Fibrar um aero de isopor

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
André Góes
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Jul 24, 2010 4:42 pm
Localização: campo grande, ms
Contato:

Fibrar um aero de isopor

Mensagem por André Góes »

Olá pessoal, gostaria da ajuda de vocês para saber mais um pouco sobre "fibrar" um aero de isopor. Olhando no Fórum ví alguns tópicos que aborda o assunto, mais ainda tenho algumas dúvidas:
Para um aero de 1 metro de comprimento, e 3 camadas de isopor, o resultado final irá agregar muito peso?
Ví que a maneira mais eficiente de fibrar é usando epoxi, porque não agride o isopor. Agora, essas epoxis que agente compra nos mercador vem muito pouco e é muito cara, existe alguma mais em conta?

Bom por enquanto é só isso, estou realizando um projeto novo para meu aero FPV e futuramente irei postar mais detalhes, e consultar mais informações.

Obrigado, André
André Góes
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Cara você está confundindo as bolas.

Não é com cola epoxy, você tem que procurar por RESINA epoxy, também chamada de Resina Epoxi Cristal, Epoxi Rigida ou Epoxi Cristal Rigida.
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-183622983-resina-epoxi-cristal-rigida-kit-14-kg-_JM

Quanto a agregar peso, se você não domina a técnica vai agregar bastante peso.

Laminei uma Zagi de 120cm, só laminei 5cm de todo bordo de ataque, usei tecido de 48g/m² e uma camada apenas, agregou 80g.
Avatar do usuário
André Góes
membro
Mensagens: 64
Registrado em: Sáb Jul 24, 2010 4:42 pm
Localização: campo grande, ms
Contato:

Mensagem por André Góes »

Hehehe, estava confundindo mesmo... Obrigado pela ajuda, vou pesquisar melhor sobre este produto, e talvez até fazer uns testes... Quanto ao tecido que disse que usou, de 48g/m2 , poderia explicar melhor o processo de preparo?
Avatar do usuário
capelao
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jun 07, 2010 11:23 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por capelao »

Cara...eu já tentei uma vez...é bem chatinho mesmo...

1º Corta o tecido escolhido no formado de onde irá aplicar.
2º Faz o preraro da resina.
3º Passa a resina na superfície e coloca o tecido por cima.
4º vai passando resina pro cima.
5º Espere secar e lixa!
Avatar do usuário
serginho_la
membro
Mensagens: 629
Registrado em: Sáb Nov 20, 2010 3:39 pm
Localização: São Pedro/SP - 25

Mensagem por serginho_la »

Dicas: Compre 2 seringas de 20mL em farmácias para dosar corretamente a mistura resina, ela é bem sensível, geralmente é 1 medida de resina e 1/2 de endurecedor, mas no frasco vem detalhado a forma de mistura. Atente a forma de dosar, pode ser por peso ou por volume, são diferentes, a com seringa seria por volume.

Tenha pincéis para fazer a laminação.
Na hora de aplicar a resina no tecido não deslize como se fosse pintar, vá batendo o pincel.
Após a aplicação vem a parte chata, a limpeza dos pinceis e das seringas.
Limpe o máximo possível em um jornal removendo o excesso e depois use acetona industrial ( é o melhor e recomendado ) mas como aqui eu não achei eu uso tinner ( muito perigoso ). Acetona de remover esmalte de unha até funciona mas precisa usar muito até sair.

O que o Capelão disse está correto, mas de vez em quando prefiro pincelar bem pouco de cola branca ou cola spray 3M #77 no isopor e acentar o tecido em cima, após isso preparo a resina e faço a laminação.
Avatar do usuário
capelao
membro
Mensagens: 222
Registrado em: Seg Jun 07, 2010 11:23 am
Localização: Belo Horizonte

Mensagem por capelao »

uai..boa dica essa da cola..vou testar depois!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Uma dica para os que estão começando a mexer com resina:
A fim de reduzir peso, a resina deve estar somente ENTRE as partes a serem coladas, pensem na resina como um material de ligação, por isso é comum após a aplicação usar papel toalha para remover todo o excesso de resina que fica por cima. Outra coisa, essas resinas que usamos são de acabamento, por isso não se costuma lixar, sob pena de lixar o tecido e perder toda a resistência agregada.

No mais, tem muita informação aqui no fórum sobre como trabalhar o que usar etc, é só procurar.
Responder