Esc hobby king com cola quente *resolvido

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Esc hobby king com cola quente *resolvido

Mensagem por podecha »

Boa tarde galera do E-voo

Aviso pra quem está usando esc da marca hobby king - 15-18 A

Semana passada meu aero caiu de maduro (rs ... 1ª vez que não fui eu que derrubei)
produrando pelo defeito, cortei a termo retratil do esc e ele estava cheio de cola quente.

Até ai tudo bem, fui pra casa instalei um esc reserva no aero, TESTEI, e tudo beleza !!!
O aero voou lindos 5 minutos, e caiu de novo...

Abri o esc e de novo ele estava cheio de cola quente.

Bom, hoje peguei meu último esc reserva, e primeiro de tudo, cortei o termo retratil, e adivinha só (rs...)
Um chines, muito do legal, errou alguma coisa, e encheu a base do capacitor de cola quente.
O esc funciona no testes. Ligado o capacitor esquenta, derrete a cola, o esc entra em "curto" e o aero cai ....

(mais tarde eu posto as fotos do esc)
Forte abraço !!!

ToTó
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Estranho.

Eu diria que a cola quente é o menor dos problemas.

Por estranho que pareça é normal usar cola quente em circuitos eletrônicos, principalmente para fixar componentes um pouco mais pesados em equipamentos sujeitos a vibração, pois a cola absorve as vibrações e evita que a placa e os terminais sofram fadiga metálica.

Outra coisa estranha é que cola quente não conduz, ela nunca faria o ESC entrar em curto.

Terceiro que os capacitores que tem nos ESCs são apenas para filtrar a tensão do BEC, não deveria aquecer.

Você não contou o resto da história: que motor usou, que hélice usou, que bateria usou, e qual a corrente de pico do motor.
Avatar do usuário
robert_simon
membro
Mensagens: 816
Registrado em: Qui Abr 02, 2009 8:28 am
Localização: São Paulo - SP

Mensagem por robert_simon »

este tipo de pratica é comum em eletronica , para fixar componenetes que sofrem vibração, cola quente ou outro tipo de cola , como ex. silicone não acido.

provavelmente seus esc estão queimando por outro motivo .que motor está usando e com qual hélice ??? se for um 2822 com hélice 9 x 4,7 ou maior tem que usar com um esc de maior corrente.

abraços
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Mensagem por podecha »

É amigos ... agora fiquei confuso...

Se cola quente é comum em eletrônica, e eu também uso motor 2822, com uma helice 9x4, (só que eu voo com essa configuração a mais de 6 meses)
E derrepende os 3 esc que eu tenho estão apresentando o mesmo problema.

Eu conecto o esc somente na bateria e no receptor (qualquer um dos 3) e ele começa a aquecer, detalhe, o receptor não recebe energia...

Meu conhecimento limitado em eletrônica está me pergutando se pode ser a bateria o problema ?
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Já pensou na possibilidade de ser o receptor, ou os servos?

Já tive uns 2 ESCs (brushed) que queimaram por causa de um maldito servo. Do nada ele consumia uma corrente absurda, que fazia o BEC cair a tensão, que fazia o MOSFET trabalhar abaixo da tensão de saturação, que causava um calor absurdo. Nos dois casos a coisa esquentou tanto que a solda da placa derreteu, os componentes se soldaram e os restos de solda e componentes atravessaram o termoretrátil e a barriga de isopor do avião, caindo no chão soltando fumaça que nem a baba do "Alien, o oitavo passageiro".
Avatar do usuário
MiniBig
membro
Mensagens: 271
Registrado em: Qua Set 15, 2010 6:40 pm
Localização: sorocaba sp

Mensagem por MiniBig »

Já tive 3 Esc de 18 da HK que queimaram apenas ao ligar na bateria.
Bom, os tres queimaram na hora, um após o outro.
A seguir coloquei um Esc da BALSA, de 18 mesmo e tudo funcionou direitinho e até hoje esta legal.
O pior é q qdo vc reclama ao fornecedor, eles dizem q vc ligou errado ou q vc causou algum curto circuíto e nao podem devolver a grana ou troca-los.
Lastimável.
Avatar do usuário
zericardo
membro
Mensagens: 71
Registrado em: Sáb Nov 07, 2009 10:30 am
Localização: Katueté - Canindeyu - Paraguay

Mensagem por zericardo »

Todos os meus ESC´s da HK vem com cola quente em uma pequena parte da placa.
Sempre que estragaram foi por queda e consequentemente danos físicos ao ESC mas do contrário sempre funcionaram muito bem.
Amplexos.
Do chão não passa...
Avatar do usuário
podecha
membro
Mensagens: 128
Registrado em: Sex Ago 31, 2007 8:29 am
Localização: Atualmente - Jau - SP

Mensagem por podecha »

Galera !!!! achei !!! -

O esc da Kobby king esta funcionado bem...
graças a sugestão do Alex e a explicação do Simon eu achei o problema.
Uma porcaria de uma extensao com um fiozinho fechando um curto. Pra acabar !!!!

Ainda bem que eu achei... Valeu a todos !!!
(mudei o nome do topico para não denegrir a marca, afinal a cagada foi minha e não da HK)
Responder