Zagi com tendência

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
denis.noogueira
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Mar 11, 2011 6:39 pm
Localização: Alfenas-MG

Zagi com tendência

Mensagem por denis.noogueira »

Prezados, construi uma ZAGI para velocidade com informações dos tutoriais aqui presentes. Cheguei em um modelo com um voo muito bom, planando muito bem em velocidade baixa e chegando a uma velocidade interessante (acho que não chega a voar muito rápido como algumas aqui mas me agradou).

Quando voo com metade do stick ela está trimadinha e voa perfeito. Meu problema é que quando dou motor ao máximo tenho que ficar segurando o sitck para ela não girar para a direita, parecendo que quer girar junto com o motor.

Não tenho certeza pois é minha primeira Zagi, mas não acho que é algo normal. Infelizmente não consegui encontrar no forum alguem que se refira a angulo no motor (para direita ou esquerda) para tentar corrigir esse tipo de coisa. O motor está no mesmo angulo da asa sem tendência para cima ou para baixo.

As dimensões da zagi e a eletônica são:

90 cm de invergadura com as dimensões de acordo com o manual de Zagi aqui do e-voo com perfil MH45 e washout;
motor Turnigy 450 H2218 - 3550KV
hélice 4.1 x 4.1E sport
bateria Turnigy nano-tech 2200mah 3S 35~70C Lipo
servos 9g
esc 40A ubec 4A

Alguem tem alguma ideia do que possa estar causando isso, ou como evitar?
Desde já agradeço a atenção
Denis

Coloquei fotos e no meu album do picasa tem mais ([url]https://picasaweb.google.com/105169347498757326706/Zagi[/url])

[img] https://picasaweb.google.com/lh/photo/2lP2dA0-bc7lGeGv8GgsxNMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink [/img]
[img] https://picasaweb.google.com/lh/photo/nZAp_5_z8OYvpxfWZ6NOfNMTjNZETYmyPJy0liipFm0?feat=directlink [/img]
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Eu tenho uma asinha de 70cm com praticamente a mesma configuração da sua e nunca tive problemas com tendencias, ja fiz varias zagis e sempre usei o motor alinhado com a asa sem problemas, posta umas fotos da zagi que talvez alguem veja algum problema.
denis.noogueira
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Mar 11, 2011 6:39 pm
Localização: Alfenas-MG

Mensagem por denis.noogueira »

magnoudia eu coloquei algumas fotos no meu album do picasa (de forma publica) nos links acima, se por acaso não estiver conseguindo ver eu tento postar de outra forma. Também acho estranho a Zagi reagir desta forma.

Desde já obrigado pela leitura e postagem.

[]s

Denis
Avatar do usuário
Gustavo V
membro
Mensagens: 217
Registrado em: Qua Abr 28, 2010 5:18 pm
Localização: Mato grosso

Mensagem por Gustavo V »

Vc fez washout nas duas asas ?
Avatar do usuário
magnoudia
membro
Mensagens: 1807
Registrado em: Qua Set 29, 2010 5:45 am
Localização: Lagoa Santa MG - 23

Mensagem por magnoudia »

Com esse motor e essa helice eu penso que é pouco provavel que seja efeito de torque, verifique se o corte das duas semi-asas está realmente simetrico.
denis.noogueira
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Mar 11, 2011 6:39 pm
Localização: Alfenas-MG

Mensagem por denis.noogueira »

Fiz sim, seguindo o manual de construção de Zagi do Ronilson. O voo dela é bem firme e voa muito bem em baixa velocidade, não estola de ponta de asa e não entra em parafuso. O CG parece estar certinho. O fato ocorre mesmo com o motor berrando ai so consigo voar brigando com ela no stick.

Vou verificar a simetria das asas. Ja tinha olhado o CG lateral e parece estar tranquilo.

Será que se eu colocar um pouco de angulo no motor para a direita eu resolvo? Tive receio de fazer isso e tornar difícil o controle em voo.

Valeu

Denis

Obs.: o peso esta em 480 gramas
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

Denis.. o que constuma acontecer é a usa asa estar literalmente torcendo com o torque do motor. Da uma boa olhada na entelagem e veja se alguma parte enrrugou. se sim, é bem provavel que seja torção.

Faça o teste de mão tambem, torcendo a asa e veja se precisa de muita força para tal. se estiver torcendo, é bom colocar m reforço em fibra. mas algumas asas, não aceinta o reforço e o problema continua.

Olhando a sua foto agora, provavelmente as pontas da sua asa estão torcendo. a fibra não chega lá!
Avatar do usuário
Eduardo Yamin
membro
Mensagens: 6281
Registrado em: Qui Dez 25, 2003 10:30 am
Localização: Capital Federal, Buenos Aires, Argentina

Mensagem por Eduardo Yamin »

Torque nao pode ser, numa hélice de 4? impossível!

Jogo dos 7 erros :lol:
Verifique e tire TODAS as imperfeiçoes da asa por minimas que sejam, pois em velocidade qualquer torção amplifica problemas. Obviamente a quantidade de washout deve ser IDENTICA em ambas asas. Verifique também qualquer folga ou diferença na lincagem dos elevons. Ahh e nos elevons, veja que não tenham diferenças também. á olhando e buscando diferenças de simetria algo você vai encontrar.
denis.noogueira
membro
Mensagens: 8
Registrado em: Sex Mar 11, 2011 6:39 pm
Localização: Alfenas-MG

Mensagem por denis.noogueira »

Muito provavelmente deve ser alguma imperfeição ou torção nas pontas. Andei olhando agora com olhos mais críticos e não gostei muito da simetria e do molejo nas pontas. Com velocidade deve estar amplificando mesmo o efeito. Valeu pelas dicas e esclarecimentos.

[]s

Denis
Avatar do usuário
Farleytufao
membro
Mensagens: 1943
Registrado em: Qua Jul 07, 2010 12:47 pm
Localização: Betim MG

Mensagem por Farleytufao »

[quote:c325642ce6="Eduardo Yamin"]Torque nao pode ser, numa hélice de 4? impossível!

Jogo dos 7 erros :lol:
Verifique e tire TODAS as imperfeiçoes da asa por minimas que sejam, pois em velocidade qualquer torção amplifica problemas. Obviamente a quantidade de washout deve ser IDENTICA em ambas asas. Verifique também qualquer folga ou diferença na lincagem dos elevons. Ahh e nos elevons, veja que não tenham diferenças também. á olhando e buscando diferenças de simetria algo você vai encontrar.[/quote:c325642ce6]

A helice é pequena, mas o motor é bravo!, com certesa torce a asa sim!
Vejo muitos cães que latem e não mordem...
Vejo muitos que mordem e não latem...
Basicamente isso...
Responder