Levitação Electromagnética!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Levitação Electromagnética!

Mensagem por SH4RK0 »

Estou aqui muito confuso com esse porta retrato, pois já pensei aqui em varios esquemas de como isso pode acontecer, mas não aparece simplesmente NADA! Alguém conhece algum tuto que possa explicar direito o que acontece ou alguem pode me explicar e tirar minhas duvidas e de varios outros colegas que olharem isso, porque é muito interessante.
Anexos
Sh4rk0.jpg
Sh4rk0.jpg (20.24 KiB) Exibido 4154 vezes
Thiago Aragão
Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14827
Registrado em: Sex Fev 13, 2004 12:13 pm
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagem por alexcmag »

Isto é muito simples...

Você coloca um ímã de neodímio no cubo do porta-retratos, e um eletroímã dentro da esfera. Desligado da tomada nada acontece.

Quando você liga a tomada, o eletroímã é acionado e mantém a esfera suspensa.

Como a força eletromagnética é inversamente proporcional à distância, quando a esfera sobe um pouco ela tenderia a acelerar e grudar no eletroímã.

Para evitar isto e dar o efeito de levitação usa-se um sensor qualquer (pode ser um parzinho transmissor+receptor de infravermelho como aqueles de torneira eletrônica) para diminuir a potência no eletroímã conforme a distância diminui.
Avatar do usuário
pingua
membro
Mensagens: 385
Registrado em: Seg Abr 10, 2006 11:16 pm
Localização: Curitiba/PR

Mensagem por pingua »

E parece que o alex esta certo...., olha aqueles led´s em baixo, eles parecem cer led´s infravermelho, como aqueles de cameras com visão noturna que parece que tem um arco vermelho em volta da lente....
Avatar do usuário
david loos
membro
Mensagens: 1144
Registrado em: Qua Jun 29, 2005 7:21 pm
Localização: Brusque SC

Mensagem por david loos »

uhm... com estes sensores é fácil fazer...

agora tenta fazer um destes só com a força dos imãs... eu e meu tio tentamos... o máximo que a gente consegui fazer foi alguns milímetros, antes que o imã saísse fora do centro e fora da experiência!

abraço!
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Teve um cara que conseguiu equilibrar um ímã em um campo magnético, sem auxílio de eletrônica, agora não me lembro qual foi o aparelho, mas acho que é uma destas que é vendida em loja de presentes ... e é estável.
Avatar do usuário
claudiorfernandes
membro
Mensagens: 14918
Registrado em: Sáb Set 10, 2005 8:22 pm
Localização: Campo Grande, MS
Contato:

Mensagem por claudiorfernandes »

Desde que você tenha os campos orientados corretamente, dá pra fazer isso. Já vi fotos de um balanceador "doméstico" que usava diversos imãs, tanto no eixo como nos mancais. Os do eixo e os inferiores dos mancais davam a sustentação, e alguns auxiliares faziam a centragem do eixo... Muito simples e direto... Tenho alguns imãs de neodímio por aqui, vou testar e se funcionar coloco fotos e detalhes...
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

Deixa-me ver se eu entendi o que o Alex esta falando.... um campo magnetico é gerado na parte superior e um sensor na parte inferior controla o fluxo magnetico da bobina superior de tal maneira que, quanto mais o objeto metalico tende a descer o sensor compensa o campo magnetico para mais, e quando tente a subir ele compensa o campo para menos assim o objeto tende a ficar parado no "ar". Será que seja +ou- isso mesmo??

http://www.coe.ufrj.br/levmag98.html
Avatar do usuário
SH4RK0
membro
Mensagens: 2977
Registrado em: Dom Jan 23, 2005 2:39 pm
Localização: Feira de Santana - BA

Mensagem por SH4RK0 »

:p
Anexos
levitacao20.gif
levitacao20.gif (5.35 KiB) Exibido 4015 vezes
Thiago Aragão
Avatar do usuário
ATARI
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 2619
Registrado em: Seg Mai 10, 2004 7:13 pm
Localização: SP-SP
Contato:

Mensagem por ATARI »

eu tenho um esquema pra fazer isso ( sistema identico ) e alguma revista antiga de eletronica aqui... se achar tento postar... mas deve ter na internet
Avatar do usuário
Akamatsu
membro
Mensagens: 4119
Registrado em: Sáb Abr 30, 2005 9:54 am
Localização: São Paulo, SP

Mensagem por Akamatsu »

Uma aplicação da brincadeira é fazer um "rolamento magnético", ou seja, fazer um arranho de ímãs que possa substituir o rolamento. Uma das aplicações que vi lá do Japão é usado em geradores eólicos verticais pequenos, o suficiente para suportar o peso de 2 pessoas. Se me lembrar e arranjar um tempo, posto o link para um vídeo mostrando isto.
Responder