.JPG (31.25 KiB) Exibido 24887 vezes
DSC02922.JPG
DSC02922.JPG (25.25 KiB) Exibido 24887 vezes
DSC02917.JPG
DSC02917.JPG (33.76 KiB) Exibido 24887 vezes
DSC02916.JPG
DSC02916.JPG (27.46 KiB) Exibido 24887 vezes
DSC02915.JPG
DSC02915.JPG (31.7 KiB) Exibido 24887 vezes
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Estou construindo o aero sem ailerons mesmo.
Pelo que experimentei do Kadetinho, que tem ailerons, é que ele ficaria melhor com pouquinho mais diedro, mas o que chamou mais atenção, é que o leme tem bastante atuação, pois é mais adiantado, em relação ao profundor. Isso me deixou confiante em deixar o aero originalzinho mesmo.

Também o farei elétrico, porém não tenho experiencia nenhuma em motorização nessa escala. Se os colegas do fórum quiserem me ajudar, ficarei grato!!

Abraços a todos!

Orson
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Que maravilha de aeromodelo você está iniciando a construção.

Quanto a motorização, vi varios modelos montados do seniorita com OS25LA voando muito bem e por ser um aeromodelo com dimensões equivalentes a um treinador normal ,isto é que tem a envergadura de +- 1,55m, mas tendo o seu peso bem inferior, te aconselho a colocar um motor elétrico equivalente ao OS25LA.

O caio montou diversas tabelas de equivalencia neste tópico ( http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=43736 ) e acredito que irás encontrar.

Achei este: http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=33371
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Mais uma informação de motor elétrico na faixa de 400W

http://rbckits.com/shop/index.php?_a=viewProd&productId=501

Items Needed To Complete the Kadet Seniorita EP ARF:
•Motor: 400 Watt Brushless Outrunner (such as HIMAX HC3522-0990)
•Li-Po: 3S1P 3300 (such as Order No. SAF07023)
•ESC: 45A (minimum)
•Radio: 4-Channel with 4 standard Servos 2 each 12 inch servo extensions, Standard Y-harness chord
Ser feliz é deixar de ser vítima e se tornar o autor da própria história.
Avatar do usuário
Guto Huber
membro
Mensagens: 144
Registrado em: Seg Jan 18, 2010 3:12 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por Guto Huber »

Orson,

Esse avião é formidável, voa muito, aprendi a voar nele a uns 16 anos atrás, é tão dócil e voa tão bem que ele está inteiro até hoje (sofreu alguns remendos, mas inteiro).

Quem construiu foi meu pai (eu tinha uns 14 anos na época), como ele é muito detalhista, o avião tem flaps e aileron, com vento de frente ele voa de ré!!! Pelo que me lembro ele colocou 1,5º de diedro por ter ailerons.

Na época começamos usando um OS.20, usamos tanto que o motor acabou, depois colocamos um OS MAX .25, sobra motor.

Depois do Senhorita veio um Sênior deve ter uns 2,10 mts ou mais de envergadura e voa acho que com um OS .46 4t (não lembro bem) sei que é um motor muito pequeno para o tamanho do “monstro”.

Como esses aviões são todos varetados, a construção com monokote transparente fica muito bonita.

Vou acompanhar sua construção, e principalmente a motorização, entramos para os elétricos recentemente, e meu pai estava pensando em eletrificar o Senhorita, mas como não temos experiência, estamos estudando um pouco antes de "meter a faca".

Abraço

Guto
Avatar do usuário
carlosm
membro
Mensagens: 1385
Registrado em: Sáb Mai 08, 2004 3:56 pm
Localização: Rio de Janeiro

Mensagem por carlosm »

Orson,

Mais 1 para concordar com o guto, pois quando aprendi, foi 90% no kadet do instrutor que no meu avistar.

Não esqueça de levar em consideração o peso pela a área da asa .
Um comparativo rápido:
- nextar - 62,7 grs/dcm²
- avistar - 58,0 grs/dcm²
- calmato - 58,0 grs/dcm²
- tt easy star - 54,0 grs/dcm²
- Kadet seniorita - 43,3 grs/dcm²
Avatar do usuário
Matheus CAITA
membro
Mensagens: 269
Registrado em: Qua Jan 28, 2009 8:38 pm
Localização: Valinhos-SP

Mensagem por Matheus CAITA »

Wow...

Mais uma obra de arte !

Acompanhando com certeza.

Abçs

bons voos
Avatar do usuário
Orson
membro
Mensagens: 465
Registrado em: Qua Jan 31, 2007 5:54 pm
Localização: Londrina - PR

Mensagem por Orson »

Olá amigos, obrigado pelas dicas!!
Realmente é um aero muito bacana, um clássico.
Como vocês devem ter percebido, adoro esses aeros clássicos.
Estive visitando uns sites e encontrei um muito legal, com vários Kadets, modificados, diversas variações sobre o mesmo tema. Quem sabe não sirva de inspiração a outros admiradores desse avião.
http://www.angelfire.com/indie/aerostuff/kadets.htm

Gostei em particular dessa conversão, com plástica no nariz, polainas e trens convencionais.[img:0b491695d1]http://www.angelfire.com/indie/aerostuff/IMAGES/kadet3.jpg[/img:0b491695d1].

A minha entelagem será o tradicional com Oracover vermelho transparente, preto e contornos prateados.
Responder