ScoutCessna 120cm - Rebocador de Asas Zagi
- serginho_la
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Cleber, a dificuldade com um rebocador leve é controlá-lo quanto está sendo feito o reboque, como eu disse, a Zagi mesmo sendo super leve tem força para "dominar" o rebocador a ponto dele dar cambalhotas ( com o Skywalker de 2kg nunca aconteceu isso ). Mas não tem segredo se rebocar em linha reta, por isso preciso de um motor forte, para subir na reta rapidamente.
O pouso do rebocador é tranquilo, já estou acostumado e a decolagem da Zagi é simples, ela é arrastada no chão, fica feio mas nunca deu problema ( e olha que já rebocamos muitas vezes ).
Wild, essa elevação é do projeto padrão de um ScoutCessna, uma coisa que aprendi com aeromodelismo é não mudar nada de um projeto que funciona.
O pouso do rebocador é tranquilo, já estou acostumado e a decolagem da Zagi é simples, ela é arrastada no chão, fica feio mas nunca deu problema ( e olha que já rebocamos muitas vezes ).
Wild, essa elevação é do projeto padrão de um ScoutCessna, uma coisa que aprendi com aeromodelismo é não mudar nada de um projeto que funciona.
- serginho_la
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Fala Wild, desculpe a demora, não conheço este modelo, mas se ele tiver um motor forte porque não rebocaria.
Sei que um rebocador deveria ter bastante tração, mas pela minha experiência somente tração não basta, precisa ter bom pitch speed também.
Quanto ao projeto, decidimos fazer um ScoutCessna de 120cm, com a eletrônica já informada acima, trem de pouso convencional ( mas sem bequilha traseira comandável ). A asa terá perfil Clark Y com 20cm de largura e 2,5cm de espessura. Só não decidimos ainda se terá diedro ou não.
Encontrei um tópico do usuário Huiotre que mostra passo a passo a montagem de um ScoutCessna e achei muito bem feito, então vou deixar o link para quem quiser dar uma olhada.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1174152#1174152
Pretendo iniciar a construção neste carnaval, fazer com calma, porque em todos meu projetos faço com a eletrônica em mãos e na pressa.
Postarei atualizações a medida do tempo.
Abraços.
Sei que um rebocador deveria ter bastante tração, mas pela minha experiência somente tração não basta, precisa ter bom pitch speed também.
Quanto ao projeto, decidimos fazer um ScoutCessna de 120cm, com a eletrônica já informada acima, trem de pouso convencional ( mas sem bequilha traseira comandável ). A asa terá perfil Clark Y com 20cm de largura e 2,5cm de espessura. Só não decidimos ainda se terá diedro ou não.
Encontrei um tópico do usuário Huiotre que mostra passo a passo a montagem de um ScoutCessna e achei muito bem feito, então vou deixar o link para quem quiser dar uma olhada.
http://www.e-voo.com/forum/viewtopic.php?p=1174152#1174152
Pretendo iniciar a construção neste carnaval, fazer com calma, porque em todos meu projetos faço com a eletrônica em mãos e na pressa.
Postarei atualizações a medida do tempo.
Abraços.
- serginho_la
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Iniciei a montagem do ScoutCessna, estou indo bem devagar, com calma, incorporando melhorias a cada dia.
Colei apenas metade da fuselagem, assim fica mais fácil inserir a eletrônica e fazer os reforços.
Seguem algumas imagens:
[img:35c56628b9]http://img525.imageshack.us/img525/9113/dsc00944mq.jpg[/img:35c56628b9]
[img:35c56628b9]http://img707.imageshack.us/img707/3951/dsc00945ao.jpg[/img:35c56628b9]
[img:35c56628b9]http://img46.imageshack.us/img46/6579/dsc00947ow.jpg[/img:35c56628b9]
[img:35c56628b9]http://img825.imageshack.us/img825/6784/dsc00948d.jpg[/img:35c56628b9]
[img:35c56628b9]http://img207.imageshack.us/img207/5003/dsc00949xb.jpg[/img:35c56628b9]
Como o ScoutCessna tem o profundor no meio da fuselagem, tive que improvisar e colocar o sistema de desengate por baixo.
O trem de pouso fiz com PVC de 8polegadas, seguindo um pouco do tutorial aqui do evoo, porém preferi fazer um modelo reto e não circular como no tutorial, ficou bem pesado mas queria resistência mesmo ( ficou com 80gramas sem rodas ).
Coloquei paredes duplas de deprom onde vai o trem de pouso e nas fotos ainda não tem um compensado de madeira para parafusar o trem ( parede tripla ).
Até agora usei cola de isopor marca " Super Cola Para-Isopor " da "Maripel" e estou achando muito boa, claro que sabendo usá-la ( aplicar em ambas as superfícies, esperar 10-20minutos secando e só então juntá-las ).
Ainda preciso colocar paredes duplas no nariz, onde vai o motor, mas como ainda não o tenho em mãos vou deixar assim.
Se a moderação puder, gostaria de mover o tópico para a área de Construções.
Colei apenas metade da fuselagem, assim fica mais fácil inserir a eletrônica e fazer os reforços.
Seguem algumas imagens:
[img:35c56628b9]http://img525.imageshack.us/img525/9113/dsc00944mq.jpg[/img:35c56628b9]
[img:35c56628b9]http://img707.imageshack.us/img707/3951/dsc00945ao.jpg[/img:35c56628b9]
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Como o ScoutCessna tem o profundor no meio da fuselagem, tive que improvisar e colocar o sistema de desengate por baixo.
O trem de pouso fiz com PVC de 8polegadas, seguindo um pouco do tutorial aqui do evoo, porém preferi fazer um modelo reto e não circular como no tutorial, ficou bem pesado mas queria resistência mesmo ( ficou com 80gramas sem rodas ).
Coloquei paredes duplas de deprom onde vai o trem de pouso e nas fotos ainda não tem um compensado de madeira para parafusar o trem ( parede tripla ).
Até agora usei cola de isopor marca " Super Cola Para-Isopor " da "Maripel" e estou achando muito boa, claro que sabendo usá-la ( aplicar em ambas as superfícies, esperar 10-20minutos secando e só então juntá-las ).
Ainda preciso colocar paredes duplas no nariz, onde vai o motor, mas como ainda não o tenho em mãos vou deixar assim.
Se a moderação puder, gostaria de mover o tópico para a área de Construções.
- serginho_la
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Huiotre, esta bem devagar mesmo, minha encomenda com o motor está demorando para chegar, e quero fechar a fuselagem apenas quando chegar o motor.
O trem de pouso eu ia aquecendo no fogão o pedaço de cano e com a ajuda de uma espátula ia deixando reto.
Primeiro eu deixei 100% plano, depois com uma simples vela eu aquecia apenas onde seria o vinco e dobrava ( imprimi o modelo do trem de pouso em perfil, assim conseguia dobrar até o ângulo correto com precisão ).
Acredito que semana que vem chegue o motor, dai eu posto o resto da construção.
O trem de pouso eu ia aquecendo no fogão o pedaço de cano e com a ajuda de uma espátula ia deixando reto.
Primeiro eu deixei 100% plano, depois com uma simples vela eu aquecia apenas onde seria o vinco e dobrava ( imprimi o modelo do trem de pouso em perfil, assim conseguia dobrar até o ângulo correto com precisão ).
Acredito que semana que vem chegue o motor, dai eu posto o resto da construção.
- Farleytufao
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