Levitação Electromagnética!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Kubo Sama
membro
Mensagens: 279
Registrado em: Qua Ago 10, 2005 12:03 am

Mensagem por Kubo Sama »

[quote:ee547cf4d4="alexcmag"]Isto é muito simples...

Você coloca um ímã de neodímio no cubo do porta-retratos, e um eletroímã dentro da esfera. Desligado da tomada nada acontece.

Quando você liga a tomada, o eletroímã é acionado e mantém a esfera suspensa.

Como a força eletromagnética é inversamente proporcional à distância, quando a esfera sobe um pouco ela tenderia a acelerar e grudar no eletroímã.

Para evitar isto e dar o efeito de levitação usa-se um sensor qualquer (pode ser um parzinho transmissor+receptor de infravermelho como aqueles de torneira eletrônica) para diminuir a potência no eletroímã conforme a distância diminui.[/quote:ee547cf4d4]

É exatamente isso que o Alex descreveu, e eu pessoalmente já fiz um para apresentar numa feira de ciencia quando cursava Eletrônica, bons tempos aqueles... :D
Willian Kubo
Canal 26 - 72,310 Mhz / Canal 42 - 72,630 Mhz / 2.4Ghz
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Atari! Se você tiver tempo e puder nos mostre o esquema de sua revista! ok?


Willian! Se puder nos mostra o seu projeto para nos, seria bem mais facil para agente aqui do topic entender melhor esse projeto da foto... melhor ainda!!! :d É se você colocar fotos, esquemas passo a passo de como fazer o seu! abraço
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

[quote:96c03917ed="SH4RK0"]Atari! Se você tiver tempo e puder nos mostre o esquema de sua revista! ok?

[/quote:96c03917ed]

o problema e achar a tal revista dentro de alguma caixa na garagem... meio complicado... mas q tenho eu tenho...hehe
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

aqui tem o esquema ....

http://www.oz.net/~coilgun/levitation/home.htm

aqui vc acha muita coisa a respeito tb

http://www.geocities.com/Area51/Shire/3075/maglev.html?CFID=3094167&CFTOKEN=58555715
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Daqui a pouco vai ter aeromodelista enrolando quilômetros de fio em torno do estacionamento do Pacaembu e alugando um gerador de 750 KVA pra criar um campo de repulsão e voar aeromodelos magnéticos... hahahahahaha
Claudio
Responder