Alguém mais curte trike?

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

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Davidfuzatto
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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:07

Você quer montar um trikinho rc, pode se orienter por esta extrutura de asa:


[img][URL=http://img268.imageshack.us/i/placasdaasadelta.png/][img:e159e45eb8]http://img268.imageshack.us/img268/812/placasdaasadelta.png[/img:e159e45eb8][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:09

[img][URL=http://img25.imageshack.us/i/extruturadaasa.png/][img:f7f059c9e7]http://img25.imageshack.us/img25/2793/extruturadaasa.png[/img:f7f059c9e7][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:10

[img][URL=http://img88.imageshack.us/i/trapsioekingpost.png/][img:72cad7d8cf]http://img88.imageshack.us/img88/6471/trapsioekingpost.png[/img:72cad7d8cf][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:15

[img][URL=http://img29.imageshack.us/i/trapsioekingpost.png/][img:355483a249]http://img29.imageshack.us/img29/6471/trapsioekingpost.png[/img:355483a249][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:21

[img][URL=http://img850.imageshack.us/i/extruturadaasa.png/][img:bc7c45a664]http://img850.imageshack.us/img850/2793/extruturadaasa.png[/img:bc7c45a664][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:34

[img][URL=http://img34.imageshack.us/i/perfilmk.png/][img:a02ee01e39]http://img34.imageshack.us/img34/5971/perfilmk.png[/img:a02ee01e39][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:38

[img][URL=http://img59.imageshack.us/i/perfiljg.png/][img:50a9cb3532]http://img59.imageshack.us/img59/5839/perfiljg.png[/img:50a9cb3532][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:41

[img][URL=http://img833.imageshack.us/i/semttulvelame.png/][img:1cf1a24ce4]http://img833.imageshack.us/img833/3115/semttulvelame.png[/img:1cf1a24ce4][/URL]

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 07:45

sobre o motor da twister, para mini trike, terá que tirar toda a s engrenagens da caixa de câmbio deixando apenas a adaptação para saida do eixo da hélice.

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Mensagempor jujuba » 06 Abr 2011 13:02

Como faço para definir o centro de gravidade?

1/3 a partir do nariz ou 1/4?

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Mensagempor Davidfuzatto » 06 Abr 2011 21:17

Jujuba, a melhor maneira de achar o cg em uma asa elta, é colocando o king post (mastro) e os cabos de solo ( aqueles cabos que ficam na parte de cima da asa Para não deixa-la arriar) e depois colocar a quilha da asa sobre um cavalete e ir chegando ela as poucos até ela ficar equilibrada em um único ponto. Daí, você marca na quilha um pouco mais à fente em direção ao nariz, o local exato onde vai fixar definitivamente o trapésio e o mastro. em seguida instala estes componentes e coloca os cabos de solo e de vôo. ( Cabos de vôo são aqueles que ficam embaixo da asa)
Se ela ficar com pendência para um os lados, coloca peso para fazer o ajuste e depois regula fazendo vôos de teste e espichando mais o velame n
o lado em que ficou mais pesado.
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Mensagempor jujuba » 06 Abr 2011 22:39

Obrigado david, tenho outra dúvida.
O ângulo de inclinação do motor é pra cima mesmo? Quantos graus?

É obrigatório ter esse ângulo de incidência?

após eu fazer o modelo RC, vou partir imediatamente para a construção do real.
Tambem estou pensando em fazer a asa, mesmo que seja só como protótipo.

Meu pensamento é comprar uma asa já adaptada para trke (uma com 165 a 170 polegadas), usá-la como modelo e fazer uma igual só como teste de construção, pois vou usar a homologada.

O motor vai ser de moto mesmo (tenho uma Yamaha Dt 125 importada antiga, mas o motor é praticamente o mesmo da Dt 180, e uma CG 125 2007). Será que funfa?

Apesar da sua explicação, esse negócio do centro de gravidade ainda está me embananando as idéias.

Vou pesquisar mais para saber saber o nome e a função de cada peça de uma asa delta

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Mensagempor Paulo Bullara » 07 Abr 2011 04:09

Eu estou sugando tudo que encontro sobre trike, vai ai um link completo sobre redução de motores.
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/tecnica/motores/redutor.pdf

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Mensagempor Paulo Bullara » 07 Abr 2011 05:51

Achei este tópico aqui mesmo do e-voo que da varias dicas.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?t=75517
Este também é muito bom!!!
http://www.abraace.com.br/forum/

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Mensagempor Davidfuzatto » 07 Abr 2011 06:22

A abraace é um exelente lugar para se aprender sobre experimenteis. Sou cadastrado lá também.

bons os links que vocês postaram.

Quem quiser comprar uma asa aí vai o link de um fabricante:

http://www.asadeltabrasil.com.br/fabricantes.htm
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Mensagempor Paulo Bullara » 07 Abr 2011 07:36

Kkkk... ta parecendo quando eu vi um aeromodelo pela primeira vez, apenas vi um amigo fazendo um e em 3 dias o meu tava pronto primeiro que o dele, foi paixão a primeira vista, aprendi a voar sozinho, sem nunca ter visto outro aeromodelo voar antes, com trike ta acontecendo a mesma coisa, to começando a perder o sono por conta deste trem, já estou com o motor, agora vou começar a pesquisar o preço do alumínio necessário, e durante a construção vou fazer o curso, que eu acho indispensável, daqui uns 3 meses já vou estar voando o meu próprio trike... Assim espero!

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Mensagempor jujuba » 07 Abr 2011 09:35

Ha ha ha, faço minhas as suas palavras!

Rapaz! Esse negócio de trike tambem me pegou de jeito. Não paro de pensar nisso um minuto, já está ficando uma obssessão.

Só vou parar quando estiver fazendo meus voozinhos por aí.

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Mensagempor Paulo Bullara » 07 Abr 2011 10:56

David liguei para fabricante que você indicou, a asa 180 190 para trike, ta saindo R$ 6.800...
Muito caro, deste jeito não da não... Tenho que fazer a minha ou compra uma usada, se não vai estourar o orçamento. Eu estou me baseando nos custos que você passou no começo do tópico, tenho que dar um jeito de construir o trike com uns 6 mil.

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Mensagempor Davidfuzatto » 07 Abr 2011 12:33

Os preços da Asa usada, sai mesmo em torno de 2 a mil reais. Veja exmplo de anúncio:

http://www.aerofree.com.br/classifieds/detail.php?id=8828

Me esqueci de responder à pergunta do jujuba, sobre o ângulo do eixo do motor... è para cima sim e é necessário. Quando o trike decola, o mesmo é empurrado pela hélice e esta força faz com que o carrinho fique meio com o nariz empinado. desta forma o eio de tração fica quase na horizontal e leva a aeronave equilibraa. Se não tiver este ângulo, o trike ficará instável. Algo em torno de 5 a 10 graus.

Não se esqueçam de ter em mãos a nota fiscal do motor, poi em trânsito em carretinhas, pelas BRs os policiais irão pedir.
outra coisa, tenham em mãos cópia do RBHA 37
segue o link:
http://www.abraace.com.br/forum/download/file.php?id=310
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Mensagempor Vinicius Fantini » 07 Abr 2011 22:07

[quote:7786887b8c="Paulo Bullara"]Eu estou sugando tudo que encontro sobre trike, vai ai um link completo sobre redução de motores.
http://www.aviacaoexperimental.pro.br/aero/tecnica/motores/redutor.pdf[/quote:7786887b8c]

Muito bom o PDF!
O tempo de vôo é diretamente proporcional ao número de lenhas.

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Mensagempor jujuba » 07 Abr 2011 22:16

Hoje comprei um tubo de seis metros de comprimento e mais ou menos 1/2 polegada de diâmetro, só para testar a rigidez do alumínio.

Cortei o tudo em quatro pedaços de 1,5 mt e submeti-os à pressão do meu próprio peso (76 kg), e envergaram bem pouco.

Fiz essa experiência com um tubo mais fino do que eu pretendo construir o chassis do carrinho do trike.

Estava pensando em fazer a estrutura do carrinho entreliçada. Será que há a necessidade de usar alumínio aeronáutico no carro?

Se for necessário, eu não faço nem idéia de onde conseguir.

Meu vizinho caiu com o trike dele a três anos atrás e precisou comprar o alumínio aeronáutico para reparar o carro em Pernambuco se não me engano. Aqui em Manaus não tem pra vender. E agora?

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Mensagempor Paulo Bullara » 08 Abr 2011 07:06

Jujuba esta empresa manda para todo Brasil, só não sei se preço se o preço é bom.
http://www.ggdmetals.com.br/?gclid=COT7wpTVjKgCFYXu7QodkVgWDA

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Mensagempor Davidfuzatto » 08 Abr 2011 07:36

As expecificações recomendam alumínio aeronáltico, mas as coisas são mesmo relativas, pois a própria ICARUS, usa aço para fazer suas asas de trike.
Tem muita gente usando metalom no triciclo e o único problema é em relação ao peso um pouco mior que o alumínio.
São possibilidades a ser explorada e que podem muito bem substituir o convencional.

Analizando um triciclo de trike, observando os pontos de maior esforçs, vamos ver que as cargas são concentradas da seguinte forma:

COLUNA- Nela, todo o peso do triciclo, fica pendurado em vôo e em solo, todo o peso da asa.
Bom, o peso do triciclo, incluindo piloto, motor e hélice, combustíve,(melhor 5 litros) mais rodas, cabos e etc... não vai ser muito fora de no máximo 200 kg( Extremo)

Neste caso, a coluna suporta esta carga tranquilamente e ainda mais se por dentro dela se colocar um cabo de áço que passa por dentro da longarina central e tambem por dentro do limitador de estol.(Aquela longarina que vai do nariz do triciclo até a ponta superior da coluna. Desse modo, faz-se um triângulo que distribue a carga.
Em solo, a asa para mini trike, pesa em torno de 30kg, isso é irrelevante para este triângulo.
SUSPENSÃO TRASEIRA- O que realmente segura toda a carga do minitrike, contando triciclo tripulado e asa, é o cabo de aço que vai desde a ponta da coluna, passa pela extremidade do eixo, lado direito, passa pelo amortecedor que está preso ao centro e vai em direção ao extremo do eixo esquerdo e sobe até a ponta da coluna. No momento do pouso, num caso de um stoll abrupto, estes 200kg(extremo) do mini trike, vai chegar a 800kg. por ísso deve se ter muita observação em dimensionar a suspensão traseira. o trike, é uma aeronave que não concentra toda a carga em uma única roda, em um pouso em que primeiro se toca uma única roda na pista. por ele ser pendular, o triciclo, ao tocar o solo com uma roda,inclina e logo toca a outra roda ao solo, diferentemente dos ultraleves convencionais.
SUSPENSÃO DIANTEIRA- Nela, basicamente a carga é quase nula, salvo em casos em que encontre obstáculos ou, num caso de pouso totalmente errado, em que se toca o solo com a roda dianteira.

OBSERVAÇÃO: O freio, somente pode ser utilizado na roda dianteira e não pode ser usado bruscamente para evitar que a aeronave pilone( Capotar para a frente)
Nos mini trikes, o freio a disco de biciceta é o ideal. Leve e muito eficiente.

quanto ao alumínio 6061, os construtores amadores estão importando. Tem a autoalumínio que vende, estou tentando ver isso. O ideal, é comprar uma asa delta velha(500 a 800,00) e utilizar os tubos de alumínio dela.
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Mensagempor Davidfuzatto » 08 Abr 2011 13:00

Paulo Bullara, veja este material, o sujeito pretende usar o motor da xL 350 e ainda usar o tanque de combustível da própria moto. detalhe importante, ele pretende usar asa extruturada. para quem não vai precisar de desmontar a asa, é uma opção interessante.

http://www.abraace.com.br/forum/viewtopic.php?f=7&t=74&start=10

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Mensagempor Vinicius Fantini » 08 Abr 2011 13:26

Isso sim é um sonho

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