Reunião de Modelistas para projeto de aero treinador!

Espaço para conversas agradáveis entre amigos, sobre nosso modelos ou sobre a competição de automodelos que está rolando, até para aquela piada aviatória ou as fotos do seu avião full escala favorito. O papo deve estar relacionado a modelismo ou aviação.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

[quote:cc9c7eef29="warne"]Gilberto,
Concerteza é um ótimo perfil. Tem muita sustentação.

Nino, quando vc falou em triquilha fixa, seria igual a imagem??

[img:cc9c7eef29]http://i.imgur.com/NHL7G.jpg[/img:cc9c7eef29]
[color=red:cc9c7eef29]Foto retirada do Rcgroups[/color:cc9c7eef29]

Abs
Warne[/quote:cc9c7eef29]

Warne, é assim mesmo, bequilha fixa. Mas se o modelo for em depron, será bem mais fácil.

É só uma sugestão.
Nino Silveira.
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

.. [b:13ed92f12e]Concerteza[/b:13ed92f12e] é duro de engolir heim.

Pelo menos nesse tópico, que deve ter pessoas inteligentes, acho.

RESPEITEM O PORTUGUÊS!!!!
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:6e482a662a="Marco Antonio"].. [b:6e482a662a]Concerteza[/b:6e482a662a] é duro de engolir heim.

Pelo menos nesse tópico, que deve ter pessoas inteligentes, acho.

RESPEITEM O PORTUGUÊS!!!![/quote:6e482a662a]
Então manda o moderador corrigir!!!!


Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
LaercioLMB
membro
Mensagens: 13847
Registrado em: Qui Abr 16, 2009 8:40 pm
Localização: Porto Alegre - RS- 53

Mensagem por LaercioLMB »

Drzinho, não é arrogância, é a mais pura verdade, pois o tópico foi criado com o objetivo de um treinador para "iniciante" no aeromodelismo e a primeira coisa que o pessoal discute é a possibilidade de manobras mais ousadas.
O caso da triquilha fixa, só irá atrapalhar o aprendizado do iniciante e fazer ela ficar móvel, não tem mistério nenhum e é tão simples e fácil de fazer, bastando seguir o desenho que provavelmente será feito, além disso, está cheio de vídeos no youtube mostrando como fazer triquilha móvel, para quê coisa melhor que isso, vídeo mostrando como se faz e no youtube está cheio deles para tudo, ailerons, flaps, trens retráteis, bequilhas fixas, bequilhas móveis, triquilhas fixas, triquilhas móveis, bastando que tem vontade de aprender, ter vontade de procurar.
O que falei antes, foi para mostrar o quão é importante uma triquilha móvel para o aprendizado de um iniciante, pois eu também um dia fui iniciante e tive um instrutor para isso, que além de piloto de aeromodelos, era piloto de aviões também e foi ele quem me obrigou a brincar de carrinho com o aeromodelo antes de me ensinar a tirar o aeromodelo do chão.

[quote:e909f316f5="warne"][quote:e909f316f5="Marco Antonio"].. [b:e909f316f5]Concerteza[/b:e909f316f5] é duro de engolir heim.

Pelo menos nesse tópico, que deve ter pessoas inteligentes, acho.

RESPEITEM O PORTUGUÊS!!!![/quote:e909f316f5]
Então manda o moderador corrigir!!!!


Warne[/quote:e909f316f5]

Se o moderador corrigir, será acusado de perseguição e de panelinha como já aconteceu algumas vezes, cabe a nós mesmos corrigir os nossos erros quando nos avisam e já sabemos que avisar com bons modos nunca deu certo.
Se você criticar um sábio, ele te agradecerá. Se você criticar um ignorante, ele te insultará.
Avatar do usuário
Nino
membro
Mensagens: 975
Registrado em: Dom Set 16, 2007 10:41 pm
Localização: Avaré SP
Contato:

Mensagem por Nino »

Errar agente erra, só penso que corrigir, cabe ao moderador. E pra não ficar chato, o que for desentendimento, podem resolver por MP.

Sobre o projeto, é importante avaliar o grau de dificuldade sobre a construção do modelo. Se é ou não difícil a montagem de um triciclo, não sei, isso vai de cada um, podemos desenvolver uma planta com triciclo, e outra com bequilha traseira.

É apenas uma sugestão.
Gilberto_CWB
Equipe E-voo.com
Mensagens: 851
Registrado em: Seg Nov 24, 2008 11:38 am
Localização: Curitiba Parana

Mensagem por Gilberto_CWB »

Acompanhando o tópico, lendo integralmente todas as opiniões, concordo que uma fuselagem e estabilizadores bem projetados são importantes, mas, como foi afirmado, a asa faz a diferença. Desde o perfil, ângulo de incidência, etc...
Realmente a construção de duas ou três asas com características diferentes transformam totalmente o voo. E para um iniciante de fato, nada mais estável que uma asa com diedros nas pontas , com pequenos ailerons antes das pontas , para acostumar desde o início a usar ailerons e leme, algo que não compromete o voo e sua auto-recuperação em caso de erros do piloto...
São pontos que aprendi durante minhas construções e voos...
Creio que duas asas fariam o iniciante passar por dois estágios, sem ter que mudar tudo...
O intuito não é criar polêmicas, apenas uma observação que pode ser seguida...
Avatar do usuário
warne
membro
Mensagens: 5918
Registrado em: Ter Abr 22, 2008 1:10 am
Localização: Teresina, Piauí
Contato:

Mensagem por warne »

[quote:30a04d4e8b="Nino"]Sobre o projeto, é importante avaliar o grau de dificuldade sobre a construção do modelo. Se é ou não difícil a montagem de um triciclo, não sei, isso vai de cada um, podemos desenvolver uma planta com triciclo, e outra com bequilha traseira.

É apenas uma sugestão.[/quote:30a04d4e8b]

Boa ideia Nino!
Abs
Warne
Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente você estará fazendo o impossível. F.A.
https://www.youtube.com/channel/UCZdCMXN0Jtnr0W08CFVpjSQ
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

Como qualquer modelo ou avião, depois de pronto vai ter que voar e ai sim vai ser possível ver as características de vôo e efetuar modificações se necessário. Avião real voa trocentas mil horas antes de ser homologado e sempre surgem modificações durante essa fase, não seriamos nós do e-voo que vamos acertar de primeira!

As ideias aqui discutidas são para definir esse primeiro modelo que vai voar, não "O" modelo perfeito. Se voar e ficar ruim, muda asa, muda empenagem, se ficar horrível, muda tudo, e assim por diante :lol: :lol: :lol:

Inclusive eu sou a favor de antes de sair divulgando a planta, ser feito isso, se voar com um protótipo, avaliar o modelo, fazer as modificações se necessário, e só depois publicar, senão podemos estar publicando algo para um iniciante que na verdade vai ser uma bela dor de cabeça e perda de dinheiro!

Com certeza é assim que fazem as grandes marcas, ninguém desenha e sai vendendo sem testar antes!

Pessoal vai precisar ter calma e paciência, pois o processo completo vai ser bemmm demorado!
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Renato_Pullin
membro
Mensagens: 787
Registrado em: Sex Set 26, 2008 10:20 pm
Localização: Belo Horizonte - MG

Mensagem por Renato_Pullin »

[quote:47e1a24998="warne"][quote:47e1a24998="Nino"]Sobre o projeto, é importante avaliar o grau de dificuldade sobre a construção do modelo. Se é ou não difícil a montagem de um triciclo, não sei, isso vai de cada um, podemos desenvolver uma planta com triciclo, e outra com bequilha traseira.

É apenas uma sugestão.[/quote:47e1a24998]

Boa ideia Nino!
Abs
Warne[/quote:47e1a24998]

Convencional não é bom para iniciante, porque fazer um versão convencional para iniciante?

Sabe porque o pessoal hoje voa com convencional de primeira? Porque poe um motor que levaria um modelo do dobro do peso, que ele acelera tudo de uma vez para decolar, e o avião decola em menos de 1 metro. Se for assim, faz sem trem e joga da mão, mais simples ainda a construção!

A ideia é ensinar as pessoas a começarem da maneira certa desde o começo! E para isso é importante saber decolar e pousar em uma pista, não em um gramadão, e para isso o trem triciclo é mil vezes melhor!
Renato D. Pullin
Avatar do usuário
Marco Antonio
Equipe E-voo.com
Mensagens: 19381
Registrado em: Seg Dez 29, 2003 4:51 pm
Localização: São Paulo, SP-52

Mensagem por Marco Antonio »

[quote:fa7be625ea="Renato_Pullin"][quote:fa7be625ea="warne"][quote:fa7be625ea="Nino"]Sobre o projeto, é importante avaliar o grau de dificuldade sobre a construção do modelo. Se é ou não difícil a montagem de um triciclo, não sei, isso vai de cada um, podemos desenvolver uma planta com triciclo, e outra com bequilha traseira.

É apenas uma sugestão.[/quote:fa7be625ea]

Boa ideia Nino!
Abs
Warne[/quote:fa7be625ea]

Convencional não é bom para iniciante, porque fazer um versão convencional para iniciante?

Sabe porque o pessoal hoje voa com convencional de primeira? Porque poe um motor que levaria um modelo do dobro do peso, que ele acelera tudo de uma vez para decolar, e o avião decola em menos de 1 metro. Se for assim, faz sem trem e joga da mão, mais simples ainda a construção!

A ideia é ensinar as pessoas a começarem da maneira certa desde o começo! E para isso é importante saber decolar e pousar em uma pista, não em um gramadão, e para isso o trem triciclo é mil vezes melhor![/quote:fa7be625ea]

Sem nada a acrescentar... Só reafirmar.
Aviso: Usuário ainda mais Raivoso! Chegou 2014, daqui pra frente a coisa só piora!!! BUUUUU!!!
Responder