Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.

Moderadores: Alvaro Sala, benites

Avatar do usuário
alexcmag
Equipe E-voo.com
Mensagens: 14815
Registrado em: 13 Fev 2004 12:13
Localização: Sao Paulo SP
Contato:

Mensagempor alexcmag » 05 Jun 2012 08:37

Me sinto meio que "pegando o bonde andando e querendo sentar na janela" já que andei olhando o tópico "de longe" mas sem tempo para ler e opinar.

Mas queria dar um pitaco no tamanho do modelo, com minha opinião pessoal, e endossar o triciclo.

Por algum tempo no início eu tentei fazer modelos leves de 90cm a 100cm de envergadura que é o que o pessoal usava na época para voar com motor 280 reduzido (eca) e bateria de 300mAh, que era o que havia na época.

Acabei nunca conseguindo fazer algo tão leve, meus modelos pequenos na época acabaram ficando ariscos.

Um dia por um erro na hora de imprimir uma planta acabei fazendo um aero maior, mas que não ficou tão grande assim para os padrões atuais (meu falecido Piper J3) com 120cm de envergadura. Voou na boa com o mesmo 280 reduzido, bem mais lento do que os demais modelos.

A partir deste ponto a maioria de meus modelos teve deste tamanho para maior. Por outro lado já treinei alguns colegas com treinadores de 1,5 a 1,6m e apesar de decolarem e voarem bem fácil e serem bem manobráveis, acabam tendo pouco afundamento e atravessam a pista sem tocar quando há pouco vento, o que também não é um comportamento ideal.

Minha opinião, portanto, é que envergadura de 1,2m é uma boa relação entre estabilidade, peso, preço, agilidade, etc. para um treinador elétrico. Nesta faixa é fácil manter o peso entre 500g e 800g, o que vai bem com motores em torno de 150W que são bastante comuns (2822, Park450, KDA, latinha, etc.), ESC de 25A (dos mais comuns), bateria 3S de 1300mAh (igualmente comuns) e 2 a 4 servos de 9g (mais baratos e menos frágeis que os de 5g), e hélices 9x5 a 10x6.

Para ficar lento e ter um estol mais dócil recomendo corda entre 21 e 24cm, não menos que isto.

Com relação a trem de pouso, triciclo é de longe o ideal para correr pista e deixar o aero sair com velocidade, além de não capotar para a frente em pousos piorzinhos e sair fácil do chão mesmo em locais não tão ideais como gramado baixo ou piso de terra.

Trem convencional para os primeiros voos vai bem se não houver vento ou se for liso alinhado com a pista, em modelos maiores, etc., mas acho muito mais difícil de fazer direito, taxiando, decolando depois de uma corrida, etc.

Além de que protege hélice e motor em pousos um pouco mais duros. Meu primeiro modelo foi triciclo (não comandável).

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 05 Jun 2012 08:40

... Além disso com esse tamanho pode-se usar rodas maiores e decolar de terra e campo.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3045
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 63 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 05 Jun 2012 09:06

Estava faltando você para ajudar aqui Alex.

Continue comentando.

Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5376
Registrado em: 24 Fev 2010 23:47

Mensagempor Mac2 » 05 Jun 2012 12:12

[quote:8f8c46de1f="Gilberto"]Estava faltando você para ajudar aqui Alex.

Continue comentando.[/quote:8f8c46de1f]
[2]

Alex, sua contribuição, por menor que seja, agregará muita qualidade ao projeto.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5376
Registrado em: 24 Fev 2010 23:47

Mensagempor Mac2 » 05 Jun 2012 12:14

Pessoal,

Está lançado o desafio!

As luzes de navegação que foram cedidas pelo Marco Antonio serão o prêmio para a melhor construção do modelo deste projeto.

Sei que é um pouco cedo para isso, mas vamos botar mais combustível neste projeto.

A idéia não é avaliar o modelo pronto, e sim todo o processo de construção, as técnicas empregadas, as soluções adotadas para cada dificuldade e por último e não menos importante, o aspecto geral do modelo e o maiden flight.

Abs

Marco Aurélio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Drzinho
membro
Mensagens: 566
Registrado em: 04 Abr 2012 11:00
Localização: Erechim/RS

Mensagempor Drzinho » 05 Jun 2012 14:17

Idéia que este projeto tenha o mesmo grafismo que o sport, para deixar saliente a procedencia etc. e termos nossa marquinha ;P

Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: 26 Set 2008 22:20
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagempor Renato_Pullin » 05 Jun 2012 18:38

[quote:30447d151c="Drzinho"]Idéia que este projeto tenha o mesmo grafismo que o sport, para deixar saliente a procedencia etc. e termos nossa marquinha ;P[/quote:30447d151c]

Acho que não, é outro estilo e esse tem que ser bem fácil a execução também, no outro é permitido desenhos mais arrojados porque não é inexperiente que vai estar construindo.
Renato D. Pullin

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3045
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 63 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 05 Jun 2012 18:50

Pessoal, nós daremos a sugestão, cada um fará como achar melhor.

Avatar do usuário
skyrock
membro
Mensagens: 112
Registrado em: 16 Mar 2012 16:54
Localização: Anápolis- GO

Mensagempor skyrock » 06 Jun 2012 15:57

Fala pessoal do e-voo, peço licença aos "papas" (sem ironia) do aeromodelismo, para dar minha simplória opinião. Estou começando no aeromodelismo (nem tenho o radio ainda, que fique claro ainda...) mas estou estudando, lendo um pouco de teoria, e quando me deparei com esse tópico fique bastante entusiasmado, porque deste tópico sairá meu primeiro aeromodelo.
Conheço alguns aeromodelistas, uns "futabistas" que voam a mais de 10 anos e outros que iniciaram há pouco tempo, e como iniciante estava meio que seguindo essa tendência atual de "marginalização" do aeromodelismo, aviões pusher (nada contra e mais para frente quero fazer um pois pelo que li são ótimos para FPV), sem trem de pouso, que voce lança com a mão e pousa jogando na moita. Mas este futabista me falou a realidade, não tem avião sem trem de pouso que você joga no chão para pousar, que você põe um motor exagerado, voa sempre com 100% e não conhece nada de aerodinâmica e sustentação.
Por isso resolvi opinar neste tópico, e estou fazendo isso para que vocês não deixem esse tópico sem finalização, sem que esse projeto saia de verdade. pois quero que meu PRIMEIRO AEROMODELO saia deste tópico.

Só uma critica, como diversos tópicos aqui no fórum, muitos entram em discussões ferrenhas que fogem o objetivo deste topíco que é um TREINADOR, tem seis paginas nas quais, umas três são de pessoas que insistem em coisas que fogem ao tema, e isso, pra quem, que nem eu, quer utilizar este topico como referencia fica muito massante. SEJAM OBJETIVOS, POR FAVOR!!!!!

Acompanhando....

____________________________________________________________________________
"Não se espante com a altura do vôo. Quanto mais alto, mais longe do perigo. Quanto mais você se eleva, mais tempo há de reconhecer uma pane. É quando se está próximo do solo que se deve desconfiar" Santos Dumont

Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5376
Registrado em: 24 Fev 2010 23:47

Mensagempor Mac2 » 06 Jun 2012 16:08

skyrock,

Legal que esteja acompanhando e que pretenda construir este modelo.

Muitas das discussões que são feitas aqui tem o objetivo de escolher características do modelo e muitas vezes há o desvio do assunto. Isso é natural em qualquer tipo de reunião e cabe ao coordenador (nesse caso eu) manter os integrantes dentro do foco.

São muitas ideias e desejos em jogo, por isso ha que se esgotar cada assunto para que todos tenham o conhecimento e o consentimento das definições.

Logo logo teremos a planta desse modelo para que todos possam construí-lo

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5376
Registrado em: 24 Fev 2010 23:47

Mensagempor Mac2 » 06 Jun 2012 16:10

E por falar nisso, alguém mais tem experiência em desenho de plantas? Estou meio atolado com os dois projetos e não sei se sairá a tempo...

Pode ser qualquer software vetorial:
CorelDraw, AutoCad, etc..

Abs

MArco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Avatar do usuário
jcoli
membro
Mensagens: 133
Registrado em: 04 Jan 2012 14:12
Localização: Curitiba, PR - 49
Contato:

Mensagempor jcoli » 06 Jun 2012 18:01

[quote:5ef03805d7="Mac2"]E por falar nisso, alguém mais tem experiência em desenho de plantas? Estou meio atolado com os dois projetos e não sei se sairá a tempo...

Pode ser qualquer software vetorial:
CorelDraw, AutoCad, etc..

Abs

MArco Aurelio[/quote:5ef03805d7]

Marco, acho devemos insistir nesse momento no uso do disco virtual no dropbox. Ajuda demais quem for participar.

Abraços
Jeferson
Penso, logo existo.

Avatar do usuário
gomez hector
membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Dez 2009 14:40
Localização: sao paulo-sp
Contato:

Mensagempor gomez hector » 07 Jun 2012 16:56

Vou injetar uns pensamentos:
Tempos atras construí um treinador. Ele tem funcionado muito bem e tem muitas das idéias que foram colocadas nesta discussão.
1) O trem é triciclo.
2) É pusher.
3) tem 1m de envergadura.
4) é muito manso e sustenta o voo mesmo em baixas velocidades.
5) é bem simples de construir.
6) é bom de desmontar para transporte.
É um Bronco com asas alongadas e motor pusher...
O Haroldo pilotou ele e pode comentar.
Anexos
bronco03.jpg
bronco03.jpg (29.51 KiB) Exibido 5917 vezes

Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: 26 Set 2008 22:20
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagempor Renato_Pullin » 07 Jun 2012 21:15

[quote:a12b8a2c25="gomez hector"]Vou injetar uns pensamentos:
Tempos atras construí um treinador. Ele tem funcionado muito bem e tem muitas das idéias que foram colocadas nesta discussão.
1) O trem é triciclo.
2) É pusher.
3) tem 1m de envergadura.
4) é muito manso e sustenta o voo mesmo em baixas velocidades.
5) é bem simples de construir.
6) é bom de desmontar para transporte.
É um Bronco com asas alongadas e motor pusher...
O Haroldo pilotou ele e pode comentar.[/quote:a12b8a2c25]

Bacana a ideia de fazer um Bronco pusher, já que o avião real é um bimotor turbohélice, mas acho que uma das definições do projeto é não ser um aeromodelo escala.
Renato D. Pullin

Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5376
Registrado em: 24 Fev 2010 23:47

Mensagempor Mac2 » 07 Jun 2012 21:17

[quote:9bb45494e8="Renato_Pullin"][quote:9bb45494e8="gomez hector"]Vou injetar uns pensamentos:
Tempos atras construí um treinador. Ele tem funcionado muito bem e tem muitas das idéias que foram colocadas nesta discussão.
1) O trem é triciclo.
2) É pusher.
3) tem 1m de envergadura.
4) é muito manso e sustenta o voo mesmo em baixas velocidades.
5) é bem simples de construir.
6) é bom de desmontar para transporte.
É um Bronco com asas alongadas e motor pusher...
O Haroldo pilotou ele e pode comentar.[/quote:9bb45494e8]

Bacana a ideia de fazer um Bronco pusher, já que o avião real é um bimotor turbohélice, mas acho que uma das definições do projeto é não ser um aeromodelo escala.[/quote:9bb45494e8]
E nem pusher...

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Avatar do usuário
gomez hector
membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Dez 2009 14:40
Localização: sao paulo-sp
Contato:

Mensagempor gomez hector » 08 Jun 2012 10:21

Não é necessario fazer um Bronco em escala, estava apenas sugerindo uma [b:5d5f39e825]configuração[/b:5d5f39e825] que reúne várias vantagens para um treinador.

Avatar do usuário
gomez hector
membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Dez 2009 14:40
Localização: sao paulo-sp
Contato:

Mensagempor gomez hector » 08 Jun 2012 11:43

Uma ideia...nesse desenho com duplo diedro pra não usar ailerons.
Anexos
broncovich.jpg
broncovich.jpg (25.91 KiB) Exibido 5796 vezes

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 08 Jun 2012 11:47

Qual parte do:

[quote:030bab33c6="Mac2"]E nem pusher...

Abs

Marco Aurelio[/quote:030bab33c6]

Você não entendeu?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
gomez hector
membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Dez 2009 14:40
Localização: sao paulo-sp
Contato:

Mensagempor gomez hector » 08 Jun 2012 11:53

...A parte na qual só uma pessoa se manifestou contra ser pusher....
e não justificou porque...

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 08 Jun 2012 11:59

[quote:fa73e5ea89="gomez hector"]...A parte na qual só uma pessoa se manifestou contra ser pusher....
e não justificou porque...[/quote:fa73e5ea89]

....e foi justamente a parte que coordena o projeto.

[b:fa73e5ea89]E não vai ser pusher.[/b:fa73e5ea89]

Essa você entendeu?
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19379
Registrado em: 29 Dez 2003 16:51
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagempor Marco Antonio » 08 Jun 2012 12:01

Seja um bom menino e leia desde o inicio.

[quote:29cbe20dc5="Mac2"]Pessoal,

Se o modelo é treinador, tem que ter todos os recursos funcionais que possibilitem o correto aprendizado do aluno.

Não vejo razão para ter bequilha fixa e nem convencional.

Outro ponto, jã havíamos optado pelo perfil GA30U, se vai ser o definitivo, decidiremos depois do teste.

Podemos avançar para os próximos passos?

Já temos:
Tipo: Asa Alta com diedro
Perfil: GA30U;
Envergadura: 1200mm;
Trem de pouso: triciclo com bequilha comandável;
Material: Isopor P3 para asas e depron para fuselagem e empenagem;

Esqueci de algo?

ABs

MArco Aurelio[/quote:29cbe20dc5]
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!

Avatar do usuário
gomez hector
membro
Mensagens: 123
Registrado em: 23 Dez 2009 14:40
Localização: sao paulo-sp
Contato:

Mensagempor gomez hector » 08 Jun 2012 12:09

????

Avatar do usuário
Gilberto
membro
Mensagens: 3045
Registrado em: 24 Abr 2008 00:38
Localização: São Paulo, SP - 63 anos
Contato:

Mensagempor Gilberto » 08 Jun 2012 12:37

Foi comentado que o objetivo é que o treinador seja padrão e o iniciante se acostume com modelos comuns, não é para facilitar demasiado.
Além disso já está decidido o modelo final.

Avatar do usuário
Mac2
Patrocinador
Patrocinador
Mensagens: 5376
Registrado em: 24 Fev 2010 23:47

Mensagempor Mac2 » 08 Jun 2012 13:43

[quote:06e5fc96c4="gomez hector"]...A parte na qual só uma pessoa se manifestou contra ser pusher....
e não justificou porque...[/quote:06e5fc96c4]
Gomez hector,

Já foi discutido isso no tópico, porém os posts foram excluídos pois geraram muita "poluição".

Modelos pusher tem suas vantagens e suas desvantagens. No nosso caso, optamos por modelos com propulsão tradicional por serem mais simples de construir e estarem alinhados a todos os modelos treinadores conhecidos.

O nível de detalhes deste modelo não deve ser exagerado, justamente para que o aluno não tenha "medo" de voar um modelo por causa de sua beleza.

Abs

Marco Aurelio
ACCA - Associação dos Construtores Compulsivos Anônimos - Sócio 001

Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13109
Registrado em: 16 Abr 2009 20:40
Localização: Porto Alegre - RS- 47

Mensagempor LaercioLMB » 08 Jun 2012 13:52

[quote:d52e750e6c="gomez hector"]Uma ideia...nesse desenho com duplo diedro pra não usar ailerons.[/quote:d52e750e6c]

Não é duplo diedro, é poliedro. Não podemos passar informações erradas aos iniciantes que ao lerem duplo diedro, terão esse como sendo correto.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.


Voltar para “Papo de modelista”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes