bimotor eletrico
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bimotor eletrico
estou em fase final na montagem de um piper seneca e pintou uma duvida sobre o giro dos motores,alguem pode me responder se os dois funcionam em direcoes iguais ou opostas?e c tenho que colocar helice contra rotaçao no caso delsgirarem no sentido oposto![size=18:8d1f0a75a8][/size:8d1f0a75a8][size=9:8d1f0a75a8][/size:8d1f0a75a8][size=12:8d1f0a75a8][/size:8d1f0a75a8][color=blue:8d1f0a75a8][/color:8d1f0a75a8]
- fer.trash1
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So para completamentar oque o alex falou .
Nos avioes escala cheia , as pas giram ao contrario , para anular o efeito torque , pois se os dois motores girassem no mesmo sentido , seria impossivel voar o aviao , nunca fiz um bimotor rc , mais acredito que as teorias dos "grandões" tambem se aplicaquem aos RC ..
Espero ter ajudo .
Nos avioes escala cheia , as pas giram ao contrario , para anular o efeito torque , pois se os dois motores girassem no mesmo sentido , seria impossivel voar o aviao , nunca fiz um bimotor rc , mais acredito que as teorias dos "grandões" tambem se aplicaquem aos RC ..
Espero ter ajudo .
- alexcmag
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[quote:12905922c5="fer.trash1"]So para completamentar oque o alex falou .
Nos avioes escala cheia , as pas giram ao contrario , para anular o efeito torque , pois se os dois motores girassem no mesmo sentido , seria impossivel voar o aviao , nunca fiz um bimotor rc , mais acredito que as teorias dos "grandões" tambem se aplicaquem aos RC ..
Espero ter ajudo .[/quote:12905922c5]
Nem todos os aviões escala cheia têm hélices girando ao contrário, porque para que isto ocorra a quantidade de peças de reposição aumenta bastante, aumentando custos.
Em RC dá para fazer dos dois jeitos. Girando ao contrário traz pequenas vantagens, então como motores elétricos (principalmente brushless) têm facilidade em girar ao contrário com a mesma eficiência, se houver um par de hélices adequadas consegue-se alguma vantagem.
Lembrando também que é preciso tomar mais cuidado com o adaptador de hélice, pois se a rosca normal tende a apertar com uma hélice "tractor" e o motor na frente, ao inverter a rotação tenderá a soltar.
Nos avioes escala cheia , as pas giram ao contrario , para anular o efeito torque , pois se os dois motores girassem no mesmo sentido , seria impossivel voar o aviao , nunca fiz um bimotor rc , mais acredito que as teorias dos "grandões" tambem se aplicaquem aos RC ..
Espero ter ajudo .[/quote:12905922c5]
Nem todos os aviões escala cheia têm hélices girando ao contrário, porque para que isto ocorra a quantidade de peças de reposição aumenta bastante, aumentando custos.
Em RC dá para fazer dos dois jeitos. Girando ao contrário traz pequenas vantagens, então como motores elétricos (principalmente brushless) têm facilidade em girar ao contrário com a mesma eficiência, se houver um par de hélices adequadas consegue-se alguma vantagem.
Lembrando também que é preciso tomar mais cuidado com o adaptador de hélice, pois se a rosca normal tende a apertar com uma hélice "tractor" e o motor na frente, ao inverter a rotação tenderá a soltar.
Melhorando o mundo... uma linha por vez.
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Grandes lendas dos multimotores:
- As hélices têm que ser contra-rotativas: mito, como o Gilberto disse, se fosse assim nunca haveria monomotores;
- Tem que cortar só um dos fios vermelhos dos ESCs: mito, quem já tirou o termoretrátil de um ESC deve ter visto que sempre há 2, 3 ou 4 reguladores em paralelo. Qual o problema em ter 8? 12? 16? Claro que eles não dividirão a carga exatemente de forma igual, um sempre vai fornecer mais energia para os servos que o outro, mas de qualquer jeito todos contribuirão pelo menos um pouco;
- Os motores têm que rodar à mesma rotação: mito, uma pequena diferença de rotação é o que causa aquele ronco grave característico dos multimotores quando estão voando (frequências de batimento dos motores). Claro que não dá para girar muito diferente, mas pequenas variações não causam problemas.
- As hélices têm que ser contra-rotativas: mito, como o Gilberto disse, se fosse assim nunca haveria monomotores;
- Tem que cortar só um dos fios vermelhos dos ESCs: mito, quem já tirou o termoretrátil de um ESC deve ter visto que sempre há 2, 3 ou 4 reguladores em paralelo. Qual o problema em ter 8? 12? 16? Claro que eles não dividirão a carga exatemente de forma igual, um sempre vai fornecer mais energia para os servos que o outro, mas de qualquer jeito todos contribuirão pelo menos um pouco;
- Os motores têm que rodar à mesma rotação: mito, uma pequena diferença de rotação é o que causa aquele ronco grave característico dos multimotores quando estão voando (frequências de batimento dos motores). Claro que não dá para girar muito diferente, mas pequenas variações não causam problemas.