Boa tarde galera do E-voo
Aviso pra quem está usando esc da marca hobby king - 15-18 A
Semana passada meu aero caiu de maduro (rs ... 1ª vez que não fui eu que derrubei)
produrando pelo defeito, cortei a termo retratil do esc e ele estava cheio de cola quente.
Até ai tudo bem, fui pra casa instalei um esc reserva no aero, TESTEI, e tudo beleza !!!
O aero voou lindos 5 minutos, e caiu de novo...
Abri o esc e de novo ele estava cheio de cola quente.
Bom, hoje peguei meu último esc reserva, e primeiro de tudo, cortei o termo retratil, e adivinha só (rs...)
Um chines, muito do legal, errou alguma coisa, e encheu a base do capacitor de cola quente.
O esc funciona no testes. Ligado o capacitor esquenta, derrete a cola, o esc entra em "curto" e o aero cai ....
(mais tarde eu posto as fotos do esc)
Esc hobby king com cola quente *resolvido
- podecha
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Esc hobby king com cola quente *resolvido
Forte abraço !!!
ToTó
ToTó
- alexcmag
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Estranho.
Eu diria que a cola quente é o menor dos problemas.
Por estranho que pareça é normal usar cola quente em circuitos eletrônicos, principalmente para fixar componentes um pouco mais pesados em equipamentos sujeitos a vibração, pois a cola absorve as vibrações e evita que a placa e os terminais sofram fadiga metálica.
Outra coisa estranha é que cola quente não conduz, ela nunca faria o ESC entrar em curto.
Terceiro que os capacitores que tem nos ESCs são apenas para filtrar a tensão do BEC, não deveria aquecer.
Você não contou o resto da história: que motor usou, que hélice usou, que bateria usou, e qual a corrente de pico do motor.
Eu diria que a cola quente é o menor dos problemas.
Por estranho que pareça é normal usar cola quente em circuitos eletrônicos, principalmente para fixar componentes um pouco mais pesados em equipamentos sujeitos a vibração, pois a cola absorve as vibrações e evita que a placa e os terminais sofram fadiga metálica.
Outra coisa estranha é que cola quente não conduz, ela nunca faria o ESC entrar em curto.
Terceiro que os capacitores que tem nos ESCs são apenas para filtrar a tensão do BEC, não deveria aquecer.
Você não contou o resto da história: que motor usou, que hélice usou, que bateria usou, e qual a corrente de pico do motor.
- robert_simon
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este tipo de pratica é comum em eletronica , para fixar componenetes que sofrem vibração, cola quente ou outro tipo de cola , como ex. silicone não acido.
provavelmente seus esc estão queimando por outro motivo .que motor está usando e com qual hélice ??? se for um 2822 com hélice 9 x 4,7 ou maior tem que usar com um esc de maior corrente.
abraços
provavelmente seus esc estão queimando por outro motivo .que motor está usando e com qual hélice ??? se for um 2822 com hélice 9 x 4,7 ou maior tem que usar com um esc de maior corrente.
abraços
- podecha
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É amigos ... agora fiquei confuso...
Se cola quente é comum em eletrônica, e eu também uso motor 2822, com uma helice 9x4, (só que eu voo com essa configuração a mais de 6 meses)
E derrepende os 3 esc que eu tenho estão apresentando o mesmo problema.
Eu conecto o esc somente na bateria e no receptor (qualquer um dos 3) e ele começa a aquecer, detalhe, o receptor não recebe energia...
Meu conhecimento limitado em eletrônica está me pergutando se pode ser a bateria o problema ?
Se cola quente é comum em eletrônica, e eu também uso motor 2822, com uma helice 9x4, (só que eu voo com essa configuração a mais de 6 meses)
E derrepende os 3 esc que eu tenho estão apresentando o mesmo problema.
Eu conecto o esc somente na bateria e no receptor (qualquer um dos 3) e ele começa a aquecer, detalhe, o receptor não recebe energia...
Meu conhecimento limitado em eletrônica está me pergutando se pode ser a bateria o problema ?
- alexcmag
- Equipe E-voo.com
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Já pensou na possibilidade de ser o receptor, ou os servos?
Já tive uns 2 ESCs (brushed) que queimaram por causa de um maldito servo. Do nada ele consumia uma corrente absurda, que fazia o BEC cair a tensão, que fazia o MOSFET trabalhar abaixo da tensão de saturação, que causava um calor absurdo. Nos dois casos a coisa esquentou tanto que a solda da placa derreteu, os componentes se soldaram e os restos de solda e componentes atravessaram o termoretrátil e a barriga de isopor do avião, caindo no chão soltando fumaça que nem a baba do "Alien, o oitavo passageiro".
Já tive uns 2 ESCs (brushed) que queimaram por causa de um maldito servo. Do nada ele consumia uma corrente absurda, que fazia o BEC cair a tensão, que fazia o MOSFET trabalhar abaixo da tensão de saturação, que causava um calor absurdo. Nos dois casos a coisa esquentou tanto que a solda da placa derreteu, os componentes se soldaram e os restos de solda e componentes atravessaram o termoretrátil e a barriga de isopor do avião, caindo no chão soltando fumaça que nem a baba do "Alien, o oitavo passageiro".
Já tive 3 Esc de 18 da HK que queimaram apenas ao ligar na bateria.
Bom, os tres queimaram na hora, um após o outro.
A seguir coloquei um Esc da BALSA, de 18 mesmo e tudo funcionou direitinho e até hoje esta legal.
O pior é q qdo vc reclama ao fornecedor, eles dizem q vc ligou errado ou q vc causou algum curto circuíto e nao podem devolver a grana ou troca-los.
Lastimável.
Bom, os tres queimaram na hora, um após o outro.
A seguir coloquei um Esc da BALSA, de 18 mesmo e tudo funcionou direitinho e até hoje esta legal.
O pior é q qdo vc reclama ao fornecedor, eles dizem q vc ligou errado ou q vc causou algum curto circuíto e nao podem devolver a grana ou troca-los.
Lastimável.
- podecha
- membro
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Galera !!!! achei !!! -
O esc da Kobby king esta funcionado bem...
graças a sugestão do Alex e a explicação do Simon eu achei o problema.
Uma porcaria de uma extensao com um fiozinho fechando um curto. Pra acabar !!!!
Ainda bem que eu achei... Valeu a todos !!!
(mudei o nome do topico para não denegrir a marca, afinal a cagada foi minha e não da HK)
O esc da Kobby king esta funcionado bem...
graças a sugestão do Alex e a explicação do Simon eu achei o problema.
Uma porcaria de uma extensao com um fiozinho fechando um curto. Pra acabar !!!!
Ainda bem que eu achei... Valeu a todos !!!
(mudei o nome do topico para não denegrir a marca, afinal a cagada foi minha e não da HK)