Alguém mais curte trike?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Davidfuzatto
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Mensagempor Davidfuzatto » 04 Abr 2011 07:40

Paulo, só para iluminar o caminho, vai um balisamento sobre estes materias:

Parafusos: devem ser usados parafusos de aço 8.8 http://www.screwcenterbrooklin.com.br/parafuso_sextavado/parafuso_sextavado_classe_8.8.htm

Cabos de vôo- Cabos de áço malha inox com 49 fios na média.

Alumínio - Tubos Liga 6061 T6 2 polegadas e expessura de no mínimo 2mm

chapas 4,8mm liga 2024 T3

Jujuba, Você tem que primeiro definir certos parâmetros.

Peso do piloto
Peso do triciclo
motor
Daí, você saberá qual asa será a ideal.

normalmente, triciclo em alumínio, piloto com 80Kg e motor RD 135, a asa deve ser uma 165 ou 170

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Mensagempor jujuba » 04 Abr 2011 09:48

David, você manja muito!! Já salvei as duas primeiras páginas desse tópico e vou salvar todas que ele tiver.

Estive conversando com o Chagas da Prodelta, passei meu peso para ele( 76kg) e ele falou que uma asa 180 era ideal.

Preciso saber as bitolas do alumínio que vou usar na construção.

Já consegui algumas plantas do carrinho pela net.

Você pode passar o esquema de como prende a asa no carrinho? Obrigado...
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Mensagempor jujuba » 04 Abr 2011 09:57

He he, desculpe. Você já passou as bitolas. É que eu ando muito distraído ultimamente.

Cara esse negócio de minitrike tá se tornando uma obssessão, já até sonhei com isso de noite. Eu hein!!

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Mensagempor Davidfuzatto » 04 Abr 2011 11:57

Já faz um bom temp que venho pesquisando muito este mini trikes. Já tenho conhecimento suficiente para costruir o meu e pretendo iniciar a construção de um minitrike até lá pelos meados de junho. Já reuni iformações iclusive para a costrução da asa.

Nas minhas pesquisas, sempre vou salvando o material estudado e as fotos econtradas. Nesta foto, que encontrei na net, dá para você visualizar como é construido a cruseta de fixação da asa com o triciclo para um mini trike.



[img][URL=http://img850.imageshack.us/i/141322905.jpg/][img:da3be009f0]http://img850.imageshack.us/img850/7875/141322905.jpg[/img:da3be009f0][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 04 Abr 2011 12:02

Quando eu fizer o meu, vou usar, além de uma cruseta bem construida, um cinto de segurança automotivo prendendo a quilha ao mastro.

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Mensagempor Davidfuzatto » 04 Abr 2011 21:02

Aqui estão dois vídeos bem interessantes . No primeiro, dá para ver bem a montagem com motor DT 180. No segundo, é um minitrike com motor agrale 27,5. Leiam a s descrições dos vídeos.

http://www.youtube.com/watch?v=qAUqBcDcwBs

http://www.youtube.com/watch?v=oCThD3ovQhU

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Mensagempor Aerocado » 04 Abr 2011 21:30

Hehe, também acho massa os mini, o motor de RX 180 tá parado aqui, com a redução pronta e hélice, motor zero, nunca rodou!!

Na verdade queria convencer meu pai a me ajudar, poderia voar com ele na pista :D

Um projetinho que comecei sem intenção nenhuma na verdade :?

[URL=http://img13.imageshack.us/i/69283226.jpg/][img:50804d23b8]http://img13.imageshack.us/img13/48/69283226.jpg[/img:50804d23b8][/URL]

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Mensagempor jujuba » 04 Abr 2011 21:37

Aerocado, esse tópico tá muito da hora parabens por ter tido essa feliz idéia de criá-lo.

David, estava olhando o primeiro vídeo e fiquei encucado com essa tampa da embreagem do motor DT 180. Onde encontra uma tampa assim?

O eixo da hélice vai direto no platô de embreagem?
É feito algum corte ou furo na tampa para poder passar o eixo?
Será que ele mandou fazer um eixo que pega na carcaça do motor, bem onde ficava o platô?
Ou essa tampa é especial e já vem com uma redução?

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Mensagempor Aerocado » 04 Abr 2011 21:40

[quote:ad1f5b8c7e="Davidfuzatto"]Já faz um bom temp que venho pesquisando muito este mini trikes. Já tenho conhecimento suficiente para costruir o meu e pretendo iniciar a construção de um minitrike até lá pelos meados de junho. Já reuni iformações iclusive para a costrução da asa.

Nas minhas pesquisas, sempre vou salvando o material estudado e as fotos econtradas. Nesta foto, que encontrei na net, dá para você visualizar como é construido a cruseta de fixação da asa com o triciclo para um mini trike.



[img][URL=http://img850.imageshack.us/i/141322905.jpg/][img:ad1f5b8c7e]http://img850.imageshack.us/img850/7875/141322905.jpg[/img:ad1f5b8c7e][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL][/img][/quote:ad1f5b8c7e]


Hehe, parece bastante confiança em uma solda, na verdade da solda não tenho medo, mas da área afetada ao redor dela.

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Mensagempor Aerocado » 04 Abr 2011 21:42

[quote:5271e14c20="jujuba"]Aerocado, esse tópico tá muito da hora parabens por ter tido essa feliz idéia de criá-lo.

David, estava olhando o primeiro vídeo e fiquei encucado com essa tampa da embreagem do motor DT 180. Onde encontra uma tampa assim?

O eixo da hélice vai direto no platô de embreagem?
É feito algum corte ou furo na tampa para poder passar o eixo?
Será que ele mandou fazer um eixo que pega na carcaça do motor, bem onde ficava o platô?
Ou essa tampa é especial e já vem com uma redução?[/quote:5271e14c20]

Opa, que bom que o pessoal gostou, parabéns ao David pelo tanto de informações legais que ele nos trouxe.
Também achei interressante a tampa do motor, ainda mais pelo fato de estar reduzido.

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Mensagempor jujuba » 04 Abr 2011 23:06

E a suspensão? Como é feita?

A dianteira eu sei, mas a trazeira!
É um cabo com uma mola é?
Se é, como que prende a mola no cabo?

Desculpe tanta pergunta, mas é que aqui no fórum não tem uma seção "INICIANDO NO TRIKE" , hehehe...

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Mensagempor Aerocado » 05 Abr 2011 00:16

[quote:ead7d03bc2="jujuba"]E a suspensão? Como é feita?

A dianteira eu sei, mas a trazeira!
É um cabo com uma mola é?
Se é, como que prende a mola no cabo?

Desculpe tanta pergunta, mas é que aqui no fórum não tem uma seção "INICIANDO NO TRIKE" , hehehe...[/quote:ead7d03bc2]

No caso do meu desenho é no mesmo estilo dos Adventure da Ícaros, por meio de elastômeros perto do berço do motor:

[URL=http://img845.imageshack.us/i/susp.jpg/][img:ead7d03bc2]http://img845.imageshack.us/img845/4290/susp.jpg[/img:ead7d03bc2][/URL]

Já no trike do meu pai o sistema usado é o do modelo Voyager, também da Ícaros, com elásticos:

[URL=http://img828.imageshack.us/i/img020fd.jpg/][img:ead7d03bc2]http://img828.imageshack.us/img828/5926/img020fd.jpg[/img:ead7d03bc2][/URL]

Existem várias formas, até adaptar amortecedores de moto (esse trike é do fabricante de asas de São Leopoldo RS, só não lembro o nome dele :? )

[URL=http://img812.imageshack.us/i/img021o.jpg/][img:ead7d03bc2]http://img812.imageshack.us/img812/2971/img021o.jpg[/img:ead7d03bc2][/URL]

Hoje em dia meu pai fala em fazer outro trike canela seca mesmo, as suspensões acabam somente aumentando o peso, sem ter uma função realmente necessária.

Paulo Bullara
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Mensagempor Paulo Bullara » 05 Abr 2011 03:06

Outra duvida é em relação à autonomia, quantos km por litro, quantos litros tem em media o tanque de um mini trike, e se é realmente possível fazer pequenas viagens com o danado?

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Mensagempor Davidfuzatto » 05 Abr 2011 06:30

Legal, as coisas vão mudando. antes, voar era coisa de magnata com seus aviões caros e etc... Hoje, estamos aqui, criando uma nova classe de voadores, voadores construtores e vamos ganhando força. A política no meio da aviação, sempre favoreceu o interesse de uma minoria. Nós, temos que aglutinar forças para implantar uma categoria que tenha vóz.

Sobre a solda na articulação, eu estou pensando em fazer a cruseta em alumínio fundido. Não confio nessa solda.
É preciso tomar muito cuidado também, para não deixar pontos de ruptura nos tubos, em locais onde recebam fixações de qualquer natureza.

Achei bem interessante a maneira em que foi feita a redução e tudo para durar bastante.
Vejam detalhes da redução e da tampa:

http://www.youtube.com/watch?v=APt0VIQ5yfA&NR=1&feature=fvwp

O consumo de um mini trike, vai girar na ordem de 8 litros por hora.

pequenas viagem em minitrikes... Pelo regulamento aeronáutico, viagens somente podem ser feitas por portadores de CPR ( certificado de piloto de recreio) Uma categoria acima do CPD ( certificado de piloto desportivo)

O melhor é voar em sítios de vôo e curtir o vôo naquele local...

A suspensão traseira, pode ser bem simples, basta um cabo de um extremo a outro dos eixos trazeiros e ligados ao meio por um amortecedor de bicicleta, conectado ao tubo central do triciclo.
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Mensagempor Davidfuzatto » 05 Abr 2011 06:38

[img][URL=http://img15.imageshack.us/i/suspensotrikemini.png/][img:3d9946550b]http://img15.imageshack.us/img15/451/suspensotrikemini.png[/img:3d9946550b][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 05 Abr 2011 06:46

Eu só acho que em relação à redução que foi construida, soldando aquele eixo, deveria ser feito com travas por parafuso e conecção prensada. solda fragiliza o local e uma hélice girando produz vibração torcional. Pode quebrar o eixo.

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Mensagempor sam_bauer » 05 Abr 2011 08:24

Sempre tive vontade de voar realmente. Estou muito na duvida entre Planador, PP, Ultraleve ou Trike.

Todos tem seu lado positivo e negativo:

Planador o silencio e a alta eficiencia aerodinamica com alta velocidade (em relação aos outros 3) (contra: termicas)

PP, seria viajens e pilotar um avião realmente (contra: custos).

Ultraleve, bom custo beneficio, posso realizar voos nos corredores, voar aqui na minha região. (Contra: hangaragem no aeroporto que eu quero não tem mais).

Trike: Bom vc sabem mais que eu. Mas uma vez vi um trike decolando em um dia de vento moderado fraco, balançava demais o carrinho. É normal?


Bom pessoal vcs que entendem mais do assunto... o planeio sem motor do Trike é bom?

Usam algum gps para voo?

Abraços!!

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Mensagempor Davidfuzatto » 05 Abr 2011 09:13

Olá Sam Bawer, o balanço na hora da decolagem é absolutamente normal. por ser pendular,o que significa que o triciclo inteiro está pendurado no centro de gravidade da asa, quando decola, é necessário corrigir o CG para que se assuma uma atitude de vôo. Neste momento, o triciclo pode ir um pouco mais do que o normal, para tráz. Isso acontece, porque na hora em que você empurra a barra para frente, fazendo a aeronave rodar( Sair da pista) se a decolagem for com ângulo mais acentuado, você precisa voltar um pouco a barra para que a asa não estole. Se não fizer isso, ela irá continuar subindo em uma rampa muito acentuada e o resultado será o stall. Pode ocorrer tambem, que na corrida, na pista, no momento da decolagem, a asa esteja um pouco inclinada para um dos lados e quando a aeronave sair do solo, naturalmente ela vai pender para aquele lado e então você empurra a barra para o outro lado e vai buscando equilibrar o vôo. Pode ser também, que a decolagem que você presenciou, tenha ocorrido com vento de través. este tipo de decolagem em um trike é bem mais complicado que em um ultraleve convencional e se foi isso, com certeza o que você presenciou foi uma certa briga para manter uma atitude em que se mantenha o eixo da pista na proa.
o GPS em um mini trike, é o aviônico recomendado, pois com ele se tem bússola, altímetro e velocímetro.

Planeio em um mini trike, é quase o planeio de uma Asa Delta. o planeio diminue em vista do arrasto gerado pela posição do piloto e pelos pneus e motor. Tudo isso fréia o mini trike em vôo.

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Mensagempor jujuba » 05 Abr 2011 09:53

[quote:2e8911d881="Davidfuzatto"][img][URL=http://img15.imageshack.us/i/suspensotrikemini.png/][img:2e8911d881]http://img15.imageshack.us/img15/451/suspensotrikemini.png[/img:2e8911d881][/URL]

Uploaded with [URL=http://imageshack.us]ImageShack.us[/URL][/img][/quote:2e8911d881]

Caraca!! É muito simples! E eu aqui torrando meus neurônios. Obrigado David, você é o cara.
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Mensagempor sam_bauer » 05 Abr 2011 14:10

[quote:4cc86408f9="Davidfuzatto"]Olá Sam Bawer, o balanço na hora da decolagem é absolutamente normal. por ser pendular,o que significa que o triciclo inteiro está pendurado no centro de gravidade da asa, quando decola, é necessário corrigir o CG para que se assuma uma atitude de vôo. Neste momento, o triciclo pode ir um pouco mais do que o normal, para tráz. Isso acontece, porque na hora em que você empurra a barra para frente, fazendo a aeronave rodar( Sair da pista) se a decolagem for com ângulo mais acentuado, você precisa voltar um pouco a barra para que a asa não estole. Se não fizer isso, ela irá continuar subindo em uma rampa muito acentuada e o resultado será o stall. Pode ocorrer tambem, que na corrida, na pista, no momento da decolagem, a asa esteja um pouco inclinada para um dos lados e quando a aeronave sair do solo, naturalmente ela vai pender para aquele lado e então você empurra a barra para o outro lado e vai buscando equilibrar o vôo. Pode ser também, que a decolagem que você presenciou, tenha ocorrido com vento de través. este tipo de decolagem em um trike é bem mais complicado que em um ultraleve convencional e se foi isso, com certeza o que você presenciou foi uma certa briga para manter uma atitude em que se mantenha o eixo da pista na proa.
o GPS em um mini trike, é o aviônico recomendado, pois com ele se tem bússola, altímetro e velocímetro.

Planeio em um mini trike, é quase o planeio de uma Asa Delta. o planeio diminue em vista do arrasto gerado pela posição do piloto e pelos pneus e motor. Tudo isso fréia o mini trike em vôo.[/quote:4cc86408f9]

David Valew pela explicação! Deve ter sido vento de través sim.

Abraços!!!

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Mensagempor Paulo Bullara » 05 Abr 2011 14:29

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174446498-motor-completo-p-moto-antiga-yamaha-rx-180-com-nota-fiscal-_JM
Eu dei uma pesquisada nos motores recomendados, e achei este entre outros, mais vou dar uma passada em um leilão de motos aprendidas que tem aqui perto, o ruim é que motor de leilão é uma caixinha de surpresa você não sabe o que tem dentro, kkkkk... De qualquer forma vou abrir retificar e revisar tudo.
Outra pergunta David, os motores 4 tempos não são melhores? Eu tenho 115kg pra mim não teria que ser um motor maior, Talvez um de strada 200cc ou twister 250cc?
David, você falou que vai fabricar sua própria asa? É muito complicado?
Eu tenho uma pequena confecção, e acredito que possuo as maquinas necessárias.

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Mensagempor Vinicius Fantini » 05 Abr 2011 16:01

[quote:9c3d83d7e6="Paulo Bullara"]http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-174446498-motor-completo-p-moto-antiga-yamaha-rx-180-com-nota-fiscal-_JM
Eu dei uma pesquisada nos motores recomendados, e achei este entre outros, mais vou dar uma passada em um leilão de motos aprendidas que tem aqui perto, o ruim é que motor de leilão é uma caixinha de surpresa você não sabe o que tem dentro, kkkkk... De qualquer forma vou abrir retificar e revisar tudo.
Outra pergunta David, os motores 4 tempos não são melhores? Eu tenho 115kg pra mim não teria que ser um motor maior, Talvez um de strada 200cc ou twister 250cc?
David, você falou que vai fabricar sua própria asa? É muito complicado?
Eu tenho uma pequena confecção, e acredito que possuo as maquinas necessárias.[/quote:9c3d83d7e6]

Motores 4 tempos são mais econômicos, possuem menos manutenção e mais confiáveis, porem são mais pesados, e menos potentes se comparados a motores 2 tempos. Acho que um motor de Twister 250cc teria a mesma performance de um motor de DT-180. Acho que ficaria ideal um motor 4 tempos na faixa de 350cc 400cc, aliviado. Como o da Falcon. Acho que o ideal 4 tempos seria um motor de Twister com Kit de Pistão 350cc.
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.

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Mensagempor Davidfuzatto » 05 Abr 2011 16:28

Para um piloto com um pouco mais que 100kg, deve-se usar o agrale 30.0 ou o RD350 e asa 180 ou 190

Neste vídeo um agrale 27.5 leva duas pessoas tranquilamente.

http://www.youtube.com/watch?v=LGVsUsU4KXk

Construir a asa não é tão bicho de sete cabeças, tudo tem que ser feito com angulação e material adequado. Tenho tudo estudado e podemos sim fazer uma parceria na costura do velame. Conversamos por Mp. Disponibilizarei tudo sobre os mini trikes, mas, sobre a asa eu manterei reserva. Não é uma tarefa para curioso, pois tudo tem que ser muito bem dimensionado. Já fiz alguns protótipos usando bambu e lona plástica, simplesmente para estudar o comportamento e os detalhes da construção. agora é partir para a construção com os materiais adequados.

tubos com 31/2 polegadas, 7mm de expessura, chapas adequadas, parafusos adequados e cabos adequados. E também, dracon, o material que se usa para o velame. Talas no lugar certo com a torção certa para o reflex, perfil, e etc...

Mas sobre a construção da asa eu ficarei resevado.
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Mensagempor jujuba » 05 Abr 2011 21:02

Eu vou primeiro construir um minitrike RC com 2 mts. de envergadura para entender o voo e a aerodinâmica da asa. Tambem vou construir a asa do modelo. Tudo na escala.

Vou usar um motor RCGF 15cc que tenho aqui.

Se alguem tiver conhecimento sobre construção de asas delta e quiser compartilhar...

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Mensagempor Paulo Bullara » 06 Abr 2011 05:40

Fui visitar um amigo que sofreu um acidente de moto e esta desmontando uma oficina, no acidente ele perdeu o pai e por isso ta se desfazendo de tudo, já vendeu quase tudo, sobrou uns motores de popa e uma twister Np (não paga) que o pai havia comprado, ele me fez a moto toda por um preço simbólico, algumas peças eu vou por na minha moto que por sinal é uma twister, o motor que tem 10.000km vou por no trike e o restante das peças vou vender para pagar a moto, no final o motor vai sair no vasco!...
Agora já era, vou ter que dar um jeito de colocar este motor mesmo, nem que eu coloque um kit de maior cilindrada como sugere o amigo logo a cima, cera que vai dar certo?

Achei este link para baixar um projeto completo de trike, algumas fotos muito boas. mais não é um mini trike, é um pouco maior.
http://www.outros.net/2009/09/27/projeto-de-construcao-de-trike-eagle/


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